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Ter um blog para e-commerce é uma estratégia eficiente para atrair clientes para a sua loja virtual. Veja aqui as vantagens e como criá-lo!

 Se você está montando a sua loja virtual, é natural se perguntar por que deveria criar um blog para ela. Afinal, é uma estratégia eficaz ou só um modismo do mundo online?

Bom, já podemos adiantar que sim, se for feito de maneira adequada, um blog para e-commerce pode ser muito eficaz. Por isso, neste post listamos os principais motivos para você criar o seu agora mesmo. Além disso, também iremos abordar o passo a passo para criação e explicar como você pode usá-lo ao seu favor. Acompanhe!

Vale a pena criar um blog para loja virtual?

Um blog pode sim ter ótimos resultados, melhorar seu posicionamento no Google, atrair mais clientes, posicionar sua marca como referência, aproximar os clientes da marca e aumentar as vendas. Mas, não são resultados imediatos, pois eles requerem investimento de esforço e tempo. 

Caso você esteja começando suas operações, ou não tenha um bom volume de vendas e visitas, talvez o blog não seja a estratégia mais adequada. Investir tempo e dinheiro em um meio que trará resultados a médio e longo prazo não é a melhor solução para quem precisa vender hoje. O investimento em tráfego pago é mais recomendado nesse caso, pois, apesar de ter um custo maior, oferece resultados mais rapidamente. 

Porém, caso sua loja já tenha um volume razoável de vendas, e seus objetivos não são apenas vender agora, mas consolidar sua marca no mercado, e buscar garantir permanência e crescimento gradual, o blog é uma ótima opção. 

Analise sua loja, entenda sua situação, suas possibilidades de investimento e dedicação, e então decida sobre a criação de um blog. O blog para e-commerce pode parecer um simples anexo da sua loja, mas tem o potencial de ser muito mais. 

Vantagens de criar um blog para e-commerce

Descubra agora algumas das vantagens de criar um blog para e-commerce:

Gera tráfego para a sua loja virtual

Com um blog, você pode aumentar a quantidade de pessoas visitando o seu e-commerce. Se você cria um conteúdo interessante e relevante, que ajude as pessoas a resolverem seus problemas, ou esclareça dúvidas, elas irão querer ler suas postagens. Uma vez dentro do seu blog, é mais fácil ela reconhecer sua marca, e eventualmente entrar na sua loja virtual.

Além disso, o próprio conteúdo do blog pode servir para despertar o interesse do público nos seus produtos. Você pode mostrar as funcionalidades, qualidades, benefícios dele, e mostrar como o seu produto pode resolver o problema do cliente. 

Com uma landing page você pode direcionar os leitores para produtos de sua preferência. Tudo vai depender da sua estratégia de SEO. Dá para fazer a linkagem para outros posts ou para páginas do seu site, o que só irá aumentar o tráfego.

A ideia de atrair a atenção do cliente para um problema, e oferecer o seu produto como solução faz parte da estratégia de Inbound Marketing, que está em voga e tem bons resultados. 

Aumenta o posicionamento da sua loja no Google

Se você criar um conteúdo original, de qualidade e relevante para os usuários de forma constante, os buscadores (incluindo o Google) podem melhorar a classificação do seu site. Utilizando as técnicas de SEO, você pode conseguir posições ainda melhores nos resultados das buscas. 

Assim, quando alguém fizer alguma pesquisa sobre algo relacionado ao seu produto, seu blog (e consequentemente, sua marca) pode aparecer nos primeiros resultados, melhorando as chances de clique e a impressão que o público tem sobre sua loja. Isso porque os mecanismos de busca estão sempre atrás de bons conteúdos para satisfazer aos interesses dos usuários. Ou seja, quando uma pessoa busca por um assunto, pode aparecer um post seu que explica sobre aquilo e, provavelmente, ela chegará até a sua loja por meio da sua estratégia.

