Quer abrir um negócio, mas não sabe qual ramo e como investir? Quer saber como identificar uma oportunidade de negócio? Aprenda aqui!
Abrir a própria empresa é uma forma de alcançar realização pessoal, mas é claro que a lucratividade do negócio também é muito relevante na decisão de empreender. Afinal, não adianta investir no que você sabe que não vai dar retorno financeiro.
A verdade é que todas as ideias podem ser rentáveis quando se transformam em necessidades. Ou seja, um empreendimento pode dar certo quando satisfaz a necessidade de um determinado grupo de pessoas.
Embora muitas pessoas se sintam mais seguras investindo em negócios que já existam, inovar é o caminho mais curto e eficiente para o sucesso. Isso faz com que a concorrência da empresa seja pequena e que existam mais possibilidades de se destacar no mercado.
Na teoria tudo parece muito fácil, mas, na prática, você sabe como identificar uma oportunidade de negócio? Vamos explicar para você alguns itens que devem ser considerados na hora de empreender.
Como Escolher um Ramo de Negócio?
Na hora de avaliar as oportunidades de negócios, evite os ramos que já estejam saturados. Você até pode decidir entrar neles, mas terá que adotar uma estratégia muito coerente e assumir riscos realmente altos.
Por isso, dê preferência para áreas que tenham espaço para a inovação e aceitem a aplicação de ideias novas e diferentes. Em geral, essas possibilidades estão vinculadas a públicos menos conservadores, que recebem melhor iniciativas diferentes.
Identifique uma Oportunidade de Negócio
Existem alguns caminhos na hora de identificar uma oportunidade de negócio. Um deles é avaliar a viabilidade de um modelo de negócio inovador criado do zero. Outro é se associar a empreendimentos já consolidados, como no caso das franquias.
A modalidade permite um investimento relativamente reduzido e a vantagem de estar respaldado por uma empresa que já tem experiência de mercado e que, por isso, passa segurança na tomada de decisões.
Claro que investir em uma franquia exige uma série de procedimentos, não apenas os burocráticos para fechar negócio, mas em relação ao avaliar se uma determinada marca vai se tornar um negócio lucrativo na região onde deseja instalá-la. Além disso, algumas franquias são extremamente exigentes em aceitar novos franqueados.
Pense Sempre Além
Na busca de identificar uma oportunidade de negócio, você pode ir além e pensar em que situações esses consumidores em potencial poderiam consumir o seu produto. Mesmo as empresas que funcionam pela internet devem conhecer os hábitos dos consumidores do seu negócio.
Ao observar isso mais de perto, será possível identificar com mais precisão os valores do seu público-alvo, as demandas que o seu produto precisa suprir e quem são, de fato, os seus concorrentes.
Avalie a Concorrência
Avaliar a concorrência vai muito além de apenas identificá-la, ok? É preciso conhecê-la profundamente para visualizar quais são as suas verdadeiras possibilidades no mercado. Saber as fragilidades de cada concorrente pode fortalecer o seu negócio, uma vez que será possível satisfazer aquela parte do público-alvo que está desassistida.
Vamos explicar com mais detalhes, quando um produto é vendido para um determinado público-alvo, costuma existir uma fatia de consumidores que nem sempre adquire o item. As razões para isso são múltiplas e podem estar relacionadas com o preço, com a distribuição do produto, com a qualidade, etc.
Ao oferecer um produto similar, mas que atenda a essa fatia de mercado, seu negócio conta com um grupo de consumidores em potencial. Esse é o diferencial do qual tanto se fala. Isso não significa que você deve atender apenas esse grupo, até porque nem sempre é positivo contar com um nicho muito fragmentado, mas ele pode integrar o seu público-alvo.
Como Identificar uma Oportunidade de Negócio?
Existem alguns itens que devem ser considerados na hora de identificar uma oportunidade de negócio. Por mais que você já tenha uma ideia em mente, antes de abrir uma empresa, o ideal é ver se o seu projeto vai de encontro com as seguintes premissas:
Pensar na Necessidade das Pessoas
Você pode pensar em um negócio vinculado ao desejo do público-alvo, mas, em geral, as lojas virtuais respondem muito bem para suprir as necessidades das pessoas. Ou seja, vai muito além de oferecer um produto de qualidade. Envolve uma experiência completa, com atendimento satisfatório e entrega no prazo.
Pensar em Diferenciação
Você não pode oferecer um produto que já existe no mercado sem pensar em entregar algo a mais. Se fizer isso, como convencerá o público a consumir de você? Avalie que itens você pode agregar ao seu produto ou serviço de forma que atraia os consumidores para a sua marca.
