Sua empresa precisa alcançar um público maior e de forma efetiva e ainda não está na internet? Veja como criar um site de sucesso!
A pergunta “como criar um site” possivelmente já deve ter passado pela cabeça de muitos que pensam em empreender. Se esse é o seu caso, preparamos um conteúdo especial com diversas dicas para ajudar nessa jornada. ?
Por que é importante criar um site?
Até mesmo grandes empresas utilizam a internet como forma de aumentar o seu alcance, e, consequentemente, suas vendas. Há, ainda, profissionais que tem o site ou blog como sua única ferramenta e ganham muito dinheiro com isso. Tudo depende de pensar em como criar um site de sucesso.
Ao fazer isso, além de romper as barreiras físicas possibilitando atingir pessoas em todo o mundo, com um site de sucesso você consegue reforçar a autoridade sobre o seu nicho de mercado e, assim, ser encontrado nos principais mecanismos de busca.
Muitas empresas e profissionais optam por manter apenas perfis nas principais redes sociais, o que também é uma estratégia válida, mas tem seus pontos negativos. O Facebook, por exemplo, costuma limitar o alcance das publicações não pagas, o que interfere muito no alcance orgânico das publicações, algo que já não ocorre com o Google (desde que você não infrinja as regras de ranqueamento).
Você já deve ter ouvido relatos de alguém que foi pesquisar sobre uma empresa e simplesmente desistiu da compra por não achar o site, não é mesmo? Isto é mais comum do que parece, já que ter um site passa a imagem de maior confiabilidade e profissionalismo – e nem precisamos dizer o quanto isso é importante, não é mesmo? ?
Principais benefícios que sua empresa adquire ao criar um site
- Ser encontrado pelos mecanismos de busca;
- Mostra com mais detalhes o seu produto ou serviço;
- Ganho de credibilidade e força de mercado;
- Canal de venda (podendo ser exclusivo ou adicional);
- Aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Mas, certamente, a maior vantagem de se ter um site é a geração de leads, ou seja, pessoas interessadas nos seus produtos, serviços ou naquilo que você ou sua empresa oferecem. Vale lembrar que o lead ainda não é cliente, mas tem grande potencial para se tornar um.
Um site de sucesso é um grande aliado na geração de leads, já que através dele as pessoas consomem o seu conteúdo, subscrevem seus e-mails e passam a receber conteúdo constantemente. Isso fortalece e estreita o relacionamento com o lead, sempre visando convertê-lo em cliente. Porém, a tarefa não acaba após a conversão: é preciso nutrir este relacionamento, de modo que o cliente volte a comprar de você e, ainda, o indique a outras pessoas.
Agora, chega de teoria e vamos à prática.
Como criar um site: 5 passos para garantir sua presença online
Criar sites não é uma tarefa difícil, mas exige uma boa dose de organização. Se você quer criar um site e tem dúvidas sobre como iniciar, você esta no lugar certo. Vamos aos passos para dar vida a ele?
1. Defina um objetivo
Antes de criar seu site (ou realizar qualquer outra ação de marketing digital), é importante saber qual será o papel dele na sua estratégia. Analise se você quer divulgar sua marca ou negócio, conquistar novos clientes, gerar mais vendas, auxiliar sua equipe comercial.
Enfim, os objetivos são seus e você pode criar um site totalmente alinhado com esse projeto, já que um site institucional provavelmente terá uma estrutura totalmente diferente de um e-commerce, por exemplo.
2. Escolha e registre um domínio
Um bom nome é fundamental para seu site. Afinal, é através desse nome, chamado também de domínio, que os clientes vão encontrar sua empresa na internet.
Então, a dica é que você escolha um nome curto, fácil de lembrar e que tenha aderência com o seu negócio ou projeto. Também dá para optar por um site com o nome da sua marca ou negócio.
Além do nome, a escolha da extensão também é importante. Você pode optar por domínios nacionais (.com.br, por exemplo) ou internacionais (.com, .net, entre outros), além de utilizar extensões que tenham afinidade com seu projeto.