Ajuda a identificar e nutrir leads

Quando uma pessoa realiza uma busca por um assunto e acaba chegando no seu post, com o tempo, ela pode se tornar um lead ou cliente em potencial. Isso acontece depois que ela mantém um engajamento maior com o seu blog por meio de uma assinatura ou baixando conteúdos, como um e-book, por exemplo.

O fato é que um lead poderia ser identificado apenas pelo site, mas seria muito mais difícil fazer isso, uma vez que envolveria uma análise de dados muito maior. Porém, mais importante do que identificar, criar um blog ajuda a nutrir os leads, ou seja, mantê-los sempre ativos com a sua marca.

Contribui para o reconhecimento da sua marca

Por falar em marca, sempre que uma pessoa visita o seu blog, indiretamente, ela está entrando em contato com ela. Ocorre, inclusive, um reforço visual, uma vez que a identidade da página deve se basear na da loja.

Porém, o reconhecimento maior vem mesmo da produção de conteúdos. Pois, se uma empresa produz posts relevantes para um usuário, certamente isso aumentará a confiança dele naquela marca.

Conquistar a confiança do público

Produzindo conteúdo relevante que informe e ajude as pessoas, você pode posicionar sua marca como autoridade em determinado assunto. Se tem uma loja de roupa feminina, e fala em seu blog sobre assuntos relacionados – cores da moda, melhores tecidos, dicas de looks, cuidados com diferentes peças, etc. -, as pessoas podem ver sua marca como uma referência.

Isso ajuda a construir a credibilidade da sua loja, e conquistar a admiração e confiança dos clientes. Se precisarem de informações sobre determinado assunto, podem recorrer ao seu blog. Se precisarem de determinado produto, podem recorrer à sua loja. 

Aumentar a conexão com clientes

Outra grande vantagem é aumentar o engajamento com o público. É uma maneira de conversar quase diretamente com os consumidores, e uma maneira deles se aproximarem mais da sua marca. 

Se você oferece o conteúdo e as soluções que os consumidores buscam, além de tornar-se uma referência, você pode criar uma conexão quase pessoal com os clientes em potencial, que confiam não apenas na qualidade do seu produto, mas na integridade da sua marca. 

Como já abordamos aqui, as pessoas estão sempre buscando soluções para as suas dúvidas e problemas na internet. E se sua loja oferece essas soluções, você pode manter uma relação duradoura com os usuários. Aliás, as pessoas amam os blogs exatamente pelo seu caráter segmentado, que atenda às necessidades de um grupo específico.

Desvantagens de criar um blog para e-commerce

Apesar das inúmeras vantagens, a estratégia de criação de um blog para a sua loja virtual possui algumas desvantagens. Veja abaixo:

Resultados não imediatos

Uma das principais desvantagens acerca do blog, é o tempo necessário para que os resultados apareçam. Não vai ser com uma semana de esforço que você irá atrair uma grande quantidade de tráfego orgânico, ou melhorar seu posicionamento no Google, ou criar uma reputação para sua marca. 

Caso você faça o trabalho de forma constante e correta, os resultados aparecem, mas não de forma instantânea. Pode demorar algumas semanas para melhorar o posicionamento no Google, ou alguns meses, ou até mais de um ano. Quanto à reputação e confiança, não é possível determinar o tempo exato necessário para tornar-se uma autoridade em um assunto, mas certamente é maior do que alguns meses. 

Investimento

Embora não sejam necessários grandes valores financeiros para criar e manter um blog, você vai precisar investir nesse meio. Seja pagando alguém para cuidar dessa tarefa, ou dedicando seu tempo na produção dos conteúdos. 

É necessário pesquisa, organização de informações, boa escrita, revisão, otimização do texto para SEO, e eventualmente, acompanhamento dos resultados. Isso demanda tempo, e um lojista raramente tem bastante tempo disponível para dedicar a outras tarefas além da operação da loja. 

E também é necessário frequência. Postar um conteúdo por mês, ou “quando tiver tempo de escrever” não vai garantir bons resultados, além de não ter bons efeitos na construção da reputação da sua marca. 

