Você sabe em qual posição o seu site aparece no Google? Digamos que você tenha um escritório de contabilidade e quer saber como a empresa aparece nos buscadores. Pesquise pela palavra-chave do seu negócio, pode até adicionar algum complemento. Ou seja, a pesquisa seria algo como: “contabilidadComo fazer a otimização de sites para aumentar as […]
Você sabe em qual posição o seu site aparece no Google? Digamos que você tenha um escritório de contabilidade e quer saber como a empresa aparece nos buscadores. Pesquise pela palavra-chave do seu negócio, pode até adicionar algum complemento. Ou seja, a pesquisa seria algo como: “contabilidadComo fazer a otimização de sites para aumentar as visitase em São Paulo“, “contabilidade para starups” ou até “contabilidade para microempresas“. Se o resultado não exibir a sua empresa entre as primeiras posições ou na primeira página de resultados, a otimização de sites será fundamental para resolver essa situação.
Existe uma máxima que diz: o melhor lugar para esconder algo é na segunda página do Google. Mesmo sendo só uma brincadeira, reflete um pouco do comportamento das pessoas, que estão sempre apressadas e buscam respostas imediatas. Isso significa que se o seu site não aparecer entre os primeiros resultados nas ferramentas de busca, é provável que ele tenha poucos acessos, pois quase não é visto. Mas, fique tranquilo que iremos compartilhar diversas estratégias para a otimização de sites.
Vale lembrar que estamos falando em resultados orgânicos, aqueles que não necessitam de investimento. Um bom trabalho de SEO, atualização do conteúdo e inclusão de informações podem melhorar a visibilidade do seu site nas ferramentas de busca. Com a otimização de sites é possível ampliar o número de acessos e com mais visitas a chance de gerar novos negócios aumenta. Então, não espere mais, melhore já os conteúdos do seu site para gerar mais negócios.
Entenda o passo a passo da otimização de sites
Afinal, o que é otimização de sites? Segundo a Conversion, empresa de SEO Estratégico, a otimização de sites é composta por diversas técnicas e práticas que visam o melhor posicionamento de um site nos mecanismos de busca, como Google, Bing ou Yahoo. Resumindo, existem alguns critérios que definem a qualidade dos sites, os que têm melhor desempenho nessa classificação são exibidos primeiro, logo depois dos resultados pagos (Google Adwords).
Quer saber se a sua empresa tem um site de qualidade? Aqui no blog tem um post que explica tudo o que você precisa fazer e ainda lhe dá cinco orientações para ter um bom site. Basicamente é preciso ter conteúdo relevante, uma navegação rápida, cuidar com o SEO, fazer otimização, ter uma hospedagem de qualidade e avaliar os resultados regularmente. Se o site do seu negócio tiver tudo isso, aumentam as chances despertar o interesse do público, pois ajudá-lo a encontrar o que está procurando é um caminho para converter os visitantes em clientes.
Conferir a qualidade de um site é o primeiro passo para otimização. Feito isso, a etapa seguinte é identificar seus melhores conteúdos. Use o Google Search Console, uma ferramenta gratuita, mas que requer login. A página inicial tem um painel bem intuitivo, os resultados serão exibidos de acordo com a sua definição de pesquisa. O recomendado é selecionar a opção cliques que vieram da busca orgânica, que lhe permitirá ver as impressões e a posição das páginas do seu site, de acordo com a palavra-chave.
Lembra que falamos sobre palavra-chave lá no começo do texto? Aqui elas entram em cena novamente, pois irão guiar a sua pesquisa. Você pode selecionar várias palavras que tenham afinidade com o seu negócio. O resultado apresenta a posição que cada página aparece e as impressões, ou seja, quantas vezes essas páginas foram exibidas. São esses resultados que orientam a otimização de sites. Por exemplo: uma página do seu site que aparece em oitavo lugar para determinada palavra-chave, pode ser melhorada e subir para terceira posição. Como já citamos, os primeiros resultados tendem a receber mais cliques.
5 aspectos para melhorar no conteúdo do seu site
1. Título
Cada página tem um título, que equivale ao nome dela dentro do seu site. Portanto, se você vende um software para a contabilidade para startups é interessante ter uma página com essa palavra-chave “contabilidade para startups”. Use-a no título da página e no conteúdo apresente a sua solução, responsa dúvidas de potenciais clientes, mostre imagens de telas, ofereça teste, torne a página cada vez mais interessante.
2. Meta description
A meta description é muito importante para a otimização de sites, pois os mecanismos de busca recorrem a essa informação no momento de exibir as resposta de uma busca. A sua palavra-chave também deve aparecer na meta description, onde você fará uma breve apresentação do assunto abordado na página do seu site.
3. Conteúdo
Escreva conteúdos relevantes e jamais copie informações de outros sites. Os algoritmos identificam cópias e como ninguém quer ver conteúdo duplicado em vários lugares, todos os que copiam podem ser penalizados. Lembre-se também usar a palavra-chave no conteúdo, seja uma página de apresentação do produto, institucional ou blog. Digamos que um blog sobre contabilidade para startups tenha um conteúdo bem acessado e ranqueado, mas com uma mudança na legislação, ficou desatualizado. A técnica de otimização de sites pode ser usada para atualizar esse conteúdo, com novos dados, leis e informações, para mantê-lo nas primeiras posições.
4. Links
Para quem tem um site ou blog a mais tempo e já publicou muitos conteúdos, uma dica para otimizar essas páginas é incluir links de posts mais recentes, desde que tenham afinidade os conteúdos mais antigo. Digamos que recentemente você escreveu posts sobre o recolhimento de impostos, exercício fiscal e novas leis trabalhistas. Estes conteúdos podem ser citados em links nos posts mais antigos, anteriores a eles e com isso melhorar o ranqueamento de ambas as páginas, pois os buscadores gostam de links. Para eles significa mais informações, e quanto mais detalhes tiver para entregar ao usuário para a chance de satisfazê-lo.
5. Imagens
As imagens também têm um papel muito importante em sites e blogs, por isso são peça fundamental na otimização de sites. Digamos que você tenha um e-commerce e os produtos à venda são cadastrados com várias fotos, de ângulos diferentes, destacando detalhes, etc. Nada disso vai adiantar se as fotos não estiverem nomeadas da forma correta, usando a palavra-chave que as descreve e com uma breve descrição. Portanto, durante a otimização de sites é fundamental conferir também os atributos das imagens.
Por fim, a otimização de sites consiste em fazer melhorias nas páginas do seu site a fim de torná-lo mais atraente e relevante para o público. A otimização de sites pode ser feita regularmente, sempre que houver novas informações para adicionar ou modificar nos conteúdos já existentes. Lembre-se de acompanhar o desempenho das otimizações feitas, para confirmar se realmente houve aumento no tráfego orgânico.
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