Você considera a jornada de compra ao desenvolver um site? Estudos apontam que o consumidor percorre cerca de 60% do percurso até a decisão de compra sozinho, sem ajuda de um vendedor. No entanto, os mecanismos de busca passaram a ter mais influência nesse processo. Por isso, um site bem estruturado e com um bom […]
Você considera a jornada de compra ao desenvolver um site? Estudos apontam que o consumidor percorre cerca de 60% do percurso até a decisão de compra sozinho, sem ajuda de um vendedor. No entanto, os mecanismos de busca passaram a ter mais influência nesse processo. Por isso, um site bem estruturado e com um bom formulário de contato pode ser uma boa estratégia para conquistar novos clientes.
Formulário de Contato
Os formulários de contato são um canal de comunicação entre empresas e clientes. Por isso é fundamental disponibilizar este espaço em sites, blogs e outras ferramentas, como aplicativos. Eles são extremamente populares para promover o relacionamento entre marcas e seus clientes ou audiência. Como é relativamente fácil de criar e configurar um formulário de contato, não tem desculpa para não usar.
Existem recursos diferentes para criar um formulário de contato, o uso varia de acordo com a plataforma ou linguagem de programação utilizada para o desenvolvimento do site. Neste post vamos mostrar algumas dicas a partir de alguns dos formatos mais conhecidos. Confira as recomendações e comece a incluir formulários de contato nos sites que você criar.
Por que usar um formulário de contato
O formulário de contato é um instrumento que pode ser usado para conhecer melhor o seu público. As pessoas ficam mais satisfeitas quando são ouvidas e o formulário de contato pode ser usado para essa finalidade. Portanto, desde o planejamento de um site você já deve considerar um banco de informações geradas a partir do formulário de contato. Afinal, este canal pode servir para:
- simplificar a comunicação com o cliente;
- identificar as necessidades do seu público;
- traçar um perfil de cliente;
- criar uma base de leads;
Atenção! É importante ressaltar que a partir do momento que um site disponibiliza um formulário de contato, você deve dar uma atenção especial a ele. Em algum momento da vida você já deve ter usado este meio de comunicação e nunca recebeu retorno algum. Neste caso ocorre o efeito contrário: passamos a desacreditar na empresa ou marca. Portanto, se for para usar a estratégia da forma errada é melhor não usar, mas aí várias oportunidades serão perdidas.
O que um formulário de contato precisa ter?
É possível que determinados sites tenham capturado informações preciosas para a estratégia de comunicação, marketing e vendas, mas por falta de conhecimento isso nunca foi usado para nada. Por isso, vamos ajudá-lo a entender o que um formulário de contato precisa ter e como usar esses dados.
Informações básicas
Uma das principais funções do formulário de contato é capturar informações junto ao público que acessa um determinado site e tem interesse por seus produtos ou serviços. A recomendação é solicitar as informações básicas do cliente como: nome, telefone e e-mail. Assim você tem as informações básicas para responder um contato inicial. Evite formulários muito longos e pedir informações desnecessárias para um primeiro contato, como data de aniversário, por exemplo.
Segmentação
Outra funcionalidade dos formulários de contato é segmentar o público de acordo com os seus interesses. No caso de um blog de viagens o formulário de contato pode ter uma opção para que o visitante defina um interesse: viagens nacionais ou internacionais.
Se for um e-commerce o visitante pode demonstrar interesse em categorias de produtos, como roupas, calçados ou acessórios. Já no caso de sites institucionais o formulário de contato pode direcionar as mensagens para setores, como vendas ou financeiro, por exemplo. A partir da segmentação você consegue identificar o que tem mais demanda via site.
Assuntos de interesse
A página destinada ao formulário de contato também pode ter um campo com assuntos de interesse. Esse pode ser um campo opcional, em que o usuário decide se quer responder ou não. Alguns exemplos de assuntos são: promoções, blog, newsletter, entre outros. Defina interesses que estejam alinhados com o site e propósito da empresa.
5 dicas práticas para criar um formulário de contato atrativo
- Crie formulários de contato simples de preencher.
- Teste a usabilidade o formulário de contato em dispositivos diferentes (tablets, smartphones).
- Sinalize os campos obrigatórios, erros no preenchimento ou deixados em branco.
- Comunique quando o formulário foi enviado com sucesso.
- Sempre que possível indique um prazo para o retorno.
Mas não esqueça: tão importante quanto criar um formulário de contato atrativo para o consumidor é usar este canal de comunicação efetivamente. Então, assim que o formulário estiver criado, fique atento às mensagens. Geralmente elas chegam por e-mail, então é importante acompanhar a caixa de entrada com regularidade.
Como criar um formulário no Criador de Sites Rápido
Se você utilizou o Criador de Sites Rápido da HostGator para criar seu site, adicionar um formulário de contato será bem simples. Veja a seguir:
No painel do Criador de Sites Rápido, entre as seções da página que deseja inserir o formulário, clique sobre o ícone +:
Para adicionar o formulário de contato, na barra lateral esquerda, clique em Contato (depois, escolha uma opção de layout):
No formulário de contato que adicionou, clique sobre o ícone de engrenagem (⚙️) para acessar as configurações:
Na aba Campos de Formulário, arraste o botão para a direita de cada campo que deseja exibir no formulário de contato:
Por fim, no gerenciador do Formulário de Contato, clique na aba Mensagens de Sucesso:
Bem simples, né? Para ver o tutorial completo, acesse a nossa Base de Conhecimento.
Plugins para formulário de contato no WordPress
Se você utiliza o WordPress como plataforma, o ideal é que você escolha um dos plugins disponíveis. São dezenas de opções, algumas gratuitas e outras pagas.
Um dos mais utilizados por sua eficiência e facilidade no uso é o Contact Form 7– que permite administrar múltiplos formulários, e alterar a aparência dos e-mails (e dos formulários) com facilidade. Um dos destaques do plugin é que ele suporta o uso de mecanismos de controle de spam, como captchas e o Askimet – um dos mais conhecidos sistemas anti-spam para WordPress.
Abaixo, um formulário criado utilizando o plugin.
Outras opções também estão disponíveis no acervo de plugins do WordPress. A instalação ou ativação de plugins pode ser realizada na área administrativa do WordPress, basta acessar o menu Plugins. Percebeu como é fácil criar formulários de contato?
Os formulários também são muito usados na divulgação de conteúdos ricos, infográficos, webinars, podcasts, entre outros formatos. O propósito é gerar leads, que são pessoas interessadas no conteúdo de um site, produto ou serviço. Neste caso o formulário costuma ficar numa landing page e é usado para conhecer quem tem interesse pelo material, criar uma base de contatos com informações relevantes, analisar a performance dos e-mails enviados para um determinado grupo de e-mails, entre outras funcionalidades. Mas, isso já é assunto para um próximo post.
Se você usa algum método diferente desses que apresentamos para criar formulários de contato compartilhe conosco nos comentários abaixo.
Conteúdo publicado originalmente em 19 de janeiro de 2010.