Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

O erro 504 gateway timeout é um código de status HTTP e pode ter origem em diversos fatores. Tempo estimado de solução: 10min

As atividades na internet são uma coleção de solicitações de serviço que ocorrem entre o servidor e o navegador. Durante as trocas entre servidores, podem ocorrer falhas, como o erro 504, também conhecido como time out ou tempo limite do gateway.

Você já pode ter logado em um site e, durante as transições entre as páginas ou um ato de pagamento, repentinamente, deparou-se com uma tela branca ou uma mensagem com o título “erro 504”. Neste artigo, vamos falar sobre quais podem ser as origens desse problema, além de como resolvê-lo de forma efetiva. Vamos lá?

O que é o erro 504 gateway timeout?

Erro 504

O erro HTTP 504 é um código de status HTTP que indica que o servidor está atualmente indisponível para gerenciar a solicitação do navegador. Isso pode ocorrer quando o servidor está sobrecarregado ou quando há uma falha em algum componente da rede que está impedindo que o servidor acesse a internet.

O erro 504 também pode ser causado por problemas no lado do cliente, como um firewall ou um antivírus que está bloqueando a conexão com o servidor.

Em geral, o erro 504 indica haver um problema temporário que está impedindo que o navegador acesse a página da web solicitada. Isso difere de outros erros HTTP como 404, que indicam que a página solicitada não foi encontrada, ou 500, que indica um erro no servidor.

Como um servidor funciona?

Um servidor é um hardware ou componente de computador que pode ser tanto físico (computador de armazenamento) quanto virtual (software de controle de navegação). Sua principal função é armazenar e controlar o fluxo de informações de um site que estará acessível aos visitantes ou aos navegadores.

A linguagem usada pelo servidor e pelo navegador para se comunicar é o que se chama de HTTP ou “Hypertext Transfer Protocol”. Todos os navegadores usam esse protocolo para exibir uma página web. Você também pode notá-lo no início de uma URL, como: https://www.exemplo.com.br. Portanto, o processo que se decorre é esse:

  • uma solicitação HTTP de um navegador é enviada para um servidor;
  • o servidor recebe e processa a solicitação HTTP,
  • o servidor envia uma resposta HTTP ao navegador solicitante.
Como funciona um servidor

Essas trocas HTTP são chamadas de gateway. Às vezes, acontece delas serem cortadas ou expirarem por um motivo.

Por que o erro 504 acontece?

Existem cinco tipos de erros nas trocas entre servidor e navegador. Eles são classificados pelo primeiro dígito de um número de três dígitos. O processo pode ser um sucesso ou um erro, como 102, 204, 304, 404 e 504. Com isso, queremos que entenda que existe uma lista completa de erros HTTP.

Mas o que nos interessa aqui é o código ou a classe 5, que trata dos erros de aplicação do servidor. Acima, vimos a relação ou o protocolo que é criado entre um servidor e um navegador para comunicarem-se. 

No entanto, essa relação pode ser multiplicada, ou seja, para uma solicitação, o gateway pode ser criado entre vários servidores intermediários antes de ser enviado de volta ao navegador. Assim, a principal causa do erro de tempo limite do gateway 504 ocorre ao criar os fluxos de solicitação HTTP.

Nesse caso, um servidor intermediário na cadeia falha em responder à solicitação do navegador. Em consequência, isso faz com que o gateway da cadeia expire após um lapso de tempo. Daí o nome “tempo limite do gateway” ou “time out”.

As principais causas do erro 504 incluem:

  1. Problemas de conexão com a internet: Se o servidor estiver temporariamente offline ou houver problemas de conexão com a internet, isso pode resultar em um erro 504.
  2. Sobrecarga do servidor: Se o servidor estiver recebendo muitas solicitações ao mesmo tempo, isso pode sobrecarregá-lo e resultar em um erro 504.
  3. Problemas com o firewall ou o antivírus: Se o firewall ou o antivírus estiverem bloqueando a conexão com o servidor, isso pode resultar em um erro 504.
  4. Problemas com o DNS: Se houver problemas com o sistema de nomes de domínio (DNS), isso pode impedir que o navegador encontre o endereço IP correto do servidor e resultar em um erro 504.

Como solucionar o erro 504 como usuário

O usuário comum pode ser definido como um cliente que está atrás de seu computador e busca satisfazer uma de suas necessidades. Ele estará procurando um site de fornecedor através de sua rede de internet. No caso de ocorrer um erro 504, ele será vítima de um bloqueio de acesso à página web que lhe interessa. Há várias soluções possíveis para esse caso, portanto, vamos tratar das mais populares. 

Por um lado, é possível resolver o erro se o problema deriva de uma configuração a ser definida no navegador: o roteador pode não funcionar normalmente ou o servidor proxy pode estar sobrecarregado, diminuindo temporariamente o fluxo de dados. Mesmo assim, o servidor DNS não é reconhecido, fazendo com que o tempo limite expire ou o acesso à internet esteja com defeito.

