Aprenda como vender os seus produtos digitais ou como vender como afiliado com esse guia completo de Como vender na Hotmart.
A digitalização dos negócios gera experiências cada vez mais inovadoras e valiosas, tanto para consumidores, quanto para vendedores. Um fenômeno que exemplifica isso é o surgimento do produto digital, que é disponibilizado, vendido e consumido na internet. Estamos falando de cursos, e-books, softwares e muitos outros produtos que podem ser vendidos na Hotmart.
Conhecida por estimular o empreendedorismo e iniciativas de EAD, a Hotmart permite que os usuários usem da criatividade para criar produtos de acordo com seus conhecimentos ou áreas de expertise, facilitando o alcance do nicho de mercado adequado. Para isso, faz uso de um modelo comercial interessante, que envolve produtores e afiliados.
Com uma boa estratégia de vendas, é possível transformar a plataforma em uma nova fonte de renda e utilizar seus recursos para expandir seu alcance digital. Mas, afinal, como vender na Hotmart?
Neste texto, preparamos um passo a passo para guiar seu processo. Continue lendo para aprender mais sobre os benefícios da plataforma e conhecer as práticas e ferramentas mais relevantes!
O que é a Hotmart e como funciona?
Antes de falarmos sobre como vender na Hotmart, vamos explicar um pouco sobre essa plataforma. Em resumo, a Hotmart foi criada em 2011 para distribuir conteúdos digitais. Nela, é possível cadastrar itens como livros eletrônicos e cursos online, permitindo que usuários de diversas localizações acessem o conteúdo de maneira remota.
Com isso, pessoas especializadas em diferentes áreas de conhecimento podem criar conteúdos digitais e vendê-los na Hotmart.
Não é à toa que na plataforma encontram-se materiais de muitos setores, como saúde, comunicação, marketing, viagens, finanças, etc.
E se você quer entender como vender na Hotmart, saiba que há mais de uma maneira de ganhar dinheiro com a plataforma.
A primeira é por meio do perfil de produtor, cadastrando e vendendo um produto de sua autoria na plataforma. Já a segunda é atuando como afiliado, ou seja, vendendo o produto de terceiros e ganhando uma comissão a cada pedido realizado. Falaremos mais sobre as duas modalidades ao longo desse texto.
A Hotmart conta com uma série de ferramentas para simplificar a participação dos usuários, deixando a plataforma de vendas completa e assertiva. Veja aqui alguns recursos:
- Área de membros: ambiente para ministrar cursos online;
- Pagamentos: sistema de pagamentos completo e seguro, com alta taxa de aprovação;
- Programa de afiliados: divulgação de produtos por afiliados que ganham comissão;
- Editor de páginas: personalização da página do produto;
- Analytics: acesso a dados de vendas, clientes e desempenho;
- Estratégia de vendas: integração do provedor de e-mail marketing à plataforma da Hotmart
Quais são as vantagens de vender na Hotmart?
A Hotmart é uma solução completa que possibilita a produção, distribuição e venda de produtos em uma só plataforma. Para isso, oferece ao usuário uma interface extremamente intuitiva, além de diversos recursos que auxiliam todo o processo. A vida do vendedor é facilitada desde o primeiro contato: o momento do cadastro.
O formulário de cadastro é gratuito e bastante simples, assim como todas as atividades dentro da plataforma. Dessa maneira, até os menos experientes nesse modelo de negócio podem atingir resultados favoráveis. Para melhorar, é possível acessar materiais de apoio, como vídeoaulas gravadas especialmente para auxiliar o produtor a desenvolver seu produto da melhor forma possível.
Aqui, é interessante destacar a ausência de um padrão específico entre os produtores que atuam na Hotmart. Justamente por conta de sua interface prática, o software permite (e incentiva) que pessoas de diversas áreas, com diversas formações e experiências de vida, produzam seus conteúdos e o disponibilizem para venda.
Ou seja, não importa se você é um chef de cozinha que pretende compartilhar conhecimentos sobre receitas ou um professor universitário disposto a oferecer cursos especializados, as melhores ferramentas vão ajudá-lo a desenvolver seu produto.
Quando pronto, o produto pode ser disponibilizado para venda imediatamente, também de forma gratuita. Essa isenção de taxas, aliás, é outra das vantagens da Hotmart. Não existem custos fixos: o produtor é cobrado apenas uma pequena porcentagem das vendas que realiza.
Além disso, para aumentar o volume de transações, é possível contar com a famosa rede de afiliados. Trata-se de um grupo de vendedores registrados na plataforma que podem atuar como representantes de venda, comercializando seu produto em suas próprias redes de contato e, assim, expandindo seu alcance.
Fazer parte do grupo de afiliados também tem suas vantagens. O cadastro é igualmente gratuito e o usuário tem acesso a uma vasta gama de produtos, podendo selecionar com cuidado os que quer vender. Para cada venda, é claro, os afiliados recebem uma comissão que varia de acordo com o valor da transação.
A plataforma oferece uma estrutura completa para que o relacionamento entre produtores e afiliados seja seguro e proveitoso. Todas as vendas são rastreadas do início ao fim, garantindo a distribuição correta de comissões.
Esse mapeamento, aliás, não se resume às transações. Com o sistema de acompanhamento de vendas da Hotmart, é possível acessar dados e relatórios sobre o seu desempenho, seja como vendedor, seja como negócio. Esses insights são fundamentais para identificar formas de aprimorar a sua abordagem e alcançar melhores resultados.
Por fim, não é preciso se preocupar com a entrega do produto, que é automaticamente enviado no momento que a compra é concluída. Em todo caso, caso ocorra qualquer tipo de imprevisto, o suporte da Hotmart oferece atendimento de alta qualidade.
Como vender na Hotmart: passo a passo
Vamos à pergunta que mais importa: como vender na Hotmart? Essa plataforma tem como objetivo simplificar a inclusão dos produtos e, da mesma forma, potencializar o acesso dos usuários ao conteúdo lá cadastrado. Por isso, podemos dizer que vender na Hotmart é tão simples quanto vender num marketplace.
Aliás, essa é uma comparação válida, já que a estrutura da Hotmart equivale a de um marketplace de produtos digitais – uma vez que os itens vendidos por lá são principalmente livros eletrônicos e cursos online. Ou seja: quem procura por algum material digital de uma área específica provavelmente vai fazer recorrer ao Hotmart.
Vale saber, porém, que o criador do conteúdo ou o afiliado são responsáveis pela divulgação do material que está à venda na plataforma. Sim, não basta apenas criar o material e cadastrá-lo na Hotmart – também é preciso divulgá-lo em canais de comunicação onde o seu público-alvo participa. Veja alguns exemplos de canais em que você pode fazer isso:
- Site pessoal;
- Instagram;
- Facebook;
- YouTube;
- WhatsApp;
- E-mail marketing.
Quanto mais forte for a sua imagem nas redes sociais e em outros pontos de contato com o seu público-alvo, maiores serão as possibilidades de conversão, ou seja, de as pessoas que o acompanham e o admiram comprarem o seu produto. Justamente por isso é que é necessário manter as suas redes integradas, com um conteúdo alinhado ao que você aborda no seu infoproduto.
No caso de um nutricionista que transforma parte da sua dissertação de mestrado sobre alergias alimentares em um livro eletrônico, caberá a ele entrar em contato com pessoas que possam se interessar pelo conteúdo. Se as suas redes sociais forem seguidas por profissionais do mesmo segmento, o canal poderá ser propício para a divulgação.
No entanto, se o Facebook e o Instagram desse profissional reunirem pessoas leigas que estão interessadas em conteúdos mais superficiais sobre alimentação, não será uma boa estratégia falar sobre o e-book por lá, já que não se trata do público-alvo do produto. Assim, o contato por e-mail e WhatsApp com colegas de profissão poderá ser mais assertivo.
Ou seja: a estratégia de divulgação que será adotada é tão importante quanto o conteúdo do material desenvolvido. Justamente por isso é que entram os afiliados, que são pessoas que já tem participação em determinados grupos, podendo conseguir uma visualização mais reforçada.
Mas, afinal, o que é necessário fazer para vender na Hotmart? Veja aqui os passos:
1. Acesse o site Hotmart e cadastre-se
Como vender na Hotmart? O primeiro passo para vender nessa plataforma é fazer o seu cadastro. Para isso, será necessário informar o nome completo, o e-mail e a senha que será utilizada na plataforma. Também é possível se cadastrar por lá a partir das suas credenciais do Facebook.
2. Verifique a senha de acesso para a plataforma
O passo seguinte para quem quer saber como vender na Hotmart será verificar a senha e acessar a plataforma. Assim, terá acesso ao painel de controle, onde estão todas as funções disponíveis do Hotmart, como cadastrar um produto, se afiliar a um produto ou comprar um produto.
3. Cadastre-se na Hotmart como Produtor ou Afiliado
Como você viu ao longo do texto, existem duas formas de lucrar na Hotmart. O próximo passo é definir em qual delas você pretende se inserir. Lembre-se: os produtores são os responsáveis por desenvolver e disponibilizar o produto, enquanto os afiliados agem como vendedores comissionados.
Para atuar como um deles, você precisará preencher algumas novas informações. Para fazer isso, clique no seu avatar, localizado no canto superior direito, selecione “minha conta” e vá até os dados pessoais. Será preciso informar, por exemplo, o seu endereço completo, telefone e CPF (ou CNPJ, em caso de pessoa jurídica).
Nada impede que alguém atue como produtor e afiliado ao mesmo tempo, mas é preciso notar algumas diferenças nos processos de cada modalidade.
Cadastro como afiliado
Crie seu perfil de afiliado e busque por produtos do seu interesse, que você considere ideais para promover. Antes de escolher, é recomendado avaliar a pontuação blueprint, que é uma função de classificação da plataforma calculada a partir de critérios específicos. Depois de selecionar o produto, é preciso solicitar a afiliação.
Quando aprovada, você receberá um hotlink que deve ser utilizado na divulgação de produtos. Esse link é o que será responsável por rastrear quantas pessoas realizam a compra da solução por meio da sua recomendação.
Cadastro como produtor
Caso deseje vender a sua própria ideia, escolha o seu nicho de mercado e utilize os recursos Hotmart para desenvolver o produto digital. Antes de inscrever o produto na plataforma, defina seu formato e, então, realize o upload. Depois, você pode iniciar a divulgação para atrair vendas e começar a receber rendimentos,
Seja como produtor, seja como afiliado, é importante conhecer os melhores recursos disponíveis para fazer sucesso na plataforma. Falaremos de alguns deles no próximo tópico!
Quais ferramentas usar para vender na Hotmart?
Toda plataforma de vendas conta com diferentes recursos, aplicações e integrações que podem ser utilizadas para otimizar a experiência do usuário e auxiliar no aumento de seus resultados. Saber quais ferramentas utilizar e como fazer o melhor uso delas é, muitas vezes, a diferença entre uma estratégia regular e uma muito bem-sucedida.
A Hotmart é compatível com diversas soluções digitais fundamentais para ampliar seu alcance, melhorar sua gestão de leads e aumentar sua capacitação como vendedor. Confira as ferramentas imprescindíveis para vender na plataforma!
Hotmart Sparkle
O Hotmart Sparkle é um aplicativo 100% gratuito que pode ser utilizado em sistemas IOS e Android. Trata-se de uma solução para centralizar a produção de conteúdo em um ambiente altamente interativo. É possível criar e participar de comunidades, mais ou menos como em uma rede social.
A diferença é que o app não utiliza algoritmos para filtrar o conteúdo oferecido aos usuários. Em outras palavras, você não precisa se preocupar com o alcance da sua conta: suas publicações chegarão a 100% da sua audiência dentro da rede.
As comunidades, além de fundamentais para a troca de conhecimento e engajamento, podem ser transformadas em premium. Esse recurso dá aos produtores de conteúdo uma oportunidade valiosa de rentabilizar suas estratégias, cobrando uma espécie de assinatura para o acesso a determinados conteúdos.
Playbox
Se você consultar qualquer profissional de marketing, ouvirá que vídeos são o futuro do marketing na internet. Isso é respaldado por números: de acordo com um levantamento da Wyzowl, 66% dos consumidores dão preferência a conteúdos em formato audiovisual. Agora, imagine se você pudesse inserir botões de checkout dentro de um vídeo.
Essa é a proposta da Playbox, ferramenta que já faz sucesso entre produtores e afiliados Hotmart. Com a aplicação, é possível incluir um CTA em qualquer momento do vídeo, levando os que clicarem a uma página de checkout. Essa é uma oportunidade de atingir o consumidor no momento-chave, aumentando a taxa de conversão.
HotLeads
Como você deve ter percebido pelo nome, a HotLeads é uma ferramenta de gerenciamento de leads integrada à plataforma Hotmart. Ela facilita o rastreamento de cada contato, identificando leads de acordo o afiliado responsável por elas e outras diversas características, como:
- Nacionalidade;
- Browser utilizado;
- Fonte de acesso;
- Data de contato;
- Dispositivo.
A HotLeads também oferece relatórios detalhados que podem ser fundamentais na otimização da sua estratégia. Com os dados capturados, você pode realizar uma análise em tempo real sobre o comportamento dos seus leads. Além disso, produtores têm acesso a informações sobre a performance de seus afiliados, possibilitando uma avaliação de desempenho.
ListBoss
Um dos pilares das vendas na internet é o uso estratégico de e-mails. A ListBoss permite que você realize a integração entre sua conta hotmart e sua plataforma de e-mail marketing, facilitando a automação de toda a estratégia. Com isso, você economiza um tempo valioso, que pode ser investido em atividades mais lucrativas.
Além de agilizar seus processos, a ferramenta atinge positivamente a performance das suas abordagens de venda. Isso porque possibilita a segmentação de leads e o envio de mensagens personalizadas, aumentando consideravelmente as chances de conversão.
Com e-mails personalizados para pessoas que abandonaram o carrinho, por exemplo, você pode recuperar oportunidades valiosas. No outro extremo, mensagens programadas para o pós-venda são fundamentais para encorajar o usuário a continuar utilizando o produto.