Para organizações e Ong, por exemplo, opte pelo .org. Para ramos da indústria, pelo .ind, e por aí vai. Registrar um domínio é bem simples. Você acessa a página de registro de domínio e pesquisa se o nome que escolheu (por exemplo, www.meusite.com.br) está disponível para registro. Se estiver, pode fazer a aquisição na mesma hora.
3. Crie seu site e publique o resultado
Depois de escolher o domínio, você pode trabalhar na criação do seu site. A HostGator oferece duas opções: você pode contratar um plano de Hospedagem de Sites ou optar por um Criador de Sites. A escolha vai depender do seu objetivo, e as vantagens de cada um você pode acompanhar logo abaixo:
Criador de Sites
Voltado para quem possui pouco ou nenhum conhecimento técnico na área, o Criador de Sites da HostGator permite criar sites facilmente, apenas arrastando e soltando os elementos na página.
Com o construtor online você cria e publica diretamente no seu navegador, sem a necessidade de instalação e configuração.
Além das facilidades na criação e publicação, a manutenção do site também é simples, já que possui integração com diversos sistemas, como Google Analytics, Google Maps, YouTube e principais redes sociais. Há ainda ferramentas para divulgação, monitoramento, SEO, entre outras funções importantes para o crescimento de um site.
Aprenda neste vídeo como montar um site de vendas online do zero no Criador de Sites. A Bullas, do canal Attekita Dev vai mostrar passo a passo!
Hospedagem de Sites
A hospedagem de sites é responsável por armazenar todo o conteúdo do seu site de forma segura. É ela que garante que seu site fique no ar 24 horas por dia para ser encontrado pelos usuários. Assim, a escolha de uma boa hospedagem garante que você tenha como criar um site de sucesso.
Ao contratar um plano de hospedagem você tem acesso ao Instalador Automático, com o qual pode instalar rapidamente os CMSs mais populares para publicação e gerenciamento de sites, como WordPress e Joomla, por exemplo.
Para planos compartilhados (P, M, Turbo e Plus) você também tem acesso gratuito à versão iniciante do criador de sites. Para conhecer mais detalhes sobre esta ferramenta, acesse nossa FAQ.
Como você viu, há muitas opções, e a escolha vai depender principalmente do seu orçamento e do tempo que você tem disponível. Quando pensamos em como criar um site, logo vamos imaginando questões como layout, marca, composição de cores e design da página.
Venha descobrir dicas para a construção do site dos seus sonhos e assista agora à Maratona HostGator Academy Tudo Sobre Hospedagem de Sites:
4. Monitore o desempenho do seu site
Para acompanhar o desempenho do seu site, a dica é criar uma conta gratuita no Google Analytics – uma unanimidade quando se trata de monitoramento.
Com ele você pode acompanhar o número de visitantes mensais, a taxa de conversão, a taxa de rejeição, quais páginas do seu site são mais populares, entre outras informações.
Esses números são importantes para você saber o que está funcionando e o que precisa de ajustes.
Além do Analytics, você encontra outras opções interessantes no mercado. No seu cPanel, por exemplo, além da integração fácil com o Analytics, você encontra o AWStats, sistema com o qual pode acompanhar algumas estatísticas bem específicas sobre o desempenho do seu site.
5. Direcione tráfego para seu site
Site criado, publicado e métricas configuradas. O trabalho termina por aqui? A respostas é: NÃO. Agora que seu site está configurado, você precisa levar o máximo possível de tráfego para ele.
Há várias formas de fazer isso, como divulgar nas redes sociais, utilizar as melhores práticas de SEO, investir em links patrocinados (Adwords e Facebook são alguns exemplos). A boa notícia é que você tem vários recursos disponíveis, além da sua criatividade, para utilizar novas estratégias.
- Para facilitar essa jornada você encontra dicas adicionais no e-book: Como garantir resultados e novos negócios utilizando o site de sua empresa
8 dicas de como criar um site otimizado
Existem várias fases que envolvem o processo de criação de um site. Para te guiar nesta jornada, fizemos uma lista com dicas que certamente irão te auxiliar muito neste processo de construção.
1. Construa sites rápidos e leves
Cada vez mais os acessos à internet partem exclusivamente dos aparelhos celulares. Na prática, isso significa que investir em um site otimizado para este tipo de acesso é fundamental. Evite elementos que dificultam o carregamento e/ou tornem o site lento. Isso consome muito mais dados móveis, o que pode afastar definitivamente o usuário.
2. Separe o conteúdo em menus e submenus
Este item facilita a navegabilidade no site e a localização dos conteúdos de interesse. Por outro lado, se o seu site for desorganizado e difícil de navegar, isso pode afastar o usuário fazendo com que ele não volte a acessá-lo. Priorize a organização hierárquica, seguindo dos tópicos mais abrangentes para os menos abrangentes.
3. Trate as fotos antes de publicá-las
Nem sempre imagens muito grandes são a melhor opção, já que com isso elas se tornam também bastante pesadas e dificultam o carregamento da página. Além disso, tratá-las antes de publicar possibilita estilizá-las e adicionar a sua marca, tornando-as ainda mais profissionais.
Aliás, as técnicas de SEO podem e devem ser utilizadas em imagens, já que o tráfego vindo do Google Imagens é um meio que atrai grande visita para o seu site. O título da imagem deve condizer com o que ela representa, bem como as legendas, alt text e url da imagem.
4. Adote um visual harmônico
Defina um estilo para o seu site e mantenha-o em todo ele. Cores fortes são permitidas, desde que haja uma lógica entre elas e que a escolha converse com a sua marca e posicionamento. Na dúvida, apostar no design e cores mais neutras diminui as chances de erro e ainda imprime elegância e sofisticação.
Além disso, o site é um canal da sua marca; por isso, é preciso se atentar em manter a sua identidade de marca. Isso te torna facilmente reconhecível nos meios digitais, o que é fundamental em meio a infinidade de conteúdo disponível – além, claro, de mostrar personalidade e diferenciação frente aos concorrentes.
5. Pense na trajetória do usuário
Coloque-se no lugar do usuário e defina uma trajetória lógica de navegação. Isso vale desde a construção dos menus, criação do conteúdo e linkagens internas e externas. Quanto mais clara e estruturada for essa trajetória, melhor será a experiência do usuário e a possibilidade de conversão do mesmo.
6. Cuide dos títulos das páginas
De nada adianta o melhor dos conteúdos, se o título não atrair a atenção do leitor e ele não o abrir. Um bom título é, ainda, um dos principais itens de SEO, que facilitarão o ranqueamento do site nos mecanismos de busca. Digamos que o título é como um paraquedas: se ele não abrir, nada feito.
7. Use apenas um tipo de fonte em todo site
Esta é uma estratégia que visa a harmonia visual do site – afinal, convenhamos que seria estranho se cada página do blog possuísse cores e fontes totalmente diferentes.
Isso pode causar desconforto ao usuário. Portanto, manter um padrão é importante. Sempre priorize a legibilidade, a escaneabilidade, a acessibilidade e a usabilidade.
8. Aposte em um site responsivo
Criar um site de sucesso é sinônimo de site responsivo, pois garante uma perfeita visualização do conteúdo em qualquer meio que o usuário venha a acessar o site, seja desktop, smartphone ou tablet. Sem falar que, ao mesmo tempo em que o Google prioriza sites responsivos no seu ranqueamento, ele tende a punir os que não o fazem.
É importante garantir uma boa visualização para todos os navegadores nos quais o usuário pode utilizar. Recorrer a um CMS (Content Management System) para criar o site é um recurso que pode facilitar o processo, já que o CMS é um sistema que auxilia no gerenciamento do conteúdo, e a maioria já é responsiva.