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Quer saber como trabalhar com vendas online? Veja como escolher os melhores canais de vendas para iniciar ou aprimorar seu negócio!

Muito se fala sobre o mercado online e as vantagens de se vender através do digital. Se você está iniciando suas buscas por conhecimentos, como trabalhar com vendas online, para iniciar sua jornada no digital ou quer aprimorar um negócio já existente, vamos ajudá-lo na identificação e escolhas dos melhores canais de vendas online.

No geral, as pessoas acreditam que lojas virtuais são baratas e assim, obterão lucro fácil. Porém, empreender no ramo de vendas online exige tanto empenho quanto uma loja física, e os custos para manter uma loja online também existem, embora sejam menores comparados à uma loja offline.

Vender Online é uma Boa Opção de Negócio?

A cada dia que passa, mais complexo tem sido para as famílias manter suas contas em dia. A inflação atinge todas as cadeias de produção, deixando tudo mais caro. 

Estudos recentes mostram que desde a implantação do plano real, em 1994, houve uma perda do poder aquisitivo de mais de 80% da moeda.  Por exemplo, R$100,00 no ano de inauguração da moeda, valem somente R$16,59. E pior ainda, esses dados são de 2016. Adicione a isso o efeito da pandemia do Covid19.

Por esses e outros inúmeros motivos, muitas pessoas buscam incrementar suas rendas das mais variadas formas possíveis. E, aprender como trabalhar com vendas online é uma delas. Com toda certeza, essa é uma ótima opção para quem busca aumentar seus ganhos, seja para colocar as contas em dia, conquistar a independência financeira ou ambos os casos, por que não?

Quais são Possíveis Canais de Venda Online?

Antes de começarmos a tratar das vendas em si, precisamos ter consciência de que existem várias formas de se trabalhar com vendas online. E é justamente por isso que muitas pessoas procuram vender online. A pluralidade de canais.

Esta é, sem dúvida, uma das grandes vantagens do mercado digital. A diversidade de canais e meios de se vender produtos ou serviços, proporciona ao empreendedor muitas maneiras de alcançar seus clientes. Você não precisa estar preso a somente um canal, sendo possível trabalhar com vários canais e estratégias.

A escolha do melhor canal para o seu negócio passa pelo discernimento de vários fatores sobre qual é o seu produto, seu público, sua disponibilidade financeira, dentre outros. A seguir, vamos listar e trazer informações importantes sobre os canais mais comuns para vendas online.

Loja Virtual

Montar uma loja virtual é uma ótima opção para trabalhar com vendas online. Através de um site, o usuário poderá ter uma experiência completa de compra dentro de uma loja virtual. Desde a escolha do produto, suas especificações e pagamento. Tudo dentro de uma única plataforma.

Pelo fato de trabalhar com essa experiência completa dentro de um site, a loja virtual tem uma grande vantagem que é o desenvolvimento da sua marca, pois é possível trabalhar todo o conceito da marca no site e fazer todas as adaptações que sejam necessárias visando dar mais visibilidade ao seu negócio.

Um ponto para ficar atento, é que uma loja virtual não tem público, ainda mais em seu início, para vender você precisa ter pessoas trafegando em seu site. Por isso, para criar uma loja virtual você necessariamente precisará de boas estratégias de marketing de atração de público.

Uma dica valiosa, é que existem empresas especializadas na criação de sites para lojas virtuais, que poderão te dar todo o auxílio necessário no início do seu negócio.

Marketplace

O marketplace é um website onde existem diversos segmentos de agrupados. É basicamente um shopping center virtual. É uma excelente opção para quem está começando a trabalhar com vendas online, pois os custos são baixos e seus produtos terão uma enorme exposição ao público.

Essa grande exposição é a principal vantagem do marketplace, pois como sua loja estará inserida dentro de uma ambiente virtual macro, com grande fluxo de pessoas trafegando no site, a probabilidade de fechar vendas aumenta consideravelmente. 

Outro ponto positivo é a confiança gerada no usuário. Por se tratar de um grande player de mercado, o cliente se sente mais confortável e seguro em fazer uma compra num marketplace, isso com certeza aumentará suas vendas e as tornarão mais seguras.

Desvantagens 

Entretanto, nem tudo são flores. O marketplace também tem seus desafios. Dentre os quais podemos citar a enorme concorrência dentro da plataforma. Como dissemos, várias lojas utilizam os marketplaces para suas vendas, e por isso a concorrência direta é grande. 

Para resolver esse problema, é preciso pensar em estratégias para diferenciar seus produtos em relação aos demais do marketplace. Pense em porquê o cliente irá escolher o seu produto ao invés do concorrente?

Outro ponto de desvantagem que destacamos é a perda da capacidade de desenvolvimento da sua marca. Normalmente, ao entrar num marketplace você estará sujeito à uma marca que estará tendo mais destaque do que a sua. O layout e cores são as do site, bem como formas de pagamento e todos os demais recursos disponíveis.

Essa falta de personalização poderá enfraquecer sua marca caso você não utilize estratégias eficazes de divulgação e até a utilização de outras plataformas além do marketplace. 

Mas, isso só é válido caso você queira construir uma marca. É claramente possível vender em marketplaces sem fazer esse desenvolvimento de marca e ainda assim ganhar muito dinheiro utilizando somente os recursos ali disponíveis.

Redes Sociais

As redes sociais são a grande bola da vez no mercado de vendas online. Elas mudaram completamente o jogo nos últimos anos, e através delas, muitas pessoas têm ganhado muito dinheiro utilizando somente este canal.

Muito disso é devido ao fato de uma única palavra: público. Quantas pessoas você conhece que não tem nenhuma rede social? Dá pra contar nos dedos das mãos. Hoje em dia, até o público mais velho têm aderido às redes e com isso colaborado para que os números aumentem cada vez mais.

Com esse aumento constante de público ano após ano, as empresas em geral viram nas redes sociais mais uma oportunidade de anunciar seus produtos e criar canais de comunicação com os clientes e estreitando ainda mais os relacionamentos.

Portanto, se você pensa em começar a vender online, considere seriamente criar um perfil da sua loja virtual no Facebook e Instagram. É perfeitamente viável trabalhar com vendas somente com perfis nas redes sociais, e utilizando-se de estratégias de marketing bem elaboradas, ter altos rendimentos através das redes.

Um dos aspectos negativos das redes, é que para ter maior alcance de público, é necessário pagar por isso. As redes sociais têm cada vez mais limitado o crescimento orgânico de quem trabalha com vendas, forçando os empreendedores a investir para terem melhores retornos.

Porém, em relação às mídias tradicionais de divulgação como rádio, TV e jornais, os valores de investimento para atração de público nas redes sociais são incomparavelmente menores.

Programa De Afiliados

Uma excelente alternativa para a venda de produtos online são os programas de afiliados. Nesse tipo de programa, você não precisará necessariamente ter uma loja ou produtos específicos, mas sim um espaço na web para divulgar produtos ou serviços de outras lojas, e assim ganhar comissões sobre as vendas feitas.

No programa de afiliados você irá atuar basicamente como um vendedor, onde através do seu espaço na web, seja um site ou blog, irá divulgar os produtos dessas outras lojas.

Esse canal funciona mais como uma ferramenta de atração de público para outras lojas venderem produtos ou serviços, e através do qual é possível ganhar boas comissões. 

Uma vantagem interessante é que todo esse processo de se tornar um afiliado de uma loja é feito de maneira online, rápida e sem burocracia. Além disso, também não é necessário se ater a todos os demais aspectos de uma loja virtual. Somente em estratégias de atrair público para o seu espaço na web e converter trabalhar com vendas online vendas.

Quais são os Desafios da Venda Online?

Já listamos aqui ótimas ferramentas de como trabalhar com vendas online, além da enorme oportunidade de conseguir uma renda extra e do grande potencial do mercado digital.

Porém, mesmo com as vantagens até aqui citadas, trabalhar com o mercado digital também traz os seus desafios. E eles não são poucos e nem fáceis. Abaixo vamos listar alguns desses desafios, acompanhe.

