Saiba como tirar uma empresa do vermelho agora mesmo! Entenda as causas do problema e confira um guia para resolver essa situação.
A saúde financeira de uma empresa é o que determinará se ela conseguirá ser um negócio que dá lucros ou uma fonte de prejuízos constantes. Há muitos fatores que podem levar às dificuldades financeiras e, sem dúvidas, a má gestão é um deles. Depois que os problemas acontecem, vem a pergunta: como tirar a empresa do vermelho?
Quando a gestão não consegue evitar o problema, é hora de trabalhar para remediá-lo. Entender o tamanho das dívidas, trabalhar para negociá-las e pagá-las, e então montar uma estrutura de trabalho focada em recuperação a longo prazo são algumas etapas essenciais. O processo é longo, trabalhoso, mas pode garantir a recuperação financeira do negócio.
Neste post, mostraremos como tirar uma empresa do vermelho! Confira 15 dicas para executar esse processo e entenda o que pode ter levado seu negócio a essa situação.
O que leva a empresa ao vermelho?
Descubra os principais motivos:
Queda nas vendas
A falta de comunicação entre os setores da empresa influencia muito na queda das vendas. Um vendedor da empresa precisa ter contato com outros setores da empresa sempre. Vamos supor que a empresa fabrica e vende celulares, então o vendedor vende para um cliente 300 celulares K1, 300 celulares K2, 300 celulares K3, chegando a um total de R$230.000,00 em vendas.
Cabe ao vendedor saber se a empresa poderá fabricar o pedido, e entregá-lo no tempo adequado. Por isso, é necessário ter um sistema que integre o estoque com as lojas, evitando problemas. Se isso não acontece, o vendedor perde vendas e a tendência é a repetição desse problema constantemente, até prejudicar o faturamento.
Se o vendedor simplesmente faz a venda sem se importar com esses detalhes, muitos erros podem acontecer, como atraso de entrega. Essas falhas geram despesas que se tornam uma bola de neve em relação às despesas.
Preço de venda não cobre custos e despesas
Outro fator que pode ser a causa de a empresa estar no vermelho é a incompatibilidade entre preço de venda e custos e despesas. O valor recebido pelos produtos deve cobrir tudo que a empresa tem como saída financeira.
Voltamos ao nosso exemplo do celular. Vamos dizer que o celular K1 tenha um custo de fabricação de R$ 300,00 (trezentos reais), mas ele é vendido a R$ 230,00. Ou seja, a perda é R$70,00 por aparelho. De nada adianta baixar o preço sem analisar o custo. É necessário ter lucro em cada unidade de produto vendida.
Investimento mal realizado
Quando o investimento não é realizado de uma maneira correta, ele também pode ser a causa dos problemas financeiros. Um bom exemplo é quando a empresa, em vez de investir em algo que traga retorno seja rápido, dedica recursos a algo não tão significativo para a empresa como um todo.
Por exemplo, uma gráfica investe em uma impressora cara, com manutenção cara e de difícil acesso, com custos altos com recargas mensais. Naturalmente, ela vai gerar um acréscimo de custo às impressões, ainda que traga alguma melhoria e retorno para a empresa. No fim das contas,o retorno é pequeno diante do custo.
Já um investimento em uma consultoria de SEO vai trazer uma nova abordagem de marketing, novos clientes, novas parcerias, novas campanhas para aumentar as vendas e, de um modo geral, retorno rápido do investimento. Investir bem é investir certo!
Falta de planejamento para obtenção e gasto de recursos
Para gastar é preciso planejar. Sem essa atitude, valores muito altos podem ser desperdiçados, sobretudo porque não há organização financeira. O fluxo de caixa deve relatar todas as despesas, faturamento, cada valor que sai e cada valor que entra. Além disso, ele deve ser manter atualizado, o que permite um monitoramento preciso.
