Saiba como fazer um banner para loja virtual e captar a atenção do seu público! Entenda as diretrizes e o que considerar para o conteúdo.
Banners são elementos da publicidade tradicional, com o único intuito de informar sobre algo em destaque. Com o avanço da internet, esse importante item passou a ganhar destaque também no digital. Por isso, saber como fazer um banner para loja virtual se tornou algo importante para as estratégias de marketing de marcas.
Divulgar algo na internet pode gerar muitos resultados importantes e, quando falamos de banners, esse trabalho pode ser mais preciso. Eles conseguem levar mensagens relevantes em destaque à audiência, além de terem resultados de interação facilmente mensuráveis. Logo, lojas virtuais não abrem mão desse elemento em suas estratégias.
Se você também deseja fazer uso do banner, este post vai ensinar como criar um, além de mostrar algumas boas ideias de uso dele. Saiba mais a seguir!
Para que serve um banner para loja virtual?
O banner é uma ferramenta estratégica, acima de tudo. Ele só existe porque há uma função importante por trás dele. Portanto, antes de inserir um em seu site, pense se você realmente tem razões para usar um no momento. De nada adianta ter um banner se não há algo realmente relevante a mostrar e, principalmente, que mereça destaque.
Na prática, o papel do banner é justamente deixar uma informação em lugar privilegiado dentro de um site, de modo que seja capaz de chamar atenção. Portanto, o uso desse recurso é baseado em dois fundamentos principais, que você conhece a seguir.
Comunicar
Banners podem ser utilizados para comunicar algo importante e que precisa estar em destaque para a sua audiência. Ao visitarem uma página, usuários tendem a fazer uma análise visual da tela que encontram. Isso passa por dar foco a algumas partes importantes daquele ambiente, como o topo e as partes laterais do site.
Por isso, se você tem um comunicado importante a fazer, posicioná-lo em um banner é uma forma eficaz de não deixar mensagens passarem despercebidas. Muito do uso dos banners têm esse teor psicológico. Ou seja, você sabe que as pessoas vão olhar aquela parte do site, então um banner é posicionado ali para comunicar algo importante.
A mensagem que a loja virtual deseja comunicar pode ser sobre rigorosamente tudo, desde que faça sentido a quem acessa o site. Por exemplo, você pode usar o banner para comunicar sobre:
- possíveis instabilidades no site;
- prorrogação da duração de uma promoção;
- possíveis atrasos nas entregas por conta de algum problema;
- necessidade de atualizar o cadastro de cliente.
Promover
Os banners promocionais são, certamente, o tipo mais utilizado no e-commerce. O papel deles é chamar atenção para qualquer coisa que uma loja virtual queira destacar, impulsionar e fazer com que o usuário se engaje. Portanto, um banner promocional pode ser utilizado para:
- divulgar um cupom de desconto;
- destacar frete grátis;
- promover uma campanha sazonal (Natal, Black Friday, entre outras);
- promover um produto que acabou de ser lançado;
- informar sobre o lançamento de um produto;
- informar sobre uma liquidação que começará nos próximos dias.
É mais comum que os banners promocionais sejam clicáveis, ou seja, tenham links integrados a eles. Por exemplo, se ele é utilizado para promover um produto recém-lançado, inserir um link nesse banner ajuda a direcionar rapidamente o usuário até a página do item
É comum que as pessoas tentem clicar nesses banners para chegarem à página que ele está promovendo.
O que colocar no banner do site?
Que tal saber em mais detalhes como você pode explorar um banner em seu site? Aqui vão algumas dicas de uso estratégico desse recurso que vão ajudar você a conseguir ótimos resultados com esse tipo de publicidade!
Promoções
Quando uma loja virtual faz promoções, sua ideia é que o máximo de pessoas se engajem com essas ofertas. Isso é o que vai garantir um bom volume de vendas que justifique diminuir os preços e chegar ao objetivo. Independentemente se a ideia é atrair pessoas ou se livrar de estoque antigo, a promoção depende de engajamento do público.
Por isso, toda promoção que é feita no seu site pode ter resultados muito mais potencializados se você sabe como promovê-las. Portanto, mais do que posicionar um banner com essas promoções, é fundamental usar um visual temático. Nesses casos, crie uma identidade visual para a promoção e aplique esse conceito no banner.
Ofertas especiais
As ofertas especiais são importantes para promover algum produto que sua loja precisa vender mais rapidamente, ou que a marca sabe que tem grande potencial. Não necessariamente estamos falando de promoções, uma vez que essas ofertas podem estar ligadas a itens únicos, ou outras condições específicas.
Por isso, pode ser difícil para o usuário encontrar essa única oferta em meio a todos os outros produtos do site. Se você destaca a condição em um banner, certamente ela pode ser visualizada assim que o consumidor acessa o site. Logo, fica mais fácil gerar boas conversões, principalmente vendas, ao usar banners para ofertas especiais.
Condições de pagamento
Se você lê este blog com frequência já se deparou com algum conteúdo que reforça a importância da oferta de condições de pagamento diversificadas. Afinal, isso garante que você alcance diferentes tipos de consumidores dentro do seu público. Essas pessoas querem ter a conveniência de escolherem a forma como pagarão por suas compras.
O ideal a se fazer é destacar essas formas de pagamento logo no início da experiência. Isso gera mais segurança e certeza no seu consumidor, já que ele sabe que não precisará desistir de uma compra no checkout, justamente por não ter como pagar.
Diferenciação do frete
Da mesma forma que você destaca as variadas formas de pagamento, também pode dar destaque às opções de frete que sua loja tem. Esse fator é, sem dúvidas, um dos principais motivadores do abandono do carrinho. Portanto, é uma ótima estratégia destacar suas variadas formas de frete em um banner na sua loja virtual.
Você pode focar em duas informações, especificamente: custo do frete e tempo de entrega, especialmente se tratando de algumas regiões. Posicionar essas informações no topo da sua home é uma forma de dizer a seu público que ele não terá problemas com o envio. Assim, o consumidor segue no seu site e tende a gerar uma venda mais facilmente.
Quais banners uma loja virtual precisa ter?
Saber como fazer um banner para loja virtual é importante, mas mais do que isso, é necessário entender quais banners um e-commerce precisa realmente ter. Basicamente, são dois tipos principais que podem ser explorados.
Banner na home
O banner na homepage é o mais comum entre os sites. O motivo para isso é que ele é o que recebe maior visibilidade. Afinal, o usuário se depara com ele assim que acessa a página. Por isso, ele pode aparecer de duas maneiras principais e entendê-las é fundamental.
O primeiro estilo é o banner de tela inteira. Ele funciona basicamente como um pop-up, mas que pode ser facilmente fechado. Seu uso é muito comum na divulgação de grandes campanhas ou de condições de compra especiais que merecem tamanha atenção.
O outro é o banner de topo de página. Essa é a área mais “nobre” de uma tela de site, já que recebe maior atenção. Por isso, você pode utilizar um banner na home, também para divulgar uma informação ou promoção que mereça tamanho destaque.
Banner com ofertas e promoções
Os banners com ofertas e promoções não precisam ter um lugar definido específico. Na verdade, eles podem surgir na tela de acordo com a página em que o usuário está. Por exemplo, se você vende artigos esportivos e seus calçados de corrida estão em promoção, mostre o banner quando o usuário acessar a página de tênis.
Esse tipo de banner é mais adaptável e pode aparecer em qualquer parte da tela, desde que seja uma posição em que ele vá receber o devido destaque que necessita.
Como não errar ao fazer o banner para loja virtual?
Já que a ideia do banner é chamar a atenção, pode acontecer de o anúncio acabar muito poluído. Acredite, o banner por si só já possui a função de chamar a atenção, ou seja, não é preciso criar um anúncio multicolorido, repleto de imagens e texto.
Texto, cores e imagens
Aqui, vale a máxima “menos é mais”. É importante que o anúncio siga o mesmo layout da loja virtual, com cores que sigam a identidade visual da marca. Apenas, de forma sutil, é preciso ter um destaque com um CTA, por exemplo.
Se o banner serve para dar visibilidade a uma promoção, palavras como “ofertas”, “preço” e “promoção” devem estar em destaque.
Lojas de roupas também usam com frequência a palavra “off”, que em inglês significa desconto. Essa expressão é usada quando um grande número de produtos está com os preços mais baixos. Além de dar destaque a algumas palavras, é importante que o banner conte com uma explicação bem objetiva do que está acontecendo.
Nessa hora, é preciso dizer o período da promoção, se for o caso, se ela se refere a um determinado produto, ou grupo de itens, além de outras especificações, quando elas forem necessárias
Dimensões e posicionamento
Além do texto e das cores, é necessário avaliar o as dimensões e posicionamento do anúncio na tela. O seu tamanho deve ser grande o suficiente para que apareça em destaque, mas não tanto a ponto de atrapalhar a visualização das demais informações. Esse ponto pode variar com as possibilidades de cada plataforma.
