Se um dia as pessoas já mostraram certa resistência a comprar roupas pela internet, dados mais recentes sobre o mercado de e-commerce no Brasil mostram um cenário diferente.
Hoje, o setor de Moda e Acessórios já ocupa o segundo lugar em número de pedidos no e-commerce, de acordo com dados da 41 ª edição da Webshoppers.
Se você está se perguntando como vender roupas pela internet, trazemos 5 dicas para fazer isso da forma correta e começar agora mesmo!
1 – Encontre um nicho de produto e diferenciação
Sempre que pensamos em como vender roupas pela internet, uma ideia comum que vem em mente é: quanto maior o público, melhor.
Mas a realidade pode ser outra!
Nichar o seu segmento é o segredo para que as pessoas certas comprem mais daquilo que você deseja ofertar.
Isso acontece porque você estará se comunicando da forma correta ao dialogar com seu público alvo.
Por que o nicho te faz vender mais?
Moda é um mercado amplo. Moda feminina, apesar de sugerir uma restrição, continua sendo amplo. Mas, e se falamos de moda feminina para profissionais da saúde?
Restringir o público a um nicho pode parecer a perda de uma fatia de mercado, mas se você deseja saber como vender roupas pela internet, esse é um dos caminhos mais eficientes.
Os números podem surpreender.
No Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, existem mais de dois milhões de profissionais registrados nesta área, sem contar médicos e profissionais de áreas correlatas, como nutrição e psicologia.
Já imaginou em criar uma loja de roupas online com potencial de venda para mais de duas milhões de pessoas?
Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então confira o material que preparamos em áudio no Blog Express:
As vantagens de selecionar um nicho para vender roupas pela internet
- Menor concorrência
- Público muito bem segmentado
- Comunicação específica para a persona ideal
- Melhor uso de palavras-chaves específicas
- Maior possibilidade de diferenciação e exclusividade
2 – Dê um nome para sua loja virtual de roupas
O nome é um fator importante quando pensamos em como vender roupas pela internet.
Afinal, ele deve representar 0 conceito, personalidade e ideia central da marca.
Os pilares para a escolha de um nome para sua loja de roupas
- Ser simples
- Ser icônico
- Ser atemporal
- Estar disponível
O nome de uma marca que irá vender roupas pela internet tem que ser simples, único e de fácil pronúncia. Porém, não significa que precise ser comum.
O nome ideal para sua loja virtual de roupas deve transmitir a personalidade do seu negócio e a forma de se posicionar no mercado.
Muitas marcas são icônicas exatamente pelo caminho que escolheram trilhar ao longo da sua trajetória.
Você deve trabalhar com um nicho para venda, entretanto, não deve esquecer que você irá dialogar com outros stakeholders como investidores, parceiros, fornecedores e etc.
Agora que você já fez um grande brainstorm baseado nos três primeiros pilares, é hora de escolher alguns nomes e checar se estão disponíveis para registro.
A recomendação é: se o domínio que você mais gostou estiver disponível, não hesite em registrá-lo. Afinal, alguém com uma ideia parecida com a sua pode fazer o mesmo!
3 – Monte um plano logístico
Antes de saber como vender roupas pela internet, é importante saber de onde elas vêm, para onde irão e com que prazo, por isso defina:
- Fornecedores
- Investimento inicial
- Documentos necessários
- Regiões que serão atendidas
- Tempo de entrega para cada região atendida
- Valores do frete e condições
- Estoque para envio próprio ou dropshipping
4 – Tenha um capital de giro inicial
Independente do modelo de negócio adotado, é necessário ter um caixa inicial para alguns custos que irão surgir, como:
- Estoque ou custo de compra nas lojas que fazem dropshipping
- Investimento na criação de um e-commerce
- Investimento em marketing
5 – Crie sua loja virtual
Depois que você já definiu nicho, nome, domínio, custos e logística é hora de finalmente criar o seu site, que é o passo final para vender roupas pela internet.
Para criar um site você tem duas opções:
- Contratar um profissional especializado que irá entregá-lo pronto a você
- Fazer você mesmo (a)
Primeiro site: fazer sozinho, contratar um desenvolvedor ou uma agência?
Se você decidir fazer o seu próprio site, sugerimos usar um editor de sites fácil e intuitivo que já possua templates para que você trabalhe colocando sua idéias.
Por isso, veja nesse artigo como o Criador de Sites pode ser uma solução prática!
A divulgação da sua marca de roupas na internet
Agora que você cumpriu todas a etapas e construiu a sua loja virtual, as pessoas precisam saber que ela existe e de um canal de comunicação com a sua loja.
Providencie:
- Endereço de e-mail profissional.
- Criação de perfis nas principais redes sociais (Facebook/ Instagram e etc).
- Anúncios pagos nas redes sociais e no Google Ads para alcançar mais público.