Caso esteja procurando um editor HTML gratuito, confira aqui as melhores opções que certamente vão ajudar em seus projetos.
A linguagem HTML é o fundamento de grande parte de tudo que se encontra na internet. Por isso, há diversas opções distintas de editor HTML no mercado. A maioria delas é paga, mas também existem algumas versões gratuitas muito completas e eficientes.
Por isso, se você busca um editor HTML gratuito, este conteúdo traz algumas opções. De quebra, separamos dicas para te ajudar a avaliar se um editor é realmente completo e eficiente ou não.
Portanto, leia até o final e aproveite ao máximo o conteúdo!
O que é um editor HTML?
Antes de entender o que é editor HTML, é preciso entender o que é, de fato, HTML. Trata-se de uma sigla que significa Hypertext Markup Language, que pode ser traduzida como linguagem de marcação de hipertexto.
Ela é amplamente utilizada para a criação de sites, plugins e extensões. Surgiu na década de 90, e desde então vem sendo aperfeiçoada e combinada com outros tipos de linguagem para resultados mais sofisticados. Atualmente, utiliza-se a versão HTML5.
Agora que você já sabe o que é HTML, ficou simples entender o que é editor HTML, não é mesmo?
Trata-se do local onde será escrita e editada a programação HTML. É por meio dele que serão gerados os códigos e criar páginas, sites e tudo mais na internet.
É como se fosse um bloco de notas. Porém, com recursos mais sofisticados e específicos para facilitar a escrita e aprimoramento dessa linguagem de programação.
O que avaliar ao buscar por um editor HTML?
Há diversos tipos de editores HTML disponíveis no mercado. Caso esteja interessado em obter um para o seu projeto, é bom se atentar aos seguintes detalhes:
Interface
A interface faz toda a diferença sobretudo para projetos complexos que necessitam de códigos mais robustos e de horas de programação. Afinal, programar em uma interface visualmente agradável e confortável, torna o processo muito mais fluido.
Recursos de edição
Os recursos de edição também são outro aspecto importante que podem impactar diretamente na agilidade e praticidade da edição. Alguns exemplos desse tipo de recurso que podem fazer toda a diferença são:
- preenchimento automático com um clique ou enter;
- função de identificação de erros nos códigos;
- função identificar e substituir.
Suporte a múltiplas linguagens
Apesar de o HTML ser uma base fundamental, a linguagem de programação evoluiu muito nos últimos anos. Há diversas integrações com outros recursos e linguagens que podem fazer diferença, sobretudo para projetos complexos.
Por isso, é interessante buscar por editores que suportam múltiplas linguagens, como CSS, Python, PHP, dentre outras.
Personalização
Outro fator fundamental é verificar se o editor permite explorar recursos de personalização. Fique de olho na integração com CSS e utilização de imagens e vídeos para tornar a página ou site com design personalizado.
Compatibilidade
Avalie se o editor que você está cogitando utilizar é compatível com o tipo de recurso que você pretende utilizar. Observe também se está atualizado para as linguagens e recursos mais recentes. Outro ponto importante: se ele é compatível com todos os navegadores mais usados na web.
Desempenho
O desempenho também é outro ponto que pode ajudar muito em projetos mais extensos, por exemplo. Por isso, é importante verificar se o editor é leve e compacto, além de oferecer bom desempenho sem consumir muito do hardware.
Editor HTML gratuito: as melhores opções
Vamos abordar agora quais são as melhores opções de editor HTML gratuitos disponíveis no mercado. Confira, a seguir.
Notepad++
O Notepad++ é uma opção gratuita de editor de HTML, exclusivo para Windows. No entanto, também é possível utilizá-lo no Linux com uma camada de compatibilidade via Wine. Além disso, ele também oferece uma versão móvel, que não necessita de instalação.
O programa tem suporte para diversas linguagens, como HTML, CSS, JavaScript, PHP, dentre outras. Apesar de entregar uma boa velocidade de processamento, ele consome poucos recursos e é um software leve.
Outro ponto interessante desse editor HTML, é que ele permite a integração de plugins para ampliar suas funções e adicionar novos recursos.
É uma ferramenta de código aberto e seu repositório está disponível no GitHub. Além disso, ele também permite a conexão direta aos arquivos do servidor FTP.
