Aprenda tudo sobre os principais elementos para criar uma landing page de sucesso no seu site. Veja mais sobre o assunto no blog da HostGator!
Saber como criar uma landing page que converte é essencial para quem deseja capturar mais leads e aumentar o número de vendas. Esse recurso pode ser utilizado por empresas de todos os nichos e portes, e é extremamente útil para quem está lançando um novo produto ou serviço. Contudo, para ter bons resultados, é preciso saber como fazer uma página de sucesso.
Também conhecida como página de captura, a landing page se difere dos sites e hotsites por ser uma ferramenta voltada apenas para conversão. Por isso, ela é mais simples e não tem recursos como menus e listas de categorias.
Mesmo sendo mais simples, é fundamental que ela seja criada de maneira estratégica e otimizada para os mecanismos de busca. Portanto, se você quer conquistar mais clientes com essa ferramenta, continue a leitura para aprender como criar uma landing page que converte.

O que é uma landing page?
Landing page (LP) é um termo em inglês que pode ser traduzido como página de aterrissagem. Trata-se de uma isca digital criada especialmente para persuadir as pessoas a tomarem uma ação, como comprarem um produto ou se cadastrarem para ter acesso a um material rico, como um e-book, webinar ou algumas aulas gravadas.
Para que a LP seja eficaz, ela precisa conter um conteúdo persuasivo, imagens ou vídeos de alta-qualidade e ter um botão de chamada para ação (call to action) bem posicionado e atraente. Dessa forma, será possível despertar a atenção do público e conseguir obter um bom número de conversões.
Como criar uma landing page no WordPress
Quer aprender a fazer uma página de vendas ou de captura para ampliar a sua base de leads ou promover uma mercadoria? Então, confira a seguir como criar uma landing page no WordPress.
1. Instale o plugin de templates
O primeiro passo é escolher alguns dos plugins para landing pages disponíveis no diretório do WordPress, algumas das melhores opções são:
- Beaver Builder – construtor intuitivo que funciona bem com a maioria dos temas do WordPress;
- Templately – biblioteca de modelos prontos, com designs modernos e personalizáveis;
- Starter Templates – ideal para quem deseja começar rapidamente, com modelos otimizados para conversão.
Para este tutorial, utilizaremos o Starter Templates para criar uma LP de alta conversão no WordPress.
2. Adicione uma nova landing page

Agora vamos escolher o editor de texto para visualizar os templates com os quais podemos trabalhar.

Após ativar o Starter Templates, siga estes passos:
- No painel principal, clique em “Starter Templates”;
- Explore as opções de modelos, como páginas de captura, vendas e agradecimento;
- Escolha o template que mais se adapta ao seu objetivo e clique em “Importar”.
3. Selecione e personalize o modelo da landing page

Agora que sua landing page foi adicionada, escolha um modelo dentro do Starter Templates. O plugin oferece diversos designs prontos, ideais para diferentes campanhas de marketing.

Ao escolher o template, ajuste o título, as cores e o logotipo para garantir que a página esteja alinhada com a identidade visual da sua marca. Isso ajudará a melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca e atrair mais visitantes.
Após a importação do template, clique em “Editar Página” para iniciar a personalização.

- No menu de blocos, localizado na lateral esquerda do editor, você pode adicionar ou modificar elementos como textos, imagens e vídeos;
- Para incluir um formulário de contato, adicione um bloco de formulário e conecte-o ao WPForms.

Se estiver criando uma landing page para um e-commerce, o Starter Templates oferece integração com o WooCommerce, permitindo adicionar botões de compra, exibição de produtos e ofertas especiais.
4. Integre com outras soluções

Após importar sua landing page, expanda suas funcionalidades conectando-a a diferentes plugins do WordPress. Algumas integrações recomendadas incluem:
- WP Mail SMTP – melhora a entrega de e-mails enviados pelo site, evitando que caiam na caixa de spam.

- Constant Contact – ferramenta de e-mail marketing para criar e gerenciar campanhas personalizadas.

- Site Kit by Google – fornecem insights detalhados sobre o tráfego e desempenho da página.

- Uncanny Automator – permite automação de tarefas no WordPress sem necessidade de código.

