Se você possui uma página e quer obter os melhores resultados, confira aqui algumas dicas para gerar tráfego.
Quem tem um site certamente está de olho em dicas para gerar tráfego, certo? Se esse é o seu caso, está no lugar certo.
Nesse post, vamos mostrar cinco maneiras bacanas para você anunciar o seu site e extrair o melhor dele. Vamos lá?
O que fazer para gerar mais tráfego?
Na internet têm duas palavras que sempre andam juntas: tráfego e conteúdo. De nada adianta você tem um site maravilhoso, com imagens e toda a descrição do que a sua empresa pode resolver se ninguém visita esse site.
É o mesmo que fazer um bolo que ninguém comeu, pois você se esforçou e nada aconteceu. Da mesma forma, não adianta gerar tráfego para uma página ruim, onde as informações que demoram para carregar e gera uma experiência ruim para os usuários.
Por conta disso, vamos ver aqui cinco maneiras de fazer com que seu site tenha uma experiência ainda melhor para os seus usuários.
5 dicas para gerar tráfego para o seu site
1 – Tráfego orgânico
A primeira dica para gerar tráfego é apostar no conteúdo orgânico. Nesse caso, você precisa ter um site muito bem alinhado no que diz respeito ao SEO da dua página, que é um conjunto de técnicas de otimização para sites.
Em qualquer página da internet, os objetivos dessa técnica são justamente alcançar buscadores como Google, Bing e Yahoo. Isso acontece com base no conteúdo que você disponibiliza em seu site ou blog.
Se esse conteúdo é relevante para as pessoas e está aliado a alguns detalhes do site como meta tag e meta description, isso pode ajudar sua página a ranquear bem e levar mais pessoas para o seu site.
Para o caso de páginas novas, leva um tempo até elas serem indexadas por meio desse mecanismo, então é preciso um pouco de paciência com essa técnica, mas ela é muito importante.
2 – Redes sociais
A segunda dica para divulgar seu site tem a ver com as redes sociais, mas também de forma orgânica.
Uma página bem estruturada no Facebook ou um perfil consistente no Instagram faz com que você seja percebido pelas pessoas, gerando certa autoridade no seu segmento de atuação. Isso ajuda a fazer com que os usuários queiram saber mais sobre a sua empresa e o seu negócio, e eles vão encontrar essas informações acessando seu site.
Dessa forma, quando você compartilha conteúdos próprios em seus perfis acaba gerando esse engajamento com os usuários, que aos poucos vão curtindo e compartilhando as informações e fazendo essa rede crescer.
Outro ponto importante é interagir com a sua audiência, muitas vezes chamando para visualizarem algo exclusivo em seu site ou blog e que não está nas suas redes sociais.
3 – Crie parcerias
A terceira dica também tem a ver com gratuidade. Se você tem possibilidade de criar parcerias com outros profissionais, isso pode ajudar na divulgação do seu site, seja nas redes sociais ou gerando inks externos nos sites de outras pessoas apontando para a sua página.
Se você escreveu um artigo em um blog, por exemplo, por que não dizer em algum grupo de redes como o LinkedIn, por exemplo? Isso faz com que a interação aumente e você possa trazer mais interessados para o seu site e gerar o que chamamos de alianças estratégicas, o que faz toda diferença na hora de ampliar a visibilidade do seu negócio.
4 – Tráfego pago
Vamos falar agora de tráfego pago, e os buscadores com toda certeza são uma alternativa para você. Afinal, quantos de nós não corre para eles sempre que tem um problema?
Seja no Google, Bing ou Yahoo, é com eles que contamos para descobrir as repostas que precisamos. Nesse cenário, aliás, vale destacar o Google, pois é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas para fazer buscas todos os dias.
Falamos aqui dos resultados orgânicos, e pode levar um certo tempo para aparecer assim nessas ferramentas. Por isso, uma das alternativas é utilizar os links patrocinados, aqueles anúncios de texto que aparecem quando as pessoas buscam por alguma coisa.
Imagine: as pessoas buscam pelo seu produto e você aparece logo de cara nas primeiras posições depois da pesquisa. Logo, um usuário que vê esse anúncio está muito mais receptivo a essa publicidade, afinal você está entregando algo que ele acabou de pesquisar.
No caso do Google, uma forma de usar esses anúncios é ter uma conta no Google Ads, a plataforma de publicidade do Google que pode fazer a diferença no tráfego do seu site. Vale lembrar que o marketing de busca é o grande termômetro das intenções do consumidor, pois se as pessoas estão buscando pelo seu produto significa que existe demanda.
5 – Use o YouTube
A última dica que daremos aqui é o YouTube, que, aliás, é a segunda maior ferramenta de buscas na internet, perdendo apenas para o próprio Google.
Sim, você pode usar vídeos para divulgar seus produtos e seus serviços, pois esses materiais conseguem prender a atenção do público e gerar engajamento. Há até a possibilidade de criar propagandas dentro do YouTube para ampliar a visibilidade do seu site.
Esses anúncios possuem três formatos interessantes: anúncios de família (aqueles que podem ser ignorados depois de 5 segundos e onde você tem um banner que pode mandar o usuário para o seu site), vídeo discovery (que aparece sempre nos resultados de pesquisa do YouTube) e o bunker (uma vinheta de 5 segundos que não pode ser ignorada).
Conclusão
Seja utilizando as estratégias gratuitas ou as pagas, é importante ter em mente que há formas de gerar tráfego para o seu site. Análise cada uma delas e veja quais são as mais vantajosas para o seu negócio!
Esse post é uma transcrição do vídeo Divulgue seu site: 5 dicas para gerar tráfego publicado em nosso canal no YouTube. Para conferir o conteúdo na íntegra, basta dar o play na janela que está abaixo: