Criar um site sozinho pode ser mais fácil do que se imagina. Com as diversas ferramentas disponíveis no mercado, é possível desenvolver sites que se destaquem para atrair novos visitantes e, com isso, vender produtos e serviços.
Criar um site sozinho pode ser mais fácil do que se imagina. Com as diversas ferramentas disponíveis no mercado, é possível desenvolver sites que se destaquem para atrair novos visitantes e, com isso, vender produtos e serviços.
Porém, para obter êxito, é preciso dar uma atenção especial à página inicial de um site. Isso porque ela é a primeira que os visitantes terão acesso. Logo, se ela for de baixa qualidade e não possuir conteúdo atrativo, as chances de permanência diminuem.
Neste artigo, você vai entender a importância de contar com uma página inicial de um site que seja criativa e interessante. Conhecerá os elementos que não podem ser deixados de lado e, ainda, os erros mais comuns, que podem causar uma primeira impressão negativa sobre a marca.
Boa leitura!
Neste conteúdo você verá:
- Qual a importância de uma página inicial de um site?
- Os 3 erros mais comuns cometidos na página inicial de um site
- Apresentar muita informação logo no início;
- Incluir muitas CTAs;
- Página inicial carregando lentamente.
- Os 10 elementos que não podem faltar dentro da página inicial
- A sua marca;
- O que a sua empresa oferece;
- Menu de navegação simples e objetivo;
- Saber equilibrar a quantidade de conteúdos;
- Chamadas internas;
- Imagens que representem o seu negócio;
- Link para as demais redes sociais da empresa;
- Espaço para cadastro de usuário;
- Tipografia consistem em toda a página;
- Caixa de busca.
Qual a importância de uma página inicial de um site?
As páginas iniciais são os cartões de visita de um site e, portanto, influenciam diretamente na permanência dos visitantes. Exceto quando alguém acessa a página através de um mecanismo de busca ou postagem nas redes sociais, a home é a primeira coisa que a pessoa visualiza.
Logo, é a página inicial de um site quem dá o tom para o tipo de interação que ocorrerá. Mesmo que você tenha um blog incrível ou um serviço exclusivo, se a primeira impressão não for das melhores, os visitantes ficarão desmotivados para continuar.
Imagine que você possui uma loja física. Para que o primeiro contato seja eficiente, é essencial pensar em uma vitrine atraente e treinar seus vendedores.
Trazendo para o mundo virtual, a página inicial de um site deve surtir o mesmo efeito. Ela deve ser clara, intuitiva e demonstrar o tipo de produto e serviço que oferece. Além disso, precisa orientar o visitante para a área que está procurando, permitindo que eles possam navegar sozinhos.
Sem isso, é difícil saber o que a página oferece ou mesmo ter certeza de estar no local certo. Consequentemente, o tempo de permanência pode reduzir, assim como as chances de efetuar uma venda.
Os 3 erros mais comuns cometidos na página inicial de um site
1 – Apresentar muita informação logo no início
Para criar um site de sucesso, é essencial seguir o lema “menos é mais”. Ter muito texto e imagens na página inicial pode prejudicar a sua taxa de conversão. Isso porque o excesso de informação pode deixar os visitantes do seu site confuso, preferindo procurar outra página similar.
Na hora de pensar no design, portanto, prefira utilizar somente conteúdos relevantes e que transmitam mensagens eficientes sobre a marca. Caso contrário, eles estarão ali apenas para distrair os usuários.
2 – Incluir muitas CTAs
A Call to Action (ou “Chamada para Ação”) é um recurso importante, pois leva o visitante a realizar ações dentro do site. Quando não apresenta objetivos claros ou é utilizada em excesso, pode prejudicar a conversão, visto que o cliente fica sem saber ao certo como agir.
Lembre-se que a CTA é o meio do caminho entre a rejeição e a venda. Portanto, utilize-a com cautela e eficiência!
3 – Página inicial carregando lentamente
Durante o processo de criação de site, lembre-se de garantir que a página de entrada está carregando rapidamente. Além de ser uma exigência dos usuários, a velocidade é um dos critérios avaliados pelo Google na hora de realizar o ranqueamento.
Logo, páginas lentas afastam os usuários, prejudicam as vendas e, ainda, são vistas como irrelevantes pelos mecanismos de busca.
