Veja como o Protocolo POP3 funciona na prática e suas principais características.
Se você já ouviu falar sobre protocolo POP3, provavelmente está na internet há algum tempo. Isso porque a primeira versão do Post Office Protocol (POP), que hoje está na terceira, tornou-se um dos mais populares protocolos, usado por praticamente todos os clientes de e-mail até hoje.
A popularidade do POP3 se deve à simplicidade dele para configuração, operação e manutenção. Não à toa, ele é utilizado por grandes softwares de gerenciadores de e-mail, como Outlook e Thunderbird.
Os servidores de e-mail hospedados por provedores de serviços de internet também usam POP3 para receber e manter mensagens destinadas aos assinantes deles. Neste artigo, você vai saber mais sobre o que é protocolo POP3, as vantagens e o funcionamento dele. Vamos lá?
O que é Protocolo POP3?
O protocolo POP3 é um protocolo padrão da Internet usado por clientes de software de correio eletrônico local a fim de recuperar mensagens de um servidor de e-mail remoto por meio de uma conexão TCP/IP.
Conforme uma frequência preestabelecida, os assinantes que usam o software cliente de e-mail para verificar a caixa de correio no servidor remoto baixam todas as mensagens endereçadas a eles. Uma vez baixadas, elas são excluídas do servidor, embora algumas possam ser copiadas ou salvas nele por certo período.
Nas implementações mais simples do POP3, o servidor realmente mantém uma coleção de arquivos de texto ‒ uma a cada conta de e-mail. Chegando uma mensagem, o servidor POP3 simplesmente a anexa ao final do arquivo do destinatário.
O POP foi atualizado duas vezes desde que surgiu, em 1984, o POP1. A versão 2 (POP2) foi publicada em 1985, enquanto o Post Office Protocol versão 3 (POP3) foi publicado em 1988 e incluiu novos mecanismos de autenticação e outras ações.
O protocolo POP3 é responsável por baixar e-mails em seu computador local, mesmo offline. Por padrão, o protocolo POP3 funciona em duas portas: a Porta 110, não criptografada e POP3 padrão; e a Porta 995, usada caso queira se conectar usando POP3 com segurança.
Como funciona o Protocolo POP3?
Toda vez que você verifica seu e-mail, o cliente de e-mail se conecta ao servidor POP3 usando a porta 110. O servidor POP3 pede um nome de conta, uma senha e, após o login, abre o arquivo de texto de modo que você o acesse.
Na conexão do cliente de e-mail ao servidor POP3, é emitida uma série de comandos para copiar suas mensagens na máquina local. O servidor POP3 usa um conjunto muito simples de comandos de texto, por exemplo:
Em ordem cronológica, o funcionamento do protocolo POP3 é mais ou menos assim:
- O usuário abre sua caixa de entrada e verifica se há um novo e-mail;
- O cliente de e-mail (Outlook, Thunderbird e tantos outros que mencionamos no início deste artigo) se conecta ao servidor POP3;
- O software fornece nome de usuário e senha ao servidor para autenticação;
- Conectados, o software de e-mail emite os comandos a fim de recuperar as mensagens;
- O protocolo POP3 faz o download delas no sistema local do usuário como novos e-mails, exclui as cópias do servidor e se desconecta dele.
Pontos importantes sobre o funcionamento do POP3
A princípio, as mensagens do servidor são excluídas assim que recuperadas. Isso significa que aquelas que são lidas numa máquina não são as mesmas de outra máquina. O usuário pode contornar esse problema definindo as configurações do cliente de e-mail para deixar uma cópia dos e-mails no servidor.
Com o POP, as mensagens são armazenadas e gerenciadas localmente em um computador ou dispositivo. Portanto, ele é mais simples de implementar e, normalmente, mais confiável e estável. Porém, se quiser que os e-mails e anexos sejam armazenados no servidor cliente, use o IMAP.
Já se você está se perguntando para que é utilizado o protocolo POP3, saiba que, devido ao método básico de armazenamento e recebimento de e-mail, o POP3 é compatível com qualquer programa de correio eletrônico
Ferramentas utilizadas pelo POP3
Além disso, o protocolo POP3 fornece as ferramentas que permitem aos usuários tanto armazenar dados em um servidor de e-mail, como Gmail ou Yahoo, quanto para recuperar arquivos dele.
O SyncBackPro pode ser usado para fazer backup de mensagens armazenadas no servidor POP3 ou IMAP4. Um e-mail com backup usando esse método é baixado e armazenado em seu próprio arquivo EML, que contém o corpo do e-mail e todos os anexos.
Este recurso é útil a usuários de webmail que desejam uma cópia de backup de e-mails deles armazenada localmente para evitar a perda por fechamento do site do provedor de e-mail, remoção ou corrupção de contas, ou outros imprevistos, por exemplo.
Vantagens do Protocolo POP3 em relação a outros protocolos
O protocolo POP3 não inclui meios de enviar mensagens, diferentemente do SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), e atua somente como interface entre o cliente de e-mail e o arquivo de texto com suas mensagens. As recebidas são armazenadas em um servidor POP até você fazer login e baixá-las no seu computador.
Se está se perguntando a diferença entre IMAP ou POP3, aqui vai a resposta: ambos são usados para recuperação de e-mail. No entanto, enquanto o POP define apenas comandos simples para isso, o IMAP permite a sincronização entre dispositivos e acesso online.
As vantagens do protocolo POP3 em relação a outros protocolos são:
- Os e-mails são baixados para o computador do usuário;
- As mensagens podem ser lidas quando o usuário está offline;
- Abrir anexos é rápido e fácil, pois eles já foram baixados;
- Requer menos espaço de armazenamento no servidor, pois os e-mails são armazenados na máquina local;
- Muito popular, fácil de configurar e usar.
Desvantagens do POP3
Contudo, este protocolo também apresenta algumas desvantagens se comparado a outros protocolos disponíveis no mercado, por exemplo:
- Os e-mails não podem ser acessados de outras máquinas (a menos que configurado para isso);
- Exportar a pasta de correio local a outro cliente de e-mail ou máquina física pode ser difícil;
- As pastas de mensagens podem ser corrompidas.
Conforme pudemos ver, o protocolo POP3 é muito simples, apesar de apresentar algumas desvantagens. Ele permite que você tenha uma coleção de mensagens armazenadas em um arquivo de texto no servidor.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da HostGator para mais conteúdos sobre tecnologia, negócios e marketing!