Um time de colaboradores engajado pode mudar os rumos de seu empreendimento. Conheça o conceito de endomarketing e saiba como aplicá-lo.
Partindo do princípio que os colaboradores de uma empresa são, também, uma espécie de clientes internos e que a sua satisfação está diretamente ligada ao sucesso do empreendimento, se faz necessário o investimento em endomarketing.
Essa estratégia é ideal para trazer e manter por perto as pessoas que realmente podem impactar, de forma positiva, o seu cliente final: seus funcionários. Além disso, essas ações podem melhorar o clima da empresa e, até mesmo, aumentar o faturamento, já que geram um maior engajamento e até mesmo uma melhora na produtividade do seu time.
Assim, se você ainda não conhece esse conceito, nesse artigo você vai entender o que é endomarketing, como usá-lo e todos os benefícios que essas ações de marketing podem trazer para seu negócio. Quer aprender tudo sobre ele? Então acompanhe a leitura até o fim e aproveite!
O que é endomarketing?
O endomarketing, ou marketing interno, consiste em um conjunto de ações de marketing voltadas para melhorar ou estreitar as relações com o público interno, ou seja, os colaboradores das mais diversas áreas em um empreendimento.
O objetivo principal do endomarketing é manter o time engajado de ponta a ponta, dos colaboradores aos acionistas de uma empresa. Isso ajuda a estabelecer um clima mais leve e produtivo em toda a organização que, consequentemente, gera mais resultados.
Existem inúmeras formas de aplicar o conceito, seja por meio de treinamentos, eventos corporativos e outras dinâmicas de integração que incentivem a participação dos colaboradores e o diálogo entre os diversos setores.
Para entender o quão benéfico pode ser a aplicação desse conceito em seu negócio e o que é endomarketing na prática, acompanhe os próximos tópicos.
Por que investir em endomarketing?
O investimento em endomarketing pode trazer uma série de benefícios, já que ele impacta positivamente a parte mais importante do empreendimento: os colaboradores.
Assim, quando engajado e motivado, esse grupo pode transformar todo o clima de uma organização, melhorando até mesmo a experiência do cliente final.
Ademais, o endomarketing é uma estratégia importante para fazer com que os colaboradores se sintam ouvidos, além de oferecer ações que vão além das rotinas de trabalho.
Ou seja, é uma estratégia que impacta todas as frentes de um negócio, chegando até mesmo a contribuir com um maior faturamento no longo prazo.
Confira alguns dos motivos pelos quais você precisa começar, agora mesmo, a investir na aplicação desse conceito em seu empreendimento!
Trabalhadores ficam mais motivados
Com seu time mais motivado é mais fácil entregar um melhor resultado aos seus clientes externos, ou seja, seu cliente final.
Um colaborador mais motivado é sinônimo de um trabalho bem feito, um atendimento mais empático e assertivo ao seu público. Isso, com toda certeza, pode aumentar os seus lucros no longo prazo.
É importante ressaltar que, ao investir em endomarketing, é possível notar melhorias já no curto prazo. Entretanto, para que essas mudanças impactem no faturamento de seu empreendimento é fundamental ter constância e paciência já que essa é uma estratégia de longo prazo.
Melhora a produtividade
Motivação e proatividade andam de mãos dadas! Funcionários motivados e engajados tendem a tomar frente de situações que vão além da sua função, pois estão mais abertos a ajudar seus colegas, desenvolver recém-contratados e mais dispostos ao trabalho em equipe.
Tudo isso impacta de forma muito positiva na produtividade e na otimização dos processos, contribuindo com o desenvolvimento de seus funcionários e, consequentemente, numa produção mais inteligente.
Ajuda a diminuir a rotatividade
Esse é um fator que impacta diretamente na redução de custos na sua empresa: ações de endomarketing bem sucedidas reduzem o absenteísmo.
Colaboradores motivados e satisfeitos faltam menos e tendem a mudar de emprego com menor frequência, o que, além de reduzir custos, ajuda a sua equipe a crescer de forma mais estável e confiante.
Se seu objetivo final for diminuir a rotatividade de funcionários, você precisa começar a praticar endomarketing imediatamente. Para esse fim, é possível notar melhorias já no curto prazo.
Cria um clima empresarial mais amigável
Colaboradores motivados transparecem satisfação e tendem a ser mais engajados no trabalho.
Além disso, se mostram mais abertos, flexíveis e dispostos a colaborar além de suas funções, criando uma rede de apoio mútua entre os funcionários.
Essa troca torna o clima empresarial muito mais amigável e colaborativo, favorecendo a transferência de informação e o desenvolvimento da equipe como um todo, além de criar uma cultura de trabalho mais saudável e próspera.
Alinhamento entre empresa e empregadores
O endomarketing pode melhorar muito a comunicação interna de uma empresa. Isso porque, com um time que confia e se sente próximo da gestão, naturalmente fica mais fácil comunicar mudanças, já que pode contar com a confiança e flexibilidade de seus funcionários.
Por serem ações que fortalecem muito a relação de pertencimento do colaborador com a empresa, todo o alinhamento entre as partes se torna mais leve em ambientes que praticam o endomarketing, pois as partes já estão habituadas a manterem uma comunicação de mão dupla.
Melhora a imagem da empresa
Tudo isso impacta não só na relação que o funcionário mantém com a empresa, mas também na forma com que a empresa é vista pela comunidade.
Um time de colaboradores motivado tende a ser muito proativo e engajado na promoção da empresa. Assim, de forma natural, acabam por se tornar defensores da sua marca, fazendo uma espécie de marketing muito genuíno e espontâneo.
Além disso, os consumidores, em geral, estão cada vez mais priorizando empresas que invistam em seus funcionários. A maioria deles pode deixar de consumir algo ao perceber a insatisfação do colaborador que trabalha ali.
Exemplos de endomarketing
Como você já viu por aqui, existem inúmeras formas de colocar o endomarketing em prática no seu negócio.
A seguir, detalharemos algumas alternativas, mas ao escolher a sua é fundamental levar em consideração o perfil dos seus funcionários e também o tamanho da sua empresa.
Essas ações devem ter como foco central o time de colaboradores, portanto, não considerar as suas especificidades e características na hora de montar sua estratégia pode pôr tudo água abaixo. Veja abaixo algumas ações práticas que você pode aplicar na sua empresa!
Treinamentos diversos
Investir em treinamentos é uma forma inteligente de praticar endomarketing. Isso porque, além de favorecer a relação com a empresa, estará contribuindo para a especialização de seus colaboradores e maximizando suas capacidades.
Não se limite a treinamentos voltados para a área de atuação. Embora sejam interessantes e diretamente ligados ao trabalho, treinamentos que favoreçam a motivação na totalidade, inteligência emocional e dinâmicas que estimulem a interação entre as equipes podem trazer resultados ainda mais surpreendentes.
Eventos corporativos para trabalhadores
Eventos corporativos são uma forma eficaz de motivar os funcionários. Essas ações tendem a criar uma sensação de unidade dentro da empresa, além de ser uma oportunidade de estimular trocas e conexões entre os diversos departamentos e níveis hierárquicos.
Aproveite o momento para reconhecer e valorizar seus colaboradores que se destacam e exalte suas contribuições para a empresa.
Melhorias no processo de comunicação interna
Comunicação interna alinhada é sinônimo de processos mais claros e ritmo de produção mais assertivo. Praticar o endomarketing melhora muito a comunicação interna nas empresas.
Isso ocorre porque, quando o funcionário se sente próximo da gestão e essa relação se torna rotineira, não encaram mais os comunicados como algo estressante e massante. Além disso, demonstram-se mais abertos a feedbacks e mudanças práticas.
Como elaborar um plano de endomarketing
Assim como toda ação de marketing tradicional ou externo, uma estratégia de endomarketing também exige planejamento e constância.
Não se esqueça: os seus colaboradores devem ser o centro da ação, por isso, é fundamental considerar suas pretensões e preferências. Só assim é possível alcançar os objetivos traçados.
Confira algumas dicas importantíssimas para não errar na hora de criar um plano de endomarketing:
Entenda o público-alvo
Se você já costuma realizar ações de marketing externo, é bem provável que já esteja familiarizado com a importância que conhecer o público-alvo tem na criação de uma estratégia.
Para o marketing interno também não é diferente. Entender o perfil de seus colaboradores é fundamental para uma ação de sucesso.
Ao considerar suas especificidades, você reduz os investimentos em atividades que não irão gerar o resultado esperado e investe em algo que realmente possa agregar valor ao time.
Atender às expectativas
Ao criar programas de reconhecimento, premiações e demais incentivos é fundamental que haja constância e manutenção desses programas. Lançar algo do gênero e, posteriormente, não atender às expectativas de seus funcionários pode gerar uma quebra de confiança irreversível.
