Veja aqui um guia completo sobre como vender joias pela internet e quais são as dicas essenciais para obter sucesso neste nicho.
Na hora de montar sua loja virtual, muitas pessoas acabam optando por vender joias. Afinal, é um produto fácil de encontrar fornecedor, não é pesado e pode ser transportado em embalagens pequenas. Mas cuidado: abrir uma loja virtual desse nicho não é tão simples quanto parece.
É por isso que preparamos este artigo com dicas essenciais de como vender joias pela internet. Continue acompanhando a leitura!
Vale a pena abrir uma Joalheria online?
Se você for vender joias, irá vender produtos mais caros. Portanto, antes de abrir uma joalheria online, você precisa considerar alguns fatores. O principal deles é a preocupação com o retorno dos clientes. Afinal, ninguém vai comprar um brinco de pérolas todo mês. Você precisa ter estratégias para não ficar sem vendas e conseguir sustentar sua loja quando o volume de vendas estiver baixo. O ideal é avaliar todos esses riscos antes mesmo de abrir a loja para não ficar no prejuízo depois. Por isso, preparamos dicas importantes no próximo tópico para te ajudar em seu novo negócio.
Dicas de como vender joias pela internet
Confira a seguir algumas dicas valiosas de como vender joias e ganhar um bom dinheiro com isso:
1. A legalização é fundamental
Faça tudo dentro da lei. Tenha um CNPJ, seja com firma ou como MEI, pois você irá precisar fornecer notas fiscais daquilo que está comercializando, bem como recolher impostos. Lojas virtuais não conseguem operar sem enviar notas fiscais dos produtos.
2. Organização é importante
Saiba o que vai vender, conheça seus produtos e crie categorias, como joias para braços, joias para mãos e para pescoço, por exemplo. Organize as categorias, fotografe tudo, deixe o ambiente mais fácil e propício para você trabalhar.
3. Procure investir no nicho ideal
Também é preciso se especializar. Escolha um segmento específico do mercado de joias que você quer trabalhar para valer a pena a abertura do negócio. Mas, antes de tudo, certifique-se de que tem gente querendo comprar o que você está querendo vender. Você pode oferecer qualidade e preços acessíveis, mas só terá sucesso se tiver um público para o seu produto.
4. Saiba como cobrar e como entregar a seus clientes
Antes de colocar tudo para funcionar, saiba como será feita a cobrança de seus clientes, qual forma utilizará, como cartão de crédito ou débito, boleto bancário ou débito em conta. Também planeje como seu produto chegará ao cliente, se será pelo bom e velho correio ou se você utilizará os serviços privados de alguma transportadora. Plataformas de lojas virtuais e market places costumam vir com sistemas de pagamento integrados, o que facilita para você que está iniciando.
A logística também é fundamental. Como joias são produtos geralmente pequenos e leves, você deve ter baixos custos de frete, então use isso a seu favor. Neste texto explicamos de forma detalhada tudo que você precisa saber sobre formas de entrega.
5. Estude os concorrentes
Como em qualquer negócio, é sempre muito importante saber o que os concorrentes estão vendendo e quais são os preços do mercado. Tente equiparar-se à concorrência, nunca destoe dela. Preços semelhantes serão competitivos, preços muito abusivos certamente travará suas vendas e preços baixos seus lucros demorarão a chegar. Portanto, investigue seus concorrentes, veja o que você pode fazer melhor que eles e avalie o que eles estão fazendo melhor que você.
6. Coloque seu negócio para funcionar
Assim que todos os itens anteriores estiverem resolvidos, é chegada a hora de colocar sua loja para funcionar. Também é o momento de ter paciência. Não é de repente que sua loja vai começar a vender. Será preciso trabalhar em cima de propagandas. Se ainda não ficou claro tudo que você precisa fazer para abrir um e-commerce, leia mais aqui sobre como montar uma loja virtual.
7. Use e abuse das redes sociais
As redes sociais são grandes aliadas de lojas. É possível criar páginas, realizar promoções, interagir com clientes, tirar dúvidas, fazer propagandas patrocinadas e muito mais. As preferidas e mais utilizadas para isso são o Facebook e o Instagram. Recomendamos que você avalie a possibilidade de fazer vídeos dos seus produtos, usando o YouTube.
8. Utilize a internet além das redes sociais
Coloque seu site em pesquisadores de busca, como o Google, por exemplo. Alguns podem cobrar, mas quando alguém buscar por lojas de joias no famoso portal de buscas, sua loja pode estar entre os primeiros resultados e você pode lucrar com isso. Tem duas formas de fazer sua loja aparecer nas buscas do Google, pagando ou aplicando técnicas de SEO.
