Caso esteja procurando uma nova categoria de investimento, veja algumas criptomoedas promissoras que devem valorizar nos próximos anos.
Falar em investimento é algo que sempre nos faz pensar em qual a melhor opção para escolher, especialmente quando vemos que o mercado oferece como possibilidade algumas criptomoedas promissoras.
Caso esteja no grupo que sempre quis conhecer mais sobre criptomoedas, mas nunca soube exatamente como elas funcionam e as opções disponíveis no mercado, trazemos neste artigo diversas informações para você.
Índice
O que são criptomoedas?
Antes de falar sobre as opções disponíveis no mercado, é bom explicar, ainda que de maneira breve, o que são criptomoedas. Em linhas gerais, estamos falando de um tipo de dinheiro virtual que não possui forma palpável. Dessa forma, você não pode sacá-lo em caixa eletrônico como o seu salário, por exemplo.
Tudo que acontece no universo das criptomoedas é tratado de maneira digital, da compra delas até a venda dos montantes adquiridos posteriormente. Outro detalhe importante é que o usuário deve ter uma carteira virtual para guardá-las, ou seja, também é preciso realizar uma transação para adquirir este item e aí sim começar os seus investimentos.
Ainda que essa nova forma monetária seja guiada pelo uso de códigos do início ao fim, as transações iniciais e finais são feitas com dinheiro real. Dessa maneira, ao vender o montante que adquiriu, você terá em seu poder um grande valor (e atualmente ele é realmente bem grande) em reais em sua conta bancária.
Mineração: gerando criptomoedas promissoras no mundo
Estamos falando de moedas que existem apenas no mundo virtual. Logo, devemos considerar que todas elas também são geradas no mesmo ambiente.
Porém, diferente do dinheiro real (em que instituições financeiras estão ligadas ao seu processo de atribuição de valor, por exemplo), as criptomoedas surgem através de um processo chamado mineração.
Se a essa altura você está se perguntando como isso tudo funciona, eis uma explicação simples. Para que uma nova unidade de criptomoeda surja, é preciso utilizar um computador para gerar códigos e realizar operações matemáticas um tanto quanto complexas. Entretanto, quem se interessar por esse campo precisa de dinheiro para investir em uma máquina capaz de realizar tal ação, dado o poder de processamento exigido.
Outro ponto importante: o processo não termina assim que a mineração acaba. A próxima etapa é submeter a unidade gerada para avaliação em uma plataforma descentralizada (ou seja, sem ligação com bancos e outros tipos de instituições), e esse processo é feito por outros usuários – e estes serão os responsáveis por dizer que a moeda gerada é válida para comercialização.
Cuidados ao investir
Como em qualquer categoria de transação, procure sempre se informar sobre as características de cada opção de moeda existente no mercado antes de investir. Tal como acontece com as ações, o valor de uma criptomoeda pode aumentar exponencialmente ou diminuir sem nenhum aviso, então avalie bem o momento de comprar ou vender o seu bem digital.
Outro detalhe é que a sua carteira digital possui um código. Logo, convém guardá-lo em um local seguro, pois se for perdido você não terá muita chance de recuperar essa informação (um processo quase impossível).
Por fim, saiba que todos os seus dados são mantidos em sigilo no momento das transações. Apenas as movimentações entre carteiras são rastreáveis, mas ninguém vai saber nenhum outro detalhe sobre você – e este é mais um fato que torna as criptomoedas promissoras e seguras.
Criptomoedas promissoras: veja algumas opções disponíveis no mercado
As opções que traremos mais abaixo são apenas algumas das existentes neste vasto mercado. Outra dica é que você pode recorrer a sites especializados na compra e venda deste bem, visto que eles funcionam de uma maneira muito similar a um banco. Neste caso, sua única tarefa seria acompanhar o que está acontecendo com o valor que você possui em sua carteira.
Sem mais delongas, veja seis opções de criptomoedas promissoras a seguir:
Bitcoin
Esse artigo não poderia começar as indicações sem citar aquela que ajudou a popularizar as criptomoedas. De acordo com analistas, ela é uma das que possui a maior confiança no mercado, fazendo com que investidores e até mesmo bancos se interessem por ela e por seus benefícios.
Ethereum
Para muitos, o Ethereum pode ser considerado como a segunda maior criptomoeda existente no mercado atualmente. Ela conta com uma proposta de descentralização de ativos e o fato de ser mais rápida que o Bitcoin, além de permitir que os usuários possam gerar tokens para ativos físicos, como uma casa, uma obra de arte ou algum outro bem material.
Solana
Outra opção que tem se popularizado bastante nos últimos tempos entre as criptomoedas promissoras. Com um aumento no número de investidores optando por esse blockchain, a Solana pode ser uma boa opção para aqueles que pretendem resgatar os seus montantes acumulados a longo prazo.
Avalanche
Considerada uma concorrente direta do Ethereum, a Avalanche é vista como uma das opções que possui sistema um pouco mais rápido. Além disso, ela também permite aplicações bem variadas, sendo os famosos NFTs uma das possibilidades oferecidas por essa tecnologia e, consequentemente, mais um nome que integra a lista das criptomoedas promissoras.
Cardano
Eis aqui outra opção que se mostra bastante promissora para o futuro, já que figura entre as moedas mais rentáveis. Como uma opção que já chegou a bater a marca de 1000% de rentabilidade, ela certamente ainda tem muito para crescer não apenas em 2022, mas também nos anos que estão por vir.
The Sandbox
Um caminho que está fazendo a cabeça de muita gente nos últimos tempos é o dos jogos que envolvem criptomoedas. No caso, o The Sandbox é um dos que cresce em popularidade entre o público e, dessa forma, vai acabar aumentando o valor do token que é negociado dentro deste ambiente.
Conclusão
Como mencionamos anteriormente, esse artigo não surgiu com a intenção de dizer qual opção é a melhor para realizar investimentos, mas sim explicar um pouco mais sobre como as criptomoedas funcionam e exemplificar com algumas modalidades para quem deseja usar parte do seu dinheiro dessa forma. Para mais conteúdos referentes à tecnologia, hospedagem de site, marketing e relacionados, continue de olho no Blog da HostGator. Até a próxima!