Saiba como ter uma marca forte usando uma estratégia de branding eficaz. Veja o que é necessário para atingir os resultados desejados!
Existem diversas razões que determinam a escolha de uma marca pelos consumidores, tais como confiabilidade, tradição, sugestão de conhecidos. Em alguns momentos, as razões são mais simples, algo como “vi essa marca no Instagram e gostei”.
Neste último exemplo, a escolha foi fruto do impacto da comunicação e do marketing feito pela empresa para captar a atenção e ganhar a confiança das pessoas. Isso é estratégia de branding.
O que é estratégia de branding?
Branding – ou Gestão de Marcas – é o nome dado às ações comunicacionais e publicitárias que uma empresa faz para consolidar sua marca e produtos no mercado. A estratégia de branding envolve de tudo um pouco:
- Construção de discurso;
- Posicionamento da marca no mercado;
- Criação de post de conteúdo;
- Participação e interação nas redes sociais;
- Desenvolvimento de logos e slogans;
- Estratégias para publicidade.
A importância de uma estratégia de branding
Muita gente confunde divulgação de marca com uma enxurrada de posts com produtos, interações rasas e replicação contínua de conteúdos não muito interessantes.
Estratégia de branding é algo construído com cautela, conhecimento de público, análise de oportunidades e, claro, boas informações para a audiência. O sucesso está em transmitir valores para o público, não apenas novidades. Uma boa construção de marca gera:
- Valor para o público;
- Valor perante a concorrência;
- Vantagens competitivas da empresa;
- Identificação entre os produtos/serviços e o público;
- Autoridade para a marca se destacar.
É importante lembrar que não é a lucratividade que manda na estratégia, mas as ações desenvolvidas – que posteriormente vão potencializar as receitas e conceder à marca o valor de mercado que ela pretende alcançar.
É por isso que se vai além do que é funcional. Veja quantas marcas investem em “conteúdos emocionais”, capazes de gerar sentimentos nas pessoas que consomem as informações.
Os valores transmitidos por uma empresa e a forma como eles são capazes de impactar o público alvo são fatores-chave na consolidação de uma marca. Por isso é tão importante pensar em branding de forma estratégica.
É fundamental compreender que a estratégia de branding deve ter sua qualidade analisada o tempo todo. Por meio das métricas utilizadas no marketing digital é possível analisar quais conteúdos são interessantes para o público, quais ações não geram o valor esperado e as reações e interações das pessoas perante os conteúdos desenvolvidos.
O marketing é empírico, por isso o sucesso de uma marca passa também pelas correções de estratégia, alinhamentos no discurso e até mesmo revisão sobre o público alvo da empresa.
Leia mais: A importância de métricas para avaliar o sucesso de seu site
Os desafios de se construir uma marca forte
Em primeiro lugar, existe a concorrência. Muitas marcas, especialmente aquelas que demoraram a ingressar no marketing digital ou que estão iniciando as atividades agora, encaram empresas muito bem preparadas.
A concorrência é ampla para quase todo mundo, e com certeza você vai encontrar alguém que oferta a mesma coisa que a sua empresa. Com isso, o primeiro desafio é gerar valor e chamar a atenção das pessoas.
Para que você tenha os melhores resultados com branding, uma marca precisa ser:
- Memorável, ou seja, facilmente lembrada pelas pessoas;
- Ter uma identidade visual que auxilie nesse reconhecimento da marca. Isso envolve logos, slogans e escolha de cores;
- Ser precisa nas suas comunicações;
- Construir um discurso informativo, mas que consiga persuadir as pessoas e convencê-las de que consumir a marca é algo positivo;
- Ter a qualidade transmitida em seu discurso (afinal, ninguém gosta de ser enganado);
- Antenada com o mundo ao seu redor, o que ajuda a construir comunicações persuasivas e de interesse.
Esses fatores são de grande valia para construir uma marca e para o desenvolvimento das estratégias de branding. Não se trata apenas de discurso, é necessário se ater à qualidade do que você apresenta ao cliente. Afinal, o mercado consumidor está cada vez mais exigente, informado, criterioso com suas escolhas e fiscalizador das ações tomadas por uma marca.
A reputação de uma marca é construída com muito trabalho, mas pode ser destruída com facilidade. Basta uma comunicação mal direcionada, uma infelicidade na escolha do discurso, uma resposta mal dada a um consumidor insatisfeito e pronto, tudo pode ir água abaixo.
