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Apostar em presença digital é importante para ser encontrado pelos clientes. Veja aqui quais etapas a serem consideradas nesse processo.

Conversar com amigos, ler notícias, pesquisar receitas ou até fazer compras. Você, lembra quando foi a última vez que realizou alguma dessas ações sem a ajuda da internet?

Agora, lá vai um questionamento. Se para você a internet é essencial, o que te faz pensar que para seu cliente seria o oposto? E sabe como seus potenciais clientes acham a sua empresa? Você já sabe a resposta, não é mesmo? O seu futuro cliente encontra a sua empresa pela internet.

Ela é a principal fonte de pesquisa dos potenciais clientes, já que é estimado que 82% dos lares brasileiros possuem internet. Esse número demonstra que, além da oportunidade de uma comunicação direta, a internet também é a facilitador para a sua empresa ser vista e lembrada.

Mas como ser visto e lembrado na era digital? É exatamente sobre isso que falaremos aqui.

O que é a presença digital?

Presença digital é como você ou sua marca aparecem na internet. Se você, por exemplo, abrir o seu navegador e digitar HostGator no campo de pesquisa, o que será que eu vou encontrar? O site da marca? As redes sociais? Um blog? Um vídeo no canal do YouTube? Ou será que tudo isso?

A presença digital é composta por todos esses elementos e pode ser resumida como a impressão que a sua marca deixa no ambiente digital por meio dos conteúdos.

Como tudo na vida, a presença digital é um processo. Não pense que basta estar presente nas redes sociais para dizer que a sua empresa é digital. É importante estar presente em diferentes canais, ter conteúdos relevantes e desenvolver estratégias para se aproximar dos seus clientes no ambiente digital.

Outros quatro pontos importantes para a presença digital seriam aumentar a divulgação da marca, promover engajamento, ajudar na fidelização de clientes e potencializa as vendas.

Ajudando o seu (potencial) cliente

Quando as pessoas possuem um problema, a primeira coisa que elas normalmente fazem é pesquisar sobre ele na web. Vamos supor que a solução para esse problema é oferecida pela sua empresa. E é aí que, se sua empresa possuir uma boa presença digital, as pessoas vão encontrar você.

Se a pessoa não encontra sua marca ou problema que ela ajuda a resolver, a sua empresa acabou de perder um potencial cliente.

Porém, e se pessoa conseguir encontrar a sua empresa na internet, mas as informações disponíveis não são suficientes para que ela consiga tomar uma decisão de compra?

Isso pode acontecer quando a sua presença digital não responde às perguntas: quem? O quê? Onde? Quando? E por quê?

Para responder ao quem, você precisa dizer a quem pertence o negócio. O quê o fez chegar a posição atual, ou se é uma franquia ou empresa familiar, por exemplo. Já para responder à pergunta “o que?” você precisa deixar claro o que você vende. É um serviço? Um produto? Ele é um bem durável ou não?

Agora, o “onde?” é mais fácil de ser respondido. Onde você está? Você tem uma empresa online ou uma localização física? Sua empresa está localizada em mais de uma cidade?

Já para responder o “quando?” é necessário dizer quando a sua empresa está aberta. É 24 horas, durante sete dias na semana? É horário comercial? A empresa possui horários alternativos? Ela fecha no feriado?

Por fim, para responder o “por quê?”, você precisa ser transparente e mostrar se existe um propósito maior na sua empresa e por que isso importa para seus clientes. Os conteúdos que você produzir para seus canais é quem vão responder todas essas perguntas. Percebeu agora como o conteúdo é mais importante do que apenas estar presente no ambiente digital?

presença digital

Criando uma estratégia para ter presença digital

Não adianta ocupar o espaço se você não tem nada a dizer, certo? E é claro, para ter sucesso na criação de conteúdo para os canais da sua presença digital, você não pode deixar de lado o planejamento.

Se seu potencial cliente fica curioso para saber mais sobre seus produtos ou serviços, o seu site vai ser o lugar para onde eles serão direcionados. Não é à toa que o site da marca é a peça central de uma presença digital.

Sendo assim, o primeiro passo para criar a presença digital do seu negócio é ter um site, e para isso você precisa ter um domínio. Cada página da internet está hospedada em um servidor. E cada servidor é identificado por um conjunto de números únicos, conhecidos como endereço IP.

Como os números são muito difíceis de memorizar, os endereços IPs estão associados a endereços mais atrativos e fáceis de lembrar que a gente conhece como o URLs.

Essas URLs estão formadas pelo domínio, por exemplo, hostgator.com.br. Para seu domínio, é muito importante que você escolha um nome fácil de lembrar e de pronunciar, pois isso facilitará o acesso dos usuários à sua página.

Algumas das dicas que ajudam a tornar a escolha do domínio mais fácil são: ter ligação com a marca, possuir entre 2 e 26 caracteres, não deve iniciar ou terminar com hífen e não possuir acentos – o que não é uma regra, mas isso pode ajudar na sua estratégia de E-mail Marketing, já que nem todos os servidores suportam esses caracteres.

A presença digital inclui conteúdos que você controla, como os presentes no seu site e nas redes sociais. Mas também inclui materiais que você não controla, como avaliações online ou pesquisas em jornais e revistas.

Mas também existem diversos canais na web que podem fazer a sua marca estar presente na internet. Eles são: o blog, as redes sociais, o perfil no Google Meu Negócio, um e-book, anúncios, notícias, e-mail marketing, landing pages e newsletters. Todos esses componentes fazem parte da presença digital de uma marca.

Isso significa que as empresas precisam ter uma estratégia de marketing abrangente e entender como desenvolver, implementar, gerenciar e refinar a presença digital em cada um desses canais.

Sim, é isso mesmo que você leu. Presença digital precisa de refinamento. As preferências e percepções dos clientes são formadas e influenciadas pela interação com os componentes de uma presença digital.

Conclusão

Para garantir o impacto desejado, certifique-se de que sua presença digital seja unificada e consistente. Ou seja, use os mesmos elementos da marca, as mesmas cores e o mesmo tom de voz.

Certifique-se de que o conteúdo possui os dados precisos, como seu horário comercial, local e informação de contato. E, caso queira uma última dica, preste atenção nas tendências de experiência do usuário e outros desenvolvimentos que afetam a forma como a sua presença digital é entregue.

Deu para entender o que é presença digital e como começar a construir a sua? Esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado. Um abraço e até a próxima!

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Douglas Vieira

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing. Profissionalmente já passou por grandes portais durante a carreira, entre eles UOL e TecMundo. Atualmente, tem voltado sua expertise para o campo de SEO e marketing de conteúdo.

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