Confira aqui quais são as vantagens de investir em um e-commerce responsivo e como isso afeta a experiência do usuário em seu site.
Quem possui uma loja virtual ou está pensando em abrir uma pode se deparar com uma dúvida bastante comum: devo investir um pouco mais e desenvolver um e-commerce responsivo?
Para quem não têm familiaridade com o termo, um e-commerce responsivo é aquele que está preparado para receber visitas e oferecer todas as suas funcionalidades mesmo quando acessado via dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Por que é importante ter um e-commerce responsivo?
Um dos principais pilares para um usuário voltar mais vezes para um mesmo site é a experiência de navegação e a usabilidade. Dessa forma, é importante que o conteúdo de uma página seja legível em qualquer tipo de tela, especialmente nos dispositivos móveis.
Vale lembrar que a navegação de muitas pessoas é atualmente feita majoritariamente por smartphones, e o próprio Google está de olho nisso e penaliza sites que sejam amigos do mobile (originando daí o termo mobile friendly).
Por conta disso, pensar no design responsivo é importante quando se fala em posicionamento orgânico – afinal, se seu site não estiver de acordo com algumas diretrizes e adequado para acesso em todas as plataformas, dificilmente vai figurar nas primeiras páginas da pesquisa.
Outro ponto importante para pensar em um site responsivo é o aumento nas vendas. A cada dia que passa mais pessoas fazem a trajetória completa de compra utilizando o smartphone, por isso a importância de apostar na construção de uma página que ofereça uma experiência completa nas telinhas.
O que acontece se você não tiver um e-commerce responsivo?
Há alguns problemas para empresas que não oferecem sites ou uma solução de e-commerce responsivo. O principal deles são as penalizações vindas do Google, mas você também pode esbarrar em mais alguns problemas.
Classificação baixa
Conforme mencionamos acima, não ter um e-commerce responsivo pode minar bastante as suas chances de ocupar as primeiras posições nos buscadores.
Outro ponto é que geralmente os sites responsivos costumam carregar mais rápido (em cerca de um segundo ou menos). Dessa forma, se não houver um trabalho de otimização nesse aspecto há grandes chances de que o Google não consiga rastreá-lo – e acreditamos que é exatamente o oposto disso que você quer, certo?
Aumento na taxa de rejeição
Seja franco: você gostaria de acessar a página de um e-commerce que demora muito tempo para carregar a cada clique dado? O seu cliente com certeza também não.
Além das penalizações vindas do Google, o próprio usuário pode simplesmente desistir de permanecer na sua página e gerar o que chamamos de taxa de rejeição (ou bounce rate, no termo em inglês). Aliás, não precisamos dizer que a própria Gigante das Buscas leva isso em consideração na hora de definir os sites que ocupam a primeira página das pesquisas.
Mais trabalho
O principal problema em não ter um site responsivo é o trabalho dobrado, já que você precisaria pensar em dois sites diferentes: um voltado para o desktop e outro dedicado aos dispositivos móveis.
Não precisamos dizer que isso também implicaria em mais custos, seja na criação dos sites ou na manutenção de cada um deles, que também seria feita de maneira individual – ou seja, mais um ponto para investir em um e-commerce responsivo.
Como ter um e-commerce responsivo?
Ter um e-commerce responsivo envolve seguir na contramão dos pontos que foram mencionados acima. Além disso, também é preciso prestar atenção em alguns detalhes adicionais, dentre os quais destacamos os seguintes:
Use conteúdos leves
Nada de comandos que demoram demais para carregar. Quem acessa um site ou e-commerce pelo seu smartphone, pode estar conectado por redes móveis e se o seu site não for leve e carregar rápido, o usuário pode desistir da navegação e buscar outro que funcione melhor.
Realize testes
Tente realizar as operações de compra em seu site via dispositivos mobiles e verifique se a sua interface está realmente agradável dessa maneira. Se coloque no lugar do visitante e comprador e pense se você realizaria a compra no site da maneira que ele está.
Além disso, analise os números de seu e-commerce. Faça relatórios frequentes com as taxas de visitas, conversão, tempo de navegação, dentre outros dados importantes para saber quais são as páginas, os designs e conteúdos mais aceitos e que mais convertem em sua loja virtual, apostando neles!
Invista em design e arquitetura da informação
Não basta só criar um e-commerce responsivo, podendo ser aberto pelo celular. É preciso investir em um design que realmente faça com que o usuário tenha uma boa experiência, incentivando a sua permanência no site e facilitando a conclusão da compra.
Investir em design e arquitetura da informação é muito importante, pois com a utilização desses conceitos é que será possível proporcionar a usabilidade de seu site e incentivar a interação do consumidor com ele.
Portanto, se essa não for a sua área, informe-se e busque profissionais qualificados e preparados para ajudá-lo a colocar o seu e-commerce responsivo no ar da maneira mais assertiva possível.
Aposte em imagens leve
Imagens pesadas são grandes inimigas de quem navega utilizando dispositivos móveis, por isso é importante utilizar ilustrações leves e que carreguem rapidamente.
Para oferecer uma melhor experiência de navegação, vale a pena apostar em imagens no formato WEBP, ou mesmo usar ferramentas que consigam comprimir um pouco a ilustração sem fazer com que ela perca muito em qualidade.