O segmento fitness é um dos mais promissores da atualidade. Quer saber como abrir uma academia e lucrar nesse ramo? Veja mais sobre o assunto neste artigo
O segmento fitness é um dos mais promissores da atualidade, mas você sabe como montar uma academia e se diferenciar no mercado?
Segundo o relatório da IHRSA Global Report 2019, o Brasil possui quase 35 mil academias, o que prova que o segmento está em crescimento e ainda há espaço para inovar. Ao mesmo tempo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que um em cada quatro adultos é sedentário.
Saúde e bem-estar estão em alta como nunca, o que reforça ainda mais a rentabilidade dos negócios voltados para essas áreas. Frequentar a academia tem se tornado um hábito entre os brasileiros, assim, investir no setor pode ser uma boa oportunidade para novos empreendedores.
Pensando nisso, neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre como montar uma academia e começar a lucrar nesse ramo!
Tópicos abordados neste artigo
- O que é necessário para abrir uma academia?
- Como montar uma academia em 4 passos
- Crie um site para sua academia
O que é necessário para abrir uma academia?
No processo de como abrir uma academia, não é necessária uma formação na área, como normalmente se pensa. Contudo, é, sim, de extrema importância possuir conhecimento de mercado em uma das pontas do negócio.
Na outra ponta, você deve contar com profissionais qualificados e da área que poderão manter seu estabelecimento com credibilidade, bom atendimento e serviços prestados. Isso ajuda a manter seu negócio em equilíbrio.
Contudo, lembre-se de que um empreendimento de sucesso depende não apenas da disposição e da condição financeira do empresário, mas também de estudo e organização dos aspectos que envolvem o funcionamento e a manutenção do negócio.
Como montar uma academia em 4 passos
Apesar da concorrência, montar uma academia pode ser interessante porque os clientes buscam esse serviço por localidade.
É muito mais cômodo quando perto da residência ou do local de trabalho existe uma opção de qualidade desse tipo de serviço.
Pensando nisso, separamos alguns passos necessários aos quais você deve se atentar antes de abrir sua academia e unir comodidade e qualidade num único lugar!
Monte um plano de negócio
O primeiro passo para abrir sua academia é elaborar um plano de negócio. Este será o documento responsável por nortear todas as ações, objetivos, custos e demais detalhes do projeto inicial de abertura.
Por isso, busque ser bastante detalhista com qualquer possível cenário que você encontrará pela frente. Assim, fica mais fácil se adaptar rapidamente a diferentes situações.
Responda às perguntas básicas sobre a abertura de sua academia:
- Quanto será necessário investir em equipamentos, equipe e contas mensais de sua academia?
- Quais metas você pretende alcançar com sua academia?
- Qual será o diferencial de seu negócio?
- Qual é seu público-alvo?
- O que eu quero agregar de valor aos meus clientes e bairro onde estou me instalando?
- Esta, de fato, é a melhor possibilidade de local para meu empreendimento?
- Do que estou disposto a abrir mão, se necessário, para as contas fecharem?
Realize uma pesquisa de mercado
Depois de elaborar o plano de negócio, é hora de se dedicar ao estudo de mercado.
Essa parte é fundamental na constituição de qualquer empresa, pois investiga a necessidade e a viabilidade de um negócio. É também a partir dela que se determina a persona ou o perfil-foco da empresa.
Por exemplo, vamos imaginar que você deseja criar um negócio on-line. A pesquisa de mercado e concorrência vai permitir que você descubra se o seu produto desperta interesse no público.
Nessa pesquisa, você encontrará respostas para algumas das perguntas iniciais, além de notar outras questões que agregam valor ao seu negócio.
Por exemplo, quais lacunas a minha nova academia pode preencher nesta região? Se meu público-alvo está na faixa etária X, o que eu posso lhe oferecer de diferencial pensando em atraí-lo?
Tanto no plano de negócio quanto na pesquisa de mercado, o ponto-chave é fazer as perguntas certas que encaminharão para o sucesso da sua academia.
Prepare a documentação
A documentação é uma das etapas mais importantes na abertura de um negócio.
O primeiro passo é registrar firma em um Cartório de Registro de Pessoa Jurídica ou na junta comercial do estado em questão.
Realizado esse procedimento, você receberá um número de identificação (NIRE), que usará para conseguir o alvará de funcionamento com a prefeitura da cidade.
Antes disso, é preciso realizar o registro na Receita Federal para obtenção do CNPJ.
Para realizar o registro de sua academia, é preciso contatar o Conselho Regional de Educação Física de seu estado, apresentando documentação e requerimento impressos — você pode verificar junto ao órgão quais serão necessários.
Depois, basta providenciar a inscrição estadual e o cadastro na Previdência para liberação.
Abra sua academia
É importante considerar as questões legais e técnicas para que tudo ocorra como previsto, sem dificuldades ou pendências que possam prejudicar a empresa.
Escolha o local ideal
Leve em consideração a demanda por localidade, o espaço disponível — caso seu projeto seja de uma academia maior, é preciso atentar-se a isso —, a acessibilidade do local e os custos envolvidos. Em relação ao local, você deve observar:
- Localização acessível;
- Área livre de riscos, como enchentes, desmoronamentos, entre outros;
- Local com fornecimento regular de água e luz;
- Documentação em dia — no caso de aluguel,
- Aspectos legais.
Aqui, use e abuse daquela sua pesquisa de mercado, que servirá como a cartada final na maioria de suas decisões.
Adquira os equipamentos necessários
Definida a atuação de sua academia, é hora de comprar os equipamentos necessários para a execução das atividades.
Busque contar com uma consultoria especializada para realizar essas compras.
O dinheiro investido nessa parte será grande. Assim, com a ajuda de pessoas que conhecem mais do assunto, você evita prejuízos e garante mais economia no investimento como um todo.
Contrate profissionais
Para seu negócio funcionar e ser um sucesso total, você precisa contratar professores qualificados, com boa formação e experiência no segmento que sua academia pretende seguir.
É bastante importante considerar a quantidade de clientes para, assim, definir o tamanho da equipe, mas vá aos poucos. Conforme necessário, aumente de forma gradual seu time de profissionais!
Crie um site para sua academia
Agora que você já sabe exatamente como montar uma academia, que tal um último ponto muito importante?
Vamos considerar que você já está prestes a inaugurar e precisa divulgar os serviços. Sem uma boa estratégia de marketing para atrair e fidelizar clientes para sua recém-aberta academia, seu empreendimento corre o risco de não ser notado.
Então, invista em um site para sua academia! Ele pode ser bastante simples e existem inúmeras maneiras de criá-lo.
Basta que, com ele, você entregue as informações necessárias para que seus clientes possam conhecer seu negócio e encontrar serviços especializados. Abaixo, veja as vantagens de expandir seu negócio físico para a internet!
Vantagens de um site profissional
Além de ser encontrado com mais facilidade pelos clientes, o site pode servir como um ótimo repositório de informações e ser a âncora para a estratégia de marketing da sua marca.
Com um site para sua academia, você:
- Cria uma autoridade digital para sua empresa — mais confiança e credibilidade;
- Reduz custos — o site é uma das alternativas mais baratas de divulgação,
- Aumenta o alcance — audiência muito maior na sua região de atuação.
Aproveite as redes sociais
É por meio das redes sociais que a grande maioria do seu público-alvo provavelmente encontrará sua academia.
Elas serão utilizadas pelos seus futuros clientes para deixar depoimentos e avaliações sobre seus serviços, assim, atraindo organicamente mais pessoas a conhecerem sua academia.
Com um plano de negócio bem estruturado, profissionais de qualidade e um site informativo, faltará para sua academia uma presença digital sólida: com participação em redes sociais nas quais você poderá divulgar tudo o que você considera relevante para seu negócio.
Busque entender quais redes sociais mais fazem sentido para as personas que você quer atingir e parta daí.
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