As dicas que você precisa saber sobre como montar um site de vendas de roupas em 10 passos! Saiba como conseguir grandes resultados.
Ter uma ideia de negócios no mundo da moda se tornou algo cada vez mais comum. O melhor disso é que há espaço para todos os estilos e preferências. Por isso, o maior desafio se limita a saber de que maneira dar o pontapé inicial. Saber como montar um site de vendas de roupas tem se tornado uma dúvida comum a muitos empreendedores.
Não se trata apenas de contratar uma plataforma de loja virtual, cadastrar produtos e esperar as vendas acontecerem. O processo é mais complexo e exige amplo planejamento. Além disso, é necessário atrair seu público, definir diretrizes de envio e troca e uma série de outras necessidades. Nada de importante pode ser ignorado!
Por isso, neste post vamos listar os 10 passos principais para montar um site de vendas de roupas. Entenda mais sobre o negócio e esteja pronto para ter o seu!
Vale a pena montar um site de vendas de roupas?
A web é um ambiente extremamente democrático, afinal, todo mundo está conectado nos dias de hoje. Por lá, você encontra consumidores dos mais diferentes gostos e com as necessidades mais variadas possíveis. Isso significa que dá para explorar qualquer segmento, o que inclui a moda. Um site de vendas de roupas pode ser uma ótima ideia!
Roupas, muitas vezes, precisam ser experimentadas por quem vai usá-las. Durante alguns anos, certamente esse foi o impeditivo principal para que consumidores não comprassem online. Entretanto, com o passar do tempo, o cenário mudou, muito por conta das informações em páginas de produto, como as medidas e o caimento das peças.
Avaliar o mercado e seus resultados é sempre uma forma precisa de estudar a abertura para a entrada de novas companhias. Por isso, se olharmos atualmente o desempenho das lojas de moda, a resposta é positiva. Hoje, a moda representa 13,6% de todo o volume de vendas gerado no e-commerce no Brasil.
Dados como esse mostram que o setor gera um faturamento alto, desde que se saiba como posicionar uma empresa no mercado. Entretanto, é importante pensar também sobre o outro lado desse cenário: a concorrência. Ela é grande, competitiva e vai engolir você se o seu trabalho não for qualificado.
É importante saber que você não vai entrar no setor disputando com as gigantes da moda. Você vai disputar juntamente com as empresas do mesmo tamanho que o seu e, por isso, quanto mais qualificado for o trabalho, maior será sua fatia do segmento. Vale muito a pena montar um site de vendas de roupas online, mas é preciso se destacar.
Quanto custa abrir uma loja de roupas online?
Saber como montar um site de vendas de roupas precisa passar pela parte financeira. Assim como em qualquer outro negócio, é necessário investir em recursos e infraestrutura, ainda que digital. Tudo isso vai garantir uma empresa em pleno funcionamento, capaz de proporcionar uma experiência de destaque ao consumidor.
Não podemos estipular precisamente o custo geral, mas é possível listar os principais investimentos que deverão ser feitos. A seguir, conheça eles e entenda a necessidade por trás de cada um!
Contratação de plataforma
Para funcionar, seu negócio precisa de uma loja online. Isso significa que é necessário ter uma plataforma completa em que você possa administrar o negócio e todos os seus detalhes. Há boas opções no mercado nas mais variadas faixas de preço. Você precisará encontrar uma que caiba no seu orçamento, mas que também seja de qualidade.
Compra de domínio
O domínio é o endereço de seu site em meio à internet. É o famoso “www.nomedaloja.com.br”. A contratação do domínio pode ser feita anualmente, precisando ser renovada para que você consiga continuar usando o nome dela. Parece um simples detalhe, mas é essencial. O valor, entretanto, não costuma ser muito alto.
Investimentos em estoque
Investir em estoque consiste basicamente em comprar os produtos que você deseja vender online. Por isso, talvez o custo seja um pouco elevado, mas não exagere! Você ainda está começando um negócio, então não precisa de um volume de uma loja já estabilizada. Comece com uma oferta mínima e observe o desenvolvimento aos poucos.
Investimentos em marketing
Marketing é o que fará mais pessoas saberem que sua marca existe nesse começo. É fundamental investir em atração, links patrocinados e uma série de outras estratégias. Você pagará para impulsionar propagandas e terá que custear o trabalho de profissionais de marketing. De início, esses serão seus custos para dar visibilidade ao negócio.
Custos de logística
A logística é o coração da sua loja virtual. Sem ela, seus produtos não chegam ao consumidor da maneira certa. Por isso, você terá que investir em uma série de necessidades relacionadas, como:
- envio de produtos;
- embalagens para pedidos;
- gestão e manutenção de estoque.
O que é necessário para vender na internet?
O avanço do e-commerce nos últimos anos fez com que muitos empreendedores enxergassem a internet como um solo fértil para negócios. Isso não deixa de ser verdade, mas é preciso se preparar para aproveitar todas as oportunidades. Atualmente, a concorrência é grande e as empresas estão extremamente bem preparadas.
Profissionalismo não significa apenas vender algo bom e de forma honesta. É preciso pensar em muitos pontos, desde ter um bom site até a divulgação certeira do negócio. Para isso, é importante investir em pontos cruciais para manter um negócio na internet. A seguir, veja o que é necessário para vender online!
Realizar o planejamento antes de começar
Planejar é fundamental e deve ser prioridade. Esse é um dos conselhos mais valiosos que podem ser dados para empreendedores que querem abrir uma loja virtual. Caso você não faça isso, dificilmente conseguirá obter o sucesso que gostaria.
A razão disso é que o e-commerce está cada vez mais profissional e não há espaço para improviso. Então, gaste um bom tempo elaborando um projeto, visando orientar suas ações e definindo etapas para implementar o seu negócio.
O primeiro ponto é saber o que você pretende criar, entender a qualificação de seus futuros funcionários, calcular quanto custará para manter tudo funcionando e colocar a operação no ar. É uma etapa cansativa, mas que se bem feita irá lhe render muitos frutos.
Saber o que irá vender
Outra dica importante é saber o que irá vender. Não adianta querer ser abrangente demais e oferecer de tudo um pouco. O mais correto é escolher um nicho de mercado bem específico.
Com isso em mente, você poderá ter vantagens ao seu lado. O nicho ajuda a reduzir os custos para implantar o negócio, com investimentos precisos em marketing digital e maior facilidade para poder estabelecer uma forma de fidelizar sua clientela.
Buscar ter um diferencial
Outra grande sacada de quem está começando a montar uma loja de moda é saber como vender um conceito. Essa ideia vai além dos produtos, passando pelo seu marketing, design e o layout da loja
Pessoas buscam marcas que refletem seu estilo de vida, sua personalidade e seu posicionamento em relação ao mundo. Então, busque unir isso com conforto e qualidade
Procurar ter um sistema eficiente
Saiba escolher a plataforma ideal para sua loja virtual. É esse sistema que será responsável por auxiliar na parte administrativa do seu e-commerce. São muitos aspectos técnicos, então é bom você se preparar com uma consultoria especializada para dar conta do desafio.
Sua plataforma precisa satisfazer as necessidades imediatas e as de longo prazo. Então, antes de contratar um serviço, pense em um prazo de pelo menos dois a três anos. Há lojas virtuais que alugam plataformas e a outras que são abertas, mas que exigem conhecimento em programação.
Fazer um marketing adequado do negócio
De nada adianta ter uma ótima loja, com um bom conceito e produtos de melhor qualidade se você não é conhecido. Quem deseja montar uma loja virtual de moda precisa ser visto. Assim, a divulgação é um ponto fundamental para o sucesso de qualquer tipo de comércio eletrônico.
Se a plataforma irá facilitar sua parte administrativa e será o alicerce para que seu negócio funcione, a publicidade será a isca que atrairá os clientes e o modo como você conseguirá fidelizá-los.
No marketing digital, o comércio eletrônico de moda precisa ter inúmeros canais de contato com o público, via mídias sociais, e-mail, chatbots e outras possibilidades. É preciso investir nesses canais para atrair pessoas e também para ir até elas
Uma boa forma de alocar recursos é pensar em áreas que oferecem boa visibilidade e que atraem cliques para seus sites, como o Instagram e o Facebook. Nelas, há grande origem de tráfego com grande potencial de conversão do usuário (quando ele clica no link visto na rede social e compra o produto em sua loja virtual). Então, guarde recursos para investir nesse tipo de plataforma.
Além dessas, há outras áreas nas quais se faz necessário marcar presença, como os motores de busca. Para isso, é necessário realizar ajustes e adequações, trabalho conhecido como SEO. Isso permitirá que o público encontre seu negócio mais facilmente em uma pesquisa no Google, por exemplo.
Desenvolver uma boa estratégia de divulgação
Por fim, não esqueça de criar uma estratégia de divulgação e promoção da sua loja de moda virtual. Para conseguir fidelizar seus clientes, é necessário saber como fazer a propaganda adequada para alcançá-los. Tenha em mente que é muito mais fácil, e mais barato, fidelizar um cliente do que trazer um novo. Então, não bobeie!
Como montar um site de vendas de roupas?
Agora é a hora de saber como montar um site de vendas de roupas da maneira certa! Aqui estão os 10 passos essenciais para ter um negócio pronto para funcionar. Confira!
1. Defina seu nome
Você já tem um nome para o seu negócio? Essa é uma dúvida muito comum para uma série de empreendedores. Ainda que pareça só um detalhe, acredite, não é! Essa é a sua marca e o nome dela precisa gerar impacto no consumidor. Um bom nome precisa ser atemporal e deve ter clara relação com o conceito e o estilo das roupas que você vende.
Analise bem suas ideias partindo do princípio de marca. Avalie se será fácil para os consumidores lembrarem do nome e se ele vai poder ser desenvolvido em uma identidade visual. Você não poderá simplesmente mudar sua escolha mais à frente. Então, leve o tempo que precisar para chegar a um bom resultado.
2. Realize o registro do domínio
Com o nome definido, agora é a hora de registrar seu domínio na web. Para isso, você precisa fazer uma pesquisa, que pode ser realizada por meio da plataforma virtual. Ela fará todo o processo de busca e disponibilizará as opções, claro, de acordo com sua marca. Entretanto, pode ser que o nome pretendido já esteja em uso.
Se esse for o caso, você precisará repensar a forma como o seu endereço na web vai aparecer. Por exemplo, sua marca pode se chamar “Estilo”, mas o nome dela, especificamente, já está em uso. Então, você precisará pensar em variáveis, como:
- “www.estiloroupas.com.br”;
- “www.estilomoda.com.br”;
- “www.useestilo.com.br”;
- “www.seuestilo.com.br”.
3. Escolha a plataforma da loja virtual
A escolha da plataforma da loja virtual é uma importante etapa que exige uma análise aprofundada sobre funcionalidades. É importante fazer essa análise em cada um dos possíveis fornecedores e, dessa forma, você garante uma contratação de qualidade. Lembre-se de que a plataforma certa favorece a gestão e operação do site de venda de roupas.
Entre os requisitos fundamentais que a plataforma deve ter, os principais são:
- ferramentas de automação e marketing;
- integração com softwares de analytics, SEO e marketing;
- integração com canais de vendas;
- integração com chatbots;
- integração com plataformas de pagamentos;
- estoque amplo para cadastro de produtos.
4. Configure a aparência da sua loja virtual
O layout da sua loja é parte fundamental da experiência do usuário. Isso significa que você deve preparar o ambiente online para ser mais atrativo. Esse trabalho deve ser feito de acordo com a sua marca, ou seja, a identidade visual que representa a empresa. Assim, você pode gerar rápida identificação no seu consumidor.
Na hora de configurar a aparência, use as cores da sua empresa, mas sempre com a preocupação sobre a legibilidade e o conforto dos olhos do consumidor. Use fontes legíveis e que facilitem a experiência. Também não esqueça de dispor as informações de maneira hierárquica, destacando sempre títulos, categorias e o que é mais importante.
5. Faça o cadastro de produtos usando técnicas de SEO
Ainda que seus produtos sejam os melhores, você pode não conseguir potencializar as vendas se não for fácil encontrá-los na web. Para que isso seja possível, é fundamental utilizar técnicas de SEO na hora de cadastrá-los no seu e-commerce. São pequenos ajustes que não dão muito trabalho, mas que fazem toda diferença para o desempenho.
