Fique por dentro das novidades do seu tema preferido

Aprenda a criar sites incríveis com facilidade

Use o poder da internet para divulgar o seu negócio

Inspire-se com as estratégias de grandes empresas

Conteúdos variados para alavancar os resultados do seu projeto

A confirmação da sua inscrição foi enviada para o seu e-mail

Agradecemos sua inscrição e esperamos que você aproveite nossos conteúdos!

A criação de conteúdo por IA já é uma realidade, e é interessante saber como o Google avalia essa questão para definir suas estratégias.

Não há dúvidas de que a inteligência artificial está cada vez mais presente no cotidiano de diversas pessoas, inclusive nas empresas. Nesse sentido, tem se tornado muito comum ver algumas pessoas utilizando um recurso oferecido por essas plataformas: a criação de conteúdo por IA.

Você pode pedir ajuda ao ChatGPT, por exemplo, para criar um trecho de texto para uma campanha de e-mail marketing ou até mesmo a abertura de um roteiro para vídeo. Porém, o que será que o Google diz sobre esse assunto? É exatamente o que discutiremos nas linhas a seguir.

Como o Google avalia a criação de conteúdo por IA?

Para quem se pergunta sobre a criação de conteúdo por IA, o Google já se manifestou dizendo que não é contra quem usa a ferramenta para auxiliar na produção de texto. Esses materiais, inclusive, podem ser classificados normalmente nos resultados de pesquisa.

Entretanto, a própria empresa dona de uma das maiores ferramentas de buscas já emitiu um comunicado dizendo que é preciso ter cuidado ao usar o ChatGPT ou qualquer outra ferramenta para gerar conteúdo. 

Confira a seguir:

“Quando se trata de conteúdo gerado automaticamente, nossa orientação é consistente há anos.

O uso de automação, incluindo IA, para gerar conteúdo com o objetivo principal de manipular a classificação nos resultados de pesquisa é uma violação de nossas políticas de spam.

Dito isso, é importante reconhecer que nem todo uso de automação, incluindo a geração de IA, é spam.

A automação é usada há muito tempo para gerar conteúdo útil, como placares esportivos, previsões do tempo e transcrições.

A IA tem a capacidade de alimentar novos níveis de expressão e criatividade e servir como uma ferramenta crítica para ajudar as pessoas a criar um ótimo conteúdo para a web”.

Dessa maneira, a máxima ainda permanece focar na qualidade do texto, seja ele feito por uma pessoa ou por máquina.

Cuidados na criação de conteúdo por IA

Ok, o Google não é contra textos gerados por IA, mas isso não quer dizer que você pode se basear unicamente nisso para gerar posts para o seu blog de maneira mais rápida, já que isso seria considerado spam.

Esse detalhe, inclusive, foi mencionado por John Mueller, coordenador de pesquisas do Google, em abril de 2022. Na ocasião, ele disse que os materiais gerados por inteligência artificial seriam prejudicados no ranqueamento por irem contra as diretrizes da própria empresa para criação de conteúdo.

“As pessoas geram conteúdos automáticos em diferentes formas, seja enchendo textos de palavras aleatórias, seja apenas substituindo sinônimos, mas se você está usando a IA automaticamente, isso vai na direção oposta das nossas diretrizes”, explicou Mueller.

O papel da IA na geração de conteúdo

Com o Google indicando não ser contra a criação de conteúdo por IA, mas ressaltando que materiais que forem classificados dessa forma (especialmente aqueles gerados completamente de forma automatizada) seriam penalizados nos ranqueamentos da plataforma, como agir?

Bem, o que posso dizer é que a ferramenta deve ser usada como uma auxiliar na sua produção de conteúdo, e não gerar 100 posts por mês para o seu blog. Por mais que você tenha a oportunidade de dar indicativos certeiros para a máquina produzir conteúdo, ela ainda vai precisar passar por uma curadoria humana.

Vale lembrar que já existem algumas ferramentas que conseguem detectar, com base em alguns padrões, se um texto foi escrito de maneira natural por uma pessoa ou feito totalmente por uma máquina.

Outro ponto importante também se baseia em elementos como uso de verbos na escrita. Além disso, a IA nem sempre conseguir captar o tom de voz ideal da sua marca (ou seja, nem sempre o texto vai soar tão natural) e outros pontos que certamente necessitam de cuidado.

Conclusão

A geração de conteúdo por IA não é um recurso que precisa ser totalmente descartado. Porém, quem optar por recorrer a ele deve utilizá-lo apenas como auxiliar nas tarefas que envolvem texto.

Dessa forma, as ferramentas podem ser úteis para algum momento esporádico de bloqueio ou organização de ideias, mas de forma nenhuma pode ser tornar o seu produtor principal de conteúdo.

Espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado a esclarecer mais sobre a geração de conteúdo por IA. Fique bem, um abraço e até a próxima!

Navegue por tópicos

  • Como o Google avalia a criação de conteúdo por IA?

  • Cuidados na criação de conteúdo por IA

  • O papel da IA na geração de conteúdo

  • Conclusão

Tags:

  • Domínios

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

Mais artigos do autor

Garanta sua presença online

Encontre o nome perfeito para seu site

www.