Conheça algumas ferramentas gratuitas para testar a velocidade de carregamento do seu site!
Os 10 elementos que não podem faltar dentro da página inicial
1 – A sua marca
Geralmente, ele fica disposto no canto superior esquerdo e, sempre que clicado, direciona para a home. Esse é um detalhe essencial em qualquer projeto web.
2 – O que a sua empresa oferece
Os visitantes do site devem saber exatamente o que você oferece assim que acessam a página inicial. Caso eles tenham que procurar por essas informações, podem perder o interesse (e você uma venda).
3 – Menu de navegação simples e objetivo
Ao criar um site, desenvolva um menu de navegação simples e objetivo, focando naquilo que é essencial. Evite adicionar muitos links, pois, como já dissemos, o excesso de informação leva à confusão.
4 – Equilibrar a quantidade de conteúdos
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Amigabilidade e Usabilidade, a linha de conteúdo deve conter entre 40 e 60 caracteres para que a leitura não seja nem muito curta nem longa demais.
Dependendo do layout escolhido, é preciso, ainda, ficar atento à proporção entre a área de conteúdo e as barras laterais – para evitar a poluição visual.
5 – Chamadas internas
Uma dica útil para criar um site e torná-lo eficiente é adicionar chamadas para as páginas internas. Elas devem ser criativas e instigantes e direcionar para os ambientes mais importantes.
6 – Imagens que representem o seu negócio
Se o seu site é de salão de beleza, por exemplo, a primeira página deve conter imagens que representam o seu negócio, como fotos de penteados e dicas de coloração. A ideia é permitir que, à primeira vista, o visitante saiba exatamente onde ele se encontra.
7 – Link para as demais redes sociais da empresa
Uma forma de manter os clientes sempre conectados a sua marca é fornecendo os links para as suas demais contas já na página inicial do site. O WordPress, por exemplo, permite adicionar links de redes sociais como:
- Facebook;
- Twitter;
- Pinterest;
- LinkedIn.
8 – Espaço para cadastro de usuário
Um elemento essencial na página inicial de um site é o espaço que permite a inscrição de e-mail para recebimento de newsletter. Essa é uma maneira eficaz de incentivar a fidelidade do cliente. Uma dica é oferecer uma recompensa após o cadastro, como um desconto em uma futura compra.
9 – Tipografia consistente em toda a página
Foi-se o tempo em que a escolha de fontes se limitava a, em média, três opções. Com o surgimento do Google Fonts e Adobe Fonts, é possível escolher a tipografia que combina mais com o seu negócio.
Atenção: escolha uma ou duas fontes apenas e mantenha uma regularidade em todo o site. Caso contrário, a página pode ficar muito pesada e demorar para carregar.
10 – Caixa de busca
Os mecanismos de busca são muito úteis quando o site já possui bastante conteúdo, como no caso do e-commerce. Geralmente, essa caixa é adicionada no canto superior direito dos sites e possui um tamanho suficiente para o usuário digitar algumas palavras-chave – facilitando a obtenção de resultados precisos.
Passo a passo para adicionar uma página inicial dentro do WordPress
1. Acesse “Meu site – site – Páginas” e clique em adicionar página.
2. Crie e publique a sua nova página
3. Configura uma página estática conforme os passos a seguir
- Clique em Meu site;
- Vá até Apresentação e clique em Personalizar;
- Localize a opção Configurações da página inicial, selecione Uma página estática e escolha a página nova no menu suspenso Página inicial;
- Após, clique em Publicar para salvar as alterações.
4. Personalize a sua página inicial, alterando
- Menu;
- Tema;
- Layout;
- Widget.
No site do WordPress é possível conferir um vídeo explicativo para criar uma página inicial de um site de forma simples e criativa.
Coloque a mão na massa agora mesmo!
Se o seu objetivo é criar um site de sucesso, é essencial dar uma atenção especial a sua página inicial. Ela deve ser organizada, clara e permitir o fácil acesso às informações mais relevantes, como:
- Tipo de negócio;
- Empresa;
- Produtos ou serviços oferecidos.
É essencial, ainda, garantir a permanência do usuário na página, seja através do carregamento rápido ou garantindo que os dados que ele busca serão facilmente acessados.
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