Aumente o tráfego do seu site agora mesmo! Selecionamos 5 maneiras testadas e comprovadas para você aprender a divulgar o site.
Você pode ter um ótimo produto ou conteúdo, mas sem uma divulgação eficaz, ninguém saberá disso. Existem vários serviços disponíveis para ajudar você a divulgar o seu site e, embora alguns custem dinheiro, também existem várias maneiras gratuitas. Venha conferir aqui algumas dicas que você precisa seguir agora mesmo para divulgar o seu site de forma eficaz.
Comece a divulgar o seu site o quanto antes
Sabemos que, nem sempre, o primeiro site que temos é o ideal, mas não tenha medo de divulgá-lo. Esta é uma lição fundamental que os dois cofundadores do Buffer, Joel Gascoigne e Leo Widrich, aprenderam. Gascoigne escreveu em seu blog (em inglês) que tratar o produto como concluído é essencial para ver imediatamente os benefícios da divulgação.
As pessoas, geralmente, não se inscrevem ou compram no seu site na primeira vez que entram. Primeiro elas precisam conhecer o seu produto e conteúdo, saber como funciona e o que ele pode fazer por elas. Na busca por um site perfeito, acabamos adiando o lançamento dele. Temos que começar de algum lugar, caso contrário, não haverá mudanças nem melhorias.
1. Consiga links para ganhar credibilidade
Sites novos não têm ainda uma autoridade estabelecida. Para conseguir credibilidade, você pode apostar em uma estratégia de troca de links com outros sites. É importante conferir a qualidade do conteúdo oferecido pelo site em questão, e conseguir links de sites diferentes. A combinação entre a qualidade e a quantidade desses links é chamada de autoridade de domínio (DA) e dá a sua pontuação de credibilidade.
Oferecer conteúdo original e gratuito em seu site é um fator que traz novos visitantes, mas escrever para outros blogs proeminentes em seu nicho também é um grande aliado para divulgar o seu site e gerar tráfego. Ao incluir um link de um post do seu blog ou site em um conteúdo de um parceiro pode fazer com que você ganhe novos visitantes de uma fonte que talvez possua mais tráfego do que o seu blog ou site atual.
Gaste tempo construindo um relacionamento com outros sites. Ao aceitarem publicar suas postagens de convidado, você se posiciona como uma autoridade. Para escolher os sites, o mais importante é que sejam do mesmo segmento que o seu, para adquirir visitantes qualificados. Você pode conferir a autoridade do domínio no Explorador do Moz para uma análise rápida. Lembre-se que a estratégia de links funciona juntamente com vários fatores como: tempo que o site está no ar, número de backlinks, qualidade dos backlinks e outros.
2. Cadastre-se em marketplaces para oferecer seus serviços
Também é possível aumentar sua exposição na internet através dos marketplaces e ficar mais próximo de seus clientes. Um exemplo é a StarOfService, um site que facilita o contato de clientes que buscam o serviço de profissionais de diversas áreas.
Outra maneira de aumentar sua exposição, se você possui uma loja virtual, é participando de sites de compras coletivas, onde você pode oferecer descontos. Sites de cashback ou de cupons de descontos também são uma boa alternativa para adquirir novos clientes no seu e-commerce.
3. Faça anúncios do Facebook
Bilhões de pessoas utilizam o Facebook todos os dias e não são apenas os adolescentes. A rede social possui usuários regulares de todas as faixas etárias. Os anúncios do Facebook podem ajudá-lo a atingir pessoas de várias formas: seja em um local específico, amigos de seus fãs atuais, pessoas que gostam de outras páginas, entre outras opções.
Além disso, é uma maneira econômica de divulgar o seu site e trazer tráfego, pois você pode definir um orçamento mensal ou usar o volume orgânico da rede. Procure explorar todos os recursos que o Facebook disponibiliza como: grupos, loja virtual dentro de sua página e formatos diferentes de divulgação.
E lembre-se: as mídias sociais não se resumem apenas ao Facebook. Pense nas mídias que combinam com o assunto do seu site, pesquise se o seu público-alvo está presente nessa rede social e cadastre-se nas que forem mais relevantes para você.
4. Cadastre-se no Google Meu Negócio
Se você tem um negócio local, cadastre o seu site gratuitamente no Google Meu Negócio. Com ele você fornece informações adicionais sobre a sua empresa (como: endereço, horário de atendimento e telefone) quando as pessoas fazem uma pesquisa normal do Google ou no Google Maps. Ele também te dá ideias para divulgar o seu site, você pode adicionar fotos, incluir ofertas promocionais e até mesmo enviar anúncios específicos para celulares.
5. Vá além do Google
O Bing e o Yahoo juntos representam um pouco mais de 10% do mercado de mecanismos de busca. Eles são os únicos concorrentes reais do Google e oferecem produtos muito similares, porém com menos opções. Vale a pena experimentar o Bing Places for Business e o Yahoo Small Business caso já tenha experimentado o Google e deseja expandir o seu alcance de pesquisa orgânica nesses buscadores também, além de obter custos mais baixos em alguns tipos de anúncios.
Busque novas alternativas
Divulgar o site é um processo constante. Existem opções similares para todas as ferramentas que abordei aqui, além de diversas opções diferentes que você também pode seguir. O importante é arriscar e testar a maneira mais eficiente para o seu site. Você sempre pode otimizar suas campanhas publicitárias atuais, encontrar novas redes e explorar outras estratégias de marketing, como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
Espero que esse post tenha aberto o caminho para você divulgar o seu site e encontrar novos clientes ou visitantes.
- Este artigo foi escrito por Mikael Araújo, Consultor do Sebrae e Executive Team Lead na StarOfService.