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Saiba aqui quais são as vantagens da entrega expressa em seu e-commerce e como começar a utilizá-la da forma certa na sua loja.

Para que uma loja virtual funcione de maneira adequada, três elementos devem estar sincronizados: produto de qualidade, bom atendimento e fluxo de entrega eficiente. Quando esses três pontos estão alinhados, é muito provável que o cliente tenha uma experiência satisfatória e volte a comprar. Neste artigo, iremos abordar um desses fatores essenciais: o fluxo de entrega. Mais especificamente, iremos tratar da entrega expressa, um modelo que os e-commerces têm apostado para atrair clientes.

Isso porque a conveniência de receber o produto em casa é um dos principais motivos pelos quais as pessoas fazem compras em lojas virtuais. No entanto, alguns consumidores mais resistentes alegam que o prazo de entrega é um dos fatores que os fazem preferir comprar em pontos de venda físicos. Nesta modalidade, já saem da loja com o produto em mãos.

De fato, o prazo de entrega é um dos pontos de atenção das lojas virtuais. A boa notícia é que, sabendo da necessidade de enviar produtos com agilidade para o endereço de seus consumidores, muitos comércios eletrônicos adotaram esse modelo ágil. Quer saber como usar este tipo de entrega em seu negócio? Vamos explicar tudo a seguir!

O que é entrega expressa? 

Você sabe o que é entrega expressa? Essa é a modalidade de entrega mais rápida realizada por um comércio eletrônico. Dependendo do endereço de destino, o produto é entregue no mesmo dia ou poucos dias depois da confirmação do pagamento.

Ela é importante para clientes que possuem pressa em ter o produto em mãos. Como esse tipo de entrega representa um maior custo para os consumidores, em geral, os comércios eletrônicos disponibilizam duas alternativas de envio: tradicional e expresso.

Como funciona a entrega expressa?

A entrega expressa funciona de uma forma bem simples. Depois que a compra na loja virtual é confirmada, o pedido é separado e embalado imediatamente. Em seguida, é entregue para a transportadora, que fará a entrega no endereço do cliente.

Em geral, os comércios eletrônicos que oferecem esta modalidade de entrega trabalham com transportadoras especializadas. Assim, podem garantir que o prazo estimado será cumprido e o cliente ficará satisfeito com a agilidade do negócio.

Esse serviço costuma estar disponível apenas de segunda a sexta-feira e a sua agilidade depende da distância do centro de distribuição e do local de envio, assim como da própria disponibilidade em estoque.

Ou seja, para que uma loja virtual ofereça um serviço eficiente, ela deve otimizar os seus processos e administrar bem o estoque. Além disso, deve ser criteriosa na escolha da transportadora parceira.

Qual o prazo de entrega expressa?

O prazo da entrega no modelo expresso irá depender do meio de envio utilizado, que pode ser pelos Correios ou alguma outra transportadora. Sobre esses meios e qual é o mais vantajoso para a sua empresa, abordaremos mais à frente.

Contudo, como já diz o nome, a entrega deve ser rápida. Portanto, o consumidor deve receber o item no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte. Isso tudo irá depender da compra, da forma de pagamento, da disponibilidade do produto e da distância que será percorrida até o destino final da entrega.

Qual é a diferença entre a entrega expressa e entrega 24 horas?

A entrega em 24 horas é semelhante à entrega expressa. No entanto, costuma demorar um pouco mais, com a diferença de que funciona também nos sábados e domingos. Para o e-commerce, ambas devem seguir processos rígidos de gestão de estoque para atender o prazo.

Já o cliente precisa avaliar a hora da compra e o prazo definido para cada um dos tipos de entrega. Para facilitar a escolha, essas informações precisam estar bem esclarecidas no fechamento do pedido.

Qual é o custo-benefício da entrega expressa?

A entrega expressa é uma das modalidades mais caras de frete. A razão disso é simples: para garantir que o produto chegue ao endereço do consumidor em pouco tempo, a loja virtual e a transportadora precisam estar disponíveis em tempo integral.

Os comércios eletrônicos que trabalham com a modalidade têm que adequar seus processos para garantir a agilidade. Para isso, em geral, é necessário ter um ou mais funcionários dedicados especialmente para separar e para embalar os produtos deste modelo de entrega.

