Veja nesse artigo como habilitar a URL temporária em um Servidor Dedicado ou VPS e com isso deixar sites no ar sem um domínio.
Se você não possuí um domínio, saiba que você pode utilizar o IP de Sua VPS/Servidor Dedicado para hospedar um site de forma temporária a até ter um domínio exclusivo para isso. Nesse artigo você aprenderá como habilitar URLs temporárias em um Servidor Dedicado ou VPS na HostGator. Vamos lá?
Como habilitar URL temporária em um Servidor Dedicado ou VPS
- Para poder utilizar as URLs temporárias em um Servidor Dedicado ou VPS, é necessário fazer algumas configurações no Apache primeiramente. Partindo do WHM do seu Servidor, acesse o EasyApache 4 e clique em Personalizar.
- Clique em Apache Modules e localize o mod-passenger nas lista de módulos, desabilite ambos os módulos.
Se você utiliza alguma aplicação externa em seu servidor que depende do mod_passenger, você poderá ter problemas com sua aplicação ao realizar esse procedimento.
- Em seguida clique em Ruby via Passenger e e desative os módulos relacionados ao termo Passenger.
- Por fim, clique em Review e depois no fim da página clique em Provision.
- Pronto! Após esse procedimento, seu servidor poderá utilizar o próprio IP como URL temporária. Veja a seguir como fazer a utilização da URL temporária.
Como configurar a URL temporária
A URL temporária em um Servidor Dedicado ou VPS pode ser utilizada da seguinte maneira:
http://IP-DA-HOSPEDAGEM/~USUARIO-CPANEL
Alguns pontos para se atentar ao utilizar
- Utilize de preferência URLs sem https ao utilizar uma URL temporária
- Em IP-DA-HOSPEDAGEM insira o IP do seu servidor.
- Em USUARIO-CPANEL insira o usuário cPanel que você vai vincular a essa URL temporária. Nesse caso, a URL temporária exibirá o conteúdo do diretório /public-html desse usuário cPanel.
Você pode configurar essa URL em seu site WordPress para torná-lo acessível por essa URL. Confira mais detalhes a respeito de como usar uma URL temporária.
Considerações Finais
Nesse artigo você aprendeu a configurar a URL temporária para seu Servidor Dedicado e VPS, dessa forma você poderá criar sites sem um domínio e poderá vê-lo no ar normalmente.
Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos estar trazendo atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:
- Como configurar DNS personalizadas em uma VPS ou Servidor Dedicado
- Como instalar diferentes versões de PHP em um Servidor Dedicado ou VPS
Até a próxima! :^)