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Quer aprender como vender roupas pela internet? Aqui temos o passo a passo completo com dicas infalíveis para você abrir a sua loja online!

Você já se deu conta que de todas as lojas que existem na internet, um grande número delas vende roupas? Pense em quantas lojas virtuais você conhece e o que elas vendem. No mínimo uma das lojas pensadas será de roupas.

Olhando assim, pode parecer que é fácil vender roupas pela internet. Porém, o cenário é bem concorrido, com lojas virtuais grandes e que possuem lojas físicas maiores ainda. Para participar deste segmento, é necessário conhecer bem o mercado. Descubra aqui como vender roupas pela internet.

O QUE É PRECISO SABER ANTES DE VENDER ROUPAS NA INTERNET?

Antes de começar a vender roupas na internet, procure por um fornecedor que tenha produtos de qualidade. Além disso, você deverá se especializar no produto que pretende vender. Saber diferenciar os tecidos, aprender sobre as orientações de lavagem e secagem que constam na etiqueta, etc.

Seja você a fonte de conhecimento do segmento em que se especializou. Procure sempre estar disposto a dialogar com os clientes e responder suas dúvidas com cordialidade. Alguma pergunta que soe óbvia para você pode básica para o consumidor fechar a compra.

Nada é melhor do que ter conhecimento sobre Marketing Digital para vender pela internet, não é mesmo? Assim como você está lendo esse post, você pode ler muitos outros conteúdos escritos por nós, e que podem ajudá-lo a vender mais.

Para  fazer sucesso na internet, aprenda a mexer nas redes sociais, descubra as diferenças entre cada rede e qual é a linguagem ideal para cada canal. Assim você poderá criar uma imagem forte em todos os pontos de contato com o cliente. Veja como vender roupas pela internet:

Dicas de Marketing Digital

  1. Aposte em boas fotos
  2. Descreva os produtos com clareza
  3. Compartilhe o depoimento positivo de clientes que já compraram de você
  4. Anuncie no Facebook
  5. Faça promoções
  6. Responda as dúvidas dos seguidores
  7. Conheça bem o seu produto e destaque os pontos fortes
  8. Seja criativo e crie conteúdos novos. Nada de repetir fotos e legendas.

BLUSAS, CASACOS E VESTIDOS

Para vender roupas na internet você precisa entender coisas que são básicas para esse segmento, como divulgar fotos de frente e de costas, incluir zoom, escrever as medidas, especificar a cor, descrever o tecido, etc. Veja aqui alguns requisitos para vender roupas online:

1. FOTOS

Quando alguém quer comprar uma roupa que não vai experimentar, pois está comprando pela internet, o mínimo que espera é sentir que sabe que exatamente o que está comprando. Como fazer isso? Olhando todas as fotos do produto, de frente e de costas.

Tem um detalhe lateral? Faça fotos laterais. Tem um forro diferenciado? Faça uma foto da parte interna. Imagine comprar uma camiseta branca e descobrir que tem um dragão nas costas, mas você não sabia porque só tinha fotos da parte da frente da camiseta. As fotos têm que passar as mesmas informações que o cliente veria se estivesse em uma loja de roupas. 

Esta é a foto que você não viu, esta é a foto que você viu

2. ZOOM

Ainda falando em fotos, deixe claro cada detalhe do seu produto e permita que o cliente possa ver a foto em tamanho maior. Assim ele decidirá ali mesmo se gosta do acabamento.

Não espere o produto chegar na casa do cliente e ter que ser enviado de volta para sua loja: gastar com frete é bem mais caro do que se dar ao trabalho de colocar fotos com qualidade e possibilidade de zoom.

Na parte superior o vestido tem uma leve transparência, veja no detalhe

3. MEDIDAS

Se você é ligado em notícias, deve ter ficado sabendo da mulher que comprou um vestido em um site chinês e ficou totalmente insatisfeita com o resultado. Neste caso, a culpa não foi do site, eles ofertaram corretamente o produto. No entanto, a mulher que comprou não tinha o porte físico adequado para o modelo do vestido.

Ou será que a culpa foi do site, que editou a foto e não mostrou como realmente o vestido ficava no corpo da modelo? Dessa forma a mulher foi enganada, pois comprou algo que não ficaria igual nem se ela fosse a própria modelo da foto. Acompanhe a história completa aqui.

Será que a foto do site era manipulada? Não ficou igual

Que isso sirva de exemplo para deixar as medidas extremamente claras no seu site. Faça uma tabelinha de medidas, explique que da parte X até a parte Y a peça mede Z. Vender roupas pela internet é um bom negócio, mas, para dar certo, precisa ser levado a sério. 

Atenção: saiba que nem todas as suas camisetas vão ter as mesmas medidas, então você vai precisar fazer uma tabela para cada marca ou modelo de camisetas, para que o tamanho informado seja o mesmo que será entregue na casa do cliente.

