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Aprenda a criar uma página no Facebook de forma simples e prática. Confira o passo a passo completo e otimize sua estratégia digital

Estar presente nas redes sociais não é mais apenas uma opção ou diferencial para o seu negócio, mas sim um dever para todas as empresas que desejam se manter competitivas no mercado atual e que querem fidelizar e ampliar a sua base de clientes. Um dos requisitos para conseguir isso é aprender como criar uma página no Facebook.

O Facebook é a rede social mais usada no mundo, contando com 3 bilhões de usuários ativos. No Brasil, segundo dados da própria Meta, a empresa proprietária do Facebook, 102 milhões de brasileiros acessam essa plataforma mensalmente, um número que representa quase a metade da população do país, de acordo com os dados do IBGE.

Diante desses números, fica claro a necessidade da sua empresa estar presente nessa rede social para conseguir atingir um público maior, divulgar os seus produtos e serviços e obter mais leads. Sendo assim, continue a leitura para aprender a criar uma página no Facebook.

O que é uma página no Facebook?

A página no Facebook é um canal voltado para empresas que desejam divulgar a sua marca e produtos. Além disso, celebridades e personalidades da internet também podem fazer uma página desse tipo, a fim de terem um lugar para reunir os seus seguidores e divulgarem o seu trabalho. 

Portanto, as páginas no Facebook, também conhecidas como fanpages, têm o intuito de reunir pessoas interessadas em consumir conteúdo sobre determinado tema, empresa ou personalidade.

Nessa página você poderá compartilhar conteúdos em diferentes formatos, como fotos, textos e vídeos. Também é possível publicar stories, fazer lives e até mesmo organizar grupos, que podem ser usados para estreitar ainda mais a relação com o seu público. 

Sendo assim, as fanpages são um importante canal de comunicação entre as marcas e o público, que podem conferir todas as novidades do seu negócio sempre que acessarem a rede social, sem que você precise necessariamente pagar por isso.  

Quais são os principais tipos de páginas no Facebook?

Assim como existem empresas e empreendedores de diferentes nichos, também há diversas opções de páginas no Facebook. Portanto, confira quais são as principais e escolha aquela que for mais adequada para os seus objetivos comerciais. 

Página padrão 

O modelo padrão pode ser usado por todas as empresas, com ele será possível divulgar conteúdos relacionados ao seu negócio para atingir um público qualificado. Essa página conta com recursos que vão ajudar a aumentar o seu alcance, ampliar as suas vendas e fidelizar clientes.

Todas as ferramentas disponíveis na página padrão também são encontradas nos outros tipos de fanpages que vamos apresentar logo abaixo.

As abas disponíveis na página padrão, assim como nas outras fanpages são:

  • Posts;
  • Sobre;
  • Menções;
  • Reels;
  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Mais (live, eventos, check-ins, entre outras abas).

Já os botões que você encontra no modelo padrão e em todos os outros são: 

  • Curtir;
  • Salvar;
  • Comentar;
  • Compartilhar;
  • Enviar por WhatsApp;
  • Enviar mensagem;
  • Cadastrar-se;
  • Ligar agora;
  • Fale conosco;
  • Enviar email.

Eventos 

Se você trabalha organizando e promovendo eventos, como shows e peças de teatro, pode gostar desse modelo de fanpage que permite destacar informações relevantes para o seu público, como:

  • Agenda;
  • Localização;
  • Horário de funcionamento;
  • Botão de CTA “Comprar agora”.

Negócios

Esse modelo é ideal para quem deseja divulgar conteúdos relacionados à empresa para aumentar a percepção da marca. Ele também permite a divulgação de ofertas e de vagas de trabalho na guia Empregos. 

Serviços

Se você trabalha prestando algum serviço, provavelmente vai gostar dessa fanpage que foi desenvolvida pensando em quem deseja divulgar algum tipo de serviço profissional. Ela oferece os botões de CTA “Saiba Mais” e “Agendar Agora”, para incentivar as pessoas a se aprofundarem no seu conteúdo e entrarem em contato para fazer um agendamento. 

