Aprenda a gerenciar redirecionamentos de e-mail no cPanel para melhorar a organização e garantir a entrega de mensagens importantes.
Os redirecionamentos de e-mail são uma ferramenta valiosa para gerenciar a correspondência eletrônica e manter a organização do seu negócio ou site. No cPanel, é possível criar redirecionamentos de e-mail com facilidade, permitindo que você encaminhe mensagens de um endereço de e-mail para outro. Neste artigo, vamos mostrar como gerenciar redirecionamentos de e-mail no cPanel, incluindo como criar redirecionamentos, encaminhar mensagens para vários endereços e gerenciar regras de encaminhamento avançadas. Vamos lá?
Atenção! Esse artigo mostra como criar redirecionamento de e-mail no Webmail do cPanel. Se você utiliza o e-mail Titan, confira como encaminhar e-mails Titan.
O que é um redirecionamento de e-mail
Um redirecionamento de e-mail é uma funcionalidade que permite encaminhar mensagens de um endereço de e-mail para outro. Isso é útil quando você deseja manter a organização de sua correspondência eletrônica ou quando precisa encaminhar mensagens para outras pessoas sem precisar compartilhar seu endereço de e-mail principal. Por exemplo, você pode criar um redirecionamento de e-mail para encaminhar mensagens de [email protected] para o endereço de e-mail de sua equipe de suporte, sem precisar compartilhar o endereço de e-mail principal da sua empresa.
Além disso, os redirecionamentos de e-mail também podem ser usados para encaminhar mensagens para vários endereços de e-mail ao mesmo tempo, o que é útil para distribuir mensagens entre equipes ou departamentos. Eles também podem ser configurados com regras avançadas, como encaminhar mensagens somente se conterem certas palavras-chave ou se vierem de um endereço de e-mail específico.
Como criar redirecionamento de e-mail no cPanel
- Primeiramente, acesse seu cPanel.
- Em seguida, acesse o menu Redirecionamento de e-mails.
- Em seguida clique em Adicionar redirecionamento de e-mail.
- Preencha os campos da seguinte maneira:
- Endereço de encaminhamento: o nome da conta de e-mail que vai encaminhar os e-mails recebidos.
- Domínio: o domínio da conta de e-mail.
- Destino:
- Encaminhar para o endereço de e-mail: insira o e-mail destino que vai receber os encaminhamentos.
- Descarte e envie um erro para o remetente (no momento do SMTP): selecionar essa opção fará com que todo e-mail recebido por essa conta seja descartado e o remetente receberá como resposta a mensagem que está no campo de texto.
Por fim clique em Adicionar redirecionamento de e-mail.
- Pronto! Seu redirecionamento de e-mail foi criado com sucesso. Confira abaixo os detalhes das opções avançadas de redirecionamento.
Opções avançadas
Ao expandir os detalhes das opções avançadas você encontrará:
- Encaminhar para uma conta de sistema: e-mail recebidos serão automaticamente redirecionados para a conta de e-mail padrão da conta cPanel.
- Redirecionar para um programa: você pode redirecionar e-mails para um programa que esteja dentro do diretório raiz da sua conta cPanel, podendo dar gatilho a alguma resposta pré-programada. O programa precisa possuir a permissão
0700
para funcionar corretamente. - Descartar: descarta a mensagem recebida sem mensagem de erro. Diferente da opção Descarte e envie um erro para o remetente, essa opção não enviará nenhuma mensagem de volta.
Como rastrear um redirecionamento de e-mail
Após criar seu redirecionamento de e-mail você pode fazer o rastreio para se certificar de que tudo está correndo como você gostaria.
- Na tela do cPanel > Redirecionamento de e-mail. Clique no botão Rastrear no redirecionamento que você deseja rastrear.
- Se houver algum erro no processo de redirecionamento de e-mail, consulte as legendas no fim da página para entender melhor o erro.
Como remover um redirecionamento de e-mail
Na tela do cPanel > Redirecionamento de e-mail. Clique no botão Excluir no redirecionamento que você deseja remover.
Como criar um redirecionamento de e-mail entre domínios
Os encaminhadores de domínio redirecionam os e-mails de endereços inválidos para outro domínio.
Atenção!
Os encaminhadores de domínio apenas encaminham e-mails quando o sistema não consegue entregá-los a um endereço ou resposta automática. Por exemplo, se você criar um encaminhador de domínio do domínio example.com para o domínio example1.com e alguém enviar um e-mail para o endereço [email protected]
, as seguintes ações ocorrerão:
– Se um endereço [email protected]
ou resposta automática existir, o sistema não encaminhará o e-mail.
– Se um endereço [email protected]
ou resposta automática não existir, o sistema encaminhará o e-mail para [email protected]
.
- Na tela do cPanel > Redirecionamento de e-mail. Clique no botão Adicionar redirecionamento de e-mail entre domínios.
- No primeiro campo, insira o domínio a encaminhar e no segundo campo, o domínio a receber o e-mail.
Por fim clique em Adicionar redirecionamento de e-mail entre domínios.
- Pronto! Confira a seguir como deletar esse redirecionamento.
Como remover um redirecionamento de e-mail entre domínios
- Na tela do cPanel > Redirecionamento de e-mail. Clique no botão Excluir no redirecionamento de e-mail entre domínio que você deseja remover.
Considerações Finais
Nesse artigo você aprendeu o que é um redirecionamento de e-mail e como gerenciar seus redirecionamentos de e-mail no cPanel.
Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:
Até a próxima! :^)