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Quer aprender como vender roupas pela internet? Aqui temos o passo a passo completo com dicas infalíveis para você abrir a sua loja online!

Você já se deu conta que de todas as lojas que existem na internet, um grande número delas vende roupas? Pense em quantas lojas virtuais você conhece e o que elas vendem. No mínimo uma das lojas pensadas será de roupas.

Olhando assim, pode parecer que é fácil vender roupas pela internet. Porém, o cenário é bem concorrido, com lojas virtuais grandes e que possuem lojas físicas maiores ainda. Para participar deste segmento, é necessário conhecer bem o mercado. Descubra aqui como vender roupas pela internet.

O que é preciso saber anes de vender roupas na internet?

Antes de começar a vender roupas na internet, procure por um fornecedor que tenha produtos de qualidade. Além disso, você deverá se especializar no produto que pretende vender. Saber diferenciar os tecidos, aprender sobre as orientações de lavagem e secagem que constam na etiqueta, etc.

Seja você a fonte de conhecimento do segmento em que se especializou. Procure sempre estar disposto a dialogar com os clientes e responder suas dúvidas com cordialidade. Alguma pergunta que soe óbvia para você pode básica para o consumidor fechar a compra.

Nada é melhor do que ter conhecimento sobre Marketing Digital para vender pela internet, não é mesmo? Assim como você está lendo esse post, você pode ler muitos outros conteúdos escritos por nós, e que podem ajudá-lo a vender mais.

Para  fazer sucesso na internet, aprenda a mexer nas redes sociais, descubra as diferenças entre cada rede e qual é a linguagem ideal para cada canal. Assim você poderá criar uma imagem forte em todos os pontos de contato com o cliente.

O que é importante considerar ao vender roupas na internet?

Para vender roupas na internet você precisa entender coisas que são básicas para esse segmento, como divulgar fotos de frente e de costas, incluir zoom, escrever as medidas, especificar a cor, descrever o tecido, etc. Veja aqui alguns requisitos para vender roupas online:

1. Fotos

Quando alguém quer comprar uma roupa que não vai experimentar, pois está comprando pela internet, o mínimo que espera é sentir que sabe que exatamente o que está comprando. Como fazer isso? Olhando todas as fotos do produto, de frente e de costas.

Tem um detalhe lateral? Faça fotos laterais. Tem um forro diferenciado? Faça uma foto da parte interna. Imagine comprar uma camiseta branca e descobrir que tem um dragão nas costas, mas você não sabia porque só tinha fotos da parte da frente da camiseta. As fotos têm que passar as mesmas informações que o cliente veria se estivesse em uma loja de roupas. 

Esta é a foto que você não viu, esta é a foto que você viu

2. Zoom

Ainda falando em fotos, deixe claro cada detalhe do seu produto e permita que o cliente possa ver a foto em tamanho maior. Assim ele decidirá ali mesmo se gosta do acabamento.

Não espere o produto chegar na casa do cliente e ter que ser enviado de volta para sua loja: gastar com frete é bem mais caro do que se dar ao trabalho de colocar fotos com qualidade e possibilidade de zoom.

Na parte superior o vestido tem uma leve transparência, veja no detalhe

3. Medidas

Se você é ligado em notícias, deve ter ficado sabendo da mulher que comprou um vestido em um site chinês e ficou totalmente insatisfeita com o resultado. Neste caso, a culpa não foi do site, eles ofertaram corretamente o produto. No entanto, a mulher que comprou não tinha o porte físico adequado para o modelo do vestido.

Ou será que a culpa foi do site, que editou a foto e não mostrou como realmente o vestido ficava no corpo da modelo? Dessa forma a mulher foi enganada, pois comprou algo que não ficaria igual nem se ela fosse a própria modelo da foto. Acompanhe a história completa aqui.

Que isso sirva de exemplo para deixar as medidas extremamente claras no seu site. Faça uma tabelinha de medidas, explique que da parte X até a parte Y a peça mede Z. Vender roupas pela internet é um bom negócio, mas, para dar certo, precisa ser levado a sério. 

Outra coisa interessante é dar prioridade para fotos com modelos ou manequins, porque quando tem alguém dentro da roupa, você consegue ter uma noção melhor do tamanho dela. Deixe claro na descrição qual é o tamanho que está na foto, assim o cliente não pega o GG achando que vai ficar justinha no corpo como na foto, que era um tamanho M.

Todas as fotos são da mesma loja, a percepção de uma mesma roupa muda, só pelo fato de ter alguém dentro da roupa, mesmo que seja um manequim

4. Cor

Ninguém quer comprar uma camiseta azul pensando que é verde. Então, mesmo que a cor fique clara nas fotos, diga sempre por escrito. Nem todos os monitores são calibrados da mesma forma, então cores parecidas podem parecer outras cores.

Cuidado com os estampados, mesmo que você diga floral, em algum momento especifique: fundo azul com flores amarelas. Assim o cliente pode ter certeza que essa é a cor mesmo. Dessa forma você nunca poderá ser acusado de enganação, pois a cor do floral estava descrita com detalhes. Não era apenas uma foto de base e a palavra floral na descrição.

Fundo azul marinho, com flores vermelhas, amarelas, cor de rosa e azul turquesa. Pensou que o fundo era preto né?

5. Descrição

Além de todos estes itens que já mencionamos, suas peças de roupa precisam de descrição. Coloque o tipo de tecido de cada peça. Numa foto nem sempre fica claro se é algodão ou poliéster.

Além da descrição técnica da roupa, pense em como você pode convencer o cliente a comprar seu produto usando os atributos que ele tem. Ideal para dias quentes, para usar nas festas, etc. Bote sua imaginação para funcionar, mas cuidado: não prometa coisas que não podem ser realizadas.

Como aumentar vendas da loja de roupa online?

Muitas vezes, o aumento da procura pelo comércio eletrônico está relacionado com a rotina acelerada que temos, com dias corridos e pouco tempo livre para irmos em busca de produtos em shoppings ou em lojas de rua.

Outro motivo que desperta o interesse nas compras virtuais é o preço competitivo que os comércios eletrônicos oferecem. Além disso, através do e-commerce é possível comprar em lojas de qualquer parte do mundo. 

Apesar dessas vantagens, você sabia que ainda tem gente que prefere comprar em lojas físicas? De acordo com estas pessoas, os preços até podem ser um pouco mais salgados do que os encontrados no e-commerce, mas a loja de shopping ou de rua proporciona vantagens como:

  • possibilitar a troca rápida
  • ter produtos a pronta entrega 
  • poder avaliar os produtos antes de efetuar a compra
  • provar os aparelhos, roupas e demais produtos

Gostou das nossas técnicas para vender roupas na internet? Se você tem interesse em trabalhar com esse segmento, que tal refletir sobre o tipo de roupa que gostaria de vender, para qual público-alvo pretende se dirigir e como pode encantar esses consumidores? Para criar um e-commerce sólido, é muito importante pensar nesses itens com calma e cautela.

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  • O que é importante considerar ao vender roupas na internet?

    • 1. Fotos

    • 2. Zoom

    • 3. Medidas

    • 4. Cor

    • 5. Descrição

  • Como aumentar vendas da loja de roupa online?

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  • Loja HostGator

Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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