Funil de vendas
Você provavelmente já ouviu falar do conceito de funil de vendas. Trata-se de uma representação da jornada de compra do consumidor, que possibilita que você visualize em que situação se encontram os seus leads. Diferenciar os que estão mais próximos de realizar a compra dos que mal conhecem seu produto é fundamental para utilizar abordagens certeiras.
O Hotmart oferece uma ferramenta de funil de vendas. Para utilizá-la, o produtor deve contar com dois ou mais produtos registrados na plataforma. A configuração é consideravelmente simples e pode ser decisiva para o alcance de melhores resultados.
Como começar a vender produtos digitais na Hotmart?
Como vender na Hotmart e ganhar dinheiro com isso? Se você quer produzir um conteúdo digital, primeiro deve pensar em uma área em que possa compartilhar o seu conhecimento de forma que desperte o interesse de outras pessoas. Para deixar isso mais palpável, vamos dar alguns exemplos de conteúdos que fazem sucesso na Hotmart:
Escolha um dos formatos que podem ser vendidos
Saúde e alimentação
Excelente para nutricionistas que queiram compartilhar conteúdo sobre as suas áreas de atuação, como reeducação ou alergias alimentares, ou para profissionais da gastronomia que queiram compartilhar receitas. Nesse caso, é possível segmentar o conteúdo, como, por exemplo, “receitas veganas”, “receitas com gostinho de casa de vó”, “receitas de Páscoa”, etc.
Negócios e carreira
Espaço para profissionais de áreas como recursos humanos, psicologia, administração e finanças falarem sobre perspectivas do mercado, entrevistas de emprego, recolocação profissional, investimentos para leigos, etc.
Conteúdo técnico
Também existe a alternativa de profissionais das mais variadas áreas de conhecimento criarem livros eletrônicos ou cursos focados somente em pessoas do seu segmento que queiram aprofundar o conhecimento. Esse tipo de conteúdo pode ser criado por engenheiros, arquitetos, físicos, etc.
Na verdade, a Hotmart oferece tantas possibilidades quanto a criatividade mandar, já que o produtor do conteúdo será o responsável pela criação do material, o que também inclui a diagramação ou, no caso dos vídeos, a gravação. É importante destacar que assim como o conteúdo precisa ter qualidade, a sua apresentação também deve ser excelente.
Isso confere profissionalismo ao material, gerando valor agregado, ou seja, reforçando a ideia de que se os aspectos sensoriais são bons, os conteúdos ali registrados também têm valor.
Ebooks
Esses são uns dos produtos digitais com maior demanda na Hotmart. Existe a possibilidade de o produtor de conteúdo disponibilizá-lo de maneira gratuita ou cobrar um valor pelo download, que ocorre de maneira instantânea após a confirmação do pagamento. Os livros eletrônicos podem ser criados em PDF ou podem ser disponibilizados em formatos específicos para leitores digitais, como Kindle e Kobo.
Cursos online
Aqui está outra modalidade popular na Hotmart, justamente porque permite que um profissional compartilhe o seu conhecimento com um grande número de pessoas, que podem estar em diferentes localizações geográficas. Em geral, os profissionais disponibilizam materiais de apoio em PDF e algum meio de contato direto, como grupo de WhatsApp, para que os alunos aproveitem o conteúdo de maneira integral.
Invista em tráfego pago
Independentemente do produto que você escolher comercializar, será fundamental encontrar formas de levar potenciais consumidores até ele. Como fazer o seu cliente ideal chegar na página de checkout?
Uma das formas é investir em tráfego pago. Ferramentas de anúncios como o Google Ads permitem que você alcance um público amplo e, mais importante, adequado ao seu produto. Isso é possível a partir das funcionalidades de segmentação de audiência.
Aposte no tráfego orgânico
Nem todo mundo conta com o orçamento necessário para investir em tráfego pago. E, mesmo os que investem, precisam encontrar outras formas de levar visitantes às páginas.
É aí que entra o tráfego orgânico. Um dos métodos mais utilizados para obtê-lo é o marketing de conteúdo, que combina a produção de materiais qualificados com técnicas de SEO para colocar seus produtos nas páginas de resultados de buscadores.
Aplique as boas práticas do mercado digital
Finalmente, é preciso ter sempre em mente as boas práticas do mercado digital. Preze pela experiência dos seus consumidores e você provavelmente alcançará maiores índices de sucesso. Lembre-se que a internet é um ambiente no qual feedbacks positivos e negativos nutrifazem muita diferença na decisão de compra dos usuários.
Como vender na Hotmart é uma atividade repleta de vantagens tanto para produtores quanto para afiliados, é possível que você já esteja planejando utilizar a plataforma. Lembre-se que, assim como em qualquer tipo de mercado, seus resultados dependem da sua capacidade de aplicar as melhores práticas e técnicas disponíveis.