Por conta disso, é fundamental contar com o suporte de profissionais qualificados, quando for necessário, para saber quais são as opções de localização do banner e optar pelo lugar mais adequado. Quando o anúncio tiver imagens, é essencial ainda que elas tenham boa qualidade.
Ainda que a qualidade seja imprescindível para o banner, ele também precisa carregar rápido, caso contrário, o cliente pode se irritar e desistir de saber mais sobre a informação apresentada. Da mesma forma, o anúncio não deve conter muito texto, o que pode mais uma vez entediar o usuário, que não vai se interessar por ele.
Como fazer um banner para loja virtual?
Se você quer saber como fazer um banner para loja virtual, a hora é esta. Confira 6 dicas principais que vão ajudar com esse trabalho!
1. Pense em todos os dispositivos na hora de fazer o banner
Todo elemento de site precisa ser pensado em uma configuração responsiva. Isso significa a necessidade de adaptação automática a qualquer tipo de tela. Aqui, estamos falando principalmente de dispositivos mobile, como smartphones e tablets.
Por isso, a criação desse banner deve ser projetada em diversas versões. Assim, automaticamente o seu site identifica qual é o tamanho de tela do usuário e carregará a versão certa do banner. Isso evita problemas de experiência no acesso do usuário.
2. Defina o local e as dimensões
Você também deve definir, na hora de configurar o seu banner no site, exatamente onde ele deve aparecer. Nesse momento, a escolha pode ser feita para várias posições diferentes, entre elas:
- topo da página;
- lateral;
- rodapé;
- banner de tela inteira (home).
Dependendo da escolha, o banner terá dimensões específicas. Por isso, é importante saber qual espaço exato será escolhido para posicioná-los. Assim, você evita qualquer erro.
3. Pesquise referências
É sempre bom dar uma olhada no que seus concorrentes e grandes sites estão fazendo. Não significa copiar o trabalho, mas sim, buscar referências de algo que tem dado certo. Afinal, banners são utilizados por qualquer site, só muda o conteúdo dentro deles.
Dê uma olhada em sites que você acredita que têm um público-alvo similar ao seu. Certamente essa empresa estudou diferentes posições de banners e rodou testes A/B. Ou seja, essas referências ajudam você a fazer uma escolha mais certeira.
4. Escolha o que deseja comunicar
Você pode simplesmente comunicar o que quiser no seu banner. Naturalmente, fará mais sentido levar mensagens que sejam realmente relevantes ao seu público. Isso faz com que importantes espaços no site sejam aproveitados de maneira estratégica.
Portanto, use uma ordem hierárquica na hora de posicionar banners. No de tela inteira, destaque uma promoção importante. No topo, faça uma oferta especial ou fale sobre condições de frete. Nos outros, transmita alguma outra mensagem relevante.
Lembre-se também que você pode rodar essas mensagens, sempre mudando a posição dos banners. Assim, você consegue explorar os espaços e dar a devida relevância ao que é mais importante no momento.
5. Use a plataforma certa para produção
Os banners são criados em ferramentas de design gráfico. Elas permitem que você personalize a área de criação, ou seja, a deixe no tamanho certo do banner. Assim, você tem uma tela em branco para trabalhar e pode criar o design da maneira que quiser.
Há algumas boas opções disponíveis, entre criação de banners estáticos e animados, sendo os principais:
- Canva;
- Adobe Spark;
- BannerSnack;
- Snappa;
- Adobe Photoshop;
- Adobe Illustrator;
- BeFunky;
- Piktochart;
- Photopea.
6. Crie banners atrativos
Banners precisam ser atrativos, já que a função deles é captar a atenção do usuário de um site para então transmitir mensagens específicas. Por isso, é importante recorrer a elementos que garantam que aquela peça será facilmente percebida por quem acessa a loja virtual.
Para criar os banners mais atrativos você precisa considerar alguns elementos como:
- use cores chamativas (na arte do banner, nas fontes de texto, ou em outros elementos:
- use banners animados;
- posicione o banner em lugar de destaque no site;
- crie identidades visuais para as campanhas (especialmente as de promoções especiais, ou de períodos, como a Black Friday).
Ideias de banner para loja virtual
Algumas ideias de banner para loja virtual podem ajudar você a se inspirar para fazer o melhor uso desse recurso no seu site. Separamos alguns a seguir, confira!
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Monnieri Fit Wear
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Pintura com Diamantes
Saber como fazer um banner para loja virtual não é um desafio tão difícil, como você viu ao longo deste texto. A parte principal desse tema é saber considerar qual informação, ou divulgação, merece mais destaque em determinado momento. Isso fará com que seu banner gere mais cliques e conversões.