Um fluxo de caixa completo, detalhado e bem analisado permite que a administração financeira saiba com antecedência quando o caixa da empresa ficará no vermelho. Esse fluxo permite que medidas sejam tomadas antes do problema refletir no caixa.
Queda da qualidade do produto
Algumas empresas decidem economizar na hora de produzir seus produtos em momentos nos quais se encontram em dificuldades financeiras. O corte nos custos de matéria-prima vão se refletir em produtos de menor qualidade, o que rapidamente vai influenciar nas vendas. Consumidores perceberão a queda e deixarão de comprar.
Além de vender menos, as empresas passam a ter mais custos com reposições, devolução de dinheiro e outras ações para consertar os problemas. De um modo geral, é uma economia pouco inteligente e que ainda pode gerar mais despesas.
Falta de comunicação administrativa
Todos precisam se comunicar! Muitos empresários cometem o erro de focar no dinheiro e querer o lucro somente para uso pessoal, em vez de investir na empresa em máquinas e softwares modernos, sobretudo os de comunicação corporativa. Se isso não acontece,erros são cometidos, podendo afetar as finanças da empresa.
Além disso, os sócios devem fazer reuniões para decidirem juntos, em vez de ficar em quedas de braço para ver quem manda mais. A comunicação entre todos os setores da empresa auxilia a boa saúde dela. Tudo flui positivamente e todos se mantêm unidos em prol do mesmo objetivo.
Como realizar o diagnóstico do problema?
O diagnóstico é um processo primário na hora de saber como tirar uma empresa do vermelho. Por meio de análises, você consegue saber o tamanho do problema e como ele está impactando seu negócio.
Avalie o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é a ferramenta de controle financeiro que mostra o que entra e o que sai da sua empresa. Portanto, basta uma checagem rápida para observar se tem saído mais do que entra. Destaque esses valores de saída e entenda para onde o dinheiro está indo.
Cheque pendências
O que sua empresa está devendo no momento? Analisar as dívidas é importante para saber em quais pontos há uma exigência maior dos seus recursos financeiros. Assim, você consegue perceber se há alguma obrigação que está onerando muito a sua empresa.
Avalie como o lucro é utilizado
Seu lucro vai quase todo para pagar seus custos e não sobra nada, ou até mesmo falta? Observar se isso está acontecendo é importante. Geralmente, empresas que está no vermelho não conseguem oferecer mais margens de lucro no faturamento obtido.
O que fazer quando uma empresa está em crise financeira?
É hora de parar e analisar o que pode ser feito. Continuar tendo prejuízo só levará a empresa a quebrar. As coisas não vão se resolver magicamente, sobretudo se você não tem recursos disponíveis para investir em estratégias que façam as vendas bombarem.
Em alguns casos, ainda com bons resultados de vendas, empresas seguem no vermelho. Portanto, a única saída é entender o tamanho do problema e traçar uma estratégia de solução para ele.
O que fazer para salvar uma empresa do vermelho?
Não tem jeito: se sua empresa está no vermelho, é necessário executar um plano de recuperação para ela. Se você não fizer isso urgentemente, é grande o risco de ir à falência. Veja a seguir como conduzir um processo de como tirar uma empresa do vermelho.
1. Invista em um contador
Se sua empresa chegou a essa situação, certamente você não contava com um contador profissional capaz de manter as contas em ordem. Essa pessoa é qualificada para controlar todas as obrigações fiscais e financeiras essenciais para a saúde financeira.
Portanto, o primeiro passo para sair do vermelho é contratar um contador. Ele conseguirá, primeiramente, levantar todas as dívidas e pendências, mostrando a real situação da empresa. A longo prazo, ele ajudará a manter tudo organizado, garantindo o cumprimento de pagamentos.
2. Defina como está a situação da empresa
Depois dessa primeira análise e organização do contador, é hora de definir como está a situação da empresa. Não há uma classificação padrão exata, afinal, cada caso é um caso. Mas essa análise ajudará a entender o tamanho do problema e traçar uma estratégia de resolução.