Restaurantes e cafés

Quem tem um espaço físico, como uma lanchonete, precisa ajudar as pessoas a encontrarem o estabelecimento, mostrar os pratos que são servidos para criar desejo e divulgar o horário de funcionamento, para ninguém correr o risco de chegar na sua empresa e encontrá-la com as portas fechadas e ficar com uma péssima impressão do seu negócio.

Pensando nisso, a fanpage de restaurantes e cafés oferece as seguintes funcionalidades para os empreendedores:

  • Opção de fazer upload do menu;
  • Inserir mapa com localização;
  • Horário de funcionamento;
  • Botão de CTA “Como Chegar”;
  • Botão CTA “Iniciar pedido”;
  • Link para reservar mesa. 

Compras

O diferencial desse modelo é que ele permite a inclusão da a aba Loja, justamente para facilitar e ajudar a impulsionar as suas vendas. Fora isso, nessa página você encontrará os mesmos recursos das anteriores, portanto, também poderá divulgar a sua marca e criar estratégias para aumentar o seu alcance e obter mais leads.

Passo a passo para criar uma página no Facebook 

Criar uma página no Facebook é muito simples e rápido, você precisa apenas ter um perfil na rede social para conseguir ter uma fanpage. Confira a seguir o passo a passo para fazer isso no desktop:

  1. Acesse a sua conta no Facebook;
  2. Na parte superior da tela, à direita, clique em menu e escolha a opção “Página”;
  1. Em seguida, digite o nome, escolha uma categoria e escreva uma biografia para a sua fanpage;
  1. Insira as informações da sua empresa, como contato e endereço;
  1. Coloque uma foto de capa e uma imagem de perfil;
  1. Escolha um botão de CTA;
  2. Selecione a opção “Avançar” e pronto, sua página estará criada. 

Veja também o passo a passo para criar uma fanpage pelo celular:

  1. Acesse o seu perfil no Facebook;
  2. Na parte superior da tela, à direita, clique em menu e escolha a opção “Página”;
  1. Selecione a opção “Criar”;
  2. Depois, selecione a opção “Página Pública”
  1. Em seguida, digite o nome e escolha a categoria;
  2. Insira as informações da sua empresa, como contato, endereço e número de telefone;
  3. Coloque uma foto de capa e uma imagem de perfil;
  4. Selecione a opção “Avançar” e pronto, sua página estará criada. 

É possível alterar as informações e fotos de capa e perfil da página após ela ter sido criada, assim, a sua fanpage poderá acompanhar a evolução do seu negócio. 

Qual é a importância de usar uma página e não um perfil?

Muitas pessoas acabam criando um perfil pessoal para o seu negócio por não saberem que existe a opção de página ou por acharem que a fanpage e o perfil são a mesma coisa. 

No entanto, segundo as regras da Meta, o perfil pessoal tem como objetivo conectar amigos e não para fazer negócios, por isso, ele não oferece nenhuma ferramenta para empreendedores. 

Já a fanpage foi criada exclusivamente para empresas e personalidades que desejam ganhar mais destaque nas redes sociais, divulgar produtos e serviços e reunir uma base de fãs sólida. Por isso, quem tem uma marca deve investir em uma página no Facebook para conseguir obter um reconhecimento maior e criar um verdadeiro canal com o seu público.

Se você ainda está em dúvida se deve ou não fazer uma fanpage, confira abaixo algumas das vantagens de criar uma página no Facebook. 

Número ilimitado de seguidores 

Em um perfil pessoal, cada usuário pode ter até cinco mil amigos, o que apesar de ser um número grande, pode não ser o suficiente para as marcas que almejam ganhar ter uma grande projeção.

na fanpage, não há limite para o número de seguidores, o que é ótimo para os negócios que desejam aumentar a sua base de leads e que sonham em ter milhares de seguidores engajados. 

