Com a pandemia da COVID-19, a terapia on-line tem se tornado uma das opções de atendimento aos pacientes.
As atividades realizadas de forma remota já fazem parte da rotina de algumas pessoas e, a cada ano, ganham mais adeptos. Por causa da pandemia da COVID-19, áreas como a Psicologia aderiram ao atendimento à distância, já que muita gente tem buscado como fazer terapia on-line.
Segundo dados do Google Trends, a busca por este tipo de serviço cresceu 360% nos últimos 12 meses. Por isso, adotar o atendimento virtual pode ser uma ótima opção para os psicólogos.
Neste artigo, vamos explicar quais são as vantagens da psicoterapia on-line e como você pode oferecer o tratamento psicológico virtual para seus pacientes de forma simples, mas com a mesma qualidade do método presencial.
O que é a terapia on-line?
A Psicologia on-line é uma abordagem do tratamento psicoterapêutico, em que as sessões ou, pelo menos, a maioria delas, acontecem virtualmente. Aqui, a proposta é que os clientes se conectem aos terapeutas por meios eletrônicos, como videochamadas, plataformas de mensagens de texto ou gravações de áudio.
O atendimento virtual pode ser visto tanto como a forma principal de atender e receber pacientes quanto como atividade complementar para certos tratamentos. Alguns profissionais utilizam uma combinação dessas modalidades, normalmente, com agendamento prévio da sessão.
Como oferecer terapia on-line?
A teleconsulta foi autorizada há dois anos pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). A liberação da prática é assegurada pelas Resoluções CFP 011/2018 e 004/2020, em qualquer tipo de plataforma virtual, desde que o profissional informe ao órgão que a consulta não será feita de forma presencial.
Após analisar a viabilidade de cada caso, é necessário realizar um cadastro na plataforma E-Psi e aguardar o parecer do Conselho de Psicologia da região. A partir da liberação, basta definir o meio de comunicação a ser utilizado, bem como o tipo de tecnologia.
Por fim, lembre-se de formalizar o contrato, legitimando o atendimento psicológico on-line, a fim de garantir o cumprimento dos deveres e dos direitos de ambas as partes envolvidas.
Quais são as vantagens do atendimento virtual?
Ao trabalhar com a terapia on-line, você economiza o tempo que, antes, era investido em deslocamento, evitando trânsito e até atrasos. Portanto, o atendimento fica muito mais cômodo, tanto para você quanto para o seu paciente, que poderá contar com essa agilidade. Confira todas as vantagens do método virtual a seguir.
Economia de dinheiro
Além do benefício de economizar tempo, atuar como um terapeuta on-line evita uma série de custos indiretos, como gastos com o escritório, o transporte, a alimentação fora de casa e muitos outros.
A oportunidade de trabalhar com essa modalidade de atendimento psicológico ainda fará com que você construa uma base de pacientes, invista na sua autoridade e organize-se financeiramente.
Pacientes de diversos locais
Quando a obrigatoriedade do atendimento presencial é eliminada, você expande sua rede de pacientes, o que torna muito mais fácil para que pessoas que gostam do seu método de tratamento sigam sendo seus pacientes.
Além disso, adotar as sessões virtuais pode ser uma ótima chance de aprender o que é e como funciona o marketing de conteúdo, pois, com a ajuda das redes sociais, você poderá ter um contato mais próximo com os seus pacientes e conseguir atrair pessoas interessadas em como fazer terapia on-line.
Por isso, aposte em conteúdos informativos e que tenham uma linguagem objetiva. Criar um site e posicioná-lo entre os primeiros do Google também é uma excelente forma de ser encontrado na internet.
Quais são os tipos de atendimento on-line?
São diversas as possibilidades disponíveis para conduzir a consulta psicológica on-line, bem como as ferramentas a serem utilizadas. Nesta etapa, o importante é compreender o que você precisa para cada tratamento e cada tipo de paciente. Veja algumas opções que podem ser utilizadas abaixo.
Sessão por vídeo ou ligação
O aconselhamento por vídeo é semelhante a uma sessão de terapia presencial, na qual o terapeuta e o cliente têm um compromisso agendado. No entanto, por ser remota, a comunicação é mediada por plataformas como Skype, Zoom ou similares.
Caso o seu paciente não se sinta à vontade em vídeos, você pode realizar o atendimento por telefone, sem necessariamente possuir contato visual com a pessoa. Dessa forma, ele se sentirá muito mais confortável.
Atendimento por mensagem
Outra possibilidade interessante de como fazer terapia on-line é utilizar o atendimento por mensagem escrita. Ele pode ser realizado via aplicativos de texto, como o WhatsApp e o Telegram, ou por e-mail.
Geralmente, essa modalidade é complementar a uma das anteriores e deve sempre seguir as recomendações vindas do profissional. Lembre-se que, mesmo por mensagem, o atendimento deve ser feito no horário comercial.
Conheça mais dicas de como melhorar o seu atendimento
Com a pandemia da COVID-19, a procura por atendimento psicológico on-line tornou-se a única opção viável para muitos pacientes. Por isso, é cada vez mais necessário abrir as possibilidades para que mais pessoas saibam como fazer terapia on-line.
Assim, migrar para o digital permite que a procura pelos seus serviços como terapeuta seja mais fácil. Se quer saber mais dicas, temos diversos conteúdos para te ajudar a encontrar a melhor rede social para o seu negócio. Confira no blog da HostGator!