Pode ser que sua empresa esteja em maus lençóis, mas haja salvação, pode ser também que ela esteja na beira da falência e, em alguns casos, a situação é tão difícil que não há mais volta. Saber exatamente o que está acontecendo ajuda a traçar um plano de ação.
3. Renegocie as dívidas
Certamente a empresa está mergulhada em dívidas, certo? Elas podem ser consequência do desarranjo financeiro ou, em alguns casos, o motivo pelo qual o negócio vai mal. O primeiro passo é renegociar essas dívidas para facilitar o pagamento delas.
Tudo que seus credores mais desejam é receber e, por conta disso, podem até mesmo reduzir o quanto você deve. A renegociação serve para diminuir valores, estender prazos e até mesmo parcelas dessas dívidas. Assim, você consegue planejar e organizar tudo.
4. Faça uma análise do que pode ser cortado
O corte de custos é outra parte importante do trabalho e ajuda a empresa a ter obrigações menores, e em menor número, nos compromissos mensais que compõem o orçamento. Atente-se para a necessidade de cortar somente aquilo que não impactará nas atividades.
Para isso, é importante avaliar todas as despesas e custos atuais da sua empresa. Por exemplo, você aluga um escritório que custa caro, mas poderia trabalhar em casa? Encerre esse contrato e opte pelo home office. Uma boa análise vai mostrar que há muitos custos que podem ser cortados.
5. Separe o pessoal do empresarial
Um grande erro na gestão de empresas de pequeno porte é não separar as finanças pessoais das empresariais. Se você usa dinheiro da sua empresa, consequentemente vai faltar algo na hora de pagar um fornecedor ou arcar com algum custo.
Da mesma forma, se você coloca a todo momento seu dinheiro pessoal na empresa, uma hora tudo se mistura e você vai ter as dívidas desse negócio. Portanto, separe agora mesmo os dois orçamentos, ganhos e capitais de giro, para então ter organização.
6. Tenha um sistema de gestão
Todo negócio precisa ter um sistema de gestão empresarial. Não importa se você é uma pequena empresa e seu faturamento não é dos maiores. Você tem contas a pagar e uma série de obrigações fiscais, por isso, precisa organizar tudo em um local automatizado.
Os sistemas ERP são excelentes opções para monitorar tudo que entra e sai na sua empresa, já que eles contam com módulos de gestão financeira. Assim, você sabe o quanto deve pagar a cada fornecedor, em que dia e com qual repetição, evitando erros de gestão do orçamento.
7. Faça parcerias estratégicas
As parcerias são importantes para reduzir custos e garantir que você honre com todos os seus compromissos firmados após esse período de recuperação. Uma parceria consiste em um serviço, ou fornecimento, em condições especiais para sua empresa.
Um fornecedor parceiro é aquele que garante uma entrega no tempo certo, com um preço mais baixo e em uma relação a longo prazo. Você pode definir essas condições com diferentes parceiros, mas sempre com a preocupação de honrá-las para nunca perder as condições especiais que vão favorecer a recuperação da sua empresa.
8. Faça um diagnóstico e analise as finanças
Depois de fazer essas primeiras ações, você precisa fazer uma nova análise do que foi obtido por meio dos primeiros passos da recuperação financeira da sua empresa. Certamente, você conseguiu reduzir alguns custos, parcelar dívidas e melhorar o cenário para o negócio.
Agora, faça um novo diagnóstico e detecte quais serão os próximos passos. Sua empresa parece nos trilhos agora? Acredita que ainda faltam alguns passos para seus objetivos? Passe a trabalhar de maneira adequada à nova situação e o que ela exige.
9. Reduza os custos desnecessários
Quais custos você ainda acredita que podem ser necessários na sua empresa? Alguns deles são tão supérfluos que, se olhados com um olhar mais crítico, serão eliminados instantaneamente. Tudo depende também de uma mudança de pensamento por sua parte.