Por outro lado, para muitos clientes esse tipo de entrega é muito vantajoso, uma vez que entrega o produto sem que seja preciso enfrentar filas, trânsito e outros aborrecimentos. Além disso, economizam com custos de transporte e estacionamento.

Assim, o custo-benefício deve ser avaliado de acordo com o preço da entrega e da necessidade do consumidor em receber o produto com agilidade. A crescente escolha desta modalidade de entrega demonstra que, para muitos consumidores, a rapidez é decisiva no processo de compra.

Quais são os meios de envio?

Confira abaixo os meios de envio que podem ser utilizados para a entrega expressa do seu e-commerce:

Entrega expressa Correios

Quando falamos sobre entregas, a utilização dos Correios está sempre entre as primeiras opções. No entanto, ele possui algumas restrições que impedem que alguns e-commerces o utilizem. Algumas delas são: restrição de peso e embalagem, e restrição de área, o que impede que algumas encomendas cheguem em determinadas áreas. Além disso, o pagamento é feito por uma única fatura e não há chances de negociação.

O SEDEX, nome da entrega expressa dos Correios, pode ser dividido em três serviços: o SEDEX tradicional (em até 5 dias úteis), o SEDEX 10 e o SEDEX 12 (Até as 10h ou 12h do dia seguinte da compra) e o SEDEX Hoje (Entregue no mesmo dia).

Entrega expressa transportadora

Já a entrega expressa das transportadoras, irá depender da empresa contratada. Em relação aos Correios, esse modelo possui algumas vantagens. A primeira delas é que o e-commerce não fica sujeito às greves. Além disso, a entrega é feita de forma direta. No entanto, o valor costuma ser mais alto e é preciso mais atenção ao cálculo do frete.

Como escolher a empresa ideal para fazer esse serviço?

Se você trabalha com comércio eletrônico e quer começar a oferecer o modelo expresso de entrega para os seus clientes, deve ter bastante atenção na escolha da transportadora parceira. Para escolher a empresa ideal para fazer esse serviço, tenha em mente esses pontos:

  • Proximidade da transportadora em relação à sua empresa;
  • Especialização da transportadora neste tipo de entrega;
  • Facilidade de contato com a transportadora.

Lembre-se que, para executar a entrega com agilidade, você precisará ter contato direto com a transportadora várias vezes por dia. Por isso, é fundamental que ela seja especializada neste tipo de serviço e que esteja disponível sempre que você precisar.

É claro que o preço do serviço é relevante, mas, para este tipo de entrega, o cumprimento do prazo importa mais. Por isso, antes de oferecê-la aos seus consumidores, tenha certeza de que você poderá cumpri-la.

Como aplicar a entrega expressa no e-commerce?

Se você pensa em adotar o modelo de entrega expresso para o seu negócio, confira as dicas abaixo:

1. Tenha o produto em estoque

Para garantir que o seu produto chegue nas mãos do cliente em um curto prazo de tempo, você deve tê-lo em estoque. Nada de esperar que o cliente faça a compra para iniciar o processo de confecção, ou, pior, entrar em contato com fornecedores. A ideia é ter o produto pronto para apenas embalá-lo e despachá-lo com a transportadora.

2. Escolha os produtos que podem ser enviados

Se a sua loja tem diversos produtos anunciados, mas nem todos têm muita saída, não vale a pena ter um grande estoque deles, né? Você pode optar por oferecer apenas os principais produtos na modalidade de entrega expressa. Isso evitará que você invista muito em algo que pode não trazer o retorno esperado. Avalie quais artigos seriam os mais atrativos para uma entrega rápida.

3. Organize o estoque

Muitas pessoas que trabalham com comércio eletrônico têm um espaço pequeno para armazenar os produtos – muitas vezes na própria casa. Como esse modelo de entrega exige um maior número de peças disponíveis, é fácil isso se tornar uma bagunça! Procure organizar o seu estoque pelas categorias dos produtos. Ordene pelas cores, tamanhos, etc. Isso também o ajudará no controle de estoque e ficará mais fácil saber quando será a hora de repor os itens.

4. Contrate uma transportadora

A entrega expressa é sinônimo de agilidade. Por isso, nada de depender dos Correios. O ideal é orçar a entrega com transportadoras e optar pela que oferece o melhor preço e que passa mais confiança. Para que você fique tranquilo com o cumprimento do prazo, busque referências e confira se a transportadora é tão ágil quanto você precisa.