Outra coisa interessante é dar prioridade para fotos com modelos ou manequins, porque quando tem alguém dentro da roupa, você consegue ter uma noção melhor do tamanho dela. Deixe claro na descrição qual é o tamanho que está na foto, assim o cliente não pega o GG achando que vai ficar justinha no corpo como na foto, que era um tamanho M.

Todas as fotos são da mesma loja, a percepção de uma mesma roupa muda, só pelo fato de ter alguém dentro da roupa, mesmo que seja um manequim

4. COR

Ninguém quer comprar uma camiseta azul pensando que é verde. Então, mesmo que a cor fique clara nas fotos, diga sempre por escrito. Nem todos os monitores são calibrados da mesma forma, então cores parecidas podem parecer outras cores.

Cuidado com os estampados, mesmo que você diga floral, em algum momento especifique: fundo azul com flores amarelas. Assim o cliente pode ter certeza que essa é a cor mesmo. Dessa forma você nunca poderá ser acusado de enganação, pois a cor do floral estava descrita com detalhes. Não era apenas uma foto de base e a palavra floral na descrição.

Fundo azul marinho, com flores vermelhas, amarelas, cor de rosa e azul turquesa. Pensou que o fundo era preto né?

5. DESCRIÇÃO

Além de todos estes itens que já mencionamos, suas peças de roupa precisam de descrição. Coloque o tipo de tecido de cada peça. Numa foto nem sempre fica claro se é algodão ou poliéster.

Além da descrição técnica da roupa, pense em como você pode convencer o cliente a comprar seu produto usando os atributos que ele tem. Ideal para dias quentes, para usar nas festas, etc. Bote sua imaginação para funcionar, mas cuidado: não prometa coisas que não podem ser realizadas.

BRECHÓ, ATACADO E SHOPPING

Bom, agora que você viu os itens básicos de como vender roupas, vamos ir um pouco mais além. Você pode fazer combinações e looks com as roupas disponíveis no site: esta calça pode combinar com X, Y e Z blusas. Você também pode configurar os produtos relacionados do seu site, que geralmente mostram que quem levou isso, também comprou aquilo.

Use este recurso para dizer que calças cintura alta combinam com blusas mais curtas e relacione as blusas nesse estilo que você tem. Não precisa ser todas, 3 ou 4 já está de bom tamanho.

A mesma calça, três combinações. Isso também é um argumento de venda

Se você vai vender roupas, precisa entender um pouco de moda, saber que tipo de roupa combina. Quais são as tendências do momento, mesmo que elas não se apliquem ao seu público-alvo.

Como já foi dito antes, existem várias lojas virtuais de roupas. Então faça com que sua loja seja especial – e quando a gente diz especial, estamos dizendo para ir além do básico. Ofereça um estilo específico.

Sua loja pode se diferenciar de várias formas, cabe a você escolher qual delas combina mais com o estilo do seu e-commerce. Se você vende roupas de academia, tem grandes chances de os seus clientes gostarem de musculação, então fale sobre esse assunto. 

Dessa forma você vai estar falando a mesma língua do seu público e gerando identificação. Pesquise matérias e dicas, publique no blog, nas redes sociais ou até mesmo envie algumas dicas junto com o produto para a casa do cliente. Além disso, você pode se especializar em outros nichos, como brechó online. 

E claro, fique sempre de olhos bem abertos observando seus concorrentes. Você precisa saber o que eles estão fazendo, precisa saber onde você está acertando e onde eles estão errando. Viu algo novo? É útil? Você pode usar também? Então coloque no seu e-commerce sem medo, a menos que seja algo com marca registrada. Bom, quanto a observar seus concorrentes, baixe nossa tabela para facilitar as coisas.

Use os recursos que você tem a seu favor. Já pensou usar o YouTube para mostrar suas roupas? Quem sabe mini desfiles, ou até mesmo as roupas no manequim enquanto você mostra todos os detalhes de perto. Quer mais motivos para usar o YouTube? Veja abaixo.

QUER AUMENTAR VENDAS DA LOJA DE ROUPA ONLINE?

Muitas vezes, o aumento da procura pelo comércio eletrônico está relacionado com a rotina acelerada que temos, com dias corridos e pouco tempo livre para irmos em busca de produtos em shoppings ou em lojas de rua.

Outro motivo que desperta o interesse nas compras virtuais é o preço competitivo que os comércios eletrônicos oferecem. Além disso, através do e-commerce é possível comprar em lojas de qualquer parte do mundo. 

Apesar dessas vantagens, você sabia que ainda tem gente que prefere comprar em lojas físicas? De acordo com estas pessoas, os preços até podem ser um pouco mais salgados do que os encontrados no e-commerce, mas a loja de shopping ou de rua proporciona vantagens como:

  • possibilitar a troca rápida
  • ter produtos a pronta entrega 
  • poder avaliar os produtos antes de efetuar a compra
  • provar os aparelhos, roupas e demais produtos

Não é de hoje que os empreendedores online se esforçam para mostrar que a compra nas lojas virtuais é segura e proporciona muitos benefícios. E essa preocupação é realmente importante: as lojas virtuais precisam demonstrar que oferecem as mesmas facilidades das lojas físicas e que são seguras tanto para comprar quanto para trocar os produtos.

