Confira aqui o que você precisa fazer para configurar um e-mail corporativo no Android utilizando o app do Gmail.
Na era da internet, é fato que os e-mails são uma ótima ferramenta de comunicação. Por esse motivo, a procura pelos e-mails corporativos é cada vez maior, e saber como configurar o e-mail corporativo Android é essencial.
Afinal, o e-mail corporativo transmite mais profissionalismo ao cliente, tendo em vista que o nome da própria empresa já aparece no endereço. Além disso, ele também é uma ótima maneira de separar conversas pessoais das profissionais, mas sem criar um distanciamento em relação aos consumidores.
Sabendo disso, aqui neste artigo vamos trazer tudo que você precisa saber sobre como acessar email corporativo no Android. Ficou curioso para saber mais? Então, continue acompanhando e descubra tudo!
Como acessar email corporativo no Android?
Quando temos um endereço dentro da web, comumente já ganhamos também um e-mail profissional e corporativo. A maioria dos pacotes de hospedagem já oferecem essa função, mas caso a sua ainda não tenha é importante primeiro adquirir o e-mail. Para isso, basta entrar em contato com o servidor que já realiza os demais serviços da sua plataforma.
Comumente um e-mail corporativo tem em seu próprio endereço o nome do site do cliente. Eles podem estar relacionados a várias plataformas, como o Outlook ou o Gmail. Em ambos os casos é importante baixar o aplicativo do servidor de origem em seu celular, para depois começar a instalação.
Abaixo, indicamos um passo a passo com todas as etapas que você precisa para configurar e-mail corporativo no Android, seguindo o exemplo do Gmail. Acompanhe!
Passo 1: Baixar o aplicativo do Gmail
O aplicativo do Gmail comumente já vem instalado em todos os celulares que funcionam através do Android. Isso porque esse sistema já exige uma conta Google para configuração do smartphone, sendo assim é bem provável que ele já esteja instalado em seu aparelho.
No entanto, caso você tenha excluído o app, basta fazer o download novamente. Para isso é preciso entrar na Play Store, buscar por “Gmail” e selecionar a primeira opção que aparecerá. Em seguida, clique em “instalar” e aguarde até que o app seja baixado novamente.
Passo 2: Fazer login na sua conta
Após estar com o aplicativo devidamente instalado é preciso fazer login em seu e-mail corporativo.
Para isso, basta abrir o app e preencher as lacunas conforme solicitado, cadastrando seu e-mail, senha e confirmando todas as permissões que forem solicitadas.
No entanto, como comentamos anteriormente, é provável que você já tenha o Gmail com um e-mail próprio cadastrado, o qual foi usado para configurar o Android.
Caso esse seja o caso, não é preciso se preocupar, pois dá para manter duas ou mais contas de e-mail ao mesmo tempo, e em um mesmo dispositivo. Sendo assim, você não precisa tirar seu e-mail pessoal para começar a usar o corporativo.
Para fazer isso, na tela inicial do Gmail, clique na sua foto que estará no canto superior direito. Caso não haja nenhuma foto, estará a representação de um boneco, indicando que você não cadastrou nenhuma imagem no perfil.
Depois de selecionar, clique em “adicionar outra conta” e, logo em seguida, em “outra”.
Ali você deverá colocar o seu endereço de e-mail corporativo e a senha que criou anteriormente. Alguns domínios podem solicitar permissão para acesso, sendo assim, você deve permitir para conseguir fazer o login completo.
Passo 3: Selecione qual opção você deseja para conectar a conta
Quando você preencher todas as informações para login, a próxima página oferecerá duas opções diferentes: o POP3 e o IMAP. A diferença entre ambos é bem significativa; por isso, é necessário prestar bastante atenção na hora da escolha.
A opção do POP3 é voltada para quem trabalha de forma mais individual e deseja liberdade total para mexer em seu e-mail corporativo. Com ela você poderá receber, enviar, escrever, alterar e criar diversos e-mails de forma bem simples e prática, diretamente pelo seu smartphone.
Já a segunda opção é mais voltada para os grupos, quando duas ou mais pessoas irão visualizar e se conectar a mesma conta de e-mail. Nesse sentido, apenas um servidor consegue escrever e enviar e-mails, de modo a manter a conta mais organizada e sem confusões.
Por esse motivo, converse com a sua equipe e decida anteriormente qual a melhor opção para a sua empresa, para que não haja nenhum problema depois de realizar o cadastro.
Nesse tutorial, seguiremos o exemplo fazendo uso da opção POP3, que normalmente é a mais adotada pelos usuários.
Passo 4: Finalize as configurações do e-mail
Neste passo, alguns aplicativos podem funcionar diferente de outros. Algumas contas do Gmail já realizam a configuração completa depois do preenchimento dos dados, no entanto, não é incomum acontecer algum erro nesta parte.
