Conheça o comando curl do Linux e suas principais funções para melhorar ainda mais seu conhecimento com a linguagem shell!
O comando curl é um dos comandos presentes na maioria das distribuições Unix, com ele você pode realizar algumas funções relacionadas a URLs, como baixar conteúdo da internet, verificar conectividade e muito mais. Nesse artigo você aprenderá mais a respeito do comando curl e suas funcionalidades. Vamos lá?
O que é o comando curl?
O curl é um ferramenta de linha de comando do Linux que server para transferir dados de ou para um servidor com URLs, usando qualquer um dos procolos suportados (HTTP, FTP, POP3, IMAP, SMTP, SCP, SFTP, TFTP, TELNET, LDAP..).
Esse comando está presente em diversos scripts em dispositivos eletrônicos, desde carrs, televisores, roteadores, impressoras e também está presente na maioria dos softwares que fazem requisições na internet.
Além disso, ele é gratuito, de código livre e vem sendo atualizado constantemente pela comunidade Libcurl.
Como usar o comando curl
Existem diversas utilizações do comando curl, você pode verificar todas as flags usáveis rodando o comando curl --help
. Veja abaixo algumas utilizações mais comuns:
Baixar conteúdo de uma página
Para exibir o código-fonte de uma página da web, você pode usar o comando curl em sua forma mais simples:
curl exemplo-de-url.com
Insira a URL e o curl irá reproduzir todo o código da página inserida. Se não for especificado o protocolo da URL, o curl irá interpretar como sendo HTTP.
Verificar versão do curl
Para conferir a versão do curl, você deve rodar o seguinte comando:
curl --version
Em resposta na linha de comando você terá informações a respeito do curl instalado em seu Linux e também os procolos que o comando consegue utilizar para se comunicar com as URLs.
Baixar um arquivo de uma URL
Se você quer salvar o conteúdo que foi exibido pelo comando anterior, você pode com a flag -O, veja:
curl -O exemplo-de-url.com/nome-do-arquivo
Dessa forma o curl irá realizar o download do arquivo que você especificou. Se você deseja renomear o arquivo para ser salvo com outro nome, utilize a flag -o:
curl -o novo-arquivo exemplo-de-url.com/nome-do-arquivo
Você também pode usar o comando for em combinação com o curl para realizar o download de vários arquivos de uma URL, você pode fazer isso criando um arquivo que contenha todos os arquivo que você deseja fazer download, veja o exemplo abaixo:
for i in $(arquivo-com-as-urls.txt); do curl -O $i ; done
Dessa forma, o comando for vai usar cada linha do arquivo-com-as-urls.txt como parâmetro de URL pro curl.
Baixando arquivos via FTP
O comando curl também permite que você realize o download de arquivos por um protocolo diferente do HTTP, veja como:
curl -u usuario:senha -O ftp://exemplo-de-url.com/nome-do-arquivo
No campo usuário e senha insira os dados de acesso FTP do servidor e você conseguirá realizar o download do arquivo que você informou no comando.
Requisitar o cabeçalho de uma página
Na estrutura de uma página, o cabeçalho possui diversas informações pertinentes a respeito da página ou do site. Você pode exibir o cabeçalho de qualquer página com o seguinte comando:
curl -I exemplo-de-url.com
Caso você não obtenha nenhum resultado é porque alguns sites podem bloquear a requisição do cabeçalho.
Considerações Finais
O comando curl é muito útil para fazer análise da estrutura HTML de muitas páginas da web como também é um facilitador para fazer download de arquivos.
Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos estar trazendo atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:
Até a próxima! :^)