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Se você tem um site, veja aqui alguns erros comuns de SEO para avaliar e corrigir caso esteja cometendo um ou mais deles em seu projeto.

Este post é uma tradução do material 6 common SEO mistakes and how to avoid them, publicado originalmente no blog da Yoast. O conteúdo foi autorizado para publicação no blog da HostGator.

Não tem certeza do porquê você não está no ranking #1 para suas palavras-chave principais no Google? Você pode estar cometendo um dos erros que muitos proprietários de sites cometem. 

Nós vemos isso acontecer com frequência. Desde pequenas empresas locais até grandes corporações, muitos sites esquecem algumas coisas importantes. Aqui, vamos dar uma visão geral dos problemas de SEO que encontramos com mais frequência. Claro, também explicaremos como evitá-los ou resolvê-los. 

Primeiro, gostaríamos de mencionar nossa visão sobre SEO: SEO holístico. Com SEO holístico, você não foca apenas no conteúdo ou nos aspectos técnicos do seu site, mas também trabalha na experiência do usuário (UX). Portanto, incluiremos uma gama um pouco mais ampla de questões e dicas para resolvê-las.

Esquecer que mais rápido é melhor

O primeiro erro comum de SEO que gostaríamos de abordar é a velocidade do site. Quanto mais rápido seu site, mais o Google o favorecerá. Especialmente agora, com a experiência da página sendo um dos fatores de ranking do Google. 

Seu site e suas páginas precisam carregar rápido o suficiente para mantê-los nos resultados de pesquisa. Há uma ferramenta muito útil do próprio Google para verificar a velocidade do seu site: Google PageSpeed Insights. Esta ferramenta oferece uma visão geral dos aspectos que você pode melhorar para aumentar a velocidade de uma página específica.

Uma solução rápida e uma recomendação que frequentemente damos é otimizar suas imagens. Muitos sites têm imagens relativamente grandes, o que leva muito tempo para carregar. Redimensionar suas imagens pode acelerar o tempo de carregamento. Se você tem um site WordPress, pode fazer isso facilmente instalando um plugin.

Outra solução rápida se você tem um site WordPress é dar uma boa olhada nos plugins que estão ativados. Você está usando todos eles? Talvez alguns deles possam ser substituídos por outro plugin que combine essas funções? 

O melhor conselho que podemos dar sobre este tópico é que menos é mais. Quanto menos plugins ativados, mais rápido seu WordPress será carregado. Fique com o essencial.

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Tentar se classificar para as palavras-chave erradas

Se você quer se classificar no Google, precisa garantir que está usando as palavras-chave certas para cada página. Um dos maiores erros que encontramos com frequência é que os proprietários de sites otimizam suas páginas para palavras-chave genéricas. 

Se você é uma empresa relativamente pequena que quer se classificar para “aluguel de carros”, você pode estar mirando alto demais. Tente pensar em algo mais específico. Caso contrário, você estará competindo principalmente com as grandes empresas de aluguel de carros que têm escritórios em todo o mundo, o que é impossível de fazer! 

Você poderia, por exemplo, adicionar a área onde sua empresa está localizada à palavra-chave para focar em sua área local. Mas há mais que você pode fazer para aparecer no topo dos resultados de pesquisa para seu público específico. Nós chamamos isso de focar em palavras-chave ou frases de cauda longa.

Quanto mais longas e específicas forem as palavras-chave, maiores serão suas chances de se classificar para essa palavra-chave. Claro, isso também significa que o volume de busca para essa palavra-chave é menor. Mas você pode compensar isso otimizando muitas páginas do seu site para diferentes palavras-chave de cauda longa. 

Seu site eventualmente ganhará mais tráfego para todas essas palavras-chave combinadas do que jamais ganharia se você otimizasse para uma palavra-chave principal, para a qual sua página nunca se classificará na primeira página do Google. 

Embora o volume de busca possa ser menor, uma frase-chave mais longa geralmente significa uma intenção de busca mais específica. Isso significa que você pode alcançar menos pessoas, mas estará alcançando as pessoas certas.

Falha ao convidar pessoas para o seu site

Vamos falar sobre algo que muitas vezes é ignorado: metadados. Metadados são as informações que as pessoas veem nas páginas de resultados (SERPs) quando um site aparece em uma pesquisa online. Inclui o título da sua página e sua meta descrição

O título da página ainda é um fator de classificação importante para o Google, então você precisa garantir que ele esteja otimizado corretamente para cada página. 

Sugerimos adicionar sua palavra-chave ao título, se possível, e garantir que o título da sua página não seja muito longo. Se o título da sua página for muito longo, ele será cortado. Você não quer que os visitantes em potencial vejam apenas metade do título da sua página nos resultados de pesquisa.

A meta descrição não é um fator de classificação, mas desempenha um papel importante na sua Taxa de Cliques (CTR). Se você otimizar suas meta-descrições com uma mensagem clara e atraente sobre o que as pessoas podem encontrar no seu site, fica mais fácil para elas verem se a informação que estão procurando está naquela página. 

Quanto mais provável for que as pessoas achem que seu site fornecerá uma resposta à consulta de pesquisa delas, mais tráfego uma página ganhará.

Negligenciar a escrita de conteúdo incrível

Nós escrevemos regularmente sobre a criação de conteúdo incrível, mas ainda vemos muitos sites lutando com o conteúdo. Este é outro erro comum de SEO que queremos abordar. 

Cada página do seu site deve ter um conteúdo decente com pelo menos 300 palavras. O Google precisa de texto suficiente para descobrir sobre o que é a sua página e se você está fornecendo a resposta que as pessoas estão procurando. Não dá para esperar que o Google o veja como um especialista em um tópico se você escreveu duas frases sobre ele. 

Conteúdo fino indica ao Google que sua página provavelmente não é o melhor resultado para corresponder à consulta de pesquisa.

Dito isso, lembre-se de que o Google não é seu público principal. Você precisa escrever para seus visitantes primeiro. A missão do Google é organizar as informações do mundo e fornecer as melhores respostas possíveis. 

Portanto, escrever conteúdo de qualidade para seu público é o caminho a seguir se você deseja se classificar bem no Google. Escrever conteúdo de qualidade significa escrever conteúdo original que mostre sua experiência e seja fácil de ler.

Falha em manter as pessoas no seu site

Uma vez que os visitantes chegam ao seu site, o próximo objetivo é mantê-los nele. Você não quer que seus visitantes voltem imediatamente ao Google após ler algo na sua página. É por isso que você precisa encorajar os visitantes a ficarem um pouco mais. 

A melhor maneira de fazer isso é criar uma chamada para ação (CTA), que geralmente é um botão que oferece uma ação ao seu visitante. Isso pode ser um botão de “comprar” em uma página de produto ou um botão de “inscreva-se” para o seu boletim informativo. Não exagere com vários botões de chamada para ação e tente ter uma CTA principal que se destaque do restante da sua página.

Outra maneira de manter as pessoas no seu site é vinculando a outras páginas do seu site. Isso também é uma parte importante do SEO e não deve ser esquecida. Ao adicionar links internos, seus visitantes e o Google saberão quais páginas estão relacionadas umas às outras e podem ser interessantes quando estão procurando informações sobre um determinado tópico. Portanto, certifique-se de gastar tempo em sua vinculação interna para criar uma ótima estrutura de site que mantenha as pessoas no seu site!

Não levar o mobile a sério

O sexto e último erro de SEO que é bastante comum é não considerar o mobile. Alguns anos atrás, o Google mudou para a indexação mobile-first. Isso significa que agora o Google olha para a versão mobile do seu site para decidir o quão alto você deve se classificar. 

Então, se a versão desktop do seu site está configurada brilhantemente, mas seu site mobile não é responsivo, isso se refletirá nos seus rankings de uma maneira negativa. Portanto, se esse for o caso, certifique-se de trabalhar no SEO mobile!

Uma ótima maneira de testar se seu site é amigável para dispositivos móveis é usar o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google. Isso lhe dá uma indicação de como os visitantes podem usar sua página em dispositivos móveis. 

Porém, não pare após verificar isso. O melhor conselho que podemos dar é visitar seu site no seu celular. Navegue pelo seu site por um tempo e tente clicar em cada botão, link e imagem para ver o que acontece. Está tudo funcionando como você gostaria? Todas as páginas são exibidas corretamente? 

O uso mobile não pode mais ser ignorado, então não perca todos esses usuários e crie uma ótima experiência de usuário em todos os dispositivos.

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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