Caso o seu Gmail não conecte diretamente, preencha com “mail.seusite.com.br”. Esse é o padrão de domínio utilizado pela grande maioria das hospedagens, sendo assim, o problema pode ser resolvido rapidamente.
Se esse método não funcionar, recomendamos entrar em contato com o servidor do seu e-mail corporativo, perguntando a melhor maneira de realizar a conexão dentro do Android.
Passo 5: Selecione se deseja a opção de exclusão
Logo em seguida, nas próximas telas, você identificará a seguinte opção: “excluir e-mail do servidor”.
Quando essa caixinha é selecionada, ao entrar em sua conta todos os e-mails e informações anteriores serão imediatamente apagados e transferidos para esse novo dispositivo que você está conectando.
Essa é uma opção bacana para centralizar informações, mas não é indicada para quem armazena muitos dados importantes em seu e-mail. Por esse motivo, caso você deseja manter tudo como estava antes, selecione “nunca” e, logo em seguida, clique em próximo, o que te permitirá avançar para a próxima etapa.
Passo 6: Selecione o servidor da sua hospedagem
Caso você esteja trabalhando com um servidor diferente é necessário realizar a mudança em SMTP. Ali você deve selecionar o servidor da sua hospedagem, o que te permitirá ter mais eficiência e agilidade nessa transmissão de dados dentro do e-mail.
Sendo assim, todos os e-mails que chegarem em seu servidor serão encaminhados diretamente pro seu Gmail. Com isso será possível responder, encaminhar e enviar tudo de forma ainda mais rápida e prática, acelerando todos os processos da sua empresa.
Passo 7: Personalize o seu e-mail como preferir
A próxima etapa de configuração é mais pessoal e deve ser escolhida conforme as suas preferências para trabalhar. Na tela que aparecerá em seguida você poderá personalizar as notificações e as configurações, dois fatores bem importantes para quem deseja se manter sempre ativo no e-mail corporativo.
As notificações se referem aos avisos que chegarão no seu celular, como quando você receber um novo e-mail, por exemplo.
Elas são importantes para garantir que você conseguirá visualizar seus recados de forma rápida e responder imediatamente, o que é essencial em todas as empresas, mas principalmente naquelas que trabalham com vendas.
Já a opção de sincronização se refere a conexão do seu e-mail corporativo com outros apps e contas. Ali você pode selecionar uma vez por dia, por semana, por mês e até mesmo o horário que o processo deve acontecer.
Uma dica bacana é sempre agendar a sincronização para a noite ou madrugada, quando o seu celular não estiver sendo usado. Assim, você não será interrompido em suas atividades normais e nem sofrerá com problemas de conexão.
Passo 8: Finalize realizando as suas configurações pessoais
Depois de selecionar as opções de notificação e sincronização, você estará com quase tudo pronto. O passo número 8 é, na verdade, a última etapa para começar a usar o seu e-mail corporativo diretamente em seu smartphone Android.
Para finalizar é necessário preencher as suas informações pessoais, como o nome completo que deseja colocar em seu e-mail e a foto que aparecerá para os seus clientes.
Aqui é importante ressaltar que quanto mais informações você tiver em seu e-mail, mais credibilidade transmitirá para aqueles que entrarem em contato com você.
Além disso, não esqueça de dar bastante importância para a assinatura do seu e-mail. Ela se trata daquelas informações que aparecerão no final sempre que você enviar uma nova mensagem usando a ferramenta. Uma boa assinatura transmite profissionalismo, além de ser uma ótima maneira de repassar ao cliente a imagem e os valores da sua companhia.
Por isso, invista em uma boa frase que faça sentido com a missão da sua empresa, coloque todos os seus contatos e, por último, garanta que o nome da companhia aparecerá em negrito. Assim, os seus clientes valorizarão ainda mais suas conversas e comunicação via e-mail.
Vale ressaltar também que toda comunicação que você realizar dentro do seu e-mail deve ser extremamente profissional, assim como a estética da conta. Portanto, vale investir bastante tempo nessa etapa, de modo a garantir que a sua conta ficará o mais atrativa possível para todos os consumidores.
Conclusão
Até aqui você já conseguiu perceber que o e-mail corporativo pode ser uma ferramenta importante para você e para o seu negócio.
Afinal, ele transmite credibilidade e garante que seus clientes vão te encontrar de forma mais fácil, sem a necessidade de procurar por suas informações pessoais para fazer contato.
Por esse motivo, configurar e acessar email corporativo no Android é essencial, pois garante que você conseguirá conversar com os seus contatos rapidamente, respondendo às mensagens assim que eles chegarem e, principalmente, mantendo uma atenção constante a todas as conversas que estão acontecendo paralelamente.
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