Atente-se, além das expectativas do time, às suas capacidades. Não dê um passo maior que a própria perna e, caso alguma ação se torne insustentável para a empresa no longo prazo, não é o momento adequado para implementá-la.
Avaliar a cultura organizacional
É fundamental que, ao definir uma estratégia de endomarketing, você leve em consideração a forma com que seus colaboradores enxergam a empresa e, por isso, a avaliação da cultura organizacional deve ser um trabalho constante.
Algumas formas de fazer isso são as reuniões individuais periódicas que devem servir como um termômetro da relação do funcionário com o trabalho e com o ambiente ou, até mesmo, a observação.
Você irá se surpreender com a quantidade de informações valiosas que pode obter apenas através da observação e de bate papos com peças-chave dentro do empreendimento.
Mas, para isso, é importante que se sintam à vontade para se expressar. Do contrário, esse contato poderá ser muito superficial e não trazer insights reais sobre a atual situação da empresa.
Trace objetivos
Defina os seus objetivos de forma clara antes de começar a elaborar sua estratégia em endomarketing. Onde você pretende chegar com cada uma dessas ações?
Se seu objetivo for melhorar a integração entre os times, é bem provável que uma ação que favoreça a motivação individual não seja a mais adequada para esse objetivo. Sendo assim, é necessário sempre definir o objetivo primeiro.
Ao traçar um objetivo, defina também uma forma de mensurar os resultados e prazo ideal para alcançar suas metas. Se você busca impactos perceptíveis no curto prazo vai precisar focar em ações mais estratégicas e específicas. Pense nisso!
Execute o plano
Depois de se atentar a tantos detalhes, é hora de colocar em prática sua primeira ação de endomarketing. Conte com sua equipe e busque engajá-los, desde o início, com a estratégia.
Aproveite os canais consolidados de comunicação interna para que todos os colaboradores estejam cientes e possam participar das atividades.
Além disso, principalmente nas primeiras ações, estimule o engajamento de todas as formas possíveis para garantir o sucesso já na implementação.
Diferenças entre comunicação interna e endomarketing
Por se tratar de duas ações diretamente ligadas ao público interno de uma empresa, muitas pessoas confundem a comunicação interna com o endomarketing, mas é importante ressaltar que se tratam de coisas totalmente diferentes.
A comunicação interna envolve ações que visam o repasse de informações sobre o cotidiano da organização, tais como uma mudança nos cargos de chefia, sendo necessário informar o time sobre a alteração. Ou ainda, um novo projeto que envolva toda a equipe e irá mudar a rotina dos trabalhadores.
A empresa, nesses casos, envia o comunicado pelos mais diversos canais de comunicação existentes entre a diretoria e os colaboradores até que todas as pontas sejam alcançadas.
Isso é apenas comunicação interna, não há um retorno, participação ou engajamento por parte dos funcionários, que apenas recebem e absorvem a informação.
Já o endomarketing existe exatamente para estimular o engajamento e relação de pertencimento entre a empresa e seus colaboradores.
Assim, trata-se de um conceito muito mais abrangente e com uma visão de longo prazo, que prioriza a qualidade de vida dos trabalhadores e um clima mais leve e agradável no ambiente de trabalho.
Diferentes e complementares
Agora que você já entendeu a diferença entre eles, é importante ressaltar que essas ações se complementam já que as ações de endomarketing melhoram muito a comunicação interna e aproxima os colaboradores dos mais diversos setores, aumentando a relação de pertencimento e a flexibilidade do time em relação às mudanças que podem surgir.
Um time que confia em sua gestão, está engajado e por dentro dos objetivos do empreendimento tende a abraçar mais facilmente planos de inovação e ações estratégicas.
Além disso, as ações de endomarketing contribuem muito para uma redução da tensão nas relações corporativas, o que beneficia muito a comunicação interna, tornando-a mais leve e frequente.
Conclusão
Endomarketing, ou marketing interno, é o nome dado a um conjunto de ações que visam promover a qualidade de vida e satisfação dos colaboradores.
Essa estratégia é muito interessante para quem busca criar uma relação de pertencimento entre a marca e os colaboradores. Impacta de forma positiva no clima organizacional e, no longo prazo, no faturamento do empreendimento.
Mas, vale o lembrete: para obter sucesso na sua estratégia, é fundamental considerar o perfil de seus colaboradores e alinhar com as capacidades atuais de seu negócio, evitando implementar ideias que se tornem insustentáveis no longo prazo ou que não alcancem os objetivos traçados.