Veja aqui por que você deve apostar criar em um calendário editorial e como ele pode ajudar na sua estratégia de comunicação.
Quem trabalha com produção de conteúdo talvez não saiba da importância de criar um calendário editorial. Porém, ele pode ser um grande aliado na sua estratégia caso usado corretamente.
O que é um calendário editorial?
O calendário editorial é uma ferramenta que serve justamente para ajudar no controle das publicações, tornando as ações mais previsíveis e deixando também o fluxo do trabalho mais dinâmico.
Com ele, você consegue listar toda a sua estratégia de publicação de conteúdo, deixando claro quando e o que será publicado. É uma maneira de criar um cronograma para acompanhar o que você precisa escrever e qual será a previsão de lançamento.
Como utilizar o calendário editorial?
Algumas das atividades que podem ser previstas em um calendário editorial são: as temáticas de conteúdo, os prazos de produção do conteúdo, as datas de publicação e a lista das palavras-chave.
Você deve estar pensando que o calendário editorial é simplesmente uma planilha, mas ele é mais do que isso. Ele é a programação que vai te ajudar a administrar o seu tempo, além de ser uma ferramenta para programar os materiais futuros.
O calendário editorial funciona como um histórico de tudo que já foi publicado pela sua marca. Ao analisar esses conteúdos anteriores, você vai conseguir acompanhar a quantidade de material que já foi produzido para cada persona e cada etapa do funil.
Inclusive o planejamento prévio do conteúdo, ao contrário do que parece, pode te ajudar a ser ainda mais criativo e funcionar como um gerador de ideias para sua estratégia.
Esse post sobre como criar um calendário editorial é uma transcrição do vídeo publicado em nosso canal no YouTube. Caso queira conferir o conteúdo na íntegra, basta dar o play na janela que está a seguir: