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O WhatsApp Business é a ferramenta ideal para se relacionar com seus clientes em tempo real, veja como integrar ao site de sua empresa.

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Se te perguntarem qual é o meio de comunicação que você mais utiliza para falar com sua família ou amigos e colegas, você diria que é o WhatsApp? Ótimo! O mesmo ocorre com seus clientes.

Eles também conversam e interagem por este meio, enviam fotos, áudios, vídeos e até figurinhas divertidas.

Foi por isso que, em 2017, o aplicativo lançou uma versão especial para que as empresas possam se comunicar com seus clientes da mesma forma que se falam entre amigos.

Se você tem um negócio e quer ter uma comunicação mais próxima e efetiva com seus clientes, então este artigo foi feito pensando em você. Vamos explicar como usar o WhatsApp para empresas e também integrá-lo ao seu site.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo que pode ser facilmente instalado no seu celular e te ajuda no contato direto com os clientes, tirando dúvidas e solucionando eventuais problemas de compras e manutenção.

Diferentemente do modelo convencional, o WhatsApp Business tem características especiais para gestão de clientes, permitindo segmentação (a gosto do gestor) e automação de mensagens para triagem inicial.

O WhatsApp Business está disponível para dispositivos Android e IOS, assim como PC e Mac. Essa versão é indicada a micro e pequenas empresas, onde um colaborador pode cuidar do contato com consumidores.

Há uma outra versão, recomendada a médias e grandes empresas, que necessitam de uma solução mais robusta. Essa API é utilizada e aprovada por players importantes do mercado, como Netflix, Wish e Booking.

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Por que usar o WhatsApp em seu negócio?

Pode parecer um desafio, mas manter uma relação próxima e personalizada com o cliente é essencial para fidelizá-los, fortalecer a marca, garantir a indicação e um possível retorno.

Além de ajudar na gestão dessa comunicação, o WhatsApp Business permite falar com uma imensa quantidade de pessoas. Para se ter uma ideia, no Brasil, o aplicativo tem cerca de 130 milhões de usuários.

Mas sabia que é possível transformar uma simples conversa em venda? E assim, lucrar ainda mais?

Neste vídeo, nosso parceiro Lincon Beraldo traz dicas certeiras e super práticas para que você consiga melhorar sua conversão. Veja agora:

Existem várias vantagens ao usar o serviço de mensagens comerciais oferecido pelo WhatsApp. Você pode envie PDFs, documentos, planilhas, apresentações de slides e muito mais (com o limite de 100MB), sem as complicações que você teria ao utilizar seu e-mail ou um aplicativo específico de compartilhamento de arquivos.

Além de conversar diretamente com seus futuros clientes ou consumidores, você também pode:

Configurar mensagens automáticas

Com o WhatsApp Business você pode configurar mensagens automáticas para responder ao primeiro contato dos clientes. Pode ser um texto de boas vindas ou então um aviso de horário de disponibilidade.

Também é possível criar um menu com opções para filtrar o interesse de quem está entrando em contato. Apesar das facilidades, lembre-se que é primordial responder aos clientes de maneira pessoal e personalizada.

Estatísticas

O WhatsApp Business apresenta algumas estatísticas que vão te ajudar a medir e monitorar o atendimento. Nesta seção, você poderá saber a quantidade de mensagens enviadas, recebidas e lidas, e taxa de abertura.

Também pode criar etiquetas para segmentação de clientes conforme as estatísticas colhidas.

Primeiros passos

Ao baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel ou computador, você deve registrar um nome e um número à conta. Esse nome deve ser escolhido com cuidado, pois não poderá ser trocado depois. Outros dados exigidos para criar uma conta de WhatsApp Business são:

  • Endereço da empresa
  • Categoria em que seu negócio se enquadra
  • Resumo sobre os produtos ou serviços oferecidos
  • Horário de atendimento
  • E-mail corporativo
  • Site oficial

Integrando o WhatsApp Business em seu site

Agora que você está cadastrado ao WhatsApp Business, chegou a hora de integrá-lo ao site de sua empresa. Essa funcionalidade não é exclusiva do chat mais popular do mundo. Muitos sites usam mensagens de texto como ferramenta de atendimento ou então Facebook Messenger. Por isso, fica a seu critério quantos canais de comunicação direta serão disponibilizados.

Vou apresentar duas maneiras para integrar o WhatsApp Business em seu site, para que o ícone do aplicativo fique visível e seus clientes ou visitantes possam clicar para falar contigo:

WP Social Chat

O plugin de WordPress WP Social Chat pode ser instalado de maneira prática dentro do gerenciador do site e tem as funcionalidades que permitem inserção de ícone do WhatsApp e caixa de chat em suas páginas.

Além de ser gratuito, o WP Social Chat permite personalização de cores, posicionamento, tamanho dos ícones e mensagem automática.

GetButton

O GetButton, desenvolvido pela WhatsHelp, é uma solução completa para a criação de botões que levam o cliente ou visitante do site a entrar em contato com o atendimento. Neste caso, estamos falando de WhatsApp Business, porém a plataforma pode gerar botões para integração de Facebook Messenger, Viber, Snapchat, Line, Telegram, VK, e-mail, chamadas telefones e mensagens de texto (SMS).

A opção grátis permite a criação de até dois botões e uma curta mensagem para gerar ação do usuário para utilizar o chat (call to action). Na versão paga, é possível rastrear os clicks e gerar relatórios por meio do Google Analytics.

Vale lembrar que o WhatsHelp também é um plugin de WordPress, caso você use esse CMS.

Por fim, é muito importante que você tenha em mente que quando um cliente entra em contato diretamente a probabilidade de compra é maior. Ninguém gosta de esperar para ser atendido ou então ser ignorado. Por isso, é necessário deixar claro o horário de atendimento e, quando ausente, configurar uma mensagem automática para se posicionar diante do cliente.

E aí? Gostou das dicas sobre o WhatsApp Business? Conte-nos como foi sua experiência com o aplicativo. Também queremos saber como você integrou o chat ao seu site – se foi por meio dos plugins que indicamos ou outra maneira. Veja os 13 melhores plugins WhatsApp WordPress, agora!

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Tags:

  • e-commerce
  • loja virtual
  • sucesso do cliente

Paulo Zarpellon

Profissional de comunicação e marketing, com formação em jornalismo. Atua como Supervisor de Conteúdo na HostGator LatAm. É entusiasta do e-commerce e acredita que todo mundo pode ganhar dinheiro com uma loja virtual.

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