Considerar o Investimento e o Retorno
Como identificar uma oportunidade de negócio sem avaliar a parte financeira? Para saber sobre a rentabilidade de um empreendimento, você deve calcular o investimento necessário e o tempo médio de retorno.
Avaliar o Mercado
Como é o mercado que você pretende entrar? Em geral, o seu público costuma ser fiel às marcas ou toma a decisão de compra influenciado pelo preço? Existem muitas empresas pequenas no segmento ou poucas empresas grandes? Tudo isso deve ser ponderado para que você veja se, de fato, vale a pena entrar nesse mercado.
Como Identificar uma Oportunidade de Negócio Lucrativo?
As franquias costumam ser formas relativamente seguras de empreender. Isso porque, antes trabalharem na modalidade de franquias, essas marcas estruturaram os seus negócios para se adequarem a diferentes mercados.
Portanto, ao optar por um sistema de franquia, você conta com a assessoria do responsável pela marca e não precisa participar de escolhas como produtos, nomes e materiais de comunicação. Em uma comparação breve, a franquia é uma forma de tomar um caminho seguro pelo mundo dos negócios.
Franquia é uma boa Oportunidade de Negócio?
As franquias costumam ser uma ótima oportunidade de negócio para quem quer empreender. No entanto, isso não significa que o empreendedor não terá que tomar decisões a nível organizacional e nem se envolver com o seu negócio.
Dessa forma, é importante ter em mente que o fato de uma marca contar com muito sucesso em determinado lugar não significa que qualquer local onde a franquia for instalada obterá o mesmo êxito. Ainda mais quando falamos do Brasil, que é um país com uma proporção territorial enorme e tem múltiplos perfis de consumidores.
Por isso, mesmo que você decida empreender através de franquias, pesquise sobre o público-alvo e saiba sobre as qualidades e os pontos fracos dos produtos que a franquia oferece. Em relação ao público, esclareça questões como:
- Faixa etária dos consumidores;
- Gênero;
- Onde residem;
- Média salarial;
- Atividade profissional;
- Em que momento consomem;
- Possibilidade de fidelização.
Escolha o Local Ideal para a Franquia Ter Sucesso
Tenha em mente que a localização é fundamental para que uma marca tenha sucesso, independente do fato de empreender a partir de um modelo de negócio de franquia ou não. A franquia minimiza os riscos do empreendimento, mas não os elimina. Por isso, não deixe de pensar em localizar o seu empreendimento em um local que o seu público frequente.
Se você quer saber como identificar uma oportunidade de negócio e tem dúvidas se um determinado local é adequado ou não para o seu empreendimento, observe as lojas que estão ao redor e faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- Elas são atrativas para o seu público-alvo?
- Os preços delas variam de acordo com os preços praticados em seu negócio?
Como Saber em que Oportunidade Investir?
A melhor forma de identificar uma boa oportunidade é fazendo um plano estratégico no qual devem constar todas as informações do empreendimento que você quer apostar. Esse plano começa como um rascunho das suas ideias, mas futuramente deve representar como o seu negócio será colocado em prática.
Defina sua Missão, Visão e Valores
Ao definir a missão, a visão e os valores da sua empresa você terá informações sólidas para começar o seu negócio. Lembre-se, a missão é a razão pela qual a empresa existe, que a visão indica onde a empresa quer chegar e que os valores são os princípios que direcionam o comportamento e as ações das pessoas envolvidas no processo.
Faça um Estudo do Mercado
Um estudo de mercado aprofundado mostra um panorama do lugar onde você está pisando. Imagine que, antes desse estudo, você tem um quarto escuro cheio de móveis para entrar. Depois dele, as barreiras dos móveis ainda estarão lá, mas você conseguirá enxergar os desvios pelos quais será mais seguro percorrer o caminho.
Na hora de estudar o mercado, considere:
- Quem são os seus concorrentes;
- Quem são os seus consumidores em potencial;
- Em qual estágio está o mercado onde você quer entrar;
- Quais diferenciais o seu negócio oferece;
- Quem são os seus stakeholders.
Estabeleça seu Plano de Marketing
Outra etapa importante para empreender com segurança é fazer um plano de marketing bem detalhado. Nele, estude sobre as especificidades do negócio e se dedique a responder às seguintes perguntas:
- Qual produto será vendido?
- Quanto cada produto custará?
- Onde os produtos serão vendidos?
- Quais serão os canais e as estratégias de comunicação usados para promover os produtos e a marca?
Lembre-se que abrir um negócio é um desafio muito grande até mesmo para os empreendedores mais antigos. No entanto, se preparar para empreender torna a caminhada mais segura e aumenta as possibilidades de sucesso.
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