Portanto, é fundamental ter consciência que um dos desafios mais importantes das estratégias de branding é ter cautela, analisar muito bem os conteúdos e adotar a reflexão e empatia para não “errar a mão”.
Leia mais: Marketing de conteúdo: o que é e como criar estratégias efetivas
Atualmente vivemos um fenômeno nas redes sociais, a “cultura do cancelamento”. Basta uma comunicação mal feita por uma marca ou pessoa pública para se iniciar uma enxurrada de críticas e comentários como “não consumo mais, está cancelada”. O cancelamento é o boicote dos dias de hoje, e pode custar muito caro para a reputação de uma empresa.
5 dicas essenciais para sua estratégia de branding
Veja 5 dicas para que sua estratégia de branding seja eficaz e traga os resultados esperados.
1 – Estabeleça um discurso condizente com seu público alvo
Para engajar as pessoas, é fundamental que você fale a língua delas. Por isso, tenha muita atenção com a forma como sua marca se comunica com as pessoas consideradas “público alvo”.
Se a comunicação não gera identificação, a estratégia de branding será impactada negativamente.
2 – Utilize as redes sociais
O uso massivo de redes sociais no Brasil e no mundo é uma demonstração clara de que as pessoas estão online, e uma marca deve estar presente no mesmo ambiente em que seu público.
Não deixe de investir na criação de perfis para melhor atender, se comunicar, esclarecer dúvidas e interagir com seus clientes e pessoas interessadas.
3 – Capriche no conteúdo
Nem tudo se resume a apresentar preços e produtos. Invista na criação de conteúdos com informações relevantes, dicas, curiosidades, etc.
As pessoas consomem conteúdos de marca na internet o tempo todo. Por isso, cabe às empresas compreender esse fenômeno e oferecer às pessoas conteúdos de interesse, pois eles vão ajudar a fixar a sua marca na cabeça do cliente.
4 – Valorize a experiência interna e externa
Fique atento na experiência que sua marca cria, tanto para os consumidores quanto para a equipe interna. Muitas marcas conseguem gerar engajamento ao mostrar ações internas, apresentar a rotina dos funcionários e as ações interessantes tomadas dentro do trabalho. Isso desperta um sentimento humanizado e ajuda no engajamento de público.
O mesmo serve para experiências externas. Valorize a opinião dos seus consumidores, compartilhe boas experiências e esteja presente para sanar os problemas de uma jornada de consumo.
5 – Seja ativo
Começou a fazer um Instagram? Não desista. Criou uma cultura de atendimento rápido pelo Facebook? Não deixe de oferecer o serviço. Iniciou a postagem de conteúdos em um blog da empresa? Continue firme e atualize sempre!
Estar ativo faz parte das estratégias de branding para não cair no esquecimento e gerar mais valor para sua marca.
Construção de marca exige muita estratégia. Por isso, nunca se deve encarar essa tarefa como algo descompromissado. Muitas empresas naufragam em suas expectativas por não analisar o branding como algo estratégico.
O que analisar em uma estratégia de branding?
Uma vez que sua estratégia de branding está criada, não basta apenas lançá-la no mundo e deixar que o universo cuide de tudo. Por conta disso, há algumas métricas que precisam ser analisadas para saber se as ações estão trazendo os resultados esperados.
E aí, a pergunta que fica no ar é: o que eu devo observar para saber se a estratégia realmente está surgindo efeito? Dentre os principais pontos, é possível destacar:
- taxa de novos visitantes;
- volume de buscas;
- impressões;
- alcance e frequência;
- taxa de retorno dos visitantes;
- avaliações feitas pelos usuários.
Usando ferramentas como o Google Analytics e o Google Trends, você pode analisar como está o alcance da sua marca e até mesmo avaliar os concorrentes. Também dá para ter bons insights sobre as ações com os relatórios entregues pelas redes sociais.
Conclusão
Como podemos ver, a estratégia de branding é essencial para ajudar a sua empresa a ter mais alcance nas ações de marketing.
Vale lembrar que ela consegue entregar diversos resultados para a sua companhia, por isso dedique um tempo para planejar suas ações e, com esforço e dedicação, colher os frutos dessas ações no futuro (que esperamos ser próximo).
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que ele tenha lhe ajudado em sua jornada. Até a próxima!