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Uma das grandes vantagens de ter um site é a possibilidade de vender algo, seja produto ou serviço. Mas, como em qualquer estratégia digital, é importante estar atento aos resultados. E aí, como estão as suas vendas online? Para que se tenha um bom número, o site precisa estar otimizado para a conversão. Pensando nisso, […]

Uma das grandes vantagens de ter um site é a possibilidade de vender algo, seja produto ou serviço. Mas, como em qualquer estratégia digital, é importante estar atento aos resultados. E aí, como estão as suas vendas online?

Para que se tenha um bom número, o site precisa estar otimizado para a conversão. Pensando nisso, fiz uma lista com 11 dicas para você aumentar a conversão do seu site 🙂

1. Se preocupe com a 1ª dobra do site

A primeira dobra do site é tudo aquilo que aparece na tela sem precisar rolar a página, isso significa que 100% das pessoas que entram no seu site vêem essa 1ª dobra. A partir da rolagem o número de pessoas que vêem o conteúdo cai vertiginosamente. Por isso dê a devida importância para o visual dessa primeira parte, assim você conseguirá capturar a atenção do visitante com mais rapidez. Uma dica é não esquecer de colocar o botão de ação (ex: comprar, baixar) bem visível nesse local, ele será sua primeira oportunidade de conversão.

2. Adicione depoimentos

Os depoimentos possuem uma função importante no site, pois mostram a opinião e o ponto de vista de quem já adquiriu o serviço, isso pode estimular outras pessoas. Ainda mais quando lembramos que no mercado pode existir centenas de sites que vendem a mesma coisa que você. As pessoas precisam ser convencidas de que o que você está oferecendo e/ou vendendo é muito bom e diferente dos demais. E ver uma pessoa terceira comentando sobre o seu produto/material é muito mais convincente.

3. Faça fotos e vídeos

As pessoas querem ver coisas reais, querem ver algo que elas se identifiquem. Imagens e vídeos chamam mais a atenção do que apenas texto. E se você puder produzir essas imagens e vídeos também chama mais a atenção do que material de banco de imagem, por exemplo. Ah, depoimentos dos clientes em vídeo é bem convincente também 🙂

4. Mostre cases de sucesso

Só há uma coisa melhor do que ver exemplos: é ver exemplos que deram certo. Assim, você mostra o que os clientes podem alcançar com o que você está oferecendo. Isso faz com que as pessoas tenham aquilo como espelho e exemplo a ser seguido.

5. Cite as vantagens

Por mais que algumas possam ser muito claras, liste todas as vantagens que você acredita que realmente sejam importantes para os usuários. Isso fará com que eles analisem e decidam pelo seu produto e não por outro.

6. Diferencie os planos

Se você oferece seu produto com diferenciações de planos, mostre as vantagens e as diferenças entre cada um deles. Quem compra por mais tempo ou paga mais caro, por exemplo, gosta de sentir que está recebendo mais vantagens na compra. Em vez de achar que estão “gastando” vão pensar que estão “ganhando”, mesmo pagando por isso.

7. Diga qual o plano mais indicado

O paradoxo da escolha às vezes é ruim, então, na dúvida, indique. Deixe claro para que serve cada item para que as pessoas não comprem por engano ou abandonem logo após a compra. E, ainda, dentro todos os itens/planos, diga qual o mais comprado ou mais indicado. Isso deixa o processo de compra mais ágil e com mais taxa de sucesso.

8. Em formulários, não peça muitas informações

Deixe o formulário rápido e fácil de ser preenchido para que o seu visitante não desista no meio do caminho, já que ter muitos campos em um formulário desestimular a compra. Otimize e pergunte apenas o essencial. Questione você mesmo também, se pergunte para que você precisa de tal dado. E, mesmo precisando, veja se consegue perguntar em outro momento.

9. Faça uma landing page para cada item

Cada ideia/item que você está querendo vender merece uma página só para isso. Não misture assuntos. Ter uma landing page para cada otimiza o processo de compra além de você poder trabalhar nas divulgações de forma separada, afinal, os públicos podem ser totalmente diferentes.

10. Na hora da conversão, não ofereça distração

Em landing pages ou em páginas de carrinho, não ofereça distrações para os usuários, ou seja, não mostre links que façam com que ele saia dessas páginas sem comprar ou baixar um conteúdo. Dê foco para a ação principal e você terá mais resultado.

11. Tenha um site rápido de carregar

Há estudos que indicam que quanto mais demorado o seu site é para carregar, mais as pessoas irão abandoná-lo sem fazer nada. Afinal, estamos sempre com pressa, não é mesmo? Otimize o tamanho dos arquivos do site: não suba imagens e vídeos tão pesados, por exemplo.

Dica Bônus

Esta não tem a ver com o site em si mas irá ajudar você a converter muito mais! Se preocupe com o Reclame Aqui e redes sociais, ou seja, locais onde as pessoas podem estar falando mal do seu produto ou necessitando de ajuda. Mostrar pró-atividade e empatia na resolução de dúvidas e problemas diz muito sobre você e/ou sua empresa 🙂

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  • 1. Se preocupe com a 1ª dobra do site

  • 2. Adicione depoimentos

  • 3. Faça fotos e vídeos

  • 4. Mostre cases de sucesso

  • 5. Cite as vantagens

  • 6. Diferencie os planos

  • 7. Diga qual o plano mais indicado

  • 8. Em formulários, não peça muitas informações

  • 9. Faça uma landing page para cada item

  • 10. Na hora da conversão, não ofereça distração

  • 11. Tenha um site rápido de carregar

  • Dica Bônus

Tags:

  • otimização

Diego Motta

Especialista UX na HostGator América Latina, é responsável por pensar na melhor experiência para os usuários ❤

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