Saiba algumas medidas que você pode tomar para realizar compras mais seguras na Black Friday 2024 sem riscos de cair em golpes.
As expectativas para a Black Friday 2024, que acontecerá no dia 29 de novembro, estão lá em cima. Afinal, essa é uma das datas comerciais mais importantes do ano, tanto para lojistas, quanto para o consumidor.
Mas, é um período no qual os golpes e falsas ofertas também aumentam muito. Por isso, é preciso cuidado para não cair nessas armadilhas, principalmente se você quer comprar online.
Para ajudar você nessa jornada, preparamos este conteúdo com as 7 melhores dicas para você realizar compras seguras na Black Friday 2024!
Como comprar de forma segura na Black Friday 2024?
As compras online já caíram no gosto dos brasileiros. Muito disso se deve à sua facilidade, praticidade e possibilidade de comparar melhor entre lojas e produtos de forma rápida.
Porém, são poucas as pessoas que se preocupam com a questão da segurança na hora de comprar um produto. Isso se torna mais crítico, principalmente se estiver diante de uma oferta irresistível.
Você é dessas pessoas despreocupadas? Então este conteúdo vai te ajudar a tomar atitudes simples, mas que te ajudarão a garantir compras seguras na Black Friday 2024!
1 – Compre em sites seguros e confiáveis
Em qualquer época do ano é importante se atentar em relação à confiabilidade de um site antes de realizar suas compras online. No período da Black Friday 2024, isso é ainda mais importante.
Afinal, nesse período de intensas compras online, os golpes envolvendo sites falsos ou clonados, também se intensificam.
Por isso, antes de realizar suas compras online, analise o site em que você pretende comprar. Você pode, por exemplo, analisar pontos essenciais, como:
- O domínio (endereço do site, que aparece na barra do seu navegador) é oficial e confiável? Para as lojas maiores, o domínio tende a ser sempre o nome da loja, seguido de “.com” ou “.com.br”;
- O site tem uma boa pontuação em sites de avaliação como o Reclame aqui? Verifique se há avaliações negativas do site e qual a média de satisfação dos clientes que já compraram nessa loja online.
- A loja tem redes sociais? Há avaliações negativas por lá? Este também é um bom “termômetro” para entender se é confiável ou não comprar em determinada loja.
Apenas se atentando a esses detalhes, você já pode evitar cair em golpes na hora de aproveitar as ofertas da Black Friday 2024. Mas, vamos a mais algumas dicas importantes.
2 – Desconfie de estratégias muito atraentes
É fato que se você tiver uma boa estratégia de compra e, claro, um pouco de sorte também, pode encontrar ofertas realmente muito atraentes e quase inacreditáveis.
No entanto, também é bastante comum haver golpes neste período. Dentre os principais, temos as “ofertas irresistíveis”, nas quais o preço realmente não parece condizer com o produto vendido.
Em alguns casos, o cliente recebe um produto muito inferior ao que realmente comprou. Em outros, nem recebe o produto e não consegue contato com o suporte da loja para resolver a questão.
Por isso, é importante desconfiar de ofertas muito mirabolantes. Avalie o site da loja (como mostramos anteriormente) e os depoimentos de outros clientes, para entender se vale ou não a pena arriscar.
3 – Use senhas fortes e autenticação em duas etapas
Outra medida importante é tomar cuidado com suas senhas e habilitar a autenticação em duas etapas.
Isso ajuda a evitar que invasores tenham acesso às suas informações. Aliás, isso vale a todo momento, não apenas para o período da Black Friday 2024.
Por isso, evite senhas óbvias, que utilizem dados de fácil acesso como seu nome, data de nascimento ou número de telefone. Além disso, é importante variar a senha com símbolos, números e letras maiúsculas e minúsculas. Isso tornará sua senha mais forte diante de possíveis tentativas de invasão e roubo de dados.
A autenticação em duas etapas é o processo no qual você precisa adicionar mais alguma informação, além do usuário e senha, para acessar determinado aplicativo ou ferramenta.
É um processo que também ajuda a reforçar a segurança dos seus dados. Para um processo eficaz, opte por informações aleatórias ou muito específicas (quando for possível configurá-las), para aumentar ainda mais sua segurança.
4 – Evite usar redes Wi-Fi públicas
Redes Wi-Fi públicas são mais vulneráveis a invasões e roubo de informações. Como é preciso fornecer seus dados pessoais e bancários na hora de realizar uma compra online, é mais seguro realizar esse processo em uma rede particular.
Outro ponto de atenção é em relação ao login nessas redes públicas. Em muitos casos, elas pedem que você realize um cadastro com seus dados. Por isso, jamais realize um cadastro que peça dados muito específicos, como o seu e-mail e a senha do seu e-mail.
As redes públicas geralmente estão disponíveis em cafés, hospitais e outros estabelecimentos públicos e privados. Você pode utilizá-los para outras finalidades tranquilamente, mas para compras, é interessante evitá-las.
5 – Recorra a métodos de pagamento seguros
Outro ponto importante é verificar se o site em que você deseja comprar, possui o selo de “pagamento seguro”. Outra possibilidade é ver se ele utiliza algum gateway de pagamento mais conhecido, como o Mercado Pago e o Pagseguro, por exemplo.
Você não conhece o sistema de pagamento disponível no site? Então vale a pena também pesquisar sobre a eficácia de sua segurança, antes de finalizar a compra.
6 – Tenha ferramentas de segurança e antivírus atualizados
Já vimos diversas dicas para que você tenha cuidado online e no momento da compra. Porém, cuidar do seu dispositivo também é muito importante para se proteger, tanto nas suas navegações quanto nas suas compras.
Por isso, mantenha sempre seu sistema operacional atualizado, seja Windows no PC ou Notebook, seja Android ou iOS no seu celular ou tablet. Isso porque esses sistemas estão sempre sendo melhorados em questão de desempenho e segurança.
Ou seja, usar seu aparelho com o sistema desatualizado, pode deixá-lo mais vulnerável a ataques e roubo de informações.
Além disso, certifique-se de ter um antivírus instalado em seus dispositivos. Isso também ajuda muito a protegê-lo contra sites maliciosos, vírus e malwares.
7 – Use cartões virtuais para pagamentos
Com o aumento das compras online, aumentou também a preocupação dos bancos em relação à segurança das transações. Por isso, a maioria dos bancos oferece a opção de utilizar um cartão virtual nas compras online.
Em geral, você pode configurar esse cartão como preferir com opções como:
- Estipular um valor de limite específico, diferente do limite do seu cartão físico;
- Determinar uma data de validade menor;
- Limitar o cartão a apenas uma compra;
- Criar apenas um cartão temporário que expira no mesmo dia;
- Dentre outras opções, dependendo do banco.
Ou seja, é um cartão customizável. Você pode adequar conforme sua necessidade de comprar e manter os dados do seu cartão oficial, seguros.
Conclusão
Resumindo, as expectativas para a Black Friday 2024 estão altas, tanto da parte dos lojistas, quanto da parte dos consumidores. No entanto, é uma época em que a propensão de cair em golpes também aumenta.
Por isso, é importante se atentar a alguns detalhes essenciais para garantir que você consiga realizar compras seguras na Black Friday.
Seguindo as dicas que separamos para você neste conteúdo, você conseguirá aproveitar as melhores oportunidades de compra da Black Friday 2024 de forma tranquila e segura!