Aprenda como corrigir o hack de redirecionamento no WordPress e proteja seu site de ataques maliciosos. Passo a passo simples e eficaz.
Se o seu site WordPress está sendo redirecionado para outros sites ou está apresentando anúncios indesejados, pode ser que seu site tenha sido hackeado. Nesse artigo você aprenderá como resolver o hack de redirecionamento e limpar seu WordPress de Malwares. Vamos lá?
O que é o Hack de redirecionamento do WordPress?
Com frequência, indivíduos mal-intencionados exploram plugins vulneráveis para invadir sites do WordPress e redirecionar os visitantes para páginas de spam e golpes. Eles inserem códigos JavaScript maliciosos nos sites invadidos, criando diversos redirecionamentos e anúncios indesejados.
Esse tipo de malware é uma campanha constante há vários anos. Os domínios usados para os ataques são frequentemente trocados e atualizados, mas o objetivo permanece basicamente o mesmo: enganar usuários desavisados para que cliquem em links maliciosos e propaguem adwares e anúncios fraudulentos em seus computadores.
Os sintomas de um ataque de redirecionamento no WordPress podem incluir:
- Redirecionamentos indesejados para páginas ou sites de spam
- Notificações push estranhas em suas páginas da web
- Notificações de verificação incomuns ou CAPTCHA indesejado
- Novo código inesperado no arquivo .htaccess da sua hospedagem
- JavaScript desconhecido em seu arquivo index.php
- Arquivos de servidor inesperados com nomes incomuns ou sem sentido
- Links encurtados suspeitos ou URLs do bit.ly que levam a redirecionamentos indesejados
A seguir você confere algumas dicas de como resolver o hack de redirecionamento no WordPress.
Como Resolver o Hack de Redirecionamento no WordPress
Se você está lidando com o hack de redirecionamento do WordPress, não se preocupe, há maneiras de corrigi-lo. Aqui estão as medidas mais efetivas para este tipo de problema que você pode tomar:
- Verifique se há backdoors no site nas pastas webroot e uploads: Muitos hackers usam backdoors para manter o controle do site mesmo depois que você corrigiu o problema. Verifique se há códigos estranhos e remova-os no seu site em pastas como:
./wp-blog-post.php
./wp-blockdown.php
./wp-content/uploads/wp-blockdown.php
./_a
- Verifique se os arquivos index.php foram modificados: Os hackers podem modificar o arquivo index.php para redirecionar seu site. Verifique se há alterações nesses arquivos e remova-as.
- Substitua os arquivos principais do WordPress: Se os arquivos principais do WordPress foram comprometidos, substitua-os imediatamente. É melhor substituir todos os arquivos do WordPress para garantir que o site esteja limpo.
- Verifique o cabeçalho e o arquivo functions do tema: Os hackers também podem modificar o cabeçalho e o arquivo
functions.php
do tema para redirecionar o site. Verifique esses arquivos e restaure as versões não adulteradas a partir de um backup. - Identifique e remova qualquer código JavaScript injetado: Os hackers podem injetar código JavaScript no banco de dados do site. Verifique e remova qualquer código malicioso do banco de dados.
- Remova qualquer usuário administrador falso: Os hackers podem criar um usuário administrador falso para manter o controle do site. Verifique se há usuários falsos e remova-os imediatamente.
- Mantenha o software atualizado e adote medidas de segurança básicas: Certifique-se de manter todos os softwares do site atualizados e adote medidas de segurança básicas para proteger seu site. Isso inclui atualizar senhas, utilizar plugins de segurança e monitorar a integridade dos arquivos.
Essas são as principais medidas para resolução do problema de hack de redirecionamento de WordPress. Além disso, é possível utilizar o serviço de segurança Sitelock, oferecido pela HostGator, para monitorar a integridade dos arquivos presentes em sua hospedagem.
Considerações Finais
Nesse artigo você aprendeu o que é o hack de redirecionamento e o que fazer para evitar esse problema.
Se você sentiu alguma dificuldade ou então tem alguma sugestão de algo que não foi mencionado, basta deixar aí nos comentários que no futuro podemos trazer atualizações para este artigo. Também indico esses outros materiais relacionados com este assunto:
Até a próxima! :^)