Aprenda a usar blog a favor do seu e-commerce

Quer começar a usar o blog para fortalecer a sua loja virtual? Aprenda aqui como usá-lo a seu favor:

O blog é uma fonte de direcionamento para o e-commerce

Se você tem um comércio eletrônico, é claro que o seu objetivo principal é vender. Quando você tem um blog que publica conteúdos relacionados ao segmento que se encontra e aos produtos que vende, você aumenta a possibilidade de as pessoas chegarem até você através de pesquisas em buscadores como o Google. 

Uma vez que estes usuários já estão lendo suas publicações no blog, maiores são as chances de se interessarem pelos seus produtos e irem para a sua loja virtual. Ou seja: o blog é uma porta de entrada para consumidores qualificados, alinhados com o seu propósito.

Ser um porta-voz do segmento

Ao usar o blog para publicar conteúdos a respeito do seu segmento e dos seus produtos, você tem grandes chances de ser reconhecido pelo público como um porta-voz e ser visto como uma referência na área a qual se dedica. Por exemplo, se a sua loja eletrônica vende roupas de praia, uma boa forma de explorar esta temática é falar sobre desfiles e tendências da moda. 

Ou seja, você não precisa falar apenas sobre os produtos disponíveis no seu comércio eletrônico, mas também mostrar o universo no qual está inserido e, dessa forma, demonstrar o quanto os seus itens vão de encontro com as tendências percebidas em todo o mundo. Além de aumentar as vendas do seu comércio eletrônico, você também estará criando um espaço virtual onde a sua voz vale muito.

O custo é baixo

No mundo dos empreendedores o preço sempre deve ser levado em consideração. A boa notícia é que ter um blog é muito barato e não representa um investimento que deve ser ponderado. O mais importante é que, tendo criado o blog, ele precisa ser atualizado com frequência, para que gere interesse dos usuários. E num mundo onde tempo é dinheiro, o tempo que você se dedicará às publicações deve ser considerado. Se você tem dúvidas se dará conta de gerir um blog, dê uma olhada no próximo item.

O conteúdo que será publicado já faz parte da sua rotina

Se você se dedica de corpo e alma ao seu comércio eletrônico, já tem conteúdo suficiente para publicar no blog. No caso da loja virtual de roupas de praia, já faz parte da sua rotina observar as estampas que são tendência da temporada, os tipos de tecido mais adequados e os desfiles que apresentam novidades da área. Em síntese, o trabalho do blog será transformar o seu conhecimento em textos alinhados à linguagem do seu público-alvo.

Aprenda como montar um blog de vendas

Antes de mais nada, é necessário saber que, assim como em qualquer negócio, empreendimento ou objetivo pessoal, você precisa de um planejamento, precisa ter em mente o que pretende fazer e como pretende chegar aonde quer, para que não se perca no caminho, ou tome decisões erradas.

Para que seu blog gere dinheiro, é necessário trabalhar bastante e se dedicar. Existe muito mais a ser feito em um blog do que apenas escrever e adicionar anúncios. Vamos às dicas!

1. Conheça as plataformas de um site

Para criar um blog, é preciso antes conhecer as opções de plataformas que você pode trabalhar. Existem dois tipos de plataformas:

As plataformas gratuitas, como Blogger e WordPress, são opções bem similares e que oferecem bastantes opções de complemento para a criação de seu blog. A única dificuldade pode ser ao sair das plataformas.

As plataformas pagas, na verdade, se referem à hospedagem de um tipo de plataforma, no caso as plataformas open source. Muitas empresas de hospedagem já oferecem o serviço de instalação de plataforma, facilitando o processo. Algumas opções de empresa de hospedagem são: UOL Host, Zertico, Eveo, etc.