5. Confirme as localidades que são cobertas

O Brasil é enorme e nem todas as regiões estão cobertas por esse serviço de entrega. Isso depende da transportadora e deve ser verificado na hora de contratar o serviço delas. Em geral, essa modalidade de entrega é feita para as capitais e cidades metropolitanas, mas pode variar. Antes de prometer o serviço ao cliente, confirme se será possível cumpri-lo.

6. Precifique a entrega expressa

É claro que o custo da entrega na modalidade expressa é diferente do custo da entrega comum. O consumidor que quer ter o produto em mãos o mais rápido possível sabe que isto terá um preço. Além de a taxa da transportadora ser superior à do envio pelos Correios, a loja virtual fica de prontidão para enviar o produto. Tudo isso deve ser avaliado na hora de decidir o preço que será cobrado por essa modalidade.

7. Organize a sua rotina

Quando um e-commerce oferece o serviço de entrega expressa, deve estar muito atento aos seus canais de contato, para ter certeza de que o pedido recebido será tratado com rapidez. Nos casos de envio ligeiro, o atendimento deve ser ainda mais ativo, uma vez que é crucial para o cumprimento do prazo.

8. Avalie se a entrega expressa é necessária para sua loja

Existem segmentos em que este tipo de entrega é essencial. Em outros, ela não se faz tão importante. Uma loja de camisetas, por exemplo, pode se beneficiar do serviço, uma vez que pode vender para pessoas que procuram um presente de última hora. Já uma loja de artesanato talvez trabalhe com itens mais personalizados, que não poderão ser contemplados na modalidade expressa. Cada negócio tem as suas particularidades, que devem ser levadas em conta na decisão.

9. Faça um período de adaptação

Se você tem dúvida se o seu segmento se adaptaria à entrega rápida, faça um teste com os seus produtos principais. Você pode lançar uma campanha ou anunciar nas suas redes sociais que está incluindo uma nova opção de entrega e que o próximo mês será um período de avaliação. Ao mesmo tempo em que você se adequa ao ritmo que a entrega no modelo expresso exige, pode aproveitar para observar o trabalho da transportadora, a reação dos clientes e, principalmente, a satisfação deles.

10. Controle os resultados

A vida de quem gere um e-commerce tem mais matemática do que se pensa, né? Mas os números são fundamentais para poder avaliar se as estratégias adotadas estão trazendo bons resultados. Quando iniciar a entrega expressa, mantenha o controle sobre as vendas mensais, a modalidade de envio escolhida pelo cliente e o tempo até que ele receba o produto. Isso fará com que você enxergue de forma concreta qual é a forma de entrega preferida dos seus consumidores e quão rápida é a entrega na modalidade expressa.

Cuidados que precisam ser tomados pelo e-commerce

Para que a entrega expressa funcione corretamente e garanta que em pouco tempo o produto já estará com o comprador, a loja virtual deve planejar e otimizar os processos de separação, embalagem e entrega para a transportadora.

Além disso, a empresa responsável pelo frete da entrega precisa ser de confiança e ter competência necessária para entregar o produto no prazo prometido. Isso significa que a transportadora precisa estar disponível sempre que existir demanda deste tipo de entrega.

Outro ponto importante é o tempo para a aprovação do pagamento. Existem ferramentas que agilizam o processo quando o pagamento é feito por cartão de crédito ou por transferência bancária. Porém, o pagamento em boleto bancário exige mais tempo de processamento. Essa informação deve ser bem explicada antes da compra.

Gostou do nosso conteúdo? Agora que você já sabe quais são os principais itens para aplicar essa modalidade de entrega, veja se a sua loja teria benefícios com ela. 

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    • Entrega expressa transportadora

  • Como escolher a empresa ideal para fazer esse serviço?

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    • 1. Tenha o produto em estoque

    • 2. Escolha os produtos que podem ser enviados

    • 3. Organize o estoque

    • 4. Contrate uma transportadora

    • 5. Confirme as localidades que são cobertas

    • 6. Precifique a entrega expressa

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    • 8. Avalie se a entrega expressa é necessária para sua loja

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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