Vender curso pode ser uma excelente forma de avançar na carreira e ainda conseguir ganhos financeiros.
Com a migração de muitas profissões ao ambiente digital, vender curso online tem sido uma ótima opção. Afinal, é pelas buscas no Google e nas redes sociais que muitas pessoas têm o primeiro contato com o que desejam aprender.
No entanto, alguns profissionais ainda têm dúvidas sobre como vender curso. Por isso, neste artigo, selecionamos as melhores estratégias para ajudar a começar as vendas. Aproveite!
Tópicos deste conteúdo
Por que vender curso online?
Vender cursos online pode trazer diversos benefícios tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Com essa modalidade, é possível economizar tempo de deslocamento e dinheiro.
Além disso, essa pode ser uma excelente forma de se destacar na carreira, já que leva conhecimentos para outros profissionais que desejam se atualizar. Dessa forma, é possível ganhar mais autoridade dentro do nicho de atuação.
Como vender curso?
Entendidos os benefícios das vendas de cursos online, chegou a hora de aprender o passo a passo para despertar o interesse pelo curso. Veja mais detalhes a seguir.
Crie uma persona para o seu público-alvo
É o primeiro passo de como vender cursos online e conseguir chamar a atenção das pessoas. São tantas distrações competindo no ambiente digital que se não houver uma mensagem impactante e clara, vai passar despercebida.
Para conseguir isso, é preciso conhecer muito bem a persona do curso, uma representação fictícia do público-alvo. Também é importante conhecer a fundo os medos, os anseios, os desafios e os desejos dela.
O curso precisa ser visto como o grande aliado do público para superar seus maiores desafios. Quanto mais conseguir posicionar a marca assim, mais pessoas vão comprar o serviço.
Defina o formato do seu curso online
A internet permite que o curso tenha vários formatos diferentes. Portanto, saber definir o melhor para cada momento também pode ajudar nas vendas. O curso será somente online ou terá aulas presenciais também? Será para todas as idades? Terá certificado?
Por isso, pense um pouco sobre essas questões, já que assim podem surgir novas possibilidades de formatos que vão ajudar a se diferenciar da concorrência e a vender o curso.
Ofereça algo grátis
Uma das estratégias de venda que dá muito resultado é utilizar um e-book com dicas do curso e, ao final, convidar a pessoa para uma página de vendas onde é oferecido o curso online.
Se o conteúdo do e-book ajudar as pessoas a resolverem um problema específico, isso vai gerar um sentimento de reciprocidade, e a chance de vender curso aumenta consideravelmente.
Crie um blog para divulgação
Muitas pessoas fazem buscas na internet para tirar suas dúvidas sobre diversos assuntos. Portanto, criar um blog que responda a essas dúvidas pode se tornar uma autoridade para o público.
Ao final de cada artigo, coloque uma chamada convidando para a página de vendas do curso online. Além disso, ter uma oferta especial e por tempo limitado é uma das técnicas de venda que criam um sentimento de urgência e impedem que a pessoa deixe para depois.
Anuncie no Google Ads
O Google Ads é uma das melhores formas de ser encontrado por quem já está procurando por cursos. É possível criar anúncios persuasivos para quem busca pelas palavras-chave escolhidas e fazer muitas vendas na internet.
Faça anúncios pagos nas redes sociais
Outra opção para vender curso é anunciar em redes sociais, como Facebook e no Instagram. Utilizando o gerenciador de anúncios do Facebook, é possível segmentar o público de acordo com interesses e faixa etária. Faça uma chamada persuasiva e utilize uma imagem criativa para chamar a atenção do público.
Como monetizar um curso?
Após criar o curso, é importante conhecer as melhores formas de monetizá-lo. Existem várias maneiras de monetizar um site. Veja abaixo as 3 principais e escolha a que mais se encaixa no plano de vendas.
- SVOD: com esse modelo, é cobrada uma assinatura, e os planos podem ser mensais, semestrais ou anuais. Ao pagar, o assinante tem acesso a todo o conteúdo;
- TVOD: esse é o modelo transacional. Nele, escolhe-se um valor único por cada curso, monetizando via pay-per-view;
- AVOD: essa opção deixa os cursos abertos e os monetiza por meio dos anúncios publicitários.
Continue investindo no seu conteúdo digital para vender curso
Gostou de saber mais sobre como vender cursos? Aproveite para aprofundar os seus conhecimentos com o nosso artigo que ajuda a melhorar seus resultados com a psicologia de vendas. Não deixe de conferir!