Custo desnecessário é qualquer um que, se eliminado, em nada influenciará no seu produto, serviço, gestão e qualidade da experiência ao consumidor. Faça uma nova análise a partir desses parâmetros e veja o que pode ser eliminado de vez.
10. Tente renegociar suas dívidas
Nessa altura do campeonato, ainda há dívidas? Se sim, vamos a mais uma rodada de negociações! Se necessário converse com seu contador e tente entender quais são suas possibilidades a níveis de valores que podem ser direcionados mensalmente para essas dívidas.
Seus credores precisam ver interesse de sua parte na hora de renegociar essas dívidas. Você deve ser transparente quanto à situação da empresa, além de taxativo. Diga que, pelo valor atual, não consegue pagar, Agora, se eles aceitarem negociar, aí conseguem receber!
11. Elabore um planejamento
Um bom planejamento vai ajudar a sua empresa a chegar na situação financeira desejada, ou seja, segura, confortável e, principalmente, equilibrada. Pode ser que nessa etapa seja necessária a ajuda de seu contador e pessoas experientes com finanças.
O planejamento ajudará a definir quais devem ser suas expectativas de faturamento, lucro e também de custos com a empresa. Com tudo isso definido, fica mais fácil seguir as diretrizes de gestão e garantir não só a recuperação, mas a saúde financeira sendo mantida a longo prazo.
12. Acompanhe o fluxo de caixa da empresa
Nesse processo de saber como tirar uma empresa do vermelho, monitorar o fluxo de caixa com rigor se faz essencial. Assim, dá para ter uma noção se esse trabalho de redução de custos está funcionando, afinal, você poderá conferir tudo que sai da sua empresa.
Por outro lado, entender quais são os momentos em que mais entra dinheiro é essencial. Assim,você pode aproveitar e coletar dados relevantes para transformar em estratégia de promoção de vendas. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que equilibra os custos, também gera mais oportunidades de negócio.
13. Acompanhe os indicadores da empresa
Os indicadores financeiros do seu negócio são fundamentais para garantir resultados positivos. As finanças podem ser entendidas também com ajuda desses resultados, afinal, eles mostram o sucesso das vendas, as saídas financeiras e o equilíbrio dessa relação.
Portanto, os KPIs devem sempre ser um guia relevante para que a companhia consiga acompanhar de maneira dedicada como estão as finanças. Ao detectar qualquer resultado abaixo da média, pode ser necessário investigar as causas.
14. Separar dívidas pessoais das empresariais
Como qualquer outra pessoa, você também deve ter suas dívidas, não é mesmo? Se sim, saiba que elas são suas, assim como as dívidas da empresa pertencem ao CNPJ. Já dissemos neste conteúdo o quão perigoso pode ser misturar as coisas.
Fazer essa separação é fundamental para que você resolva cada problema da maneira certa. Assim, nem você e nem a empresa sofrem por causa da desorganização.
15. Aumentar o ticket médio
O quanto, em média, um cliente gasta na sua empresa? O ticket médio retrata esse valor, permitindo até mesmo que você faça projeções do quanto vai faturar em um mês. Então, se você quer faturar mais para resolver seus problemas financeiros, aumentar o ticket médio vai ajudar.
Há algumas boas dicas que ajudam a aumentar seu ticket médio, sendo as principais:
- melhore seu mix de produtos;
- ofereça descontos na compra de mais unidades de produtos;
- crie programas de fidelidade (na compra de x quantidade, ganhe uma grátis, frete grátis ou outras vantagens);
- ofereça descontos progressivos.
Saber como tirar uma empresa do vermelho parece difícil? Acredite: se trata muito mais de uma questão de organização do que esforços. Você pode salvar sua empresa e fazê-la continuar gerando lucro!
Confira também artigos relacionados: