Entenda qual é o conceito de conteúdo raso e por que deve evitá-lo a todo custo para conseguir alcançar posições melhores no Google.
Este post é uma tradução do material What Is thin content?, publicado originalmente no blog da Yoast. O conteúdo foi autorizado para publicação no blog da HostGator.
Na Yoast, gostamos de dizer: “Conteúdo é rei”. Mas o que isso significa? Em resumo, significa que você precisa de conteúdo para ter um bom ranqueamento. Mas não qualquer conteúdo. Ele precisa ser significativo e original.
Neste post básico sobre SEO, explicaremos por que você precisa de conteúdo para tornar seu site atraente para os visitantes. Também explicaremos por que o Google não gosta de conteúdo de baixa qualidade ou raso, e o que você pode fazer a respeito.
O que é conteúdo raso?
Conteúdo raso é aquele que tem pouco ou nenhum valor para o usuário. O Google considera páginas de afiliados de baixa qualidade, páginas de entrada (páginas otimizadas para uma palavra-chave que redirecionam o usuário para outra página), ou simplesmente páginas com muito pouco (ou nenhum) conteúdo como páginas de conteúdo raso.
Mas não caia na armadilha de produzir apenas uma grande quantidade de conteúdo muito similar! Páginas não originais, páginas com conteúdo copiado e duplicado também são consideradas páginas de conteúdo raso.
Outro ponto importante: o Google não gosta de páginas cheias de palavras-chave, porque aprendeu a distinguir entre conteúdo valioso e de baixa qualidade, especialmente desde o Google Panda. É por isso que o Google também lançou a atualização de Conteúdo Útil, para diferenciar ainda mais entre conteúdo útil e original, e conteúdo de baixa qualidade.
O que o Google quer?
O Google tenta fornecer os melhores resultados para seus usuários. Este resultado é geralmente aquele que corresponde à intenção de busca do usuário. Então, se você quer ter um bom ranqueamento, precisa convencer o Google de que está respondendo à pergunta do usuário.
Quando olhamos dessa forma, faz sentido por que o conteúdo raso raramente se qualifica como o melhor resultado. Se não houver informações suficientes, as pessoas provavelmente não encontrarão sua resposta.
Sendo assim, tente escrever textos agradáveis e informativos. Não apenas para agradar o Google, mas (ainda mais importante) para agradar seus usuários.
Seja o melhor resultado
Agora que você entende o que o Google quer, é hora de escrever um texto significativo com as palavras-chave corretas. Isso não deve ser um grande problema se você blogar sobre algo pelo qual é apaixonado. Afinal, se você escreve sobre um tópico que ama, será fácil mostrar ao Google que seu conteúdo contém o ponto de vista de um especialista!
Eu não sei como escrever conteúdos mais longos
Cada situação é diferente. Entendemos que nem sempre é possível escrever um texto elaborado sobre tudo. Por exemplo, se você possui uma loja online que vende centenas de diferentes peças de computador, pode ser um desafio escrever um texto extenso sobre cada uma.
Nosso conselho: certifique-se de que cada página tenha algum conteúdo introdutório original, em vez de apenas uma imagem e um botão de compra ao lado do preço. Se você vende muitos produtos muito parecidos, também pode optar por otimizar a página da categoria em vez da página do produto, ou usar canonicals para evitar problemas de conteúdo duplicado.