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Descubra o que é email marketing e como você pode usar essa poderosa estratégia para aumentar significativamente os resultados do seu negócio.

É mais do que provado que utilizar estratégias de email marketing pode ser muito lucrativo para o seu negócio. Isso porque, além de ser barato, você pode aumentar seu ticket médio por cliente através de um funil de vendas bem estruturado.

Gostou dessa ideia? Quer aprender a como usar email marketing para aumentar seus resultados?

Então continue aqui comigo pois eu vou te mostrar todos os detalhes para você começar a usar esta estratégia em sua empresa.

Vamos lá!

o que é email marketing

O que é email marketing?

Email marketing é a estratégia de enviar emails promocionais para seus contatos/clientes com a finalidade deles realizarem alguma ação. Na maioria dos casos, esses emails tem o objetivo de promover a venda de algum produto ou serviço.

Mas você também pode utilizar esta estratégia para incentivar seus contatos a se cadastrar em um formulário, participar de um evento ou apenas divulgar um conteúdo gratuito.

A ideia de fazer o disparo de email marketing, é encorajar os seus contatos a tomarem uma ação. Por isso, suas mensagens devem conter CTAs (Call To Actions) para direcionar o seu contato a um destino.

Apesar de parecer complicado, é muito fácil começar a implementar essa estratégia em seu negócio, pois existem várias ferramentas e email marketing que facilitam seu trabalho. Mas antes de mostrar como usar o email marketing, quero te indicar o vídeo a seguir para você ter uma noção melhor de como o email marketing pode te ajudar.

Quais são as vantagens do email marketing para o seu negócio?

Para quem trabalha na internet ou pelo menos usa ela para divulgar seus produtos e serviços, o email marketing é uma verdadeira “mão na roda”, pois facilita o envio de emails para clientes e potenciais clientes.

Por que usar email marketing?

Como eu mencionei, a principal vantagem de usar estratégias de email marketing é a possibilidade de enviar emails em massa para a sua base com apenas alguns cliques. Isso dá muito mais agilidade e escala em suas comunicações.

Além deste benefício, o email marketing também oferece:

  • Personalização: a possibilidade de adequar sua mensagem para uma audiência em específico através de segmentações. Ou seja, você manda a mensagem certa, na hora certa para quem está mais propenso a receber.
  • Contato 1 a 1: ainda ligado ao ponto anterior, com email marketing você consegue tornar a sua comunicação muito mais pessoal, de modo que quem recebe sua mensagem, acredita que aquela comunicação foi criada “especialmente para ela” devido à alguns recursos que as ferramentas fornecem.
  • Automação: você não precisa estar “online” para enviar suas mensagens. Com uma ferramenta de email marketing você agenda o envio de inúmeros emails de uma vez só.
  • Teste A/B: outra vantagem do email marketing são os testes. Na maioria das ferramentas de email marketing você pode testar o título e até o conteúdo de email.
  • Mensuração de resultados: ao fazer campanhas de email marketing você terá a possibilidade de ter todo um “arsenal” de métricas de email marketing para indicar se a sua campanha foi ou não bem sucedida.

Qual a diferença entre email marketing e newsletter?

Essa é uma pergunta que muita gente se faz e hoje eu vou te responder de uma vez por todas.

Newsletter: são emails periódicos com conteúdo rico e/ou informativo, que não necessariamente têm o objetivo de vender algo. Na maioria das vezes, as newsletters são mais longas e podem “contar uma história”.

Email marketing: são emails com a finalidade de promover algo (normalmente uma oferta). são mais curtos e repletos de botões e imagens para incentivar alguma ação.

Existem também outros tipos de email, como:

Emails transacionais: São os e-mails enviados “a pedido” do cliente, como a solicitação de uma nova senha ou após a realização de um cadastro. Eles costumam ser mais diretos e curtos, porque esse tipo de comunicação não consome os limites de envio diário do seu e-mail profissional. 