Facilidade de seguir a página 

Outro fator que mostra a importância da empresa ter uma página é que no perfil pessoal o usuário precisa aprovar individualmente todas as solicitações de amizade. Isso pode fazer com que algumas solicitações demorem para serem aceitas, prejudicando, assim, a experiência do público com a marca.

Já na fanpage, assim que a pessoa seleciona o botão de seguir, ela já começa a receber os conteúdos postados naquele canal.

Além disso, os fãs e outras fanpages podem mencionar a sua página livremente, o que não ocorre no perfil pessoal, onde só os amigos podem marcar aquele usuário. Quanto mais a sua página profissional for marcada pelas pessoas, maior será o alcance dela e mais pessoas ela vai atingir. 

Recursos para aumentar o alcance do perfil e alavancar as vendas 

Ao criar uma página no Facebook, você terá acesso a uma série de recursos que vão ajudar a sua marca a ter um alcance maior, atingir um público mais qualificado e obter leads.

Um desses recursos é justamente a possibilidade de selecionar o público-alvo do seu negócio, com isso, a sua página vai aparecer somente para as pessoas que já tem interesse no seu nicho, facilitando, assim, as conversões.

Outra ferramenta que pode impulsionar a sua página e alavancar as vendas é a de criação de anúncios. Com ela, você poderá criar uma propaganda do zero ou promover um post que fez sucesso, dessa forma, um número maior de pessoas terá acesso aos seus conteúdos.

Os botões de call-to-action (CTA) também são uma ferramenta eficaz para os empreendedores, pois ele estimula as pessoas a realizarem a ação que você deseja, seja ela realizar uma compra ou fazer o cadastro no seu site. Outros recursos disponíveis na fanpage e que podem fazer diferença para o seu negócio são:

  • Métricas da página;
  • Criação de abas especiais;
  • Acesso à ferramenta para envio de mensagens em massa;
  • Opção de turbinar post no Instagram;
  • Central de leads.

Como fazer vendas depois de criar uma página no Facebook?

Saber como criar uma página no Facebook é essencial para quem deseja ter uma marca forte. Contudo, não basta apenas fazer uma fanpage, é preciso saber como usá-las para alavancar as suas vendas. Por isso, separamos algumas dicas práticas que podem ajudar a sua empresa a vender mais. 

Organize a sua fanpage

O primeiro passo para quem deseja vender pelo Facebook é criar uma página atrativa, organizada e otimizada. Ou seja, ela precisa ter as principais informações da sua empresa, como:

  • Site;
  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • WhatsApp;
  • Botão de CTA estratégico para o seu negócio. 

Também é fundamental selecionar cuidadosamente a foto de perfil, pois além dessa imagem aparecer em todas as publicações da página, ela também vai representar a sua empresa. O ideal nesse caso é usar o logo do seu empreendimento, assim, as pessoas vão reconhecer a sua marca assim que virem uma postagem.

Crie conteúdo útil e atrativo 

Para criar um conteúdo útil e atrativo você precisa conhecer muito bem o seu público-alvo, saber quais são as dores, interesses e desafios que ele enfrenta, além da linguagem que ele utiliza no dia a dia.

Dessa forma, será possível criar publicações que dialoguem com os problemas e interesses do seu público. Isso vai deixar o seu conteúdo mais interessante para essas pessoas, que vão passar a ver a sua marca como uma expert no nicho que ela atua e vão ficar mais propensos a comprarem os seus produtos ou a contratarem os seus serviços.

Além disso, é importante criar um conteúdo autêntico, exclusivo e criativo, pois, dessa forma, as pessoas vão se conectar mais com a sua empresa e vão confiar ainda mais na sua marca. 

Também é interessante apostar em diferentes formatos de conteúdo, como vídeos e textos, e usar as hashtags relevantes para o seu nicho, assim será possível atingir um maior número de usuários. 

Invista em anúncios pagos 

Criar e impulsionar anúncios pagos no Facebook é outra forma eficaz de aumentar o alcance da sua fanpage e fazer as suas publicações chegarem a cada vez mais pessoas, que podem vir a se tornar clientes do seu empreendimento. 