O primeiro passo é cadastrar os produtos usando palavras-chave em seus nomes. Esses termos são os mais procurados na web e, se você os usa no seu produto, certamente usuários serão levados ao link da página do item na sua loja virtual.
Outra importante preocupação são as imagens. É importante usar alt text em todas elas, garantindo que elas também sejam detectadas pelos algoritmos do Google. Assim, você não perde nenhuma oportunidade de ligar pesquisas ao seu produto.
6. Preencha as páginas “quem somos”
A página “quem somos” pode não parecer tão importante, mas ela tem grande peso nos sites. Basicamente, essa é uma parte da sua loja virtual em que você fala mais sobre sua empresa, o que a marca acredita e como isso se traduz na forma como o site trabalha. A função principal da “quem somos” é reforçar a credibilidade do seu negócio.
Quando compram online, consumidores querem se sentir seguros e saber que há pessoas sérias cuidando daquela loja. Entre as várias informações, como endereço, CNPJ, entre outras, o “quem somos” é muito importante. Por isso, descreva sua marca, os objetivos dela e como ela trabalha para entregar o melhor ao público.
7. Disponibilize informações de troca e devolução
Troca e devolução são direitos importantes no e-commerce. A legislação que fiscaliza negócios online garante que o consumidor possa conseguir um produto da maneira que deseja e, se não for possível, recuperar o dinheiro. Sua empresa, do outro lado, deve garantir que cumprirá com o que a lei impõe e exige aos e-commerces.
Nem todos os consumidores, no entanto, sabem que tem esse direito. Por isso, a sua loja de roupas online precisa ser honesta e transparente. Isso significa disponibilizar todas as informações sobre como trocas e devoluções são feitas pela sua empresa. No setor de moda, em que não se pode experimentar antes de comprar, essa questão é essencial.
8. Procure tirar boas fotos e ofereça opção de zoom
Fotos podem gerar vendas ou afastar o consumidor que está em busca de roupas e acessórios na web. Afinal, as imagens são a única forma que eles têm de entender melhor sobre a parte estética das peças. Por isso, é simplesmente indispensável subir fotos de alta qualidade, que possibilitem um zoom maior.
Para que isso seja possível, será necessário investir em equipamento fotográfico de alto custo. Pode ser mais barato, neste caso, contratar uma equipe de produção especializada. Essas pessoas fotografam tanto os ensaios de modelos com as roupas quanto as peças. Ambos os tipos de fotos vão ajudar seu consumidor a escolher os melhores produtos.
9. Faça boas descrições de produtos
As descrições de produtos precisam ser ricas em detalhes e isso faz diferença. O consumidor precisa saber exatamente o que está comprando, quais conceitos foram aplicados naquela peça de roupa e os diferenciais que ela traz. Por isso, não economize detalhes: descreva a peça, como pode ser usada, seus materiais e o estilo que representa.
Um ponto é decisivo na descrição de produtos: o uso de palavras-chave. Isso garante que você tenha mais um material no seu site capaz de ranquear bem no Google. Assim, se seu cliente busca por “tênis de corrida azul” e você usa esse mesmo termo na sua descrição, sua página de produto vai ranquear para essas pesquisas.
10. Disponibilize dados de medidas
Por fim, nossa última dica para quem quer saber como montar um site de vendas de roupas é: ofereça todas as medidas na página do produto. As pessoas não poderão ver a peça em mãos e não é possível experimentar. Por isso, quanto mais medidas detalhadas, melhor. Isso aumenta a transparência da sua loja, algo valorizado pelo consumidor.
Pessoas que já costumam comprar online estão acostumadas a comparar as medidas fornecidas com outras peças de roupa que elas têm no armário. Assim, elas podem ter certeza de que o caimento será do agrado delas. Por isso, disponibilizar medidas ajuda a dar mais segurança ao consumidor na hora da compra, evitando que ele hesite.
Não tem mistério na hora de saber como montar um site de venda de roupas. É um processo longo e isso é o que garante que você tenha sucesso. Seguir as dicas deste post vai ajudar você a começar um empreendimento com maiores chances de sucesso!
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