Descubra tudo o que você precisa saber sobre como criar uma marca para o seu negócio. Acesse e veja nossas dicas!
Entender como criar uma marca é essencial para seu negócio. As empresas que não têm uma marca com personalidade e que se destaque da concorrência acabam tendo que brigar por preços e viver fazendo promoções para ter novos clientes.
Ainda bem que você chegou até aqui. Neste artigo, você vai aprender tudo que precisa saber para construir uma marca de sucesso e atrair os melhores clientes para sua empresa. Veja a seguir dicas sobre como criar sua marca.
Conteúdo
1. Faça uma pesquisa de mercado
Um bom jeito de começar a criar uma marca é fazendo uma pesquisa de mercado. Dê uma olhada na concorrência direta e indireta, veja como ela se comunica, qual o estilo de design tem, entre outros pontos.
As cores utilizadas também precisam ser levadas em consideração ao entender como criar uma marca. É preciso saber se elas têm um estilo mais moderno ou conservador. Seria bem interessante também fazer uma Análise SWOT para identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do seu mercado.
2. Conheça seu público-alvo
Entenda quem é o seu público, do que ele gosta e do que não gosta, quais são seus maiores desafios, seus sonhos, seus medos, etc. Você também pode criar uma persona que é uma representação fictícia do seu público-alvo.
Ter uma persona bem definida facilita na hora de entrar em sintonia com a realidade do seu público, atraindo de forma muito mais natural e gerando relacionamentos.
3. Defina a personalidade da sua marca
Uma marca precisa ter uma personalidade que a destaque. Você pode descobrir qual é a da sua empresa fazendo uma lista de adjetivos que descrevem o caráter do negócio como se ele fosse uma pessoa.
Pense também na história que a marca conta. Quais ideias ela valoriza, quais são seus objetivos? Lembre-se sempre de não perder seu público-alvo de vista, pois é com ele que a marca vai ter que se comunicar.
4. Escolha um bom nome
Fazer uma boa escolha de nome ajuda sua empresa a transmitir sua verdadeira essência. Quando for pensar no nome, tenha em mente que é bom que ele seja curto, fácil de pronunciar e de lembrar. Isso ajuda a ser reconhecido.
Ao entender como criar uma marca, é importante também escolher um nome que tenha um domínio disponível, pois você provavelmente vai querer criar um site para sua marca, não é mesmo?
5. Crie um ótimo slogan
Depois de criar o nome, aproveite e crie também um slogan. Um bom slogan é uma frase curta, que causa impacto e que ajuda a transmitir a personalidade da marca.
Pense nos slogans que você mais se lembra e analise o que eles têm de bom e como você poderia fazer algo parecido para a sua marca. Você também pode contratar um redator, pois não é nada fácil condensar tantos atributos em uma frase curta e que gere impacto.
6. Crie o logotipo da sua marca
Outro passo importante em criar uma marca é o logotipo, que é um dos principais elementos da identidade de uma companhia. Por isso, merece ser criado com todo carinho. É importante que ele também reflita a personalidade da marca.
Contratar um designer nessa hora é uma ótima ideia. Procure ver alguns trabalhos que ele já tenha feito para saber se está em sintonia com a sua empresa. Outra opção também é utilizar templates de logotipo prontos de sites, como o Canva.
Quer aprender direito criar uma logomarca com o Canva? Se liga nesse tutorial do Darlan Evando.
7. Defina uma linguagem visual
Ao escolher seu logotipo, você já vai começar a definir a paleta de cores e as fontes da sua marca. É importante que esses elementos se expandam para toda a sua comunicação, ajudando a criar uma unidade.
Também dá mais profissionalismo e reforça a personalidade da marca, o que vai fazer sua empresa se destacar. Esses elementos devem estar em todos os materiais, desde o seu site até assinaturas de e-mails e banners na loja.
8. Crie a voz da sua marca
Tão importante quanto entender como escolher o nome de uma marca, é também saber criar uma voz. Se sua marca é moderna e descolada, é assim que ela deve soar nas redes sociais, no seu site, no seu blog e onde tiver contato com o público.
Da mesma forma como você teve a ajuda de um designer para fazer seu logotipo, agora também é muito importante a ajuda de um bom redator que tenha a sensibilidade para transmitir em palavras a voz da sua marca.
9. Seja consistente na aplicação da sua marca
De nada adianta essa dedicação toda que você teve até aqui, se na hora de aplicar sua marca você não utiliza todos os elementos aprendidos. Não importa onde sua marca esteja, ela sempre tem que estar com todos os elementos mencionados acima, como o logotipo, o slogan, a linguagem visual e a voz.
É assim que ela vai marcar presença, transmitir personalidade e atrair as pessoas que você definiu como público-alvo. Esse é o segredo do sucesso das grandes marcas e que você já pode aplicar no seu desenvolvimento desde o começo.
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