Essa é uma forma mais rápida de atrair pessoas para a sua página, portanto, se você está começando a investir agora nas redes sociais, considere a possibilidade de investir em anúncios pagos.

Divulgue a fanpage em outros locais 

Também vale a pena colocar um link para a sua fanpage no site da sua empresa, assim você conseguirá levar mais tráfego para a sua página. 

Caso você tenha um estabelecimento físico, coloque o link da sua fanpage em um QR Code, imprima o código e deixe-o no seu comércio em um local bem acessível para os clientes. Dessa forma, tudo o que eles vão precisar fazer é ler o código pelo celular, acessar e começar a seguir a sua página. 

É possível converter um perfil em uma fanpage?

Caso você tenha criado um perfil pessoal para a sua empresa acidentalmente, ou por não saber da existência das fanpages, saiba que é possível convertê-lo em uma página profissional. Para isso, basta criar uma fanpage e seguir o passo a passo a seguir:

  1. Para começar, acesse o site facebook.com/pages/merge;
  2. Faça o login na sua conta;
  3. No primeiro menu suspenso, selecione a página que você quer manter;
  4. Já no segundo menu suspenso, selecione a página que você precisa mesclar;
  5. Em seguida, escolha a opção “Mesclar Páginas”.

Após fazer isso, você terá uma fanpage e poderá aproveitar todos os recursos disponíveis nessa plataforma para os empreendedores e prestadores de serviço. 

Dúvidas frequentes sobre páginas no Facebook 

Agora que você já sabe como criar uma página no Facebook, veja abaixo as respostas para algumas das principais dúvidas sobre esse assunto.

Existe limite de seguidores em uma página?

Não existe um limite de seguidores para uma fanpage, é possível ter milhões de fãs fiéis nessa plataforma.  

É possível mudar o nome da página depois de criada?

Sim, é possível mudar o nome da página depois de criada. Contudo, é preciso pensar bem antes de fazer isso, pois o nome da página está atrelado à sua marca e essa mudança pode deixar o seu público confuso. 

Caso seja realmente necessário fazer essa alteração, será preciso traçar uma estratégia para comunicar a mudança para os seus seguidores. 

Como recuperar uma página que foi desativada

Sim, é possível recuperar uma página desativada, veja o passo a passo de como fazer isso:

  1. Acesse o seu perfil no Facebook;
  2. Clique na opção menu;
  3. Selecione Configurações e privacidade;
  4. Clique em Configurações;
  5. No lado esquerdo da tela você vai ver a coluna Configurações e Privacidade;
  6. Role a tela até chegar na opção Reative uma Página;
  7. Clique nessa opção, escolha a página desejada e clique em reativar. Pronto, ao fazer isso a sua página estará ativa novamente. 

Conclusão 

Saber como criar uma página no Facebook é fundamental para as empresas que desejam ser mais relevantes, captar novos leads e fidelizar clientes. Por isso, se você tem um negócio, seja ele físico ou digital, considere criar uma fanpage para ele o mais rápido possível. 

Além de criar a sua página, também é importante investir em conteúdo e estimular os seus seguidores a interagirem com as suas publicações. Dessa forma, a sua página aparecerá para cada vez mais pessoas, o que certamente vai ajudar a alavancar as suas vendas.

 

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    • Organize a sua fanpage

    • Crie conteúdo útil e atrativo 

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  • É possível converter um perfil em uma fanpage?

  • Dúvidas frequentes sobre páginas no Facebook 

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    • É possível mudar o nome da página depois de criada?

    • Como recuperar uma página que foi desativada

  • Conclusão 

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  • Hospedagem de Sites

Carolina Martins

Jornalista, estrategista de conteúdo e redatora SEO há mais de quatro anos, com ampla experiência na produção de conteúdos sobre tecnologia, finanças e marketing para blogs e redes sociais. Já trabalhou para agências de comunicação, startups e também para grandes empresas.

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