Visual Studio Code
O Visual Studio Code é um editor da Microsoft, gratuito e de código aberto. Ele permite a criação de projetos em HTML, CSS e JavaScript, além da instalação de extensões de linguagem como Python e Ruby.
O editor utiliza recursos do IntelliSense para a função de preenchimentos automáticos, que inclui recursos como variáveis, definições de funções e campos.
A interface é bastante amigável e é possível utilizar o editor em mais de um projeto ao mesmo tempo, sem problemas. Além disso, ele permite a instalação de um editor WYSIWYG, e é possível alternar tranquilamente entre os editores.
Esse editor é compatível com Windows, Linux, Mac OS e também comporta integração com o Microsoft Azure.
CoffeCup Free Editor
O CoffeCup também é um editor HTML gratuito, com recursos como os modelos de designs pré-definidos em sua biblioteca. Eles podem ser editados em HTML e CSS, agilizando muito o trabalho, dependendo do projeto.
Outro recurso interessante é a possibilidade de dividir a tela. Dessa forma, dá para visualizar de um lado a edição dos códigos e do outro o layout da página criada. Também é possível utilizar uma visualização externa, caso você trabalhe com dois monitores.
Além disso, ele também tem a função de validação, que corrige erros nos códigos. Outro recurso importante é a sua integração com o servidor FTP.
Vale ressaltar que, a versão gratuita deste editor é apenas uma amostra de teste que expira em 30 dias. Após esse período, é necessário adquirir a licença paga para continuar utilizando o serviço.
Sublime Text
O Sublime Text é mais uma opção de editor HTML que oferece uma versão gratuita, porém limitada. Para utilizar todos os recursos da ferramenta é preciso adquirir uma licença.
Ele é compatível com os sistemas Windows, Mac e Linux, e conta com diversas ferramentas avançadas.
Um exemplo dessas ferramentas é o sistema de renderização de GPU, que otimiza o desempenho nos diversos sistemas operacionais. Outros recursos interessantes são o de preenchimento automático baseado em códigos pré-existentes e a opção de dividir o layout da tela.
Além disso, ele também oferece suporte para diversas linguagens, como TypeScript, JSX e TSX.
Komodo Edit
O Komodo Edit é um editor com suporte a várias linguagens, como HTML, Python, CSS, PHP e JavaScript. Ele é uma espécie de versão simplificada do editor Komodo IDE, mas também é muito eficiente.
Ele é compatível com os principais sistemas operacionais. Além disso, conta com diversos recursos, como o preenchimento automático e uma gama de ferramentas para gerenciamento de projetos e snippets.
Sua interface é simples e agradável e a sua versão gratuita é limitada, mas permite desenvolver projetos básicos com eficiência.
Bracket
O Bracket é mais uma ótima opção de editor HTML gratuito. Ele é desenvolvido pela Adobe, é compatível com Windows, Mac OS e Linux e suporta as linguagens HTML, CSS, JavaScript, dentre outras.
É uma ferramenta que recebe atualizações constantes com novos recursos. Além disso, é possível adicionar diversos novos recursos, utilizando extensões. Por isso, apesar de ser um editor simples, é bastante versátil e eficiente.
Ele conta com recursos como edição rápida, visualização ao vivo (funciona apenas no Chrome). Também é possível fazer leitura e extração de dados, códigos e imagens, via Adobe Creative Cloud Extract.
Atom
O Atom é um editor compacto e leve, mas também versátil e flexível, desenvolvido pela GitHub. É um editor de código aberto que suporta diversas extensões tanto desenvolvidas pela GitHub quanto por terceiros.
Com essas extensões, é possível adicionar recursos bastante robustos e interessantes ao editor, como suporte a qualquer linguagem de programação, por exemplo. Além disso, ele permite codificação em tempo real e é compatível com Windows, MacOS e Linux.
Conclusão
Em suma, antes de escolher um editor HTML, é preciso avaliar diversas características. Afinal, elas podem fazer toda a diferença na hora de executar projetos de programação.
É importante avaliar, por exemplo, alguns aspectos como interface, recursos de edição, suporte a diversas linguagens e compatibilidade com diversos navegadores.
Há uma série de opções gratuitas de editor HTML. Apresentamos neste conteúdo algumas das principais opções disponíveis no mercado. Sem dúvida, algumas dessas opções poderão te ajudar na execução de seus projetos.