9. Escolha a plataforma certa
Esse passo é muito importante. Você terá que escolher entre criar seu próprio site, contratar uma plataforma de loja virtual, ou você pode vender seus produtos em um market place, como Mercado Livre ou ELO 7. Para iniciantes, recomendamos os market places. Se você quiser iniciar com uma plataforma, a Loja HostGator oferece planos especiais. A escolha da plataforma certa é essencial para você ter um suporte eficiente no seu e-commerce, além de oferecer qualidade, aumentando cada vez mais as vendas.
10. Capriche no SEO
O SEO no e-commerce se tornou essencial para fazer com que suas vendas alavanquem na internet. Portanto, capriche nele! Essas estratégias e técnicas irão direcionar os usuários certos para a sua loja virtual. Ou seja, o SEO irá atrair cada vez mais visitantes qualificados ao seu site, que podem vir a se tornar consumidores finais do seu produto, sem que seja por meio de uma propaganda paga. Quanto mais usuários interessados encontrarem a sua solução, maior será a probabilidade de vendas.
11. Invista em marketing digital
O marketing digital também é um grande aliado das lojas virtuais. Com ele, é possível utilizar estratégias que irão atrair e reter os clientes. Isso é feito por meio da produção de conteúdos, anúncios direcionados e outras técnicas que consideram soluções inteligentes baseadas em dados sólidos, sempre de acordo com as preferências e comportamentos do consumidor.
12. Faça uma boa divulgação dos seus produtos
Lembre-se daquela frase famosa: “Quem não é visto, não é lembrado”. Essa é a mentalidade que você deve ter com os seus produtos. Faça uma boa divulgação, mostre os benefícios e demonstre sempre o quão útil e importante a sua solução pode ser para o seu cliente. Não se esqueça de utilizar todas as dicas que foram citadas neste artigo.
13. Invista em consultoria para montar o seu negócio
Por fim, mas não menos importante: invista em uma consultoria para montar o seu negócio. Dessa forma, você poderá contar com consultores especializados, que possuem vasta experiência de mercado e que irão te atender para direcionar em todos os pontos chaves do seu negócio. A consultoria se trata de um serviço personalizado. Portanto, você terá profissionais que irão olhar com profundidade para o seu negócio e traçarão estratégias específicas para ele.
Lojas que vendem: exemplos de lojas de joia
Agora que você já sabe todos os passos para vender joias pela internet, é hora de conhecer alguns exemplos na prática. Um exemplo de joalheria virtual é a Lily Silvestre, uma loja com plataforma da Loja HostGator, que parcela as compras em até 12 vezes sem juros. A Lily Silvestre disponibiliza links diretos para as principais dúvidas dos clientes, como tabela de medidas do tamanho de anéis, cuidados com as peças e garantia dos produtos.
Outro exemplo de joalheria é a Jóias Cabalísticas, que também é cliente aqui da Loja HostGator. É uma loja especializada em um nicho específico, exatamente como a gente sempre prega aqui no blog. Lá você encontra peças sobre a Cabala, bem como pode aprender um pouco mais sobre a religião.
Vender joias é algo não tão fácil. Requer dedicação, trabalho e principalmente tempo. No entanto, o médio prazo a longo prazo pode ser lucrativo. Por isso, se você está pensando em como vender joias, siga todos os passos aqui dados e entre em ação!
Plataforma para vender joias pela internet
Como foi abordado neste artigo, contar com uma plataforma é um dos passos essenciais de como vender joias pela internet. Com a Loja HostGator, você pode criar a sua loja virtual de forma simples, em poucos segundos e com o melhor custo benefício. Tudo isso sem precisar de programador e sem precisar ter conhecimentos técnicos.
A plataforma vem preparada com URLs amigáveis para que o Google e outros buscadores conheçam a sua loja e apresentem ela nas primeiras páginas de pesquisas na Internet. Com isso, você terá mais visitantes que podem comprar diretamente de seu e-commerce.
Além disso, a plataforma facilita para que pessoas naveguem e concluam pedidos de compras em sua loja virtual através de um processo simplificado de checkout. Assim, você aumenta o percentual de visitantes. Esse aumento natural de visitação e o aumento tecnológico da conversão de vendas melhoram muito suas vendas, assim como todos os outros recursos de pós-vendas da Loja HostGator.
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