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Confira dicas de como otimizar suas campanhas no Facebook Ads. Aprenda sobre o básico e faça anúncios efetivos para sua marca.

Você já publicou anúncios no Facebook? Hoje em dia, é muito fácil controlar a publicidade por lá. Uma pergunta muito interessante é: você já queimou dinheiro com os anúncios do Facebook? Se a sua resposta foi positiva, você precisa continuar lendo este artigo para entender Facebook Ads como funciona.

Não é incomum ouvirmos frases como:

  • os anúncios do Facebook não fazem nada;
  • esses anúncios do Facebook são uma farsa;
  • colocar publicidade no Facebook custa caro e não gera vendas.

Isso pode ser parcialmente verdade, mas apenas se você não tiver otimizado seus anúncios no Facebook, sabia? Pensando nisso, reunimos algumas dicas para ajudá-lo a divulgar seu site de forma eficaz no Facebook para que, no final da campanha, você obtenha um ROI positivo. 

Entender como funciona o Facebook Ads passa por muitos pontos. Acompanhe a seguir!

1 – Públicos-alvo personalizados para anúncios eficazes no Facebook

Se você não quer jogar seu dinheiro pela janela, deve entender como o Facebook Ads funciona. Também será útil compreender como se paga Facebook Ads, mas falaremos sobre isso posteriormente.

Em primeiro lugar, você deve conhecer muito bem o seu público-alvo, além de salvá-lo no gerenciador de anúncios do Facebook. Você deve fazer isso antes de postar seus anúncios no Facebook. Quanto mais específico for o público definido, melhores serão os resultados dos anúncios. Você alcançará menos usuários, mas eles são altamente relevantes.

Você também pode rastrear a análise relacionada ao seus esforços de marketing e usá-la para agilizar os processos de anúncios e vendas. Por isso, nosso parceiro Professor Jorge Ávila traz algumas dicas estratégicas sobre como gerar tráfego através de ads e orgânico:

Vamos explicar isso resumidamente usando um exemplo: você coloca um anúncio no Facebook para um de seus produtos e escolhe um público-alvo feminino, entre 18 e 55 anos. 

Com essas informações, espera-se que milhares de mulheres vejam o anúncio, mas vamos ser honestos: quantas delas estão realmente interessadas no produto que você está promovendo? Certamente, apenas uma fração. 

Por isso, é melhor dividir seu público-alvo em grupos menores, que você pode salvar como públicos-alvo personalizados. A propósito, você também pode abordar os vários segmentos desse nicho individualmente dessa forma!

Segmentação do público

Um segundo ponto sobre o Facebook Ads como funciona é a segmentação. Com o gerenciador de anúncios do Facebook, os públicos-alvo podem ser criados usando cinco critérios diferentes:

  • arquivo do cliente (clientes existentes);
  • tráfego do site (usuários que já acessaram o seu site);
  • atividade do aplicativo (pessoas que usaram seu aplicativo);
  • atividade off-line (usuários que estiveram em sua loja);
  • interação (pessoas que interagiram com seu conteúdo no Facebook).

Com essas opções de configuração, você pode abordar especificamente os usuários que colocaram produtos no carrinho de compras de sua loja on-line, mas o abandonaram por qualquer motivo. Continue a leitura para entender melhor como usar o Facebook Ads de forma otimizada!

2 – Otimizando anúncios do Facebook com testes de divisão

Criar públicos-alvo personalizados é uma etapa importante na otimização dos anúncios no Facebook, mas você pode subdividir os nichos personalizados que criou para que sua publicidade se torne ainda mais eficaz e leve a um melhor desempenho de campanha. Isso funciona muito bem com os chamados testes de divisão!

Aqui, também queremos começar com um exemplo ilustrativo: imagine que sua empresa vende especiarias orientais. Agora, você pode criar um anúncio no Facebook que atraia todos os visitantes do seu site novamente. Isso tem a vantagem decisiva de que os usuários já conhecem você e sua marca, tendo um certo interesse pelos seus produtos.

Acontece que as perspectivas são bastante boas, mas não geram vendas. Então, você precisa de clientes com alto poder aquisitivo. Espero que você concorde quando digo que nem todo cliente em potencial se torna um cliente, certo? 

Mas é muito provável que certos públicos-alvo sejam mais propensos a se tornarem clientes que outros. É aí que os testes de divisão entram em ação e dão um grande show. Quer entender como anunciar no Facebook Ads da forma correta? Confira!

Teste de divisão na prática

Vamos a mais uma explicação sobre o Facebook Ads como funciona: digamos que você tenha criado um público-alvo personalizado que inclui todos os visitantes de seu site com idades entre 20 e 60 anos. Com um teste de divisão, você pode exibir seu anúncio criado para as seguintes faixas etárias, por exemplo:

  • 20-30 anos;
  • 30-40 anos;
  • 40-50 anos;
  • 50-60 anos.

Certifique-se de que todos os públicos-alvo vejam o mesmo anúncio do Facebook. Ao projetar a publicidade, você deve sempre se lembrar de que o maior número possível de pessoas esteja endereçado.

No final da campanha, você pode descobrir facilmente qual é a faixa etária da maioria dos clientes em potencial que se tornam leads. Em seguida, concentre-se no grupo que gerou mais vendas para você e outros anúncios do Facebook. Dessa forma, você pode aumentar o ROI e diminuir o CPA no futuro.

Nessa parte, é interessante se informar ao máximo sobre como funciona o pagamento do Facebook Ads! Você também pode executar o teste de divisão com outras variáveis, como local de residência, sexo, etc. Certifique-se de alterar apenas uma variável de cada vez. Caso contrário, os resultados podem ser falsos.

3 – Publicidade eficaz no Facebook com localização

Conforme já mencionado no início do artigo, faz pouco sentido distribuir sua publicidade usando o princípio do regador. Aqui, o desperdício é simplesmente muito grande e, no final do dia, você tem um monte de dinheiro desaproveitado!

Assim, para entender o Facebook Ads como funciona, suponhamos que você administre um pequeno restaurante caseiro em uma cidade do interior de São Paulo. Na sua opinião, faria sentido anunciá-lo na capital? Melhor não, certo?

Por esse motivo, se você possui uma loja local, um restaurante ou algo parecido, deve sempre se certificar de que usa a restrição de local no gerenciador de anúncios do Facebook. 

Aqui, você pode definir os quilômetros em que as telas devem ser exibidas. A experiência mostra que um raio de 15 a 25 quilômetros funciona melhor, mas isso também deve ser testado! Continue a leitura para entender mais princípios de como anunciar no Facebook Ads de forma otimizada.

4 – Use o Audience Insights para otimizar seus anúncios do Facebook

Você deve saber quem pertence ao seu público-alvo, quais são os interesses dele e, idealmente, como exibir seus anúncios no Facebook para obter a maior resposta possível.

Você precisa ser capaz de responder a todas essas perguntas antes mesmo de configurar sua campanha no Facebook. Se você não sabe quem é seu público-alvo ou o que ele pensa, será muito difícil convencê-los a clicar em seu anúncio.

Uma sorte é poder contar com o Audience Insights do Facebook porque você encontrará a maioria das informações que precisa ali. Nele, você tem acesso a dados valiosos, como os demográficos, ou seja, sexo, trabalho, local de residência, certificado de conclusão da escola, status de relacionamento, comportamento on-line e áreas de interesse.

Audience Insights do Facebook

5 – Divida os anúncios do Facebook em desktop e celular

Agora, é difícil imaginar a vida sem o smartphone. A situação é semelhante no que diz respeito a usar vários canais de mídia social. Por esse motivo, você deve sempre se lembrar de otimizar seu conteúdo para dispositivos móveis!

Isso significa que, ao criar anúncios no Facebook, você deve sempre ter em mente o uso de designs diferentes: para celular e desktop. Nunca use a mesma tela para ambos os dispositivos.

Existem duas boas razões para isso. Já há usuários suficientes que navegam pelo Facebook exclusivamente com o smartphone. Também há usuários que navegam apenas no fluxo de notícias do Facebook em seus PCs de mesa. Portanto, você deve pensar cuidadosamente sobre quais dispositivos seu anúncio deve ser reproduzido. Isso pode ser facilmente controlado por meio do gerenciador de anúncios.

Outra razão pela qual o mesmo anúncio do Facebook nunca deve ser exibido no desktop e no celular ao mesmo tempo é a imagem da publicidade. O motivo é muito simples: uma foto que parece ótima em um PC de mesa talvez seja pequena demais para dispositivos móveis, de modo que nada pode ser visto. Também pode acontecer de informações importantes no anúncio serem perdidas porque o Facebook encurta ou corta o texto do anúncio.

O guia de anúncios do Facebook pode ajudar. Lá, você visualiza a aparência real dos respectivos monitores nos vários dispositivos. Você deve sempre usar esse recurso para avaliar se seus anúncios do Facebook têm a melhor aparência ou se você está apenas jogando seu dinheiro pela janela.

Esperamos que agora sua percepção de como usar o Facebook Ads esteja mais afiada!

Conclusão sobre a otimização dos anúncios do Facebook

Se você chegou até aqui, já está dominando importantes princípios do Facebook Ads como funciona! Afinal, criar anúncios é muito simples. Basicamente, torna-se um pouco mais difícil quando você tem que considerar as configurações necessárias para colocar uma publicidade bem-sucedida e eficaz no Facebook.

Se você achava que os anúncios do Facebook eram totalmente absurdos, custavam dinheiro e não geravam vendas, pode não ter configurado sua campanha corretamente. Talvez, haja uma ou duas dicas úteis de como divulgar um site nas redes sociais que você pode usar para tentar novamente. 

Por fim, listamos todas as dicas que demos para que você tenha mais sucesso com sua próxima campanha no Facebook:

  • crie públicos-alvo personalizados;
  • use testes de divisão;
  • limite seus anúncios do Facebook a uma localização;
  • conheça o seu público-alvo com o Audience Insights;
  • Crie anúncios diferentes para celular e desktop.

Você ainda tem dúvidas sobre o Facebook Ads como funciona ou precisa de ajuda com a implementação? Em outros artigos, exploramos como funciona a cobrança do Facebook Ads.

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  • 1 – Públicos-alvo personalizados para anúncios eficazes no Facebook

    • Segmentação do público

  • 2 – Otimizando anúncios do Facebook com testes de divisão

    • Teste de divisão na prática

  • 3 – Publicidade eficaz no Facebook com localização

  • 4 – Use o Audience Insights para otimizar seus anúncios do Facebook

  • 5 – Divida os anúncios do Facebook em desktop e celular

  • Conclusão sobre a otimização dos anúncios do Facebook

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  • Criador de Sites

Luana Sa

Graduanda em Letras pelo CEFET-MG, Luana Sá é redatora e revisora há 2 anos. Apaixonada pela comunicação (ou conexão) entre palavras e pessoas, escreve com o objetivo de transformar ideias em textos incríveis. Ama livros e histórias bem feitas - porque não acredita em perfeição, mas sim em excelência. Persegue seus sonhos com essa perspectiva!

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