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Você sabe por que é importante montar um plano de negócio? Confira esta e outras respostas sobre o tema em nosso conteúdo exclusivo.

Você está interessado em saber como fazer a sua empresa crescer com consistência e previsibilidade? Então, fique atento ao que é plano de negócios, um planejamento com objetivo de orientar as tomadas de decisões de curto a longo prazo.

Além disso, esse documento tem como função ajudar a buscar investidores para o seu negócio. Por isso, quanto mais completo e organizado for esse plano de ação, mais fácil será convencer outras empresas a aplicarem no seu empreendimento. 

Sendo assim, neste artigo, vamos mostrar como você pode elaborar o seu plano de negócios e qual é a importância desse documento para o sucesso da sua empresa. Continue lendo e confira.  

Entenda o plano de negócios 

Afinal, o que é plano de negócio? Este é um documento que reúne diversas informações sobre o seu empreendimento. Desde o nome, a definição do produto ou do serviço e a forma jurídica até os objetivos, os indicadores financeiros e as projeções de cenários positivos e negativos do mercado. 

Em outras palavras, ele é a resposta teórica para a pergunta “no que consiste a sua empresa?”. Com um plano de negócios, é possível  diminuir riscos e incertezas ao identificar falhas e dificuldades. Desta forma, evita-se que problemas aconteçam e obtém-se as ferramentas certas para resolvê-los. 

Assim, um bom modelo de plano de negócio é descritivo, permitindo que você identifique pontos fortes e fracos da sua ideia, para que ela seja melhorada e transformada em oportunidade. 

Por que ter um plano de negócios?

Fonte da imagem: Sebrae

Uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicou que 20% dos negócios fecham por falta de capital, e outros 7% por falta de lucro, sendo que esses problemas conseguem ser evitados ou solucionados mais rapidamente com um plano de negócio.

Apesar de a falta de análise de mercado e do próprio negócio não serem os principais causadores do fechamento de empreendimentos brasileiros, esse tipo de planejamento auxilia no crescimento saudável das empresas. Veja outros benefícios a seguir. 

  • Você saberá quais investimentos devem ser priorizados e onde deve cortar custos; 
  • Se for necessário fazer um financiamento, o plano de negócios está na lista dos documentos exigidos pelos bancos; 
  • Todas as informações referentes ao seu negócio estarão organizadas e de fácil manipulação em caso de consulta, 
  • Ele também ajuda você a se comunicar melhor com sócios, clientes e funcionários.

5 passos para fazer o seu plano de negócios

Agora que você já sabe dos benefícios de criar um planejamento, o próximo passo é entender como fazer um plano de negócios. Para isso, criamos uma lista com sete passos para você seguir. Veja.

Crie um rascunho do seu plano de negócios

O primeiro passo para ter um plano de ações do seu negócio é elaborar um rascunho com as informações da empresa, incluindo alguns dados como: o público-alvo, a situação do mercado e da empresa, além de uma descrição da hierarquia interna. Isso quer dizer que o planejamento deve ficar dividido em: 

  • sumário executivo;
  • análise de mercado;
  • atributos de conceito e marca;
  • análise financeira.

Deixe espaço para o sumário executivo

O sumário executivo é uma versão resumida de todo o plano e, apesar de ser o último item que você irá escrever, deve ser o primeiro capítulo do seu plano de negócios. 

Oferecendo uma visão geral do empreendimento, essa é a parte que os investidores irão analisar e decidir se devem ou não investir. O sumário executivo deve descrever:

  • o conceito e o estilo do negócio;
  • o diferencial do empreendimento;
  • a essência da marca,
  • o plano de marketing.

Pesquise o mercado e a concorrência

Assim que tiver oferecido uma visão sobre os posicionamentos futuros da empresa, além de projeções a longo prazo, é hora de provar que seu conceito é diferenciado no segmento que você escolheu e sua ideia é promissora e viável. 

Por exemplo, vamos imaginar que você deseja criar um negócio on-line. A pesquisa de mercado e concorrência irá permitir que você descubra se o seu produto irá despertar o interesse no público ou se já não existe uma empresa parecida com a sua, com uma presença de mercado consolidada. 

Defina o conceito e os atributos de marca

Depois de criar o sumário e pesquisar sobre a concorrência, você deve descrever qual será o conceito do seu negócio, como será a sua esteira de produtos ou serviços, além da decoração e do design geral do projeto. 

Lembre-se que a marca deve se destacar, tendo uma identidade própria, que ajude a transmitir a alma do seu negócio. Tudo isso é definido quando você faz uma boa arquitetura de marca. 

Faça uma análise financeira

Por último, você deve analisar se o seu plano é financeiramente viável. Fazer uma estimativa eficiente de custos contribui para que você não corra o risco de fechar o seu negócio.

Caso não tenha experiência em fazer orçamentos e balanço, contrate algum especialista. Assim, você terá um plano consistente e sem erros. Mas lembre-se que ele deve conter:

  • análise de equilíbrio do fluxo de caixa;
  • projeções de caixa durante a abertura;
  • orçamento de capital,
  • projeções operacionais de cinco anos.

Veja como a HostGator pode ajudar no seu negócio

Entender como elaborar um plano de negócios evita que você cometa erros e perca dinheiro, além de ajudar a conseguir financiamentos e aumentar as suas chances de sucesso. 

Por isso, se estiver precisando de ideias para começar a empreender em casa, somente pela internet, acesse o nosso blog e confira algumas dicas sobre onde começar. Também aproveite para conferir um vídeo exclusivo no canal da HostGator Academy “11 Passos como colocar sua Loja Virtual no ar”.

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  • 5 passos para fazer o seu plano de negócios

    • Crie um rascunho do seu plano de negócios

    • Deixe espaço para o sumário executivo

    • Pesquise o mercado e a concorrência

    • Defina o conceito e os atributos de marca

    • Faça uma análise financeira

  • Veja como a HostGator pode ajudar no seu negócio

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  • Criador de Sites

Luiz Arthur Vasconcelos

Publicitário com mais de 15 anos de experiência como copywriter e produtor de conteúdo. Em sua carreira já trabalhou com grandes marcas nacionais e internacionais conquistando o reconhecimento de importantes premiações.

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