Logística

Este sem dúvida é um dos grandes desafios de se trabalhar com vendas online, pois o cliente que opta por fazer uma compra num e-commerce está atrás de  comodidade, rapidez e eficiência. E esses quesitos estão diretamente ligados a uma logística que funcione e seja eficaz com o cliente.

Por isso, planejar e definir os processos logísticos da sua loja virtual além de serem um grande desafio serão um importante pilar para o sucesso do seu negócio.

Esse ponto torna-se um desafio visto que ele não depende diretamente das ações da sua loja ou equipe, e sim de parceiros que você precisará definir. E caso esses parceiros não estejam totalmente comprometidos com o seu negócio e nem trabalhem de forma séria, sem dúvida seu negócio será impactado negativamente.

Plataforma

Assim como na logística, a plataforma com a qual você irá vender online torna-se um grande desafio para quem está começando a empreender online. E da mesma forma como no ponto anterior, ela impactará no sucesso do seu negócio.

A escolha da melhor plataforma para o seu negócio online deve ser feita após considerar inúmeras variáveis, sempre pensando em melhorar a experiência do cliente, além de oferecer ao gestor as melhores ferramentas de controle.

Por isso, sua plataforma de vendas online vai muito além de ser uma simples vitrine onde o cliente irá visualizar seus produtos, mas também um local onde ele poderá gerar pedidos e executar pagamentos.

E pensando na visão do gestor, sua plataforma também deve possibilitar a personalização do layout, integração com outras plataformas, ferramentas de relatórios mais diversos possíveis, formas de pagamento diversas e integração com outros canais de venda como um marketplace.

Como você pode perceber, este é um ponto sensível para trabalhar com vendas online, e justamente por isso traz desafios importantes que precisam ser analisados com cautela.

Quais são os Benefícios de Trabalhar com Vendas Online?

Sem dúvida, o digital tem crescido constantemente e através dele, mais e mais pessoas encontram formas de ter uma renda extra, realizam o sonho de se tornar empreendedores e consequentemente alcançam a independência financeira.

7 Principais Vantagens de Vender Online

Por isso, vamos listar abaixo algumas das principais vantagens de se trabalhar com vendas online

  • Flexibilidade para trabalhar, pois pode ser executados em qualquer lugar;
  • Autonomia de horários;
  • Aumento na qualidade de vida;
  • Investimento inicial menor comparado ao mercado offline;
  • Manutenção e custos mais baixos;
  • Vendas acontecem 24hs por dia;
  • Atender clientes de qualquer região do país e do mundo.

Como Trabalhar com Vendas Online?

Após as dicas listadas, você deve estar se perguntando o que fazer para entrar de vez no mercado digital e começar a vender e obter os seus lucros. Por isso, nos acompanhe no passo a passo do que é preciso para dar início a sua liberdade financeira e aprender a como trabalhar com vendas online.

1. Se Conscientize de que Terá um Negócio

Antes de mais nada, você precisará ter em mente que será dono de um negócio. O tamanho do alcance que um e-commerce pode obter não permite mais posturas amadoras diante do mercado e você precisará levar isso a sério.

2. Defina o Valor do seu Investimento

É preciso ser pragmático neste ponto. Você precisa ser sincero quanto à sua disponibilidade financeira para dar início ao negócio, pois somente a partir dessa informação, você será capaz de analisar em quais áreas irá priorizar investir em seu negócio.

3. Defina o Nicho de Atuação e Produtos

Escolha qual ramo irá atuar e quais produtos irá vender. Para vender mais e melhor na internet, indicamos se especializar em algum nicho de mercado. Não atire para todos os lados, vendendo de lâmpadas a computadores. Seja preciso em sua escolha, pois isso te permitirá alcançar mais clientes chamando a atenção de um público em específico.

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    • 1. Se Conscientize de que Terá um Negócio

    • 2. Defina o Valor do seu Investimento

    • 3. Defina o Nicho de Atuação e Produtos

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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