5. Finalize e otimize sua landing page
Após concluir as personalizações, clique em “Salvar” para aplicar as alterações. Se precisar modificar algo no futuro, basta acessar a página novamente, fazer os ajustes e salvar.

Para otimizar ainda mais sua LP para os mecanismos de busca, utilize o plugin Yoast SEO.
- No painel do WordPress, vá até o menu “Yoast SEO”.

- Defina palavras-chave, ajuste meta descrições e melhore a legibilidade do conteúdo.
Dica: Alguns recursos avançados estão disponíveis apenas na versão premium do Yoast SEO.
Quais são os elementos que não podem faltar em uma landing page de sucesso
Se você quer captar mais clientes e realizar um maior número de vendas utilizando uma LP, confira a seguir quais elementos não podem faltar nesse tipo de isca digital.
Título
O título é um dos aspectos mais importantes. Afinal, ele tem a função de capturar a atenção das pessoas e fazer com que elas tenham interesse em continuar lendo o conteúdo.
Por isso, o título precisa ser atraente, claro, objetivo e, ao mesmo tempo, mostrar os benefícios que a pessoa vai obter ao adquirir o seu produto ou serviço, ou destacar o valor e os diferenciais da sua mercadoria.
Para aumentar as chances de conversão, é importante escolher uma palavra-chave que desperte o interesse do seu público-alvo, além de usar frases simples e manter o título curto.
O título pode ser focado em uma proposta de valor, por exemplo: crie um site sem stress usando o WordPress com IA da HostGator. Outra opção é fazer um título voltado para a tomada de ação, como: comece a sua loja virtual com 30 dias grátis.
Na hora de escolher qual modelo usar, é importante levar em consideração o seu público-alvo e o objetivo da sua página.
Texto persuasivo
Além de um título envolvente, é fundamental criar um texto persuasivo, também conhecido como copy, para levar as pessoas a pensarem que o seu produto ou serviço é a solução ideal para o problema que elas enfrentam.
O ideal é que esse texto foque nos benefícios e diferenciais da sua mercadoria e como o seu produto pode resolver uma dor ou problema do lead. Para ser mais persuasivo, use verbos no imperativo, seja claro e objetivo, e tente usar a mesma linguagem do seu público-alvo.
Além disso, você pode usar alguns gatilhos mentais, recursos psicológicos que incentivam o lead a agir. Alguns dos tipos de gatilhos mais usados são:
- Autoridade- para mostrar que você é um expert no seu nicho;
- Reciprocidade – quando você faz algo por alguém, a pessoa tende a retribuir. Nesse caso, ao dar algo de graça para o lead, as chances de ele concretizar a compra aumentam;
- Escassez – muito usados para criar um senso de urgência nas pessoas e fazer com que elas tomem uma ação mais rápidamente.
Imagens ou vídeos
Os elementos visuais ajudam a ilustrar a ideia transmitida no seu conteúdo escrito e contribuem para despertar e prender a atenção dos indivíduos. Por isso, usar fotos e vídeos de alta qualidade e que estejam alinhados com a sua proposta pode ser uma excelente estratégia para aumentar o número de conversões.
No entanto, é preciso escolher essas imagens com cuidado e não encher a sua página com elementos visuais, caso contrário, a sua landing page não vai ficar com um visual agradável, e a maioria das pessoas, provavelmente, vai sair da tela antes de clicar no botão do CTA.
Provas sociais
Caso o produto promovido na sua LP já tenha sido vendido anteriormente, pode ser interessante pedir um feedback dos seus clientes e inserir o depoimento deles, que pode ser em vídeo ou por escrito, na sua página de vendas.
Essas manifestações, também conhecidas como provas sociais, são uma forma de atestar que a sua mercadoria realmente funciona. Além disso, ao ver outros consumidores validando o seu trabalho, o lead vai se sentir mais confiante em aceitar a sua proposta.
CTA
Um elemento que não pode faltar em nenhuma landing page, seja ela voltada para vendas ou para captura de dados, é um botão de Call to Action (chamada para ação, em português). A função desse recurso é aumentar as chances do lead executar a ação que você deseja.
O ideal é que o botão de CTA seja personalizado, de acordo com o seu público-alvo e com a solução que você está oferecendo. Além disso, esse recurso precisa ter uma cor contrastante com o restante da página e, de preferência, que seja uma tonalidade forte, para chamar a atenção do público.
É possível, e em muitos casos recomendável, incluir mais de um botão de CTA ao longo da sua página. Dessa forma, se o lead aceitar a sua proposta logo no início, ele não vai precisar ir até o final da LP para realizar a ação desejada.
Formulário
Muitas páginas desse tipo, especialmente aquelas formuladas para capturar os dados dos leads, precisam ter um formulário para que as pessoas possam informar seus dados.
O tamanho do formulário pode variar de acordo com a etapa do funil de vendas. Contudo, o ideal é sempre mantê-lo o mais curto possível, para que o usuário não desista de preencher no meio do caminho.
Se você for precisar solicitar informações mais específicas do lead no formulário, como cargo e faixa de renda, será importante oferecer uma recompensa mais valiosa em troca desses dados, como um mini curso digital, por exemplo.

