Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

Confira quais são as principais diferenças entre SQL e MySQL e qual das opções é a melhor para o seu projeto.

Você sabe quais são as principais diferenças entre SQL e MySQL? Isso é fundamental para escolher um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS, em inglês) que atenda às suas necessidades. 

Neste artigo nós vamos explicar o que é SQL e MySQL e mostrar quais são as principais aplicações. Falaremos também sobre as linguagens usadas e diferenças entre esses sistemas de gerenciamento, que são amplamente usados ao redor do mundo. 

O que é SQL?

SQL é a sigla em inglês de linguagem de consulta estruturada. Isso nada mais é do que uma linguagem de programação usada para armazenar, processar e encontrar informações em bancos de dados relacionais. 

Diversos sistemas de gerenciamento de bancos de dados utilizam o SQL, como Oracle, SQL Server e o próprio MySQL.

Logo, quem pergunta a diferença entre SQL e MySQL quer saber o que distingue os sistemas de gerenciamento de bancos de dados. Neste caso, estamos falando do SQL Server e o MySQL. 

O SQL Server é um sistema da Microsoft. Por conta disso, logo após o lançamento desse sistema, que ocorreu em 1988, ele só funcionava em computadores com sistemas operacionais Windows. Atualmente, já é possível usar o SQL Server em outros sistemas operacionais, como o Linux e o macOS. 

O sistema de gerenciamento de bancos de dados da Microsoft é muito utilizado em e-commerces e sites de cadastros. Vale lembrar, entretanto, que a versão completa do SQL Server é paga. Portanto, quem quiser usá-la vai precisar adquirir uma licença de uso diretamente com a Microsoft. 

O que é MySQL

O MySQL é um sistema de gerenciamento de bancos de dados de código aberto. Logo, trata-se de uma ferramenta gratuita que pode ser personalizada conforme as necessidades de cada usuário. 

Esse sistema de gerenciamento de bancos de dados pode ser utilizado em todos os sistemas operacionais, como Windows, Linux e macOS. Com a ferramenta MySQL é possível criar bancos de dados para armazenamento e manipulação de diferentes tipos de informações. 

A manipulação das informações contidas em um banco de dados MySQL é feita por meio de comandos. Para isso, é preciso utilizar a linguagem de consulta estruturada, ou, simplesmente, o SQL.

diferença entre SQL e MySQL

Qual a diferença entre SQL e MySQL?

Agora, é hora de falarmos sobre a principal distinção entre esses sistemas de gerenciamento de bancos de dados.

O SQL Server é um software pertencente à Microsoft e que tem um código fechado. Já o MySQL é um sistema de gerenciamento com código aberto, que pode ser adquirido de maneira gratuita e alterado por qualquer usuário. Sendo assim, confira a seguir quais são as outras principais diferenças entre SQL e MySQL.

Suporte

O MySQL oferece suporte para muitos sistemas operacionais e plataformas, como Windows, Oracle Solaris, macOS, Linux, OpenBSD e HP-UX.

Já o SQL Server oferece suporte, principalmente para o Windows. Contudo, é possível instalar essa ferramenta no Linux, por meio da implantação na nuvem, e no macOS através do Docker.

Em relação à linguagem, o software da Microsoft é compatível com as seguintes linguagens de programação:

  • C++;
  • Python;
  • PHP;
  • Java;
  • Delphi;
  • Ruby;
  • Go.

O MySQL é compatível com as mesmas linguagens de programação do SQL Server, e também consegue rodar em TCL, Haskell e Perl. 

Recursos

Tanto o MySQL quanto o SQL Server permitem criar vários bancos de dados em um servidor e usar índices para classificar os dados. No entanto, existem algumas diferenças relacionadas aos recursos que esses dois sistemas de gerenciamento oferecem aos seus usuários. 

A principal delas é que o SQL Server permite que o usuário filtre tabelas, sem a necessidade de realizar uma pesquisa individual. Outra diferença é que quem usa o MySQL não consegue cancelar as pesquisas em andamento, uma função que está disponível no SQL Server. 

Segurança

Ambos os sistemas apresentam alto nível de segurança, sendo essa uma das razões para eles serem amplamente utilizados ao redor do mundo.

Contudo, o SQL Server apresenta alguns recursos de segurança adicionais. Deles, podemos destacar a opção de restringir o acesso dos usuários não autorizados, além de oferecer o mascaramento dinâmico de dados. 

diferença entre SQL e MySQL

Desempenho

Tanto o SQL Server quanto MySQL estão entre os sistemas de gerenciamento de bancos de dados relacionais que apresentam a melhor desempenho. O primeiro conta com índices de armazenamento, que ajuda a melhorar a desempenho do software, e também com recursos para otimizar as pesquisas. 

O MySQL, por sua vez, utiliza alguns grupos de caches e conexões para melhorar a experiência do usuário. Por conta dos recursos do SQL Server, ele costuma apresentar um desempenho um pouco maior do que a do MySQL. 

Custos

O MySQL é um sistema de gerenciamento de bancos de dados relacionais gratuito. Já o SQL Server é um software pago oferecido pela Microsoft. Contudo, essa informação não é suficiente para analisar o custo dessas duas ferramentas. 

Caso haja algum problema no sistema do MySQL durante o uso da ferramenta, será preciso contratar uma consultoria terceirizada para resolver essa questão. 

No entanto, como o uso do MySQL é muito disseminado, há muitas comunidades na internet. Elas reúnem informações sobre esse software, e até ensinam a como resolver eventuais problemas que esse sistema pode apresentar. Contudo, em algumas situações, isso pode não ser suficiente para resolver algum problema relacionado ao MySQL.

Já o SQL Server, por ser pago, apresenta suporte técnico da Microsoft. Dessa forma, basta usá-lo caso haja algum problema com o sistema de gerenciamento fornecido pela empresa. 

A Microsoft disponibiliza uma versão gratuita dessa ferramenta, a SQL Server 2022 Express. Contudo, ela não possui tantas funções ou um desempenho tão bom quanto a versão paga. 

Conclusão 

Os dois sistemas de gerenciamento de bancos de dados relacionais apresentados neste artigo apresentam uma boa desempenho, são considerados seguros e são escalonáveis. Contudo, o SQL Server tem alguns recursos de segurança adicionais e também costuma oferecer um desempenho melhor.

No entanto, o software da Microsoft é pago, sendo que a versão gratuita dessas ferramentas não oferece os mesmos recursos que a paga. Já o MySQL é gratuito e costuma oferecer uma boa experiência para o usuário, além de ser personalizável.

Sendo assim, analise os pontos que distinguem essas ferramentas e verifique as suas necessidades como usuário. Assim, vai conseguir escolher o sistema de gerenciamento de bancos de dados ideal. 

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para conferir também os outros artigos sobre tecnologia, negócios e marketing no blog da HostGator.

Navegue por tópicos

  • O que é SQL?

  • O que é MySQL

  • Qual a diferença entre SQL e MySQL?

    • Suporte

    • Recursos

    • Segurança

    • Desempenho

    • Custos

  • Conclusão 

Tags:

  • Domínios

Carolina Martins

Jornalista, estrategista de conteúdo e redatora SEO há mais de quatro anos, com ampla experiência na produção de conteúdos sobre tecnologia, finanças e marketing para blogs e redes sociais. Já trabalhou para agências de comunicação, startups e também para grandes empresas.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.