Confira neste post um passo a passo sobre como criar um blog WordPress ágil, seguro e personalizado. Acesse e saiba mais informações!
Como uma das plataformas de gerenciamento de conteúdo mais populares do mundo — atende a 39,1% de todos os sites disponíveis na internet —, o blog WordPress oferece processos intuitivos com designs e layouts prontos para você hospedar seu conteúdo. Confira a seguir um passo a passo para criar seu site do zero.
Entenda os 3 passos para criar um blog no WordPress
Para começar a entender como criar um blog no WordPress, saiba que existem dois fatores fundamentais para sua publicação: o domínio e a hospedagem. Sendo que o primeiro define seu endereço na internet — o nome que vem depois do “www” — e o segundo, o local onde os conteúdos serão armazenados.
Além desses itens, criar um blog em uma plataforma do WordPress é simples e consiste em três etapas. Continue lendo a seguir e veja como começar sua construção.
1. Planejamento
O primeiro passo para começar a criar seu blog WordPress é definir um objetivo para sua página, podendo ir desde uma plataforma dedicada a compartilhar experiências pessoais até abordar temas mais específicos, como a cultura nacional.
Mas por que essa escolha é importante para entender como criar um blog? Vamos supor que a ideia é desenvolver um site sobre moda. Partindo dessa ideia, você vai buscar nomes que tenham afinidade com esse universo. Assim, ficará mais fácil encontrar um domínio.
É importante ressaltar que cada domínio é único, portanto, é necessário que você verifique se ele já está sendo usado para evitar quaisquer problemas com duplicidade.
Assim que tiver a temática e o domínio decididos, a próxima etapa é escolher um dos temas do WordPress. A plataforma disponibiliza diversas opções de layouts — gratuitos e pagos —, permitindo que você customize e crie uma aparência que condiga com o nicho do blog.
Vale também destacar a importância da periodicidade das publicações na criação do blog WordPress. Criando um cronograma que leve em consideração a persona do seu site, a plataforma permite que você suba as publicações e as agende como quiser, facilitando na hora de publicar.
2. Execução
Depois que tiver o planejamento finalizado, é hora de pensar na execução do projeto. Usando as metas e as referências de ações como guia, você vai começar a divulgar o blog, implementando uma estratégia de comunicação.
Caso esteja criando o blog e mesmo depois de escolher o domínio não saiba qual extensão optar: “.org” ou “.com”, saiba que essa última tende a ser mais simples, já que não demanda muito conhecimento no desenvolvimento de sites. Sem precisar contratar a hospedagem, a URL terá o nome decidido seguido de “wordpress.com”. Veja um exemplo:
Porém, é importante ressaltar que esse tipo de URL pode limitar o crescimento do site. Por isso, se você quiser mais liberdade para administrar seu blog, o indicado é comprar um domínio e contratar a hospedagem, escolhendo a versão “.org”.
Essa é uma opção que requer um pouco mais de conhecimento de PHP (Hypertext Preprocessor) e CSS (Cascading Style Sheet), ambas linguagens de programação. Mas não se preocupe, porque existem tutoriais sobre a criação das URLs. Assim, para criar um blog no WordPress.org, basta seguir os passos que listamos a seguir.
- Defina um domínio para seu blog;
- Escolha uma hospedagem de sites;
- Faça o download do WordPress;
- Crie um banco de dados;
- Personalize as configurações do site, como o template para WordPress;
- Comece o gerenciamento do seu blog,
- Publique o primeiro post.
3. Monitoramento
Agora que você já planejou e executou seu plano criando um blog, o próximo passo é monitorar os resultados das publicações e o número de acessos. Para isso, utilize algumas ferramentas especializadas, como o Google Analytics.
Você também pode instalar plugins que te auxiliam a descobrir como otimizar o conteúdo do blog, melhorando seu desempenho. Mas “o que posso fazer para melhorar os resultados”?
A primeira dica é manter o blog sempre atualizado, atraindo cada vez mais leitores assíduos. Outro conselho para ampliar o alcance das publicações é investir nas redes sociais ao divulgar os conteúdos, já que 66% da população brasileira é ativa nas redes, segundo o relatório Digital in 2020, realizado pelo We Are Social e o Hootsuite.
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