Ler um texto na web não é como ler um livro, concorda? Além da leitura ser mais lenta (conforme alguns estudos, 25% mais lenta), quando você navega na web provavelmente está realizando uma série de outras tarefas ao mesmo tempo. Deve estar com várias abas abertas no seu navegador com textos, planilhas, vídeos ou está […]
Ler um texto na web não é como ler um livro, concorda? Além da leitura ser mais lenta (conforme alguns estudos, 25% mais lenta), quando você navega na web provavelmente está realizando uma série de outras tarefas ao mesmo tempo. Deve estar com várias abas abertas no seu navegador com textos, planilhas, vídeos ou está conversando com alguém em comunicadores online ou pessoalmente.
Dessa forma, se o conteúdo desejado não for encontrado rapidamente, a página é deixada de lado e o texto esquecido.
Para evitar isso, você pode tornar seu conteúdo escaneável. Veja algumas dicas.
Jakob Nielsen, considerado o pai da usabilidade, já nos alertava sobre isso em seu clássico livro Usabilidade na web: projetando websites com qualidade. O resultado deste comportamento multitarefas é que criamos vários filtros para definir se o conteúdo que visualizamos em um site ou blog é interessante. Para filtrar o conteúdo, escaneamos partes do texto: se não encontrarmos rapidamente o que procuramos, partimos para a próxima página de resultados do buscador.
Por isso, tornar seu conteúdo escaneável é essencial (e fácil), veja algumas dicas abaixo:
1 – Use (bem) títulos e subtítulos
Títulos e subtítulos dão destaque ao assunto que será abordado, permitindo que o leitor tenha uma ideia sobre o conteúdo do texto antes mesmo de começar a ler, e permitem que o usuário se adiante ou volte no texto com facilidade. Seja direto e relevante, pois eles auxiliam muito se você está buscado indexação em buscadores como o Google, por exemplo.
Uma dica: utilize verbos que sugiram uma ação, de preferência no imperativo.
2 – Use parágrafos em abundância
Ao escrever para uma audiência online, tenha em mente que grandes blocos de texto não funcionam. Ao quebrar o texto em vários parágrafos, você melhora o fluxo do texto, e adiciona espaço em branco – deixando o conteúdo menos poluído, e fácil de ler (ou escanear).
Mas cuidado, coesão é essencial. Não basta quebrar um bloco grande de texto em vários parágrafos. Você precisa criar a ligação entre os parágrafos, e manter uma estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão.
3 – Crie listas e tópicos
Esse tópico é essencial, é dá muito certo quando escrevemos para uma audiência online. A mensagem é melhor compreendida quando separada em elementos mais simples, como os tópicos que utilizamos neste post, por exemplo.
Este formato de conteúdo também pode render bons títulos, já que números sempre chamam a atenção das pessoas. Um exemplo: 5 dias para escrever um conteúdo escaneável (e que qualidade), que é o título deste post. 😉
4 – Use negritos, itálicos, CAPS LOCK e sublinhados ao seu favor
Se você sabe utilizar estes elementos, consegue direcionar o interesse da sua audiência para as palavras mais relevantes, e que definem bem o tipo de conteúdo que o leitor vai encontrar.
O bom uso de negritos e itálicos pode melhorar a clareza do seu conteúdo. Sublinhados e CAIXA ALTA também podem ser utilizados, mas com cuidado. Neste post, falamos sobre o uso do CAPS LOCK.
Como padrão, o negrito é utilizado para palavras que devem ser destacadas, que indicam uma mensagem importante do texto. Já o itálico é bem relevante para títulos de livros, publicações, e palavras estrangeiras.
5 – Utilize gráficos, imagens e vídeos
O uso de imagens e vídeos quebra os parágrafos, e traz mais leveza para o assunto abordado. No caso de gráficos, pode auxiliar na explicação de um assunto mais complexo.
Conteúdo multimídia é sempre um recurso importante para chamar a atenção do leitor em um site ou blog. Seu uso ilustra (algumas vezes melhor que o texto) um conceito mais complexo, e cria identificação imediata com sua audiência.
Dica: lembre-se sempre de utilizar imagens de qualidade, e criar legendas relevantes.
Bom, agora você já sabe: conteúdo de qualidade é essencial, mas saber apresentá-lo também é muito importante. Que tal colocar as dicas em prática e depois compartilhar os resultados conosco?