Você sabe por que é importante montar um plano de negócio? Confira esta e outras respostas sobre o tema em nosso conteúdo exclusivo.
Você está interessado em saber como fazer a sua empresa crescer com consistência e previsibilidade? Então, fique atento ao que é plano de negócios, um planejamento com objetivo de orientar as tomadas de decisões de curto a longo prazo.
Além disso, esse documento tem como função ajudar a buscar investidores para o seu negócio. Por isso, quanto mais completo e organizado for esse plano de ação, mais fácil será convencer outras empresas a aplicarem no seu empreendimento.
Sendo assim, neste artigo, vamos mostrar como você pode elaborar o seu plano de negócios e qual é a importância desse documento para o sucesso da sua empresa. Continue lendo e confira.
Conteúdo
Entenda o plano de negócios
Afinal, o que é plano de negócio? Este é um documento que reúne diversas informações sobre o seu empreendimento. Desde o nome, a definição do produto ou do serviço e a forma jurídica até os objetivos, os indicadores financeiros e as projeções de cenários positivos e negativos do mercado.
Em outras palavras, ele é a resposta teórica para a pergunta “no que consiste a sua empresa?”. Com um plano de negócios, é possível diminuir riscos e incertezas ao identificar falhas e dificuldades. Desta forma, evita-se que problemas aconteçam e obtém-se as ferramentas certas para resolvê-los.
Assim, um bom modelo de plano de negócio é descritivo, permitindo que você identifique pontos fortes e fracos da sua ideia, para que ela seja melhorada e transformada em oportunidade.
Por que ter um plano de negócios?
Uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) indicou que 20% dos negócios fecham por falta de capital, e outros 7% por falta de lucro, sendo que esses problemas conseguem ser evitados ou solucionados mais rapidamente com um plano de negócio.
Apesar de a falta de análise de mercado e do próprio negócio não serem os principais causadores do fechamento de empreendimentos brasileiros, esse tipo de planejamento auxilia no crescimento saudável das empresas. Veja outros benefícios a seguir.
- Você saberá quais investimentos devem ser priorizados e onde deve cortar custos;
- Se for necessário fazer um financiamento, o plano de negócios está na lista dos documentos exigidos pelos bancos;
- Todas as informações referentes ao seu negócio estarão organizadas e de fácil manipulação em caso de consulta,
- Ele também ajuda você a se comunicar melhor com sócios, clientes e funcionários.
5 passos para fazer o seu plano de negócios
Agora que você já sabe dos benefícios de criar um planejamento, o próximo passo é entender como fazer um plano de negócios. Para isso, criamos uma lista com sete passos para você seguir. Veja.
Crie um rascunho do seu plano de negócios
O primeiro passo para ter um plano de ações do seu negócio é elaborar um rascunho com as informações da empresa, incluindo alguns dados como: o público-alvo, a situação do mercado e da empresa, além de uma descrição da hierarquia interna. Isso quer dizer que o planejamento deve ficar dividido em:
- sumário executivo;
- análise de mercado;
- atributos de conceito e marca;
- análise financeira.
Deixe espaço para o sumário executivo
O sumário executivo é uma versão resumida de todo o plano e, apesar de ser o último item que você irá escrever, deve ser o primeiro capítulo do seu plano de negócios.
Oferecendo uma visão geral do empreendimento, essa é a parte que os investidores irão analisar e decidir se devem ou não investir. O sumário executivo deve descrever:
- o conceito e o estilo do negócio;
- o diferencial do empreendimento;
- a essência da marca,
- o plano de marketing.
Pesquise o mercado e a concorrência
Assim que tiver oferecido uma visão sobre os posicionamentos futuros da empresa, além de projeções a longo prazo, é hora de provar que seu conceito é diferenciado no segmento que você escolheu e sua ideia é promissora e viável.
Por exemplo, vamos imaginar que você deseja criar um negócio on-line. A pesquisa de mercado e concorrência irá permitir que você descubra se o seu produto irá despertar o interesse no público ou se já não existe uma empresa parecida com a sua, com uma presença de mercado consolidada.
Defina o conceito e os atributos de marca
Depois de criar o sumário e pesquisar sobre a concorrência, você deve descrever qual será o conceito do seu negócio, como será a sua esteira de produtos ou serviços, além da decoração e do design geral do projeto.
Lembre-se que a marca deve se destacar, tendo uma identidade própria, que ajude a transmitir a alma do seu negócio. Tudo isso é definido quando você faz uma boa arquitetura de marca.
Faça uma análise financeira
Por último, você deve analisar se o seu plano é financeiramente viável. Fazer uma estimativa eficiente de custos contribui para que você não corra o risco de fechar o seu negócio.
Caso não tenha experiência em fazer orçamentos e balanço, contrate algum especialista. Assim, você terá um plano consistente e sem erros. Mas lembre-se que ele deve conter:
- análise de equilíbrio do fluxo de caixa;
- projeções de caixa durante a abertura;
- orçamento de capital,
- projeções operacionais de cinco anos.
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Entender como elaborar um plano de negócios evita que você cometa erros e perca dinheiro, além de ajudar a conseguir financiamentos e aumentar as suas chances de sucesso.
Por isso, se estiver precisando de ideias para começar a empreender em casa, somente pela internet, acesse o nosso blog e confira algumas dicas sobre onde começar. Também aproveite para conferir um vídeo exclusivo no canal da HostGator Academy “11 Passos como colocar sua Loja Virtual no ar”.