Para resolver o erro 504, o navegador deve realizar verificações e configurações em seu sistema de navegação. Você pode começar com as seguintes ações.

Atualizar a página web e limpar o cache

A solução mais fácil, depois de um pequeno intervalo, é atualizar a página. Isso será eficaz se o servidor estiver sobrecarregado e, após as tentativas de atualização, a página será exibida. De preferência, realize a limpeza do cache da página para garantir que ela funcione normalmente.

Reiniciar os periféricos controlando a conexão com a internet

Equipamentos, como o roteador ou o modem, podem ser a fonte de uma falha de conexão que causará o erro. Assim, a questão será corrigida reiniciando esses periféricos.

Configurar o servidor proxy para solucionar o erro 504

O proxy é um programa intermediário para estar na rede. Mal configurado, ele causará falhas de conexão. Portanto, a solução é fazer uma configuração diferente para resolver o problema do gateway.

Como solucionar o erro 504 como administrador do servidor

Como administrador do servidor, há algumas coisas que você pode tentar para solucionar o erro 504:

Verificar configurações de DNS e propagação

Verifique se o sistema de nomes de domínio (DNS) está funcionando corretamente e se o navegador pode encontrar o endereço IP correto do servidor. Certifique-se que seu domínio não esteja sob período de propagação.

Verificar status do servidor

Um servidor sobrecarregado pode apresentar mensagens de erro como 504 e diversos outros, por isso é importante analisar e monitorar os status de processamento do servidor e garantir que sua saúde esteja adequada.

Como solucionar o erro 504 no WordPress

Enquanto responsável por um site, você precisa proporcionar o melhor conteúdo possível e uma ótima usabilidade aos seus visitantes, além de garantir um elevado nível de disponibilidade. Um ambiente de hospedagem estável e proteção contra malware, spam, etc são tão importantes quanto ser capaz de reagir rapidamente a problemas técnicos, como o erro 504. 

Idealmente, você deve ser capaz de descobrir um problema como esse o mais rápido possível e, em seguida, começar a identificar a causa imediatamente, além de encontrar a solução certa. Então, vamos rever as etapas de verificação e correção que você pode usar para encontrar a origem do problema e restaurar seu site.

Reparar tabelas do banco de dados do WordPress

Por vezes o conteúdo do WordPress está corrompido dentro do banco de dados, isso é comum quando houve uma recente migração de site entre servidores diferentes. Realizar o ajuste de tabela do WordPress pode ser facilmente realizado através de um gerenciador de banco de dados como o PHPMyAdmin

Ajustar as configurações do servidor proxy

Se você utiliza um servidor com proxy ou CDN como a Cloudflare, por exemplo, você pode precisar realizar ajustes nas configurações do seu servidor proxy. Confira nosso artigo que mostramos como realizar a configuração correta da proxy em seu site.

Reinstalar a estrutura padrão de arquivos do WordPress

Para que o WordPress funcione corretamente ele precisa que os arquivos de sua estrutura padrão esteja instalada e configurada corretamente e em casos que há arquivos corrompidos ou editados, erros como o eroo 504 podem surgir.

Para isso confira abaixo um tutorial apresentando um passo a passo para reinstalação dos arquivo da estrutura padrão do WordPress:

Considerações Finais

Se você chegou até aqui, agora sabe como corrigir o erro 504 tempo limite do gateway. Além disso, você já tem ciência de que essa falha se deve principalmente a uma incompatibilidade de configuração aplicada entre o servidor e o navegador. Então, fazendo algumas manobras e reconfigurações, você pode resolver o problema com sucesso!

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado verdadeiramente! Não deixe de acompanhar o blog da HostGator para mais artigos sobre tecnologia, negócios e marketing. Compartilhe se gostou!

Navegue por tópicos

  • O que é o erro 504 gateway timeout?

  • Como um servidor funciona?

  • Por que o erro 504 acontece?

  • Como solucionar o erro 504 como usuário

    • Atualizar a página web e limpar o cache

    • Reiniciar os periféricos controlando a conexão com a internet

    • Configurar o servidor proxy para solucionar o erro 504

  • Como solucionar o erro 504 como administrador do servidor

    • Verificar configurações de DNS e propagação

    • Verificar status do servidor

  • Como solucionar o erro 504 no WordPress

    • Reparar tabelas do banco de dados do WordPress

    • Ajustar as configurações do servidor proxy

    • Reinstalar a estrutura padrão de arquivos do WordPress

  • Considerações Finais

Tags:

  • Hospedagem de Sites

Julio Pires

Analista de Conteúdo Técnico na empresa HostGator e estudante de Física na UFSC. Gosta de maratonar séries, jogar jogos clássicos, nunca nega uma partida de xadrez e busca estar sempre atualizado com o mundo da tecnologia.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.

Comentários