As lojas de roupas online são um dos segmentos do comércio eletrônico que mais se empenham em oferecer um atendimento de qualidade e produtos incríveis. Mesmo assim, não é fácil aumentar as vendas de uma loja de roupas online.

Você também está nesse barco? Quer aumentar as vendas da loja de roupas online e não sabe como fazer isso? Fique de olho nas dicas que separamos para você:

Aprenda como vender roupas pela internet com 6 dicas

Quando falamos em dicas para aumentar as vendas, a primeira impressão é que estamos falando apenas de ideias incríveis para aumentar o volume de produtos vendidos. Mesmo que este seja o objetivo mor, existem outras questões envolvidas, como, por exemplo, aumentar as vendas com maior margem de lucro. 

Mas vamos deixar esse assunto para depois. Eis aqui algumas dicas bacanas para você potencializar as vendas e aumentar a sua receita mensal:

1. SER LEMBRADO

Se você quer ser lembrado, deve posicionar a sua marca na mente dos consumidores. Independente do produto que você vende ou do serviço que oferece, é fundamental que as pessoas lembrem do seu rótulo, do seu logotipo ou de algum outro ponto positivo que possa influenciar a compra no varejo online. 

Ser lembrado é fundamental para quem quer empreender na internet. E o motivo é simples: quanto melhor for o posicionamento da sua loja na mente dos consumidores, mais vendas você fará.

2. CONHECER O PÚBLICO-ALVO

Esta dica já é batida, mas relembrá-la nunca é demais. E você sabe o motivo disso? Muitos empreendedores digitais esquecem de conhecer o perfil de seus consumidores e acabam sucumbindo no meio do caminho. 

Manter uma loja virtual e aumentar as vendas do varejo não é fácil. Mas, com certeza, o caminho para isso é conhecer quais são as necessidades e as preferências do seu público-alvo, para assim garantir o total atendimento das demandas. 

3. QUERER SER O MELHOR

Se você quer aumentar as vendas da sua loja virtual, deve buscar excelência. Quando o assunto é chamar a atenção dos consumidores, não pense em ter um e-commerce visto como “uma boa opção”. Dedique-se a ser o melhor do segmento. 

Você deve estar se perguntando: “o que eu tenho que fazer para ser a melhor opção?”. Para ser referência para os consumidores, a sua loja virtual deve oferecer produtos de ótima qualidade, estar atenta às tendências do mercado e ter vantagens competitivas, que possam motivar os clientes a comprar de você. 

Ter um ou mais diferenciais é o que fará com que as pessoas lembrem que sua loja existe e, mais do que isso, queiram comprar de você. Foque no atendimento, na qualidade das roupas que vende e em outros diferenciais e prepare-se para arrasar no mundo virtual!

4. SURPREENDER OS OLHOS DOS CLIENTES

Até parece clichê, mas surpreender os olhos dos clientes é um dos fatores que fará a sua loja alavancar as vendas. Em uma loja física, os consumidores prestam atenção na vitrine. Em uma loja virtual, olham as fotografias. Por isso, é fundamental investir em imagens bonitas, bem produzidas, com boa resolução e que mostrem detalhes sobre os produtos.

O layout do e-commerce também deve ser atraente. Seu negócio deve ter uma navegação intuitiva, apresentar produtos com informações completas e oferecer facilidades para efetuar o pagamento. Esses são apenas alguns dos fatores que fazem seus clientes voltarem à sua loja virtual e quererem comprar de você.

5. OFERECER UM ATENDIMENTO ÁGIL

Um dos itens que não pode faltar na sua loja virtual é um chat de atendimento ao cliente. Ele facilita a comunicação e possibilita o contato entre clientes e loja. Além disso, ele contribui para que os consumidores percebam que podem contar com você para tirar as dúvidas e também para realizar uma compra segura. 

Aliás, a segurança é um dos aspectos mais importantes para os consumidores. Dedique-se a criar uma atmosfera de confiança entre você e seus clientes e certamente eles comprarão mais vezes e ainda recomendarão a sua loja para os amigos. O bom e velho boca a boca ainda funciona muito bem. 

6. DEFINIR O PRAZO DE FRETE

Você sabia que muitos consumidores deixam de comprar em lojas virtuais que não dão uma estimativa sobre o prazo de entrega? Definir a estimativa do frete é fundamental para que os clientes se sintam seguros em realizar a compra. 

Mesmo que a previsão de entrega não seja rápida, informe aos seus clientes para que eles saibam quanto tempo terão que esperar até receber a encomenda. Isso é jogar limpo com o consumidor.  

Gostou das nossas técnicas para vender roupas na internet? Se você tem interesse em trabalhar com esse segmento, que tal refletir sobre o tipo de roupa que gostaria de vender, para qual público-alvo pretende se dirigir e como pode encantar esses consumidores? Para criar um e-commerce sólido, é muito importante pensar nesses itens com calma e cautela.

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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