2. Esteja pronto para manter um site

Abrir um blog não é tão fácil quanto parece, e nem o manter ativo. Algumas pessoas acreditam que basta falar sobre um assunto qualquer nos sites, colocar publicidade e pronto, o dinheiro viria facilmente. Aí percebem que não é bem assim que funcionam e se arrependem de investir ou se frustram. É preciso criar um site sabendo que será feito com qualidade e que sempre trará novidades ao público.

Você precisa ter em mente os seguintes tópicos para criar um site:

  • Saber que precisará sacrificar horas de seu lazer e muitas vezes deixar o descanso de lado para que o seu projeto vá para frente;
  • Saber que por ano precisa estar disposto a investir no preço de seu domínio e alojamento de site;
  • Saber que escolher um tema de seu interesse para o seu blog fará com que você trabalhe de forma prazerosa;
  • Saber que você só ganhará dinheiro sendo paciente e aguardando o número de acessos à sua página crescer o suficiente para isso;
  • Saber que existirão momentos de dificuldade e em que você obterá pouco ou nenhum retorno financeiro.

Dessa forma, você estará lidando com um olhar realista e muito mais próximo do sucesso em seu projeto, eliminando as possibilidades de desistência ou escolhas erradas.

3. Acredite no sucesso de seu blog

Após entender que o sucesso não é um prêmio sorteado e não vem só porque você tem boas intenções, mas que é sim fruto de muito esforço e dedicação, siga para o próximo passo. Acredite que você pode conseguir alcançar o sucesso ao criar seu blog. Isso é essencial para que você continue sempre se esforçando e buscando melhorar com os erros.

Para quem é inexperiente no assunto, é importante que estude bastante sobre os temas com que irá trabalhar e tudo mais que precisa saber em relação a criação de blogs. Conhecimento nunca é demais, e é a escada para alcançar seus objetivos. Não faça escolhas baseado no quanto de dinheiro isso pode lhe trazer, pois é furada. Quanto mais você dominar um assunto, e quanto mais você tiver a oferecer para outras pessoas sobre isso, melhor. Busque sempre um diferencial em relação ao que já existe. Nada melhor que a paixão em algo para dar certo. Sem paixão, nada vai muito longe.

4. Conheça a concorrência

Quando você decide o caminho que vai trabalhar, chega a hora de conhecer quem vai disputar com você. Nada melhor que avaliar os seus concorrentes com o olhar de um consumidor. Pense sobre o que seria mais cômodo para você, o que está faltando nesses blogs e o que poderia melhorar. A partir disso, você terá uma boa base de o que fará e o que não funciona, e assim alcançar patamares mais altos. Em outras palavras, busque ser melhor que os seus concorrentes.

5. Defina o tempo de dedicação em seu blog

O tempo que você vai investir em seu blog é o próximo passo nas dicas de como abrir um blog de sucesso. Mantenha sempre planos realistas sobre seu tempo e leve em conta os planos que você pode não cumprir quando for decidir prazos.

Nunca deixe de separar um tempo para a organização de seu blog, e outra quantidade de tempo para pensar em novas estratégias e em inovações. Isso engloba buscar novos conhecimentos, buscar opinião de seus leitores, avaliar o seu espaço no nicho a que participa. E claro, priorizar o seu blog em sua rotina.

6. Crie metas

Na etapa restante de planejamento, você precisa definir objetivos a serem alcançados com a criação de seu blog. Estipule sempre alvos menores do que os que você pode alcançar, de forma realista, e priorize manter a qualidade de seu blog para que isso se torne possível. Dessa forma, o crescimento será gradativo, natural e consistente. Como já dito no passo anterior, acredite em seu sucesso, isso é indispensável. Mas não queira dar um passo além do que você pode.

Para criar e manter um blog de sucesso, você precisa ter paciência e alcançar uma meta de cada vez. É como subir uma montanha, se você ignorar as pequenas frestas em que pode se equilibrar, e quiser alcançar o topo a todo custo, vai acabar caindo. Não ignore as etapas de crescimento e sempre invista em sua melhoria. Com determinação, paciência e maturidade, o seu blog alcançará sem dúvidas o sucesso.

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