Boas-vindas: Uma forma de fidelizar seu cliente é enviar um e-mail de boas vindas quando ele começar a usar seu produto ou serviço. Nesse formato, é essencial fazer um texto personalizado.

Email promocional: Como o próprio nome diz, esse e-mail é para promover uma oferta. Pode ser tanto para divulgar produtos e serviços quanto para anunciar o download de materiais educativos, como e-books e whitepapers.

Nesse modelo, o texto costuma ser acompanhado de muitas imagens. Só cuidado para não deixar o material muito pesado e poluído visualmente.

como usar

Como criar um email marketing realmente efetivo

Existem alguns fatores que podem determinar o sucesso ou fracasso da sua campanha de email marketing e eu quero ir um pouco mais fundo com você neste ponto. Vamos lá.

Persona do seu negócio

No marketing, nada acontece sem antes pensarmos na persona, pois, nada adianta enviar emails e mais emails para pessoas que não querem ler.

Porque pare e imagine: Quem está mais propenso a abrir um email –  um adolescente de 20 e poucos anos super conectado ou uma senhora no alto dos seus 65 anos?

É claro que a avaliação aqui vai muito além da idade e tem vários outros fatores que determinam uma persona. Mas o que eu quero dizer é:

Avalie quem é sua persona e qual o grau de familiaridade dela com os emails.

Copy para email

Depois da Persona, o copy do email marketing é o ponto mais importante da sua campanha. É ele quem vai definir se seu email vai chamar atenção e ser aberto, ou vai cair no esquecimento.

Neste ponto, vale investir em títulos e conteúdos que gerem curiosidade em seus contatos utilizando alguns gatilhos mentais. Use assuntos que despertem a vontade dele em ver e descobrir o que chegou.

Por isso é tão importante definir quem é a sua persona, pois, assim você vai saber identificar quais os assuntos que chamam a atenção dos seus contatos para utilizar tanto no título quanto no corpo do seu email.

Tamanho de email marketing ideal

Não existe uma regra para o tamanho de um email marketing, porém, é sempre interessante manter o seu email mais “enxuto” e direto ao ponto.

A ideia é trabalhar o copy da sua mensagem de maneira assertiva e persuasiva, não importando quantas linhas isso leve.

Design para email marketing: Dicas essenciais

Assim como o copy do seu email, o design é extremamente importante. Isso porque você deve se atentar principalmente a responsividade dele (ou seja, se abre corretamente em smartphones) e se o seu email é facilmente lido nestes dispositivos.

Pois, não adianta nada trabalhar em um email marketing com uma copy perfeita, se ele não puder ser lido em telas menores.

Como criar uma estratégia de comunicação bem sucedida

Agora que você já sabe tudo sobre e-mail marketing, vamos conhecer algumas técnicas para que sua estratégia dê resultado.

1. Tenha um site e um email profissional

A presença digital é importante porque gera credibilidade, reconhecimento e ajuda a vender mais. Quando queremos conhecer melhor uma marca entramos em seu site ou acessamos suas mídias sociais. Já o email profissional indica que sua empresa é comprometida com a comunicação.

Em vez de usar o nome do provedor (Gmail, Hotmail, Yahoo), opte por um domínio personalizado. Os planos de hospedagens de site da HostGator oferecem contas de e-mail profissional ilimitadas.

2. Nunca compre lista de emails

A lista de contatos – o chamado mailing – é seu ativo mais importante. Para que seus leads se transformem em clientes de fato é preciso construir um relacionamento. E sabemos que isso não acontece da noite para o dia.

Além de não contribuírem para estabelecer uma relação de confiança, as listas compradas muitas vezes vêm com e-mails antigos, inexistentes ou pessoas que não estão interessadas no seu negócio.

3. Teste, teste e teste

O trabalho de comunicação é basicamente uma sucessão de tentativas, erros e acertos. Você só comprovará a efetividade da sua estratégia de e-mail marketing testando. Construa diferentes templates, envie em horários distintos, faça textos com conteúdo variado, inove nos títulos.

A análise dos resultados desses testes é que vai indicar qual modelo foi mais aceito pelo seu cliente e qual é o ideal para sua empresa. 

4. Faça um cronograma de envio

Assim como a área de vendas ou a financeira, a comunicação também precisa ser estruturada. Mantenha um cronograma atualizado de envio de email-marketing, adaptado ao seu funil de vendas.

Defina quais assuntos serão tratados e como eles devem chegar ao seu público. O ideal é que o primeiro contato seja mais direto e explicativo. À medida que o relacionamento se desenvolve, envie conteúdos mais específicos sobre determinados produtos/serviços.

5. Invista na personalização

Pense que seus clientes recebem uma infinidade de materiais de comunicação todos os dias. São e-mails de diferentes empresas e sobre os mais variados tipos de produtos que você pode imaginar.

Sem um contato personalizado, certamente seu material vai direto para a lixeira. É preciso criar empatia com seu público, deixar claro que você sabe da necessidade dele e tem a solução certa.

Exemplos de email marketing: 3 exemplos para você se inspirar

Agora, para te ajudar a criar um email marketing, eu separei 3 modelos interessantes que você pode se inspirar e começar a usar em seu negócio.

modelo email picpay

PicPay: o legal desse modelo é que o design é bem simples e todo conteúdo é bem direto ao ponto, focado nos benefícios que são oferecidos. Leve isso em consideração quando for criar os seus textos.

exemplo email globo play

Globo Play: esse é um tipo de email muito usado que não faz muito uso de textos e estratégias de persuasão. A ideia dele é abordar em poucas linhas, os benefícios que seu contato vai ter.

modelo email marisa

Marisa: por outro lado, você pode reparar que esse exemplo de email marketing é bem diferente. Ele tem uma “pegada” muito mais promocional e focada 100% em vender.

É uma estratégia interessante e bastante eficiente, porém, você não deve fazer uso regular dessa estratégia (por mais tentador que seja).

Pois, conforme o tempo for passando, seus contatos vão começar a entender que todo email enviado por você é para oferecer algo e podem acabar não ligando mais para as suas mensagens. 

Email marketing grátis vs. E-mail marketing pago: Quais os benefícios?

Se você não está familiarizado com ferramentas de email marketing e não faz a mínima ideia de como funciona, relaxe.

Existem diversas ferramentas que permitem a utilização delas sem a necessidade de pagamento, porém, vai existir algumas limitações, como:

  • Limitação de contatos cadastrados
  • Limite de envio de email
  • Limitação de número de segmentações entre outras.

Como deu pra perceber, você até poderá usar a ferramenta e experimentar, mas na versão gratuita de ferramentas de email marketing você estará muito limitado.

O que recomendamos é que teste bastante as ferramentas de email marketing, e quando puder, invista em uma versão mais profissional, pois, assim você terá todo o “poder de fogo” de uma ferramenta profissional para usar.

Uma dúvida que deve surgir é: Quando usar email marketing?

O ideal de começar a usar email marketing é quando você sentir a necessidade de mandar emails mais personalizados e em massa para a sua lista de contatos para aumentar as suas vendas. Quando isso acontecer, vale a pena investir em uma ferramenta de email marketing profissional.

Conclusão

Espero que você tenha compreendido o poder do email marketing para ajudar a alavancar os resultados do seu negócio. E para fecharmos esse conteúdo com “chave de ouro”, separamos este vídeo para mostrar o resultado da sua empresa, então aproveite.

Um abraço e nos vemos no próximo conteúdo. ?

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    • Design para email marketing: Dicas essenciais

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    • 1. Tenha um site e um email profissional

    • 2. Nunca compre lista de emails

    • 3. Teste, teste e teste

    • 4. Faça um cronograma de envio

    • 5. Invista na personalização

  • Exemplos de email marketing: 3 exemplos para você se inspirar

  • Email marketing grátis vs. E-mail marketing pago: Quais os benefícios?

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Amaro Regly

Apaixonado pelo Atlético Mineiro e Especialista em Marketing Digital .

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