O que considerar antes de criar uma landing page?
Agora que mostramos o que é uma landing page e quais elementos não podem faltar nela, confira a seguir quais fatores você deve considerar antes de começar a elaborar a sua.
Benefícios e diferenciais do produto
O primeiro aspecto a ser considerado são os benefícios e diferenciais da sua mercadoria ou serviço, ou seja:
- Que problema ele resolve;
- Como ele pode facilitar a vida do seu público;
- O que o diferencia dos concorrentes;
- Qual é a proposta de valor dele (como ser mais sustentável ou tecnológico).
Ao considerar esses fatores, você conseguirá elaborar um conteúdo mais persuasivo que aborde diretamente as dores dos seus consumidores e destaque todas as vantagens daquilo que você quer vender.
Público-alvo
Também é fundamental considerar o seu público-alvo, pois somente dessa forma será possível criar uma proposta de valor que seja condizente com as dores, desafios e desejos dessas pessoas.
Design
O design também é um aspecto primordial para chamar e prender a atenção do público. Por isso, a página precisa ser visualmente agradável e apresentar uma hierarquia visual que esteja de acordo com a proposta apresentada. Isso significa que é preciso determinar os elementos que vão aparecer primeiro e definir a ordem das informações.
Objetivo da página
É essencial definir o objetivo da sua landing page antes de lançá-la, ou seja, se ela tem como intuito coletar os dados dos leads, promover um produto ou serviço, ou se ela se destina à inscrição para participar de algum evento.
Somente após definir o objetivo, será possível avaliar de maneira precisa o desempenho da sua página.
Crie a sua landing page com mais rapidez e praticidade usando o WordPress com IA da HostGator
Se você precisa criar uma landing page de forma rápida, sem complicações e com um design profissional, o WordPress com IA da HostGator é a solução ideal. Essa ferramenta utiliza inteligência artificial para automatizar o processo, permitindo que você tenha uma página completa em poucos minutos.
Com essa tecnologia, basta descrever o seu negócio e deixar a IA gerar todo o conteúdo automaticamente, incluindo textos, imagens e até o tema da página. Isso significa menos tempo gasto com configurações técnicas e mais foco no que realmente importa: atrair e converter visitantes.
Além disso, todo o material criado pode ser personalizado. Se precisar fazer ajustes ou adicionar mais informações, a plataforma permite que você edite facilmente, tornando sua landing page ainda mais persuasiva e alinhada ao seu objetivo.
Outro diferencial dessa ferramenta é a sugestão automática de plugins conforme a necessidade do seu projeto. Por exemplo, se sua landing page for para um evento, a IA pode recomendar o plugin The Events Calendar, ajudando a melhorar a experiência dos visitantes.

Conclusão
Saber como criar uma landing page que converte é essencial para quem quer promover um produto ou para quem deseja aumentar a sua base de clientes. Portanto, utilize as dicas apresentadas neste artigo para criar a sua página e, assim, capturar mais leads e vender mais pela internet.
Para otimizar ainda mais as suas vendas e conversões, confira outros conteúdos no blog da HostGator sobre esse tema: