Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

No blog da HostGator, veja todas as informações sobre o erro HTTP 304 como ele surge e como corrigir. Tempo estimado de solução 5min

O erro HTTP 304 é um código de status que indica que a página solicitada não foi modificada desde a última vez em que foi requisitada pelo navegador. Isso significa que, em vez de transferir todo o conteúdo da página novamente, o navegador pode simplesmente usar a versão armazenada em cache. Embora isso possa poupar tempo e banda, pode causar problemas se o conteúdo da página for desatualizado ou incorreto. Neste artigo, mostraremos como resolver o erro HTTP 304. Vamos lá?

O que é o erro HTTP 304?

HTTP 304 é um código de resposta HTTP que indica que o recurso solicitado (geralmente uma página da web ou imagem) não foi modificado desde a última vez que foi requisitado pelo cliente. Isso significa que o cliente já possui uma cópia da versão mais recente do recurso e, portanto, não precisa baixar uma nova cópia.

De maneira simples, o erro 304 é retornado quando o recurso já está em cache no cliente e não precisa ser atualizado. Isso pode aumentar significativamente a velocidade de carregamento de uma página, pois o cliente não precisa baixar novamente os arquivos que já possui.

Tecnicamente falando, a resposta HTTP 304 é enviada pelo servidor quando o cliente envia uma requisição com um cabeçalho “If-Modified-Since” ou “If-None-Match”. Esses cabeçalhos contêm a data e a hora da última vez em que o cliente baixou o recurso ou o valor da etiqueta “Etag” atual do recurso. Se o recurso não foi modificado desde essa data ou hora, ou se a etiqueta “Etag” ainda é válida, o servidor retorna o código 304 e não envia uma nova cópia do recurso. Caso contrário, o servidor retorna o código 200 e envia uma nova cópia do recurso.

Por que o erro HTTP 304 acontece?

O erro HTTP 304 ocorre quando o recurso solicitado já está em cache no cliente e não precisa ser atualizado. Isso pode acontecer por várias razões, como:

  • Cache de navegador: Quando um usuário visita uma página da web, o navegador armazena uma cópia dos recursos da página, como imagens, arquivos CSS e JavaScript, em seu cache local. Se o usuário visita a mesma página novamente, o navegador verifica se os recursos em cache ainda são válidos e, se sim, não precisa baixar uma nova cópia. Isso pode resultar em um erro 304.
  • Cache de proxy: Quando um usuário faz uma solicitação através de um proxy, o proxy pode armazenar uma cópia dos recursos em seu próprio cache. Se outro usuário fizer a mesma solicitação através do mesmo proxy, o proxy pode retornar a cópia em cache ao invés de solicitar uma nova cópia ao servidor. Isso também pode resultar em um erro 304.
  • Configuração do servidor: O administrador do servidor pode configurar o servidor para armazenar cópias dos recursos em cache e retornar o erro 304 quando o recurso solicitado já está em cache. Isso pode ser feito usando técnicas de otimização de cache, como “Cache-Control” e “Expires” cabeçalhos.
  • Recursos estáticos: Alguns recursos, como imagens e arquivos CSS, são geralmente estáticos, ou seja, não mudam com muita frequência. Se o servidor foi configurado para armazenar esses recursos em cache, eles podem continuar a ser servidos a partir do cache mesmo após uma atualização no servidor.

Como solucionar o erro HTTP 304?

O HTTP 304 ocorre tanto do lado do servidor quanto do lado do cliente, portanto, determinar a origem pode dar um pouco de trabalho. Felizmente, existem várias formas de solucioná-lo. O mecanismo de busca é responsável ​​por indexar e armazenar sites em cache, portanto, a causa do erro 304 pode ser o navegador usado para acessar uma página na internet. 

É óbvio que você não conseguirá acessar o computador de todos os seus usuários para consertar o navegador deles. Contudo, entender a causa do problema do lado do cliente pode ser benéfico, seja ajudando a encontrar a solução de maneira próxima ou remota. Para lhe ajudar, confira 5 métodos para solucionar o HTTP 304!

Limpe o cache do navegador 

Em primeiro lugar, você deve fazer a limpeza dos dados do navegador e do cache. Isso pode ajudá-lo a acessar a URL que deseja. Para isso, você precisará excluir cookies, dados de navegação e informações do cache. O processo de limpeza varia de acordo com o navegador que você utiliza. 

Execute uma verificação no anti-vírus 

Se o seu navegador foi infectado por um vírus ou malware, eles podem ser os culpados do erro 304. Portanto, é aconselhável verificar se há malware em seu sistema. Assim, você conseguirá remover a ameaça que está causando o erro. 

Desative extensões

É possível que as extensões do navegador estejam infectadas, interferindo na comunicação entre navegador e servidor. Por isso, a dica é desativar as extensões temporariamente e verificar se isso resolve o problema. Se você utiliza o Chrome, basta acessar a URL chrome://extensions e desabilitar ou remover suas extensões.

Chrome extensions para corrigir o erro 304

Verifique seu DNS e redefina o TCP/IP 

Caso o erro 404 continue aparecendo, o problema pode ser um endereço de IP desatualizado nas configurações de DNS. Assim, você deve realizar o descarregamento do DNS e a redefinição do TCP/IP. Com o Chrome, é possível fazer a limpeza do DNS do navegador ao digitar chrome://net-internals/#dns em uma guia e clicar em Clear host cache.

chrome net internal dns para corrigir erro 304

Verifique os arquivos de configuração do servidor 

Podem ocorrer erros de HTTP 304 não modificados devido a problemas de servidor e cliente. Se nenhum dos métodos foi capaz de corrigir a falha, talvez a causa sejam os arquivos de configuração do servidor. Além disso, você pode verificar os logs de erro. 

Confira como evitar o erro HTTP 304

Os códigos de redirecionamento HTTP 304 são usados ​​para melhorar a velocidade e o desempenho da página. Infelizmente, quando um servidor ou navegador não está configurado corretamente, a comunicação entre os dois pode ser interrompida e resultar em um erro. 

Uma forma de evitar o erro do HTTP code 304 é por meio de limpezas rotineiras no seu navegador. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a resolver seu problema de HTTP 304!

Assine a nossa newsletter! Receba conteúdos como este no seu e-mail 🙂

Navegue por tópicos

  • O que é o erro HTTP 304?

  • Por que o erro HTTP 304 acontece?

  • Como solucionar o erro HTTP 304?

    • Limpe o cache do navegador 

    • Execute uma verificação no anti-vírus 

    • Desative extensões

    • Verifique seu DNS e redefina o TCP/IP 

    • Verifique os arquivos de configuração do servidor 

  • Confira como evitar o erro HTTP 304

Tags:

  • Criador de Sites

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários